Delírio

Delírio Lauren Oliver

Resenhas - Delírio

mariana 11/06/2022

Delírio
Esse livro tem um plot genial porém pra mim não foi bem aproveitado, a história é legal e os protagonistas até que legais também porém faltou um desenvolvimento melhor e acho que o plot deveria ter sido mais explorado por ser algo realmente incrível. A história de se basear em uma sociedade onde o amor é proibido é realmente fascinante mas faltou algo no casal principal, faltou principalmente muito desenvolvimento. A história é cheia de coincidências e o que mais me incomodou foi como a Lena mudou de pensamento tão rápido de querer ficar com o Alex mesmo a vida inteira dela ela sabia que era errado e que a mãe dela até morreu por isso, acho que deviam ter explorado mais isso de ela descobrir esses sentimentos aos poucos não de uma vez igual aconteceu na cabana que depois do primeiro beijo eles ja começaram a se encontrar sempre e afim, também achei o final meio corrido. mas enfim gostei mas poderia ser melhor e minhas expectativas eram bem altas pela ideia do plot ser genial

dany 08/06/2022

Uma vida sem amor?Estou pensando em como esse livro poderia ter entregado algo melhor do que realmente foi. Estou decepcionada, eu particularmente não gostei de como foi abordado. Achei que ela mudou de ideia muito fácil para alguém que acreditava tão fielmente na intervenção, mas talvez o amor cause isso, não sei?Enfim, não sei se irei continuar essa trilogia apesar do final ter me deixado um pouco curiosa, mas tenho medo de ser uma leitura pouco prazerosa.

@sobreli.vros_ 16/05/2022

PONTOS FORTES:
O tema que a Lauren Oliver criou é impactante, uma sociedade onde denomina o amor como algo maléfico e encontra uma forma de “erradicar” esse mal é surpreendente e empolgante, o tempo do livro é bem atual, facilitando a compreensão da mensagem que a autora que passa e que a protagonista enfrenta, a forma como a autora misturou elementos do nosso cotidiano, com um poder totalitário, me proporcionou comparar o que eu li, com o que eu vivo e isso me fez ter uma experiência boa. Outra coisa que gostei bastante foi a forma que ela mostrou, de como é fácil enganar o ser humano, basta prometer uma falsa felicidade, sem dor e sem problemas, em nome dessa vida “perfeita” o ser humano, se submete a tudo, mas a mensagem que ela passou criando os inválidos e simpatizantes é que nem tudo que é "fácil e perfeito” é bom.
PONTOS FRACOS
A resistência não força ativa contra a sociedade que tentam derrubar, na verdade, não fica claro qual é o papel da resistência, outra coisa que é meio sem explicação, sabemos que existem outras cidades no mundo que a Lauren criou, até pq o cenário é atual, mas os "inválidos" vivem na selva, não faz sentido, como o poder totalitário é presente apenas em Portland, essas pessoas poderiam migrar para outras cidades e o que pesou muito é a narração,o tema criado é incrível, mas a autora quis encher muita linguiça, não soube passar emoção para a escrita, fez a protagonista muito confusa, eu entendo tudo que faz a Lena ser tão insegura, todos os traumas que a cerca, mentiras e a obrigação de vestir sempre uma máscara, sei que tudo isso contribui para a insegurança, mas a forma que a Lauren passou isso, foi lenta, enfadonha e sem emoção.
OPINIÃO SOBRE A ESCRITA:
A narração do livro é muito chata e me fez pensar abandoná- lo vária vezes, a Lauren quis encher muita linguiça, pareceu que ela queria uma quantidade maior de páginas no livro, então acabou dando voltas desnecessárias e não sendo objetiva, a linguagem usada é de fácil compreensão, com termos atuais, mas foi um pouco massante a narrativa.
AVALIAÇÃO GERAL:
Pelo tema abordado e pela sociedade criada, o livro é ótimo, tem um final impactante que me emocionou muito, mesmo com todas as voltas que a autora deu, com a narração marcante, gostei muito do crescimento da protagonista, consegui sentir a força que ela estava ganhando no passar de cada capítulo, gostei do Alex, mesmo que muitas dúvidas, não tenha sido preenchidas em relação a ele, mas ele foi essencial para o crescimento da Lana, a Hanna me surpreendeu muito, a força e a coragem que ela tem, no final ela foi um pião muito forte para a fuga da Lana, mas a melhor de todas com certeza é a Grace, ela já mostra a força que tem e acredito para revolução ela será um carro chefe, o final me abalou muito, mas foi justamente ele que fez valer a pena insistir na leitura, minha avaliação é 3, pois mesmo que eu tenha amado o final, a leitura num todo não foi boa, a narração me desestimulou muito, mas é uma leitura relevante, por conta do tema que aborda. 3 estrelas.

Isa Meireles 14/03/2022

O começo foi muito parado, mas o final entregou tudo. A protagonista teve uma evolução muito boa, e estou ansiosa pra saber o final.

Nickronomicon 13/03/2022

Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo, ao mesmo tempo
Delírio apresenta uma distopia onde o amor foi classificado com a mais mortal das doenças, responsável por toda a dor e sofrimento. Aqui, toda a sociedade, os costumes, a cultura e as crenças giram em torno de evitar que amor deliria nervosa volte a se propagar.
Nós temos Lena, uma garota prestes a fazer 18 anos e que conta ansiosamente os dias para receber a cura e ficar livre de uma vez por todas da possibilidade de se infectar com o deliria. Até que ela se apaixona e começa a questionar tudo que aprendeu.
O livro tem uma proposta muito interessante e a construção do mundo é extremamente bem feita. Apesar disso, os capítulos são muito longos e eu senti que o ritmo demorou para se tornar envolvente. Demorei quase um mês para ler a mesma quantidade de páginas que sei que consigo em cerca de uma semana, e várias vezes pensei em abandonar essa leitura.
Só em cerca de 65 a 70% que Delírio conseguiu prender minha atenção e as reviravoltas na reta final realmente me deram a vontade que faltava para terminá-lo.
Ainda vale ressaltar que um dos pontos fortes é o desenvolvimento dos personagens. A própria protagonista cresce muito durante a narrativa, apesar de em vários momentos ela ser bastante irritante, melhora muito no fim do livro. O romance poderia ter sido melhor desenvolvido, me incomoda o fato de ter sido um fast burn num cenário em que precisava de um pouco mais de atenção por conta do contexto, mas não foi ruim.
Acredito que toda a ideia em si poderia ter sido melhor executada, mas ainda pretendo dar uma chance para o próximo da trilogia.

Paula 27/02/2022

Perfeito!
Eu amo muito esse livro! Casal principal maravilhoso! História extremamente envolvente! Não dá vontade de parar de ler! E as reviravoltas, simplesmente incríveis!

Vinicios 01/02/2022

Seria uma sociedade de Aquarianos? rs
Bom, o livro de forma geral é bem legal, uma distopia futurista onde o ?Amor? é tratado como uma das piores doenças do mundo e ao completarem 18 anos os jovens são submetidos a cirurgia para a retirada desse ?mal?.
O livro é passada pelo ponto de vista da personagem Lena, onde ela retrata todas as situações que vão acontecendo envolvendo a sociedade anti-amor. Achei a escrita de fácil compreensão; o começo do livro é um pouco parado; o final é previsível mas não deixa de ser interessante e nos deixa com aquela curiosidade sobre as próximas continuações.

vit 12/01/2022

reflexivo e surpreendente
confesso que não esperava muito do livro, comecei sem expectativas e ao longo da primeira metade, eu odiei a protagonista. os capítulos são grandes, o que acaba deixando a leitura um tanto cansativa e lenta, porém a história traz uma reflexão impressionante implícita em cada parte e depois de alguns capítulos meio parados eu me peguei presa nos acontecimentos e no desenvolvimento da lena. o final me surpreendeu porque eu realmente não esperava o que aconteceu até chegar nos capítulos finais, mas não sei se foi o suficiente pra me fazer querer ler o resto da saga.

Bruna.Liandra 04/01/2022

Julieta e Romeu
Uma distopia bem interessante. No começo é uma leitura bem lenta,mas ao avançar dela vai acontecendo várias ações o que te prende até o final.

Emily 14/12/2021

Gostei, mas esperava mais.
Os capítulos são muito grandes e as vezes me fazia querer desistir do livro. Porém, a história é ótima

Não é aquele tipo de livro que vc olha as avaliações pra poder saber se vale a pena ler ou não. Você tem que ler pra saber se vc vai gostar

Enfim, leiam e tirem as suas próprias conclusões

Lust 23/11/2021

Delíria
Mundo onde o amor é a maior de todas as doenças, onde toda a sociedade acredita que o amor deve ser erradicado e nunca mais existir.

GreiceLague 12/11/2021

?Você pode construir paredes até o céu, mas eu encontrarei uma maneira de voar por cima delas. Pode tentar me prender com cem mil braços, mas eu encontrarei um jeito de resistir. E há muitos de nós por aí, mais do que você imagina.? Ansiosíssima para ver o crescimento da Lena.