1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

garrido79 13/09/2015

Genialidade de Orweel mostrando a realidade sempre atual num futuro fictício
Eric Arthur Blair, conhecido como George Orwell, um indiano cujo o pai trabalhava para Inglaterra, o que o levou a estudar em boas escolar inglesas, já demonstrou sua genialidade em retratar a sociedade em outro livros como "A revolução dos bichos", por exemplo, traz nesta obra escrita pouco antes de sua morte em 1950, um mundo fictício ditador no ano 1984.
Após a gerra mundial, o mundo foi divido em três grandes nações e o protagonista vive em uma delas. É uma sociedade ditatorial, onde em todas casas e estabelecimentos existem as chamadas tele-telas, por onde o Grande Irmão (Big Brother) vigia à todos e transmitem suas mensagens. É uma sociedade onde até o pensamento individual é proibido, as pessoas devem pensar exatamente como o Partido quer que pensem caso contrário são executados, mas por incrível que pareça as pessoas vivem bem assim (pelo menos em suas cabeças). Mas o protagonista passa a ter dúvidas sobre este sistema, e aí desenvolve o enredo da história.
A genialidade de Orwell está na descrição da sociedade que é um espelho da sociedade tanto da época como a atual, ele cria um mundo estremado, mas com o método de vida política-social bem parecida com as sociedades pelo mundo fazendo sua crítica ao nosso método de vida baseada cada vez mais no ódio.

Leituras Esporádicas 17/11/2015

Orwell sendo Orwell...
O livro deveria ser lido por todos, mas em especial por quem gosta de política e sociologia. Em diversos momentos Orwell apresenta acontecimentos que poderiam acontecer nos dias atuais e isso faz com que o leitor faça uma reflexão bacana sobre o momento em que vivemos, não especificamente em questões nacionais, mas em questões globais. A leitura começou ótima e fluída, mas no meio do livro me embolei um pouco e acho que tantos detalhamentos, mesmo trazendo realidade para o leitor, ficou um pouco maçante e exagerado. Não foi aquele livro que me prendeu do começo ao fim, mas também não quis abandonar e não saber como terminava. Indico por ser um clássico com o enredo bastante relevante e pela reflexão que ele causa, mas antes de começar a ler não se esqueça de que é um clássico inglês e escrito em 1949. Se você nunca leu nada do autor eu indico começar por “A Revolução dos Bichos”, leitura mais leve e menos extensa.​

David 06/01/2016

Um profeta!
"1984" é uma obra-prima de George Orwell, que mostra como seria o futuro, onde as pessoas seriam vigiadas e controladas 24 horas por dia. A história narra um trama social e emocional, onde a personagem Winston Smith mostra com seus olhos como é viver em país regido por um ditador.

Taís 05/01/2018

Realista e atemporal
Apesar de o título do livro carregar uma data, a narrativa é atemporal, bem como seus infinitos ensinamentos.
George Orwell se mostra extremanente fabuloso e engenhoso, quando cria um personagem (diga-se Winston) baseado inteiramente em perguntas, questionamentos em que muitas vezes nem nós conseguimos responder.
Um livro duramente realístico e intimidador, conforme a leitura vai avançando nos sentimos cada vez mais parte da obra, cada vez mais sentimos as mesmas aflições que os personagens, sempre nos perguntando no final se não estamos vivendo realmente num mundo/governo de "Grande Irmão".
De fato, esse livro não é para muitos. Na verdade, acredito que poucas pessoas que o leram realmente conseguiram captar toda sua essência. O livro é uma crítica em si. Muito mais do que criticar governos, hierarquias sociais ou modelos políticos, o livro critica a nós. Aos próprios leitores. Nos traz uma reflexão imensa sobre nossa forma de vida e de aceitação para todas as coisas que nos são impostas desde o nascimento até a morte - tudo sempre foi assim, ou estamos apenas fechando os olhos para a realidade passada?
Torna questionável nossa própria existência, colocando em dúvida se tudo que vemos, sentimos, olhamos e ouvimos são realmente fatos reais ou meros devaneios.
Além disso, o livro todo discute algo altamente relevante, mas que poucos dão à devida atenção: a linguagem. A narrativa se desenvolve mostrando as modificações da linguagem e o quanto ela interfere no pensamento, restringindo ações e sentimentos. Em "Novafala" nos deparamos com um novo linguajar, cujo objetivo é restringir a liberdade de expressão, em que faltando palavras suficientes para exprimir a vontade do indivíduo, logo não há vontade alguma. Essa modificação no vocabulário, nos mostra o quanto a comunicação, o falar, é importante nas nossas relações. Não há vida sem diálogo. E sem diálogo estaríamos sendo "vaporizados". Assim, a obra nos traz grandes surpresas e reviravoltas, além do medo que vai se desenvolvendo ao passo que cada vez mais ficção se funde com realidade.

Felipe.Magno 29/04/2018

Não abandone
Comecei lendo e abondei 2 vezes. Mas quando a história engata, perto do 3 ato quando Wiston encontra pela segunda O´brien pela segunda vez, o livro fica empolgante e visceral. Fazendo o leitor não querer parar até descobrir o desfecho.

Pedro 18/07/2018

Mexe com a pessoa
A forma que Orwell narra a estória realmente mexe com o leitor, precisa estar preparado para os eventos, ter estômago e se segurar em alguns momentos. Vale muito a leitura e, Deus permita, que não seja um vaticínio.

Babi 30/12/2018

Considero simplesmente um dos melhores livros que já li na vida.

Douglas Oliveira 05/02/2019

Excelente
O Livro remonta a uma sociedade que perde ao meu ver a sensibilidade e a individualidade, tudo é feio, sem cor, frio e insalubre. Assim o autor nos faz refletir sobre o futuro e principalmente sobre nossas escolha. Sensacional a construção da história e o final.

Elane48 05/02/2020

Estou impactada até agora!
MeoDeos, como pude demorar tanto para um dia pegar esse livro e dar de cara com a nossa realidade??? Fiquei com raiva, com medo, triste... O Grande Irmão nos domina e a gente nem se dá conta... Quer acordar pra vida? Leia "1984", de George Orwell, e veja o quanto somos manipulados o tempo todo.

Ana 18/09/2020

Uma distopia atemporal (e contemporânea)
Mais que um romance: um alerta. Esse livro traz as piores facetas de um regime totalitário, alertando para alguns aspectos do fascismo e autoritarismo, o uso do poder militar e a alta vigilância à vida privada (seriam as nossas Webcams e registro do Google a nossa versão de teletela?) Além do impacto da manipulação de informações. Um livro necessário.

Lari Giotti 21/04/2021

Distopia
Não consigo definir o real sentimento. Difícil descrever o ódio q estou sentindo com tudo o que aconteceu e pior ainda, de saber que não são fatos distantes da nossa realidade e que de fato em alguma proporção já existiu. Talvez daqui uns dias eu volte e reescreva a resenha com algo melhor processado.

Rodrigo 15/01/2022

Instigante
Sempre tenho um certo receio com livros ADORADOS mas 1984 não decepciona em momento algum

De poucos personagens, a história não é surpreendente dentro de si, mas é impressionante como as coisas acontecem

Vivi de Assis 12/08/2022

Tô surtandooooo!!!
Terminei agora de ler 1984 e eu simplesmente não acredito que levei tantos anos pra ler esse livro incrível. Depois de 2 semanas juntos e várias marcações, posso dizer, sem dúvidas, que ele é um 5 estrelas e favoritado...ainda estou pensando sobre, mas estou tendendo fortemente a colocá-lo no ponto mais alto do meu ranking de melhores livros da vida. Ele é maravilhoso e todo mundo deveria ler e entender. Pela primeira vez na vida, estou cogitando ter mais de uma edição de um mesmo livro... Já havia lido A revolução dos bichos, acho que a mais de 10 anos atrás, mas 1984 superou todas as minhas espectativas Agora quero ler tudo o que George Orwell publicou.

Fê Aljarilla 23/12/2022

Um clássico, mas será que é tão perfeito como alegam?
Difícil demais de ler. Melhor dizendo, difícil demais de manter o interesse na história. Se não fosse por saber que teria uma mudança na parte II, acho que teria largado. Na verdade comecei e larguei, e agora, 2 anos depois, criei coragem pra finalizar. Vale a pena? Vale, mas dificilmente lerei de novo.