1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Douglas Oliveira 05/02/2019

Excelente
O Livro remonta a uma sociedade que perde ao meu ver a sensibilidade e a individualidade, tudo é feio, sem cor, frio e insalubre. Assim o autor nos faz refletir sobre o futuro e principalmente sobre nossas escolha. Sensacional a construção da história e o final.

Mila F. @delivroemlivro_ 27/05/2019

A resenha mais difícil de escrever da minha vida
O clássico 1984, de George Orwell, era um livro que eu tinha muita vontade de ler, mas como não tinha o volume, não havia lido, então, nada mais natural do que ler o livro assim que ele "pousou" nas minhas mãos.

O resultado não poderia ter sido mais impressionante e impactante, mas a impressão que tive foi que eu o li no tempo certo, no tempo em que eu seria realmente capaz de apreciar esta leitura e ele me tocar ainda mais profundamente, pois estava quase em "comunhão" com alguns dos meus pensamento.

1984 começa de forma bem impactante, nos introduzindo no universo distópico e nos explicando alguns termos e algumas leis e ações comuns dentro desse universo (como os dois minutos de ódio, etc.). Nesta narrativa vamos acompanhar a história de Winston que se passa justamente no ano que dá nome ao livro: 1984.

O personagem vive em Londres, que no mundo ficcional, pertence à Oceania, que naquela conjuntura era uma superpotência controlada pelo Partido, que nada mais é do que um governo totalitário cujo líder é o Grande Irmão. Somos introduzidos às classes sociais, que também são classes pertencentes ao Partido. Winston pertence ao Partido Externo, que não é uma classe tão privilegiada quanto aos pertencentes ao Núcleo do Partido, mas não é uma camada tão baixa como aos dos Proletas (camada mais desfavorecida, porém com o maior número de gente).

Nesse mundo distópico criado por Orwell há ainda mais outras duas superpotências que vivem em constante guerra que são a Eurásia e a Lestásia, e hora uma está em parceria com a outra, hora estão guerreando fortemente.

Por ser um governo totalitário tudo é absolutamente controlado, vigiado, manipulado e escondido das pessoas, que passam a ser meros fantoches para a execução das "obras" do Partido. O ponto mais memorável de todo o livro é por ele ter uma construção psicológica fenomenal, onde o Partido não só manipula todas as informações e a vida das pessoas, mas seus psicológicos, influenciando suas mentes desde a hora de fazer escolhas como distorcendo verdades e vigiando as pessoas 24 horas por dia para não serem pegas traindo o Partido, ou seja, há toda uma pressão psicológica do Partido com as pessoas e isso as atemoriza e as tornam pessoas ainda mais manipuláveis.

Ao acompanharmos Winston percebemos como ele vive pressionado a aceitar o sistema vigente, mas que no seu íntimo se rebela contra o Partido, no início de forma individual, quase ingênua, mas após conhecer Julia e se apaixonar por ela, eles acabam se rebelando totalmente contra o partido. Além disso, procuram se envolver em uma revolta secreta contra o Partido, tudo isso em busca da liberdade e de poderem ficar juntos e apaixonados. SIM, de maneira surpreendente Orwell introduziu um romance em seu livro e me pegou desprevenida nesse detalhe inesperado - pelo menos para mim.

Não tenho palavras para dizer o quanto 1984 foi uma leitura sensacional, mas nem por isso devo ocultar de vocês que apesar de incrível o livro não é dos mais fáceis de ser lido, em vários momentos a narrativa se torna um pouco arrastada, mas pouco a pouco nos habituamos com o ritmo do livro e acabamos apreciando toda a obra, até porque a intenção do autor não foi criar um livro apenas para entreter seus leitores, está claro que sua intenção é promover reflexões políticas, sociais, filosóficas e psicológicas. Um outro ponto que nos faz ficar ainda mais instigados pela leitura é que mesmo após tantos anos de sua publicação o livro tem um conteúdo extremamente atual e de cunho até premonitório. Isso assusta, envolve, deixa o leitor eletrizado.

site: www.delivroemlivro.com.br

Elane48 05/02/2020

Estou impactada até agora!
MeoDeos, como pude demorar tanto para um dia pegar esse livro e dar de cara com a nossa realidade??? Fiquei com raiva, com medo, triste... O Grande Irmão nos domina e a gente nem se dá conta... Quer acordar pra vida? Leia "1984", de George Orwell, e veja o quanto somos manipulados o tempo todo.

Caroline 20/07/2020

Interessante
Em uma sociedade controlada pelo governo, através de ministérios, como o da Verdade que é responsável por esconder os fatos, o do amor que é basicamente responsável pelas atrocidades. O grande irmão é uma figura onipresente nessa sociedade, através de teletelas, o ódio que pregam pelos contrários.

Winston acha tudo normal, até ele começar a se questionar sobre as coisas e o gatilho foi conhecer sua amada Julia. Como será que isso vai rolar?

Definitivamente não esperava pelo final, esperava o básico de toda distopia.
Podemos fazer uma alusão com a história contemporânea e também com a situação política mundial.

Ana 18/09/2020

Uma distopia atemporal (e contemporânea)
Mais que um romance: um alerta. Esse livro traz as piores facetas de um regime totalitário, alertando para alguns aspectos do fascismo e autoritarismo, o uso do poder militar e a alta vigilância à vida privada (seriam as nossas Webcams e registro do Google a nossa versão de teletela?) Além do impacto da manipulação de informações. Um livro necessário.

Lari Giotti 21/04/2021

Distopia
Não consigo definir o real sentimento. Difícil descrever o ódio q estou sentindo com tudo o que aconteceu e pior ainda, de saber que não são fatos distantes da nossa realidade e que de fato em alguma proporção já existiu. Talvez daqui uns dias eu volte e reescreva a resenha com algo melhor processado.

Katia Góes 02/05/2021

Muito bacana...
?Livro 1984, do escritor britânico George Orwell.

?? Privacidade é um conceito que não existe na obra de Orwell. Do que fazem na rua ao que fazem em casa, inclusive enquanto dormem, todos os cidadãos são vigiados. Atualmente, nas câmeras, nas ruas, nas redes sociais, é fato que nossos passos também são vigiados. O problema é que, quando paramos para refletir, somos nós quem abrimos nossa privacidade nas redes sociais. Lá compartilhamos as fotos que queremos, com os comentários que queremos, com quem queremos, sem nos darmos conta do alcance e do tanto que isso revela sobre nós. Pensemos juntos: quanto pagamos para usar o Facebook, Instagram ou Whatsapp? Nada, certo?! Ora, se não pagamos nada, como elas valem tanto? Concluímos então que: ?se é de graça, o produto somos nós!?.

,?? No livro, 2+2=5 é um conceito, no qual, o controle sobre a realidade física não importa, desde que as percepções sejam controladas para se adequarem ao desejo das autoridades. É como se a mentira passasse a ser considerada verdade ao se tornar uma crença coletiva, como o resultado real desta conta, que é derrubado em favor de outro resultado mais conveniente. A lógica hoje, se aplica às Fake News: a informação em si deixa de ser importante e o que passa a valer é a fonte de onde ela veio ? ?se fulano disse, é verdade? ou ?se está na internet, é porque é verdade?.

?? É nesse contexto que temos o protagonista do Livro 1984... "Winston Smith, homem de meia idade e membro do partido externo. Trabalha reescrevendo e alterando dados de documentos, de acordo com os interesses do Partido. Ele conhece uma jovem chamada Julia, porém, relacionamentos são proibidos pelo Partido."

?? Orwell observou como caminhava a humanidade e percebeu que o medo era tão perigoso quanto as armas. O Grande Irmão era a fonte do medo, mas também, a fonte da provisão de todos. Impossível odiá-lo, quando ele só pensava no bem da Oceania. Não se davam conta de que ele tinha nas mãos, o controle de suas vidas. Por medo do sistema, todos acabavam se sujeitando ? e até amando ? o sistema. Hoje em dia...

? Leia e faça você, sua própria análise. Boa leitura! ??

Lu 10/09/2021

Legal
A História é maravilhosa e todo o contexto de realidade e como ele é claramente relacionado com a atualidade é simplesmente perfeito, porém eu achei levemente arrastado e várias vezes pensei em desistir.

Isa de Souza 25/10/2021

Kiki
. .

Rick 31/12/2021

Leitura Fácil
A linguagem utilizada pelo autor é fácil compreensão. Uma leitura envolvente com os personagens de tal formas que passam a ser a reais. Recomendo muitíssimo. Agora vou tentar assistir o filme.

Rodrigo 15/01/2022

Instigante
Sempre tenho um certo receio com livros ADORADOS mas 1984 não decepciona em momento algum

De poucos personagens, a história não é surpreendente dentro de si, mas é impressionante como as coisas acontecem

Vivi de Assis 12/08/2022

Tô surtandooooo!!!
Terminei agora de ler 1984 e eu simplesmente não acredito que levei tantos anos pra ler esse livro incrível. Depois de 2 semanas juntos e várias marcações, posso dizer, sem dúvidas, que ele é um 5 estrelas e favoritado...ainda estou pensando sobre, mas estou tendendo fortemente a colocá-lo no ponto mais alto do meu ranking de melhores livros da vida. Ele é maravilhoso e todo mundo deveria ler e entender. Pela primeira vez na vida, estou cogitando ter mais de uma edição de um mesmo livro... Já havia lido A revolução dos bichos, acho que a mais de 10 anos atrás, mas 1984 superou todas as minhas espectativas Agora quero ler tudo o que George Orwell publicou.

Fê Aljarilla 23/12/2022

Um clássico, mas será que é tão perfeito como alegam?
Difícil demais de ler. Melhor dizendo, difícil demais de manter o interesse na história. Se não fosse por saber que teria uma mudança na parte II, acho que teria largado. Na verdade comecei e larguei, e agora, 2 anos depois, criei coragem pra finalizar. Vale a pena? Vale, mas dificilmente lerei de novo.

Marghani 03/03/2023

Leitura essencial
No começo da minha leitura, sabia que o livro não teria um plot twist, porém quando o Winston entrou para a Confraria, pensei que alguma coisa pudesse acontecer. Talvez o único "plot twist" fosse do fato do O'Brien não ser amigo.

Mesmo assim acho que por conta do livro não ser aqueles mistérios ou romances que estou acostumada a ler, eu achei o livro bom e essencial, porém não me prendeu.

Durante a leitura, eu tive que parar muitas vezes por conta dele ser cansativo. Durante a Julia a história ficou mais "fácil", e esperava realmente que os dois tivessem um final digno (mesmo o livro nos mostrando que ele não há nada de especial para o final).