1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Ivan Ferreira 31/12/2020

Achei o livro interessante, e confesso que estava na minha lista de leitura fazia um tempo. Te faz pensar em um sistema que pode controlar (em alguns casos já controla) a vida e até os pensamentos das pessoas.

Guto 11/12/2022

Orwell esquece ou finge esquecer a real natureza humana!
O livro é um espetáculo como tratado político e humano! Como um socialista utópico traído pelo comunismo totalitário vendedor, ele soube prever exatamente o caminho que a ideologia comunista vigente evoluiria para a manipulação que hoje é vista em governos de qualquer viés político.

Assim como em 1984, o passado é incerto e o presente dúbio, ditados por quem grita mais alto e amiúde, para uma massa de "dulipensantes" incapaz de tecer pensamento crítico e preferindo a informação digerida.

Como história é fraco, superficial e só prende pela esperança de no final ocorrer o que nunca ocorre.

Apesar de chato a parte sobre a Novafala levanta a dúvida se foi feito pelo autor como texto informativo histórico pós-ficcional ou intra-ficcional. Sobre os 3 posfácios, gostei dos dois últimos com uma boa visão crítica que engrandecem a leitura.

Por fim, creio que faltou a Orwell, tão sensível em prever o comportamento humano, uma boa dose de humanidade... Não digo à todos, já que a fraqueza de retidão das convicções cada vez mais povoa o coração das pessoas, mas é simplesmente impossível mudar e calar o amor, a determinação e a vontade humana, o homem foi é e sempre será em sua essência incomodado, audaz e determinado e existem os que nem uma eternidade de torturas e lavagem cerebral seriam capazes de mudar... São esses resilientes que trouxeram cada conquista que a humanidade já teve e trarão todas que ainda virão!

Thais645 07/06/2023

O grande irmão está de olho em você.
Esse livro é genial!
Uma distopia sobre o poder totalitário, onde podemos acompanhar a vida sufocante de Winston que vive em um sistema de opressão e autoritarismo que o governo controla os cidadãos e precisa padronizar as suas vidas e seus comportamentos.

Liberdade é escravidão
Dois e dois são cinco

Sendo obrigado a acreditar. A nação de Winston e governada pelo partido coordenado pelo grande irmão e pelos membros do partido inteiro.
O partido é representado por quatro ministérios:
Ministério da Verdade, responsável por tudo o que é escrito, seguindo a lógica de que o partido é infalível e nunca erra;
Ministério da Paz, responsável pela guerra;
Ministério da Fartura, responsável pela economia;
Ministério do Amor, responsável pela espionagem e controle da população.

?Vivemos uma era em que a liberdade de pensamento será de início um pecado mortal e mais tarde uma abstração sem sentido?.

?GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA?.

Simplesmente amo os livros de George Orwell por sempre ser associados a um caráter ideológico e reflexão sobre liberdade e igualdade social, a obra 1984 e um grande tratado por seu chamado e sua mensagem e permanente: Os pensamentos incorretos são a essência da liberdade.
Oscar.Valeriano 07/06/2023minha estante
Esse livro realmente é fantástico mesmo, recomendo ler "A revolta de Atlas" da Ayn Rand,

Thais645 07/06/2023minha estante
Obrigada pela indicação

Tacinho 14/12/2020

Um livro que entrou para a listras dos favoritos! ?
Quando falamos em "Big Brother", você pensa em um um reality show? Então você precisa ler este livro!

O livro tem como enredo uma sociedade totalitarista, comandada pela figura do "Grande Irmão".

As teletelas, instaladas nas residências e nas ruas, são as responsáveis por controlar tudo e todos: o que fazem, o que escrevem, seus relacionamentos, até mesmo seus pensamentos.

Nesta sociedade não deve haver ações e pensamentos fora do que é determinado pelo "Grande Irmão", que deve ser amado e seguido, caso contrário a pessoa pode receber a visita da Polícia do Pensamento, pois está cometendo um "crime-pensamento".

Nele conhecemos a história de Winston Smith, que trabalha no Ministério da Verdade, reescrevendo e alterando dados e fatos históricos de jornais, revistas e livros, de acordo com os interesses do Partido.

Winston começa a se questionar ao longo da história sobre a opressão deste regime totalitário, mesmo sabendo que está cometendo um crime e pode pagar com a própria vida.

bowieschild 22/07/2021

dois mais dois são QUATRO
Acho que de todos os autores que tiveram seus trabalhos mal interpretados ao longo da História, George Orwell é o que mais se remexe de desgosto em seu túmulo.
A impressão que eu tive foi que Orwell não criou a sociedade de 1984, ele simplesmente intensificou alguns partidos políticos que há muito já existiam e - uau! pasmem! - ainda continuam a existir.
A mensagem que me foi passada foi simples: desesperança. George Orwell quase zoa de um dos escritos mais promissores de Winston: se é que há esperança, a esperança está nos proletas. Não, não está. Isso porque os proletas são posse do Partido, e o Partido toma conta dos proletas, e se algum deles ousar - mesmo em pensamento - não amar o Grande Irmão, eles estão submetidos a uma "reconstrução".
O Partido de 1984 só tem força se houver seguidores. E há seguidores. Muitos. E enquanto o Grande Irmão disser que dois mais dois são cinco e todas as criaturas humanas amarem e venerarem essa criatura inumana, liberdade seguirá sendo escravidão, guerra seguirá sendo paz e (principalmente) ignorância seguirá sendo força.

Isso foi só uma síntese, teria mais o que falar se não fosse tão leiga.

leststab 15/03/2021

1984, de George Orwell
Uma obra incômoda e necessária, sempre atual. Em alguns trechos, especialmente no início, a narrativa toma um tom descritivo quando explica o funcionamento do Partido e do mundo, que, apesar de serem partes essenciais para a compreensão da história e da ideia que Orwell quis representar, podem frear um pouco o ritmo da leitura e torná-la um pouco cansativa.
De toda forma, é uma obra genial e visionária, recomendo a todos!

revois 09/12/2021

livro chatinho de ler, mas a historia é boa
comecei esse livro em 2019, só fui acabar em 2021
esse é o tipico livro que vc n sabe que nota dar, é um porre de ler mas a historia eh mto boa (nao sei se sou só eu que acho isso pq esse nao eh o tipo de leitura q to acostumada
é um livro que te faz refletir bastante, com toda a certeza do mundo em algum ponto vc vai tentar imaginar colo seria se toda a historia do livro se tornasse realidade
pra galara que quer ler esse livro: tem parte chata? tem. mas vale a pena (pela historia, não pelo final, o que particularmente fiquei meio decepcionada)

Lud 13/03/2022

Nhe
Enfim, embarquei na leitura tentando variar os gêneros que leio e ter novas experiências, acabou que a experiência não foi tão boa. Consegui manter o entusiasmo e esperança até mais ou menos metade do livro, mas depois disso nem os plots (que são até bons) me animaram.
Pra mim o problema é que o livro não tem história, as coisas não acontecem. Se fosse reduzir as partes que o livro fala sobre a política e como o universo do livro funciona, o livro teria 200 páginas e olhe lá. Achei desnecessariamente longo, cansativo demais, mesmo pra um livro já antigo. Dei três estrelas porque o universo da história é muito bem desenvolvido e a forma que o governo funciona é bem (até demais) explicada, além disso as críticas e questionamentos por trás dessas coisas também são ótimos.
Enfim, entendo porque muitos gostam, mas não funcionou pra mim.

Paulinha 28/09/2020

Ignorância é força
Como um livro de 1949 pode,ainda, ser tão atual? Chega a ser assustador o quanto estamos nos aproximando das narrativas distópicas. Leitura obrigatória!!!

Crvlhojunior 15/06/2021

Vou precisar de dias.. meses.. talvez anos pra digerir essa história. Tô em estado catatônico com um mix de emoções e só sei que nada sei.

@litera2023 07/09/2022

Sensacional!
Esse foi o primeiro livro do autor que li, gostei bastante, quero ler os outros. É um livro atemporal, foi como se estivesse lendo acontecimentos do passado, presente e futuro. Super recomendo!

Reiseane 24/02/2022

Apesar de entender a importância do livro e achar que o enredo não estar tão longe ou tão impossível de se tornar uma realidade, achei a leitura cansativa, tensa e o desfecho horroroso.

Clara 02/04/2023

Carmba, que livro doido!
Primeiro, a leitura em si, quando você não tem noção das coisas por trás, pode parecer confusa e por isso o posfácio mudou completamente a minha visão do livro.
Saber que o Orwel era socialista me deixou perplexa. Acho interessante como o autor construiu o universo de forma tão complexa, a começar pela criação de uma língua que compõe todo o sentido do Partido no livro. Toda a ambientação retrata maravilhosamente bem os mínimos detalhes de um governo facista. A questão de mudar e controlar a história, a língua, e o comportamento humano até ter a capacidade de controlar o pensamento mais intrínseco do homem é simplesmente genial. Todos esse detalhes são ricos e ao perceber as semelhanças com os diferentes governos do século XX e com vários do século atual é bizarro. Eu acho interessantíssimo que o Orwell conseguiu ver e descrever as falhas em uma ramificação de um sistema do qual ele fazia parte com tanta exatidão. Toda a questão do poder pelo poder chega a ser triste até. Por que representa o fim do "objetivo do homem na terra``, por que vivemos se não para acreditar que somos capazes de progredir? E outro ponto genial é que mesmo em um mundo criado para ser "completamente igualitário`` ainda assim essa não é uma realidade. Me faz pensar que não importa o governo, não importa o governante ou o próprio povo, o poder (seja um fim ou um meio) sempre será às custas da classe mais desfavorecida.

Rhuana.Macedo 02/08/2020

O brilhantismo com que Orwell foi capaz de entender a forma como a política se manifesta de forma cíclica e como as formas de dominação em massa se baseiam acima de tudo no poder sobre o conhecimento e as informações é a grande lição dessa história. No mais deixo as palavras do próprio Orwell:

? Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você ja sabe.?