1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Jhenny.Monteiro 26/12/2021

Não é tudo que dizem
É um enredo confuso, você demora a entrar no universo narrado, mas depois você quer saber o que acontece a seguir. Não é tudo isso que dizem, nem pra bom e nem pra mal. É um livro ok com final confuso.

Cynthia Lia 26/04/2023

Um livro atemporal
O autor foi um grande visionário e observador da organização social, abordando a questão do poder autoritário acima de qualquer outro interesse.
Muito interessante, promove diversas reflexões.

Jéssica Romeiro 11/05/2020

O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ
A sociedade descrita em 1984 não possui mais liberdade ou indivíduo pois tudo o que é feito é em prol do “coletivo”, as pessoas são como números e tem funções determinadas pelo Grande Irmão. No decorrer do livro é possível identificar vários elementos utilizados por Estados totalitários para dominar sua população, como a destruição da história, das ciências, da escrita, destruir os vínculos afetivos, criar um inimigo em comum pra direcionar o ódio a esse inimigo, fazer com que sua população fique alheia ao que ocorre no resto do mundo privando a saída dessa população ou entrada de estrangeiros. Existem coisas como “pensamento crime”, “polícia das ideias”, “duplipensamento” que é fazer você acreditar naquilo que o Partido impõe como o certo mesmo isso não tendo lógica alguma, um exemplo disso é acreditar que 2+2 é 5, existem coisas como campos de trabalho forçado, entre outras coisas mais, então lembre-se qualquer semelhança não é mera coincidência.
Esse é um livro escrito de forma direta, mas não é agradável de ser lido, é um livro que te deixa agoniado do início ao fim e parece que tudo aquilo que Winston vivencia você sente. É assustador como um livro escrito a tanto tempo possa ser real e tão atual. Muitos vão dizer que esse livro é uma crítica somente a uma ideologia política mas eu entendo ele não somente como uma crítica, mas também como um alerta para que nós indivíduos tenhamos pensamento crítico e não deixemos que ideias ou regimes totalitários, seja ela de qualquer espectro ideológico, de esquerda ou direita, possam nos governar nos fazer perder a nossa essência, a nossa liberdade. Esse é realmente um livro que deve ser lido e relido por todos.

Carlos 11/06/2020

Leitura muito necessária!
Uma obra incrivelmente boa, cujo tema é de extrema importância e atemporal.
Por algumas vezes, você é levado a acreditar que a historia vai seguir um fluxo diferente do que realmente acontece e isso te prende a obra.
As questões sociopoliticas abordadas em 1984 podem ser complexas, mas precisam ser refletidas por todos nós!
Viver uma realidade que de fato não existe não é nada incomum para todos nós - e o livro Sapiens também pode nos ensinar um pouco sobre isso.

Escobar 14/06/2020

Brilhante e amedrontador
Orwell é brilhante ao nos mostrar (e alertar) sobre um ?futuro? distópico onde a o medo e a guerra prevalecem.

Das passagens que mais gostei, uma na parte 2 do livro me chamou mais atenção:

?Eles não tinham como alterar o seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo do seu coração, misterioso até pra você, isso permaneceria inexpugnável.?

Otoniel.Filho 29/09/2020

1984
Definitivamente o melhor livro que já li até agora, livro atemporal, o escritor consegue trazer os temas pertinentes no livro para o que vivemos hoje em dia e no que ele vivia na época em que foi escrito
Paulin 29/09/2020minha estante
Meu livro da vida, top 1. Nenhum dos que li após ele me tocou tanto como esse. Tu fez um tremendo de um favor pra ti mesmo lendo 1984 mah!!

Otoniel.Filho 30/09/2020minha estante
Livro excepcional, este livro mudou minha maneira de ver as coisas, acredito que depois de lê-lo você nunca mais será o mesmo!

Juliete.Lourenco 21/12/2020

O que mais gosto em distopias é que sempre me pego pensando: E se isso realmente acontecesse? Ou pior ainda, sempre penso que isso realmente poderia acontecer. O livro é denso, rico, me levou a pensar, eu adorei. Um favorito com certeza.

Mateus.Ramos 28/02/2021

1984
Amei este livro, está em minha estante particular de leituras imprescindíveis. A história é contada com maestria, fazendo causar certas emoções em nosso ser, óbvio que tem capítulos que a coisa empaca, mas nada que a persistência não a vença, enfim, voltando aos sentimentos, senti 3 grandes emoções durante o livro: tristeza, medo e angústia.
Está marcado em minha memória o exato momento em que senti em minha alma essas emoções, e sem me estender muito, o final do livro é aniquilador. Leia e tire suas conclusões, uma ótima leitura.
Margô 02/09/2021minha estante
Li e reli. É estarrecedor! Arfff. Muito bom!

Mateus.Ramos 02/09/2021minha estante
Sim, o final é uma desilusão total, fiquei desamparado.

Natália 19/04/2021

Uma leitura dura, porém bastante essencial.
Um livro tão antigo mas ao mesmo tempo tão contemporâneo, que te faz pensar bastante e ao mesmo tempo sentir ódio com os acontecimentos. Tão rico em detalhes que te faz, literalmente, mergulhar na história e sentir todas as emoções que o Winston sente. Senti que tbm estava sofrendo a lavagem cerebral. Cheguei a duvidar da sanidade do Winston e da minha também. Eu te odeio, grande irmão!

vaalfrossard 29/12/2021

Um livro muito bom, gostei mais de 1984 do que de a revolução dos bichos. Confesso que gostaria que o final fosse diferente, mas não interfere na qualidade do livro pra mim. É um livro que vale a pena ler e reler.

Lido: 07/03/21 ???