Renascer da Esperança

Renascer da Esperança Sandra Carneiro

Resenhas - Renascer da Esperança

LucasSpigolon7 09/01/2024

Ótimo livro, vale a leitura.
É evidente que o livro se trata de um romance espírita, em que a personagem principal, Emilie, casada e com uma filha junto à Ricardo, sofre com perseguições da família de seu cônjuge, sendo muito tradicional e renomada frente a igreja católica.

A trama é muito bem construída, com fortes emoções e com muito entendimento sobre como funciona, na prática, a doutrina espírita, além de apresentar um desenvolvimento fenomenal da personagem principal.

Ótimo livro, importante prestar muita atenção em todos os aspectos pertinentes no livro e a trama.

Carla.Parreira 06/10/2023

Renascer da esperança (Sandra Carneiro)
??
Alguns trechos que mais gostei: "...Pois bem, então não temos nada mais a conversar, nem a fazer. A partir de hoje, está excomungada. Nem você nem seus filhos devem pisar mais o solo santo de qualquer igreja católica. E isso, obviamente, será divulgado em todos oscantos desta cidade. O padre a fulminava com o olhar. Não aceitava que um dos membros de sua paróquia se tomasse espírita. Era demais para ele. Além de ver o movimento crescer e espalhar-se por sua cidade, teria agora de dar explicações aos superiores. Logo ele, que era ferrenho opositor daquele novo sistema de pensamento, se via frente a frente com uma de suas fiéis a passar para o lado deles. A idéia o enchia de ira, que ele não disfarçava...
Está vendo, mãe, no que deu sua escolha? Só vai trazer desgraça para nossa família. Devia ter dito que não acreditava mais em nada; você teve a chance, ele avisou! Como pôde fazer isso conosco? O que vai ser de nós? E o que vai ser da nossa alma? Vamos todos para o inferno! Para sempre!...
A Inquisição ganhava cada vez mais força e se alastrava pela Espanha. A madre dava tantas recomendações ao Santo Ofício que sequer se lembrava de todas elas. A família permaneceu na prisão. Ao dar à luz, a mulher desencarnou em condições lastimáveis. Alguns dias depois o bebê também morreu. Os outros três pequenos ficaram na prisão até quase adultos. A revolta lhes tomou o coração e acabaram condenados à morte pelo Santo Ofício...
- Não há nada que se possa fazer para impedir que os livros sejam destruídos?
- Há orientação vinda da Espiritualidade superior para nada fazer, apenas orar e aguardar os acontecimentos. O próprio Allan Kardec se propôs a algo fazer, interferindo junto a justiça francesa, mas foi orientado a calar-se e esperar...
Os livros estavam destruídos, e apenas algumas páginas eram identificadas. As cinzas voavam ao sabor do vento, levando para toda parte os sinais daquele auto-de-fé. Após o fogo ter cessado por completo, a praça permanecia lotada e muitos ali ficaram sem saber o que fazer, inconformados com o que ocorrera. Aos poucos, porém, o local foi se esvaziando...
Tenha fé e paciência, tudo tem seu tempo certo. Não adianta forçar as situações; precisamos tentar compreender o movimento natural da vida. Muitas vezes, com atitudes ansiosas, atrapalhamos planos que estão sendo muito bem conduzidos pelos nossos orientadores espirituais, nossos protetores. Devemos confiar neles e prosseguir. Deus jamais nos desampara e, na hora certa, abre portas que pareciam definitivamente fechadas. Tenha fé, tudo será esclarecido no momento certo...
O que sei é que ela ama você, pai, e que você a ama também. Por que um deveria fazer o outro sofrer?...
Não é fácil renovar nossa mente, domar nossos pensamentos. Sem perceber, o homem é prisioneiro de crenças e valores que controlam e dominam sua vida. Só que tais crenças e valores cada vez mais são impostos ao homem por uma civilização materialista e cética, que no fundo não quer a verdade, apenas finge buscá-la...
E puxando a mãe, colocou as mãos dela sobre as do pai. Continuou:
- Não é por não pensar de forma igual que temos de viver separados. Foi por isso que minha avó fez o que fez comigo: porque não suporta que eu seja diferente, como não suporta que minha mãe seja diferente. Mas na realidade somos todos diferentes, e não podemos deixar que isso nos afaste uns dos outros. Somos uma família, não somos? Por favor, pai, não mande minha mãe embora, por favor! Precisamos dela! Você não percebe, pai? Sem conseguir controlar-se, Ricardo abraçou a filha e chorou sentido. Quando se acalmou, olhou Cíntia e disse:
- Você tem razão, filha. Então fitou Emilie, esperando por algum apoio. Ela o abraçou e disse:
- Deveríamos ao menos tentar, e nos esforçar de verdade!
Ricardo balançou a cabeça, concordando. Cíntia agarrou-se ainda mais aos dois..."

Binaa1 01/10/2023

Um dos melhores livros ditados por Lucius que já li.Trata-se de uma história que se passa na Espanha na época do nascimento e expansão do espiritismo.

A protagonista é Emilie, proveniente da França que se muda para a Espanha a fim de casar-se com Ricardo a contragosto da família dele.

A família de Ricardo é muito influente e tradicional quanto aos princípios católicos da época e abominava qualquer comportamento diferente daquele que tinham como correto. Para complicar ainda mais a situação, Emilie tinha muita sensibilidade devido sua mediunidade ostensiva que foi aflorando com o passar dos anos e tinha comportamentos que na época eram condenados como demoníacos.

Diante de um escândalo na família, Emilie foi internada em um hospício onde sofria constantes maus tratos e do qual com muita luta conseguiu fugir. Logo depois, ia tentar suicídio se atirando de um penhasco, de onde foi resgatada por Lucrécia e acolhida por ela e seu esposo Jairo, casal simples que vivia da pesca e ricos quanto a fé, simpatizantes e estudiosos da doutrina espírita.

Este marcava o início de uma nova, importante e árdua jornada da história de Emilie, convidada pela vida a se conhecer melhor, a entender e a perdoar-se para perdoar o próximo, encontrar respostas para dúvidas que tanto a perturbavam e a enxergar a esperança brotar de novo em seu coração.

Yasmin 04/07/2023

Uma leitura surprendente, que meche com o mais íntimo que carregamos na nossa alma, e nos faz refletir sobre o que estamos fazendo das nossas vidas.
Incrível.

Maria Clara 15/05/2023

A esperança é uma das mais extraordinárias forças que vibram no interior do homem. É ela que confere ânimo e faz brotar em nós a coragem para avançar e superar os obstáculos.
Através deste romance, Lucius nos convida a testemunhar a experiência de homens e mulheres que enfrentaram seus desafios e viram a esperança renascer em seus corações, vivendo o momento histórico em que a revelação espírita acontecia por todo o mundo, despertando admiração em uns e desprezo em outros.

Diegovisisoo 19/12/2022

Mediana dentre os de mesmo tema que já li
Já fiz leituras espírita melhores, por isso enquadro esta como razoável. O que não a torna irrecomendável. Bom pra quem está aprendendo sobre a força das ligações.

Regina 16/10/2022

Bom livro
Um bom livro. Certo momentos leitura bem fluida em outros bem arrastada. Um romance espírita, ditado por Lucius. Vale a leitura.

jumorgensten 28/09/2022

O mesmo é um romance espírita antigo, nos primeiros passos do Espiritismo, se passa na Espanha e Emilie como protagonista. A mesma é bastante sensível, casada com Ricardo, onde tem uma filha chamada Cíntia e faz parte da família importante do local Bourbon e Valença.

A obra em si começa quando a moça tenta cometer suicídio após fugir do manicômio onde foi internada por estar sendo considerada louca. Durante sua tentativa, ouve a voz da filha e desiste, além de ser socorrida por Lucrécia, que é uma senhora marroquina que tem uma vida pacata ao lado do marido Jair na pacata cidade literônea.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar o desenrolar dos fatos, o desvendar dos motivos de quem é aquela moça e o surgimento de uma forte amizade, lealdade e quitação de débitos de outras existências entre as duas. Com o passar dos dias, Emilie vai se entendendo espiritualmente, mediunicamente falando e emocionalmente e o quanto o equilíbrio dessa tríade é importante para a evolução do indivíduo, principalmente de quem tem muitas questões mal resolvidas e inacabadas a acertar.

Todos esses fatos e narrativa como um todo acontecem nos primeiros passos do Espiritismo e da mediunidade. A título de cronologia: Antes do lançamento do O Evangelho Segundo O Espiritismo e na mesma época da queima de livros em Barcelona.

Além da história em si de Emilie, se fica sabendo da família Bourbon e Valença e todo ranço de Isabel pela nora, além do seu controle excessivo com tudo, a forte ligação com a Igreja para questões de poder e outras questões escusas e o novo foco que torna-se Cíntia e sua forte sensibilidade, apesar da pouca idade.

O livro também fala sobre o dom para ser padre e outros tópicos religiosos, a intolerência religiosa, ignorância, pré-conceito, caridade, compromissos espirituais, mediunidade de forma geral e sem uma crença em específico e o amadurecimento emocional e espiritual da maioria dos envolvidos, em especial de Emilie.

As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a história e ficam a cargo de Lucrécia e depois de Miguel que oferece todo o amparo para o crescimento mediúnico da protagonista.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Você termina o livro querendo mais uma continuação e querendo colocar Lucrécia, Emilie e Cíntia em um potinho. Trilogia concluída com sucesso dessa dupla incrível e que deu muito match.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/09/28/renascer-da-esperanca-sandra-carneiro

jmrainho 03/01/2022

Tudo é carma?
Uma questão importante no raciocínio espírita: se todo sofrimento é pagamento de algo feito no passado (carma), se a pessoa reencarna e um algoz faz ela sofrer o que ela fez a outro no passado, esse algoz também deve pagar pelo que fez. E esse algoz reencarna e encontra outro algoz que o faz sofrer naquilo que fez outro sofrer... numa projeção cármica infinita. É um problema matemático, mais que filosófico.

Julis 12/08/2021

Lindo e emocionante
Apesar de alguns erros de ortografia e uns bons nomes trocados, é um livro maravilhoso. É claro que como boa espírita que sou passei muito nervoso enquanto lia e tive, sim, vontade de sair no soco com vários personagens kkkkk mas me emocionei tanto em diversas partes.. chorei, sorri e acima de tudo aprendi muito com a história de Emelie. E é claro que também me identifiquei muito com o contexto e os acontecimentos, como se sentisse uma conexão de outras vidas (coincidência? acho que não hahaha).

Não vou mentir, senti que muitas coisas acabaram ficando sem explicação ? mas, até aí, a vida é assim mesmo, não é? E livros espíritas não estão aí para ficar nos explicando cada vírgula da vida de cada personagem, mas sim para nos passar aprendizados a partir de vivências, mostrando a vida como ela realmente é. Passei nervoso com a teimosia de Emelie, senti saudade de Cíntia, me afeiçoei de Jairo e Lucrécia, morri de ódio de Isabel, e desenvolvi sentimentos por Fernando que nem mesmo esperava desenvolver; e no final senti que evoluí junto a eles.

Com uma história tocante e cheia de aprendizado, Sandra e Lucius trazem para o leitor muitos insights importantes da doutrina ? e mostram como é importante sempre estar conectado com o amor e com o bem e, mais importante ainda, trabalhar a seu favor. Adorei a leitura, me envolvi do começo ao fim. Recomendo super

Patricia.Rosa 01/08/2018

Renascer da esperança
Emilie é casada com um homem pertecente a uma tradicional família católica de Barcelona. Desde a adolescência apresenta atitudes que para a época eram consideradas demoníacas e desiquilibradas. Vítima de uma armação, foi retirada do convívio familiar e internada como louca. Após fugir e prestes a se suicidar recebe ajuda de um casal conhecedor e estudioso da doutrina espírita , a partir daí começa a sua árdua jornada em busca de respostas e a reforma íntima num tempo em que falar sobre espiritismo era o mesmo que falar em bruxaria. Com a ajuda do plano espiritual e de pessoas dispostas a disseminar a doutrina Emilie se dispõe a aceitar suas provações e a se encontrar.

Angela 12/07/2017

Nunca desistir
Gostei muito.
História de aprendizado, conhecimento da doutrina espírita, esperança e muita fé.
Conta a história do tempo do cristianismo onde a igreja possuía o poder total sobre as decisões dos acontecimentos da época.
Início da doutrina espírita onde tinham que lutar para poder expor seus ensinamentos e ajudar ao próximo.
Vale a pena ler. Emociona, nos deixa na torcida de personagens e com vontade de poder estar junto.
Aprendemos que sem Deus não somos felizes e que tudo acontece com sua permissão e corretamente.
Assim entendemos que o espírito veio com um propósito e que não podemos deixar de cumprir o que nos propusemos a fazer.

Mariana 18/09/2012

Muito bom! Conta a história do surgimento do espiritismo.

Dani 21/11/2010

Esperança
Neste livro aprendi que não é fácil renovar nossa mente, domar nossos pensamentos. Sem perceber, somos prisioneiros de crenças e valores que controlam e dominam nossa vida, só que tais crenças e valores cada vez mais são impostoso por uma mundo materialista e cético, que no fundo não quer a verdade, apenas finge buscá-la. Que o contato conosco mesmo e a honestidade em relação ao que encontramos em nosso íntimo tornam muito trabalhosa a renovação que se faz necessária, e muitas vezes não temos esperança em modificar nossa vida.