O que é o Espiritismo?

O que é o Espiritismo? Allan Kardec

Resenhas - O Que é o Espiritismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Flávia 28/05/2022

Somente a ponta do iceberg
Quando decidi iniciar os estudos na doutrina espírita, vi que esse era o primeiro livro recomendado justamente porque ele pretende esclarecer questões básicas da doutrina, de maneira prática e objetiva. Ele é organizado na forma de perguntas, o que o torna muito didático e mais fácil de entender até as questões mais complexas. Esse livro é só o ponto de partida para uma longa caminhada e, por isso, ele te deixa instigado a estudar e conhecer mais a fundo as questões centrais do Espiritismo. Foi um bom começo!

Alexandre.Cozzolino 03/04/2022

Obra basica resumida
Trata-se de uma obra resumindo os princípios básicos do espiritismo para que os leigos possam iniciar um pequeno estudo da doutrina. Como muito se fala ao longo do livro, devemos antes de tudo nos aprofundarmos nos estudos para compreendermos a parte prática da doutrina.
Verão que muitos trechos são citações de diversas outras obras básicas da Doutrina, as quais recomendo fortemente a leitura.
Quanto mais aprofundo meus conhecimentos no Espiritismo, mais calma a leitura me traz.

Rayane469 11/02/2022

Esclarecedor.
Dei início a esta leitura porque comecei a me interessar muito pelo Espiritismo. No entanto, eu não conhecia nada (ou quase nada. Eu conhecia bem superficialmente e ainda estava presa em uma "caixinha").

Decidi ler este livro, que é o primeiro de Allan Kardec, e não me arrependi. Todas as minhas dúvidas a respeito do Espiritismo foram sanadas. Eu percebi que tinha uma noção muito vaga sobre o assunto e acreditava em tudo o que ouvia de outrem. Com certeza, a melhor coisa que fiz foi ler este livro e tirar minhas próprias conclusões.

A quem se interessa pelo Espiritismo, e assim como eu, está preso(a) em uma caixinha: leia esta obra e reflita. Não se prenda às informações vagas, julgamentos e apedrejamentos que fazem a ele.

Alguns trechos destacados:

"O Espiritismo é uma Ciência que trata da origem e do destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corpóreo".

"Quando uma coisa é atacada, logo desperta a atenção das pessoas; há muita gente que quer ver os prós e os contras, e a crítica faz aparecer a verdade, mesmo aos olhos daqueles que não a procuravam ali; é assim que muitas vezes, sem querer, se faz propaganda daquilo que se quer combater".

"Todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas".

"Ninguém pode ser bom juiz naquilo que está fora da sua competência".

vmaioral 15/01/2022

Precisa de paciência!
Ler Kardec requer paciência, não é um autor de leitura fluida, pois há uma diferença entre a época de escrita e a atual. Li com o dicionário do lado para entender as palavras que não conhecia. Quanto ao conteúdo, é de grande valia estudar a doutrina espírita como algo metódico e "exato", uma ciência mesmo. Entender que muita coisa pode ser explicada faz com que a fé aumente ainda mais. Pretendo ler novamente, pois é um estudo contínuo.

Carol 21/12/2021

edificante
este livro é um compilado de informações acerca do espiritismo. vale à pena a leitura para uma introdução ao espiritismo.

Henrique_ 15/12/2021

Um resumo das duas primeiras obras principais
Este livro é essencialmente um resumo tanto de O livro dos espíritos quanto de O livro dos médiuns, seguindo a linha de perguntas e respostas, porém de uma maneira mais objetiva. Como eu já havia lido as duas obras principais e em sequência comecei a ler esta, pouco ou nada me agregou, pois achei muito repetitivas as ideias e cansativa a leitura. Talvez se tivesse lido em outro momento, seria um boa forma de relembrar os pontos da doutrina.

LaBelleDeNuit 15/12/2021

"Nós trabalhamos para dar fé aos que em nada creem"
Muito bem explicado para quem deseja iniciar nos estudos da doutrina.
Allan Kardec realmente foi um homem muito sábio que revolucionou as crenças da época.
Claro, esse livro é só a porta de entrada para o grande universo do Espiritismo, mas sana algumas de muitas dúvidas básicas de todo iniciante.

ProencaKahe 02/11/2021

O que é Espiritismo
Uma obra abençoada que não tem apenas o objetivo de apresentar o Espiritismo para os iniciantes na doutrina mas também para fortalecer o entendimento ,acabar com as principais dúvidas e clarear a nossa visão para a vida com as lentes abençoadas do Consolador prometido,enfim com o livro "O que é o Espiritismo "temos uma síntese dos principais tópicos da ciência espírita que foram retirados das 5 obras básicas:O livro dos espíritos,O evangelho segundo o Espiritismo ,O livro dos médiuns ,O céu e o inferno e a Gênese ,além da revista espírita em suas diversas edições .

Carolina Zaghi 05/09/2021

Meu primeiro contato com a Doutrina. Sempre tive dificuldade para entender as religiões visto que sempre vi muitas contradições e violências que não concordava. O fato do Espiritismo não negar as Ciências me faz ter bons olhos. Na minha humilde opinião é o que mais faz sentido.

artvgogh 16/08/2021

Um livro ótimo para quem quer começar a estudar o espiritismo e não sabe ao certo por onde iniciar. Recomendo a todos, uma boa maneira de entender as questões básicas da doutrina espírita.

Gabriela 16/07/2021

A linguagem não é fácil, ler no kindle ajudou por causa do dicionário que tem no dispositivo. No mais, gostei do livro, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha e acabei tendo mais certeza das minhas escolhas.

Gabi Maki 08/04/2021

Estudando a Doutrina: Parte I.
Finalmente peguei para ler direitinho este livro. Demorou, mas foi!
Quando falo direitinho significa uma leitura com calma, atenta e carregada de reflexões.

Normalmente esse livro é indicado para quem está iniciando na Doutrina ou quer conhecer um pouco mais sobre o Espiritismo.

Principais pontos bem resumidosss, mas bem mesmo:
"1) Respostas às objeções mais comumente feitas e refutação dos principais argumentos contraditores.
2) Exposição sumária das partes da ciência prática e experimental (resumo do Livro dos médiuns).
3) Solução de certo número de problemas do mais alto interesse, de ordem psicológica, moral e filosófica que diariamente são propostos (resumo do Livro dos Espíritos)."

Se eu indico? Super!
E para complementar, segue a frase do nosso querido André Luiz:
"Estude sempre. A renovação das ideias favorece a evolução do espírito".

É isso aí Folks!
Boa leitura!