O que é o Espiritismo

O que é o Espiritismo Allan Kardec

Resenhas - O Que é o Espiritismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

viihast 25/10/2023

Livro ESSENCIAL para iniciantes na doutrina
Serve como um resumo de livros da doutrina como por exemplo, "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "Livros dos Espíritos", com um pitada de algumas edições da "Revista Espírita" que acaba deixando mais interessante.
Um dos capítulos que mais me chamou atenção, definitivamente, foi a na qual Allan Kardec, realiza um tipo de entrevista sobre o Espiritismo com um padre.
É um livro bastante esclarecedor e muito bem dividido em seus capítulos no qual cada um traz uma proposta diferente. Pode soar um pouco repetitivo para quem já está na doutrina um certo tempo mas é muito importante ser estudado.
Assim que entrei para a doutrina foi o primeiro livro que comecei a estudar, sendo essa minha segunda leitura dele com uma edição diferente, e particularmente não achei cansativo e muito menos repetitivo
Todos os livros da codificação são importantes de serem sempre estudados e analisados. Cada leitura tem um olhar diferente, um trechinho que às vezes passa despercebido em uma outra ocasião acaba fazendo a diferença numa segunda ou terceira leitura.
Enfim, é uma leitura importante para quem está entrando na doutrina, mas também não deixa de ter seu papel fundamental para aqueles que estão já há alguns anos.
Ângela Bittencourt Cardoso 28/10/2023minha estante
Bem isso!!

Ângela Bittencourt Cardoso 28/10/2023minha estante
Bem isso!!

Vitorugo 15/11/2020

Razão em cada argumento
Kardec mais uma vez explana de forma racional suas constatações e semiaberto fé naquela que convencionou chamar de a doutrina dos espíritos
sarah 15/11/2020minha estante
Aaaa quero tanto ler os livros de Kardec! Como vc considera a escrita dele??

Vitorugo 15/11/2020minha estante
A linguagem de Kardec não é tão simples
Mas demonstra como ele era rico intelectualmente e como argumenta de forma lógica e racional

Mycoll 28/07/2020

Esclarecedor
Muitas respostas para as dúvidas que temos sobre as questões do Espiritismo.
Diana279 29/07/2020minha estante
Os livros da Zíbia Gasparetto são muito bons, recomendo muito.

Mycoll 02/08/2020minha estante
Sim, tbm gosto muito

Camila 25/05/2023

Muito esclarecedor
Se você possui dúvidas, curiosidades ou quer simplesmente ampliar seu conhecimento sobre a doutrina espírita, esse é o livro que eu recomendo para você começar. Ele é bem elucidativo e abarca diversas questões morais e científicas.
Daniel1906 25/05/2023minha estante
Muito bom saber

A Holdford 10/01/2015

Não é uma obra para quem tem pé atrás com espiritismo
Quando peguei “O que é espiritismo” para ler me senti bem frustrada. Para começar, sou de família espírita, sou espírita, mas achei que o começo desse livro serve mais para afugentar as pessoas do que para fazer com que se interessem.
Muitos e muitos reclamam que as pessoas tem uma visão errada do espiritismo, e isso realmente pode ser fato. Mas essa obra de Allan Kardec, o “pai do espiritismo”,não começa sendo a mais simpática de todas e certamente se alguém se sentir curioso pelo tema e esperar encontrar algo do típico da coleção “o que é (tal coisa)”, não o verá aqui.
O começo são perguntas e respostas (provavelmente tiradas de algumas conversas particulares dele), mas Allan Kardec para um homem instruído se mostra bem grosso. Ele se esquiva, mas não de uma forma singular, ele responde a tudo com pedras e pedras na mão, como se vivesse sob afronta.
Uma coisa nisso me chama muito a atenção, a doutrina (que ele não considera ser uma religião por quase todo o livro, mas entra em contradição quase no final) diz que deve-se ser paciente, deve-se ajudar ao próximo; mas esse tipo de tratamento me soou o oposto.
Porém, ela (a obra) não é de todo mau não, na verdade ela é boa, quando se para de prestar atenção no que ele diz como uma “patada desnecessária”.
Existem conceitos sobre o que é considerado alma, espírito, entre outros termos. Também há uma boa filosofia que explica o porquê das reencarnações, o porquê de as pessoas “esquecerem” o que viveram em outras vidas e afins.
Porém não espere encontrar todas as respostas do mundo, pois ele deixa áreas vagas (eu pelo menos consegui formular algumas perguntas que o livro não responde, mas pode ser que outras pessoas não cheguem a fazer esses questionamentos...).
Voltando a dizer, eu sou espírita, costumo frequentar o centro e ler obras de autores/espíritos, mas é a primeira vez que li esse livro de Allan Kardec.
Antes que me condenem por meu comentário, peço apenas para que peguem seus livros e leiam a primeira parte (só as primeiras perguntas já bastam) e tentem se colocar no lugar de quem fez as perguntas (sim, espiritismo prega colocar-se no lugar do outro e não o tratar da forma na qual você não gostaria de ser tratado, então vamos colocar isso em prática e ter uma mente aberta ao ler, ok?).
Eu tenho certeza de que se o exercício realmente for feito “se colocando no lugar do outro” você vai sentir que esse livro mais afasta do que aproxima as pessoas da religião, realmente soa grosseiro em uns pontos e não é algo que vá fazer pessoas “em duvida” quererem seguir com a leitura para os fatos mais importantes que aparecem nos capítulos seguintes.
Karen Schers 21/02/2017minha estante
Oi Ana! Tudo bem?

Acabei de ler o livro, e após ler a sua resenha, não pude deixar de comentar... Esse é o primeiro livro que leio "inteiro" do Allan Kardec - todos os outros foram abandonados até então. Li a versão virtual do Kindle e me surpreendi no final quando vi que o livro tinha somente 220 páginas e percebi quantos dias demorei para ler o mesmo.

Tive exatamente a mesma impressão de que Allan Kardec assume uma postura altamente defensiva quase no livro inteiro. Em alguns momentos chega a ser até arrogante, e no meu entendimento a narração se afasta do intuito do livro, que seria esclarecer a doutrina - principalmente se pensarmos no contexto em que o livro teve sua primeira edição publicada!

De qualquer forma, acredito sim que esta seja uma leitura quase obrigatória para todos estudantes/curiosos/religiosos, não somente pelo fato do autor ter sido o disseminador do Espiritismo, mas pelas respostas e pela instigação que o livro nos dá de sabermos mais e mais :)

Rafaella173 14/04/2023

Necessário para iniciantes
O livro eh um tipo de resumão. A primeira parte consta com algumas entrevistas feitas a Kardec. Depois alguns trechos são extraídos de forma explicativa para quem está iniciando tanto do livro dos espíritos quanto dos médiuns. Não aconselho para quem já leu a codificação,pois se torna repetitivo. No mais 5 estrelas pois a iniciativa de Kardec foi maravilhosa em colocar em um único livro tudo o que alguém que está entrando a doutrina precisa saber.
Julia4894 30/07/2023minha estante
o que é a codificação?

Larissa2518 28/12/2009

O livro traz uma curta biografia do fundador e codificador do Espiritismo, mostra a sua transição entre a descrença e a fé com base na razão.
Explica também os príncipios fundamentais do Espiritismo.

Adorei, foi muito compensador na época em que li.

Maraysa 10/07/2010

Perguntas com respostas inteligentes
A inteligência de Kardec fica muito bem definida nesse pequeno livro. Com diálogos intensos, é altamente recomendado para aqueles que vivem se deparando com perguntas que, aparentemente, não são fáceis de responder, especialmente quando feitas por céticos, ateus e pessoas de outras religiões. Livrinho para levar aonde for, serve como uma consulta constante.

Lincol Pedro 23/10/2012

O QUE É ESPIRITISMO
Ideal para quem deseja conhecer o Espiritismo e tirar dúvidas elementares a respeito da Doutrina.

Comenta Livros 07/03/2024

É sempre muito bom aprender e abrir a mente com os ensinamentos de Kardec. As perguntas e repostas deste livro são para a vida toda e para serem consultados sempre. Fácil de adquirir e tudo tem seu momento certo para entender e acontecer.

site: https://comentalivros.com/o-que-e-o-espiritismo-allan-kardec/

Moitta 15/07/2015

"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma Ciência que trata da origem e do destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corpóreo."

"Não forço convicção alguma. Quando encontro pessoas que sinceramente desejam instruir-se e me dão a honra de pedir-me esclarecimentos, respondo-lhes no limite dos meus conhecimentos, o que, para mim, é um prazer e um dever; quanto, porém, aos antagonistas, que, como vós têm convicções arraigadas, não dou um passo para delas afastá-los, já que é grande o número dos que se mostram bem dispostos, para que possamos perder o nosso tempo com aqueles que não o estão."

"Se já estais convencido de que não conseguiremos convencer-vos, vossa atitude é inútil, pois só terá por fim a curiosidade. Por favor, encerremos o assunto, pois não tenho tempo a perder em conversações sem objetivo."

"É somente por extensão de sentido que a palavra criticar se tornou sinônima de censurar; em sua acepção própria e segundo a etimologia, ela significa julgar, apreciar. A crítica pode, pois, ser aprovativa ou desaprovativa. Fazer a crítica de um livro não é necessariamente condená-lo; quem empreende essa tarefa deve fazê-lo sem ideias preconcebidas; porém, se antes de abrir o livro, já o condena em pensamento, o exame não pode ser imparcial."

"Faço grande distinção entre o incrédulo por ignorância e o incrédulo por sistema. Quando descubro alguém com disposições favoráveis, nada me custa esclarecê-lo; mas há pessoas em quem a vontade de instruir-se é apenas aparente; com estas perde-se o tempo, porque, se não encontram logo o que parecem buscar, e que talvez as incomodasse, se aparecesse, o pouco que veem não é suficiente para lhes destruir as prevenções; julgam mal os resultados obtidos e os transformam em objeto de zombaria, não havendo, por conseguinte, qualquer utilidade em lhos fornecer."

"Em todos os tempos foram considerados sobrenaturais os fenômenos cuja causa não era conhecida; porém, cada nova lei descoberta pela Ciência fazia recuar os limites do sobrenatural."

"Ele amplia, portanto, o domínio da Ciência, e é nisto que ele próprio se torna uma ciência; como, porém, a descoberta dessa nova lei traz consequências morais, o código das consequência faz dele, ao mesmo tempo, uma doutrina filosófica."

"Quem muito quer provar acaba não provando coisa alguma."

"eles não nos dizem que fora do Espiritismo não possa haver salvação, mas sim, como o Cristo, que fora da caridade não há salvação."

"Dissestes que se podia passar sem o Espiritismo; concordo, como também se podia passar sem uma porção de descobertas científicas."

"Reconhece-se a qualidade dos Espíritos por sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradição; nela se respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; ela é concisa e sem palavras inúteis."

"O apelo aos Espíritos é feito em nome de Deus, com respeito e recolhimento; é a única coisa que se recomenda às pessoas sérias que desejem entrar em relação com Espíritos sérios."

"As menores causas podem produzir grandes efeitos. Assim como de um grãozinho pode brotar uma árvore imensa; assim com a queda de uma maçã levou à descoberta da lei que rege os mundos, e assim como as rãs, saltando num prato, revelaram a força galvânica, também do fenômeno vulgar das mesas girantes saiu a prova da existência do mundo invisível, e desta, uma doutrina que, em alguns anos, fez a volta do mundo epode regenerá-lo tão só pela constatação da realidade da vida futura."

"As almas progridem intelectual e moralmente depois da morte?
Progridem mais ou menos, segundo sua vontade, e algumas se adiantam muito; entretanto, precisam pôr em prática, durante a vida corpórea, o que conquistaram em ciência e moralidade. As que ficaram estacionárias recomeçam uma existência análoga à que deixaram; as que progrediram fazem jus a uma encarnação de ordem mais elevada. Sendo o progresso proporcional à vontade do Espírito, muitos deles conservam por longo tempo os gostos e as inclinações que tinham durante a vida e prosseguem nas mesmas ideias."

Ariádna Assis 14/08/2015

Pra quem quer entender os princípios básicos do Espiritismo
Este livro é muito útil para quem deseja entender os princípios básicos do Espiritismo com uma linguagem mais leve. Na primeira parte são narrados os diálogos que Kardec manteve com três perfis diferentes de opositores do Espiritismo: um cético, um crítico e um padre católico. Os diálogos são muito ricos em argumentação, o que facilita o entendimento de vários conceitos trazidos à tona pelo Espiritismo. A segunda e a terceira parte são mais conceituais, mas ainda assim muito claras para leigos. Recomendo ler este livro antes de aprofundar os estudos na Codificação, como o Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Gênese, etc.

1 | 2 | 3 | 4 | 5