Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais

Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais Tarcízio Silva

Resenhas - Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais

TatianaTati 18/06/2012

Esperava (bem) mais
Em termos de conteúdo, o livro abrange muitos assuntos, mas aprofunda poucos. Para uma proposta de "entender o monitoramento", é preciso ir além do básico, do introdutório; poucos foram os capítulos que, a meu ver, cumpriram de fato com essa proposta. O texto "Classificação", de Diego Monteiro e Ricardo Azarite, é um bom exemplo. É um artigo bem explicado, conta com esquemas e ilustrações, além de termos destacados em negrito no texto, o que facilita uma leitura dinâmica. Os demais capítulos poderiam seguir esse formato didático.

O ebook não tem uma unidade quanto à forma. Alguns textos parecem saídos de trabalhos acadêmicos; outros contam com hiperlinks; outros não contam com referência alguma (mais uma vez, péssimo para a proposta do livro). Outros aspectos esquecidos da padronização: marcação de palavras estrangeiras (aspas? itálico? nada?), uso do negrito para destacar palavras-chave, conceitos, ideias centrais (alguns textos fizeram isso, outros não), etc. O português é SOFRÍVEL em alguns textos, o que é bastante assustador, já que se trata de profissionais de comunicação ou que trabalham com comunicação.

Também acho um ponto negativo o livro ser lançado apenas em formato PDF. A essa altura do campeonato, não ia matar disponibilizar o ebook em formato compatível com tablets.

Enfim, pra quem nunca mexeu com monitoramento, o ebook pode até parecer complexo, em virtude da abrangência de conteúdo, mas conceitua bem as principais atividades e processos. Pra quem já tem algum conhecimento, fica devendo conteúdo mais analítico.