Jurema das Matas

Jurema das Matas Mônica de Castro

Resenhas - Jurema das Matas

cid 30/08/2012

A essência de cada um
Monica de Castro, conta a vida de Jurema através de 4 encarnações, onde o espírito vive em um corpo de colonizador espanhol, de uma índia , de uma negra escravizada e de uma mulher branca brasileira do inicio do século XX.
Conta o inicio da Umbanda, como uma religião dos negros e índios que viveram nesse solo, e queriam continuar a amar e servir a sua gente.
“E ensina que não existem apenas seres humanos comuns, que cada alma humana pode ser um cristal rutilante na vida das pessoas. Não para clarear e indicar caminhos, mas para mostrar a cada um onde esta a sua chama , acender no próprio coração e iluminar a consciência. Com a consciência iluminada e esclarecida, cada um encontrará dentro de si mesmo as respostas sobre a natureza de sua essência.”(pag 311)

Andressa 14/08/2012

Jurema das Matas - Mônica de Castro
O livro Jurema das Matas é o segundo da autora que leio e foi, assim com o primeiro, um dos melhores livros do gênero espírita que já li até hoje. Porém, diferente daquele, este não foi um deles por algum tipo de mistério que eu desejava logo desvendar e sim por ter mostrado ao invés de apenas uma, quatro encarnações de uma mesma alma.

Com certeza o fato de podermos observar com clareza as evoluções do mesmo espírito em diversas existências é um dos pontos mais fortes do livro. Vemos como alguém egoísta em certa vida e com um alto desejo de vingança pode, em alguma outra encarnação, sofrer tudo o que causou a terceiros e como isso serve de ensinamento, ajudando no crescimento interior de cada um. Além disso, mostra com maior clareza para nós, leitores, como nossas amizades ou inimizades podem não ser apenas frutos desta vida e sim laços de várias outras encarnações que carregamos, os quais não podemos mudar e sim tentar sempre melhorar.

Das quatro histórias que o livro nos apresenta a mais dinâmica e interessante é, sem sombra de dúvidas, a segunda. Esta nos conta a história de Aracéli, uma índia que passa por diversas dificuldades durante sua passagem pela Terra apesar de já ser um espírito mais sábio do que foi na encarnação anterior, e isso é algo que consegue mexer com os leitores. Temos uma mistura de sentimentos como pena, tristeza e até raiva pelo que lhe ocorreu durante toda a leitura e isto é o que acaba sendo o diferencial desta história em relação às outras.

Por outro lado, existiu uma dessas tramas que não me agradou tanto quanto as outras três: a última, simplesmente por ter sido uma história mais calma, focando mais na já conquistada sabedoria das almas. Deu sim um belo desfecho para os personagens que em outras vidas foram tão machucados, mas foi a mais monótona de todas e consequentemente a mais cansativa, apesar de não ter sido a mais extensa.

Resumindo, foi um livro diferente do que eu esperava por estar acostumada àqueles que nos mostram uma só história com apenas um personagem que, apesar de também sofrer as consequências do passado, não temos um grande envolvimento na sua vida anterior como temos neste. E isso foi o que tornou o livro único e o que me deixou mais empolgada com a leitura.

_.Malu 13/04/2021

Gostei bastante
É um livro muito bom, apesar de não ser no estilo que eu estou acostumada. Não é uma leitura fácil, tem muitas cenas fortes e pesadas, mas que conseguem se moldar na narrativa e passar a mensagem de forma clara para nós.
É bem simples entender o que acontece em cada parte da história, já que o vocabulário não é tão ?diferente? do nosso. Como ja disse anteriormente, não é um livro para quem procura algo leve e relaxante, é preciso ser bem forte para passar pelas cenas que eu citei antes.

Pluricom 23/01/2012

Novo romance de Mônica de Castro resgata as quatro encarnações que antecedem a entidade Jurema
A escritora espiritualista Mônica de Castro, autora de inúmeros best-sellers, lança agora seu 15º romance pela Editora vida & Consciência, em que resgata a história de uma das mais importantes entidades da Umbanda, a cabocla Jurema, responsável por transmitir coragem e energia a quem necessita. Em 'Jurema das Matas', Mônica de Castro narra as quatro encarnações que a precedem, mostrando o quanto a simplicidade e a franqueza são fundamentais para que as pessoas não se iludam com falsos valores de conquista e de poder. Da trajetória sangrenta e sofrida, surge uma criatura dócil e infinitamente sábia, disposta a compensar seus desequilíbrios com o auxílio desinteressado aos irmãos de caminhada que formam a família humana.

Cada parte do livro é dedicada a uma encarnação. Começa com a história do truculento Alejandro, um espanhol que parte para explorar a América, deixando para trás sua mulher Rosa. Tomado pela fúria ao descobrir que, enquanto esteva fora, ela e seu melhor amigo Lúcio planejam sua morte, Alejandro começa a se portar de maneira ainda mais rude, ultrapassando os limites da maldade não só com o casal de amantes mas também com todos os que lhe cruzam o caminho. Após sua morte, ele reencarna como a jovem cabocla Aracéli. A índia acaba se tornando objeto de desejo de seu patrão que a maltrata como Alejandro fazia com as índias da América Central. Após a trajetória como a doce Aracéli, o espírito de Alejandro retorna como Chica, uma escrava merendeira, que reencarna na senzala junto a espíritos de índios astecas que outrora havia torturado. Chica, uma parte mais evoluída de Alejandro, já consegue lidar com o perdão. Sua quarta encarnação é como Eleonora, que já não precisa mais passar pelo processo da dor, mas ainda tem que orientar aqueles que foram deixados ao desabrigo da fé. Até que finalmente, esse espírito está apto para integrar a falange da entidade Jurema, que ensina a suportar as dificuldades e dá coragem para enfrentá-las.

As quatro histórias se entrelaçam ao longo de todo o romance, tendo por pano de fundo a própria história das Américas e do Brasil, com úteis notas de rodapé que registram o surgimento da Umbanda. Ao mesmo tempo em que entretém o leitor, Jurema das Matas ensina que nunca é tarde para mudar e melhorar as próprias atitudes e abrir espaço para uma reflexão interior, que tem como princípio: “é preciso viver para conhecer, experienciar para discernir, sentir para se libertar”.

Sobre a autora – Formada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mônica de Castro começou a psicografar logo após o nascimento de seu filho, quando a inspiração de Leonel a fez escrever o seu primeiro romance. Desde então seus romances emplacam as listas de best-sellers.

Livros já publicados – Com o amor não se brinca, Sentindo na própria pele, Até que a vida os separe, O preço de ser diferente, Greta, Segredos da alma, Giselle – a amante do inquisidor, Lembranças que o vento traz, Só por amor, Gêmeas, A atriz, De todo o meu ser, De frente com a verdade e Uma história de ontem.

Título: Jurema das Matas

Autora: Mônica de Castro

Número de páginas: 368

Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$ 42,00

ISBN: 978-85-7722-183-7

Mais informações sobre os livros da Editora Vida & Consciência estão disponíveis no site: www.vidaeconsciencia.com.br

Há mais de 20 anos no mercado, a Editora Vida & Consciência tem como missão editorial a valorização da espiritualidade. Seus livros dividem-se em seis categorias.Romances e Cronicas Espiritualistas publica autores de grande sucesso, como Zibia Gasparetto, Luiz Gasparetto, Marcelo Cezar e Mônica de Castro, além de novas promessas da literatura; Fatos e Estudos é voltada à divulgação de pesquisas científicas e narrativas de projetos de transformação social;Desenvolvimento Pessoal oferece caminhos para o autoconhecimento; Metafísica Moderna tem livros dirigidos a todos aqueles que ainda se inquietam diante dos mistérios do universo; Literatura Infantil e Literatura Infantojuvenil são categorias voltadas à formação de crianças e jovens espiritualizados, autônomos e conscientes. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a Editora Vida & Consciência complementa suas atividades buscando a aproximação com o público leitor, em concursos culturais e eventos literários com a presença dos autores.

Assessoria de imprensa Editora Vida & Consciência

Laura Zanchetta | laura@pluricom.com.br
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Marla11 12/11/2023

Lindo!
Esse livro foi o primeiro que eu li todo que abordava a umbanda, pra mim esse livro é espetacular. Me prendeu desde o início, trouxe cenas muito dolorosas e que me provocaram muita raiva também, mas que foram necessárias para demonstrar a evolução das personagens. O final do livro é de arrepiar, com certeza é um dos meus favoritos, recomendo de todo o coração ??

Cíntia 09/06/2020

Trás história lindas e muito esclarecedoras sobre as várias vidas até o espírito encontrar a evolução

M 16/02/2014

Ao iniciar a leitura, não imaginava me apegar ao personagem principal da primeira fase, afinal ele era o "vilão". Mas no decorrer das fases do livro, vamos acompanhando seu crescimento espiritual e nos identificando com sua história. Afinal, quem é vilão ou mocinho na vida real? Se estamos todos aqui para aprender e melhorar cada vez mais, um dia já fomos piores do que somos agora, e com certeza praticamos atos similares ou até piores do que aqueles narrados no início da trama. É bonito de ver sua elevação espiritual trilhada através do trabalho,do perdão e da prática do amor.

São narradas quatro encarnações de um ser, como Alejandro, Aracéli, Chica e Eleonora; além de trechos de sua caminhada na erraticidade. E só no final conseguimos entender o título. Juro que folheei o livro atrás de explicações e não encontrei, pois somente no final deveria compreender.

Um dos pontos interessantes do livro é conhecer parte da história da Umbanda e como ela surgiu no Brasil e com quais propósitos. Gosto de ler sobre fatos históricos e gostei de conhecer um pouco mais dessa religião surgida em território brasileiro.

A leitura é rápida e de fácil compreensão. Recomendo...

Lilian 20/05/2015

Não se sabe quando uma trama liga-se através do ódio entre espíritos realmente começou mas sabe-se que um dia através da reencarnação ela terá que romper esses laços e buscar a do amor.
‘’Jurema das Matas’’ ditado pelo Espírito Leonel
Espanha, século XV
Rosa é uma moça de família rica e apaixona-se por um artesão, rapaz pobre de uma vila. Os dois mantém encontros amorosos escondidos no próprio quarto da jovem. Em um desses encontros, Rosa e o rapaz são flagrados pelo pai, que tomado de fúria e medo do nome da família ser atirado na lama, jura interna-la num convento pelo resto de seus dias. Só que acaba o pai de Rosa indo até a Taverna e lá conhece Alejandro Velásquez que falava em se aventurar em terras desconhecidas ,Castilla de Oro, Colônia da Espanha nas recém-descobertas terras de além-mar assim que houvesse uma oportunidade. A novidade chamou a atenção do pai de Rosa e, em poucos minutos, estavam negociado o casamento da moça. Alejandro lhe daria um nome em troca de dinheiro para a viagem e as primeiras despesas. Rosa é obrigada a casar-se com Alejandro, dinheiro por honra. Ao chegar em Cuba após algum tempo Alejandro parte ao mar com capitão e vários marinheiros em busca de caçar indios e toma-los como escravos e pede a seu melhor amigo Lúcio para vigiar sua esposa e o outro pede para o amigo cuidar de seu sobrinho que também iria na viagem e é por aí que as coisas começam a acontecer. Violência, covardia, assassinatos, sacrifícios humanos, vingança, traições, estupros, uma grande trama que ligará um grupo de espíritos entre sí através do ódio, um ciclo vicioso que durará por séculos.
Mais encarnações são programadas e o nascimento de um novo culto no Brasil chamado Umbanda é explorado para novos conhecimentos. A ignorância dos Médiuns ao novo culto, preconceito partido dos que dizem saber e estudar a caridade através das obras de Kardec, julgando-se mais sábios que, os índios e pretos velhos ao qual trabalham no culto auxiliando o próximo.
Mas, o que esse grupo de espíritos tem a ver com a umbanda? Afinal, quem é Jurema das Matas?

Amanda 31/12/2021

O que foi esse livro na minha vida, nossa. Me prendeu muito, me fez ler mais livros da autora. Hipnotizante, indico muito.

Cristal 25/01/2021

É bem os livros da Zibia
Eu achei muito cansativo, o começo é interessante com a trama toda envolvendo os personagens mas depois que a história não se passa mais na mata fica muito cansativo.

Anah.Fernandes 22/06/2022

Maravilhosoooo
Leitura fluida e que prende a atenção do leitor. Apesar das várias reencarnações expostas, as cenas ficam claras e nada confusas. Sensacional!

Vanessa Meiser 18/05/2012

Este é o primeiro livro da Editora Vida e Consciência que recebo para resenha e tenho a certeza de que não poderia ter começado de melhor forma. Jurema das Matas é uma história reveladora e desmistificadora.

Anteriormente à minha leitura, eu mesmo sendo simpatizante do espiritismo, confesso que não entendia muito bem a diferença entre o espiritismo de Alan Kardec, a Umbanda e o Candomblé, tirava minhas próprias conclusões através de algumas coisas que ouvia dizer. Pois com este livro, meu entendimento a cerca destas três religiões foi ampliado e despido de pré-conceitos pois, muito se fala porém pouco se sabe.

O livro nos conta as quatro últimas encarnações de Jurema que viveu em épocas muito diferentes uma da outra porém sempre buscando a evolução espiritual. Sua primeira vivência que nos é apresentada é na pele de Alejandro Velázques, um espanhol ambicioso e sem escrúpulos que torturava índios por pura maldade. Logo após temos a mestiça Aracéli, filha de pai português e mãe índia, mora desde o nascimento com um padre que a criou como filha, sofre nas mãos de Licinio, um fazendeiro que a faz sua escrava sexual. Sua próxima encarnação é como Chica, uma criada de bom coração e mãe amorosa porém que sofre muito após perder sua filha. Sua quarta encarnação é como Eleonora, uma senhora casada e de boa família que comanda juntamente com o seu marido um íntegro centro espírita. Eleonora é médium e tem ao seu lado espíritos evoluídos que assim como ela buscaram a paz que hoje desfrutam e se prontificam em ajudar aqueles que ainda encontram- se perdidos.

Estas quatro encarnações se completam ao longo de todo o romance, cada espírito que convive com Jurema em cada uma de suas vindas à terra possui algo em comum com ela, ou é alguém que busca vingança, ou alguém que a protege, ou alguém que somente a conheceu e que precisa se aproximar....todos acabam por se entrelaçar de alguma forma. Um ponto positivo do livro é que ao decorrer das páginas, encontramos notas de rodapé que nos esclarecem fatos que realmente aconteceram, pessoas que existiram e ate mesmo o nascimento da religião chamada Umbanda.

Eu classifico este livro como um ótimo livro, assim como a maioria dos romances espíritas que já li até hoje. Sempre gostei muito das histórias escritas por Mônica de Castro porém, acredito que este seja o melhor que já tive o prazer de ler e é uma daqueles livros que quando termina a gente já fica pensando em quando vai ler novamente, que te deixam com saudade dos personagens.

Portanto, recomendo de olhos fechados!

Thais 11/01/2013

Jurema - totamente resumido
Neste livro Jurema, conta-se a história de um espírito que cometeu erros no passado e vem ao longo dos tempos lutando e vencendo conta os desafios da vida até vir a ajudar as almas necessitadas.

Bruna 25/07/2021

Confesso que no começo não meu prendeu muito, mas insisti mesmo assim, digo pelo fato das mortes todas e tal normalmente não vejo isso tão forte em livros assim, mas no final isso fez todo o sentido.

Com o decorrer da historia vc acompanha 4 reencarnações e o que ações do passado interferem nas outras.

No final vale muito a penas pois vc acaba entende um pouco da umbanda, de carmas e etc.

rcavalcanti3 11/07/2016

Lindo
Um livro bonito, suave e sensível, mesmo tratando de encarnações tão difíceis. Uma bela história muito bem contada. Só faltou mesmo a continuação!