Amarga Herança de Leo

Amarga Herança de Leo Isabel Vieira

Resenhas - Amarga Herança de Leo

Gregory16 07/01/2024

A amarga herança de Léo
Li esse livro quando era adolescente e a experiência foi significativa, eu lembro que na época fiquei escrevendo diversas mini-resenhas sobre ele e tentando achar pessoas que leram. Enfim, o livro aborda temas muito importantes, e retrata o caos instaurado por esse vírus maldito. Recomendo!

joice.ferrarideoliveira 03/01/2024

É um livro com uma linguagem fácil mas que trata de assuntos muito pesados como a Aids os relacionamentos entre os jovens uso de drogas bom é um livro que é bom e ao mesmo tempo fácil de entender.

Jamily 07/08/2022

Que livro espetacular
Li essa obra maravilhosa na época em que estudava na 5°série do fundamental. Agradeço muito a Deus pela nossa professora, ter incentivado cada aluno a ler. Ela com certeza conseguiu comigo.
Sabe aquele livro que prende você pela capa e pela sinopse? Amarga herança de Léo é um deles.
Um enredo instigante, tramas envolventes, você não consegue parar para descansar até saber qual desfecho cada ponto vai ter. Além de ser uma noveleta, Leo é um protagonista que enfrenta uma situação bastante triste, ocorrida no ano de 1990.

Um livro necessário e ótimo para quem está em busca de uma leitura envolvente, repleta de emoções. ???

Daiana.Machado 21/09/2021

Eu amo esse livro!
Quase 20 anos depois de ter lido pela primeira vez, ele ainda é o meu favorito.

História envolvente que nos emociona do começo ao fim. Concordo com o comentário anterior que, não saber o desfecho da Flora, torna o enrendo ainda mais marcante.

Ina 25/07/2021

Esse livro eu devo ter lido lá em 2009. Foi um dos primeiros que eu li quando entrei no colégio e com certeza é um dos poucos que me marcou tão profundamente

Pamela.Brenna 18/10/2016

Ótimo!
Li inúmeras vezes, a história é bem cativante. Recomendo bastante!
Sempre me perguntei se Flora estaria ou não contaminada...
Bem envolvente. :)

Ingrid 06/09/2015

Amarga Herança
Simplesmente o melhor livro da minha adolescência. Linda história com personagens cheios de conflitos e defeitos que eu não conseguia decidir se amava ou odiava. Foi o primeiro livro que me pegou completamente de surpresa no final e que ficou na minha cabeça por tempo depois de ter terminado de ler. Enfim, história linda e muito bem escrita.
Laryssa 14/10/2016minha estante
Até hoje me pego pensando no fim desse livro...

Ingrid 14/10/2016minha estante
Eu tbm, eh mtoo bom msm.

Lari 28/07/2014

[Resenha] Amarga Herança De Leo, de Isabel Vieira
Este foi o primeiro livro que me marcou e que me fez chorar. Me surpreendi já na primeira frase do livro: foi um choque logo de cara.

Embora a história seja sobre o Leo, ela é narrada por Flora, a protagonista. Os dois se conhecem ainda crianças e Flora diz que eles desenvolvem uma "parceria cósmica".

"Eu tinha quatro anos e meio quando Leo entrou na minha vida." - pág. 21

Eles crescem juntos, têm uma turma de amigos legal e na juventude eles descobrem juntos o sexo, as drogas e o rock ’n roll. Também descobrem The Beatles, The Doors e Jimi Hendrix.

O que mexeu comigo nesta história, além, é claro, da tal amarga herança, foi a forma como Flora ficava completamente indefesa na presença do Leo.
Os dois vivem um romance "romântico" no pior sentido da palavra: paixão doentia beirando a obsessão e, por mais que nunca estejam bem juntos, não conseguem se afastar um do outro, e, creiam, este nem é o ponto mais importante do livro.

O livro não tem um final explícito. O final aberto é proposital, nos fazendo pensar e imaginar que rumo a vida de Flora tomará.

Essa é uma daquelas histórias feitas pra gente chorar, sentar, pensar e repensar. Fiquei com um aperto no coração no fim, me perguntando o que poderia ter sido feito para a história deles terminar diferente.

P.S.: O Leo se tornou especial com o seu jeito moleque de ser.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-amarga-heranca-de-leo.html
Mery 29/08/2017minha estante
Não lembro qual foi o primeiro livro que li, mas o primeiro que marcou minha "entrada no mundo literário" com certeza foi Amarga herança de Leo", que está guardadinho na minha estante para quando minha filha tiver uma idade apropriada ser a próxima à ler. =)

Lari 31/08/2017minha estante
Muito legal como os livros nos marcam não é?!

Luciana 03/05/2013

AMARGA HERANÇA DE UMA LINDA HISTÓRIA
Gosto de acreditar que a história ocorreu exatamente como a Flora narrou. Gosto de imaginar Leo com os lindos cabelos ao vento e seus olhos azuis brilhantes e alegres indo de encontro a todos. Leo era um "exagerado"...Ele viveu intensamente cada momento da sua vida sem medir as consequências. Ele não tinha regras, mas tinha amores, paixões...Apesar do fato de que nada o prendia!
Ele viveu!
É bem verdade, que ele cometeu muitos erros, mas nós somos inteligentes e não herdaremos essa amarga herança dele... Enquanto isso, eu prefiro me lembrar dele como um herói que vem e me derrota, entrega-me uma flor, abraça-me forte ou fica agarradinho comigo ouvindo lindas canções...Porque quando eu leio, eu me tranformo, e quando eu li esse livro, eu me transformei na Flora....Flor....que para Flora só falta o "a"...Essa história daria um filme, daria um quadro, um desenho.... Mas, sobretudo, essa história me emocionou pela clareza dos sentimentos envolvidos e pela delicadeza dos atos!Essa história me lembrou inúmeras histórias de amor!

ps: O jeito muleque do Leo é o que o faz tão especial... Porque esse menino tem jeito pra tudo! Basta ele colocar a sua mão e sai uma obra prima assim como a autora!

Luciana Braga

Willy 01/12/2012

Entre outras desventuras...
O livro narra um grupo de jovens, as mudanças que eles passam na sua personalidade comparando quando crianças, mas o foco principal é um amor épico, aquele amor que é predestinado , mas que sempre demora a acontecer, e acontece meio mundo de coisas no meio do caminho. Duas crianças se apaixonam. Inicialmente é um amor puro, laços de família que a gente inventa quando criança brincando no quintal. Mas, esse amor se torna mais forte e começa a mexer com os seus sentimentos. Logo vem os ciúmes, palavras ditas na hora errada,drogas, bebida, festas acabam te afastando daquele amor que você nem percebe. Logo, mesmo que no final da historia, os dois fiquem juntos, eles percebem que demorou muito a acontecer, que agora não é mais como antes. O destino preparou um novo caminho onde os dois não estão juntos!

Emelin 18/09/2010

O livro da adolescência
Sendo leitura obrigatória da minha escola,tive certo receio de ler tal livro.Mãs como valia ponto pra prova,li.A D O R E I.O texto ao que me lembre,era maravilhoso,chorei muito,devia ter uns 11 anos e me sentia a Flora luci a espera do seu Léo...Acho que nessa idade todas as meninas querem um léo,o garoto bonito,marrento é que ao nosso lado é outro,talvez nem seja mas no sentimos tão importantes perto desse tipo de menino que apenas a presença dele já nos é suficiente.Bem,talvez o livro hoje,devido ter um aprofundamento maior de literatura não faria tanto sucesso pra mim,mas naquele época de 'adola' foi um livro marcante.

Nanda 03/08/2010

Não consigo pensar em nada que possa descrever bem esse livro. A história é incrivelmente boa e.. contagiante. Em cada parfte do livro, minha mente viajou, buscando caminhos alternativos e possíveis desfechos. Mas de toda a história, é o final intrigante que me fez dizer 'UAU'.
Nathi 20/03/2013minha estante
Compartilho da mesma opinião.

Talita 28/10/2013minha estante
Nunca esqueci esse livro. É extremamente contagiante mesmo... É incrível... #Recomendo

Gábi 19/06/2010

Emocionante
Amarga Herança de Léo tornou-se um dos meus livros favoritos quando o li, pré-adolescente. Trata de temas fortes - drogas, AIDS, rebeldia - sob o ponto de vista de uma mulher que ainda é menina. Por ser tão pessoal, a narrativa emociona.
As músicas mencionadas no livro também são ótimas - Lucy in the Sky with Diamonds (Beatles), por exemplo.