Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Pol 27/01/2024

Cyberpunk 2077
O Gibson conseguiu atingir um nível de detalhe estético visual do filme através de descrições exatas de tudo que o envolve (as vezes sendo até complicado de entender/imaginar algo que ele tá falando visto que não temos referências exatas das coisas) com perfeição.
Nunca tinha lido algo dentro desse subgênero de ficção científica e realmente da pra entender porque esse livro é um supra sumo do assunto, tá na base de uma árvore genealógica de várias histórias que vieram depois em todos os outro formatos, de filmes até jogos eletrônicos.
Senti que o enredo demorou um pouco para me pegar, devido ao fato de não entender direito na primeira leitura todo o mundo que Gibson criou sempre sendo muito específico nos detalhes mas quando engatou conseguia entender tudo com mais facilidade da minha forma, pra entender o universo e a dinâmica da sociedade pessoas do livro é algo que realmente requer um nível de esforço, como se precisasse de um tempo pra pensar e imaginar o que ele descreveu.
Livrinho necessário pra quem gosta do gênero ok?
xx

Trapp 23/01/2024

O cyberpunk é a cara do realismo capitalista? pobreza, vícios em drogas e uma capacidade enorme de se desenvolver tecnologias que substituem a mão de obra humana; tudo isso acompanhado de uma crítica a classe rica que faz todo o possível para ter uma vida fora dos padrões humanos?
Uma distopia que a cada dia tem mais a cara da realidade

Grifa.Textos 21/01/2024

Cyberpunk visionário
O autor nos leva a um mundo distópico com hackers e inteligências artificiais. Case, o nosso protagonista, um hacker que é recrutado pra um trabalho que talvez seja o seu último. Ele corre contra o tempo para salvar sua vida. Resta saber se será o suficiente.
Nesse mundo, as mega corporações dominam e o virtual se entrelaça com o real, tentando ter o controle das ações.
Trazendo uma narrativa profética com termos como a Matrix. Muitas vezes com complexidades técnicas desafiadoras, mas sempre contribuindo para o gênero.
Recomendo para aqueles que queiram entrar nesse universo tecnológico interconectando o real com o virtual.

Becca0 20/01/2024

Excluí minha resenha antiga acidentalmente ?

Mas, agora que terminei de ler toda a saga de Sprawl, posso afirmar, com certeza, que Neuromancer foi meu livro favorito da trilogia.
Apesar de ter um nível de aprofundamento menor que os livros subsequentes, a obra nos apresenta ao universos distópico e tecnológico de forma incrível.
Lembro de ter ficado maravilhada, quando fiz minha primeira leitura, com a criatividade do autor ao introduzir diversos conceitos inovadores para época. É perceptível que Neuromancer foi o precursor de toda a cultura cyberpunk e as obras que nasceram dela.

Ótima leitura. Linguagem simples com personagens cativantes, ainda que rasos em alguns quesitos.

Guiwc 19/01/2024

Julguei o livro pela capa
Sinceramente, não gostei

Uma escrita extremamente confusa

Muito entediante em vários momentos

O universo criado pelo autor me pareceu interessante, porém a história e a escrita do mesmo não foram de acordo com as minhas expectativas

Acredito que fui atraído pelo título e pela capa

Milena.Bessan 18/01/2024

Primeiro contato com o Cyberpunk do ano
Vamos lá, eu de verdade, gostei demais da construção desse livro e do universo, como é o primeiro livro, em muitas partes ele acaba sendo um livro mais voltado a explicação do que está acontecendo.
O gênero do Cyberpunk é algo mais pessimista, onde não se tem necessariamente uma visão positiva do futuro ou da humanidade.
E é exatamente o que esse livro apresenta, uma visão nada positiva do futuro, e o mais bizarro disso tudo, é o quanto esse livro conversa com coisas que estão acontecendo no século XXI

Khasparov 10/01/2024

Importante e Revolucionário mas com resalvas
Antes de ler o livro, acabei lendo algumas críticas e muitas pessoas citaram que não gostaram do livro, confesso que estranhei, mas hoje entendo, o mundo criado pelo livro é sim muito bom porem a história em si acaba tendo seus deslizes, personagens pouco profundos e pouco explorados e um final que particularmente não achei que sustenta, acho que vale sim a leitura principalmente que e fã de sci-fi, mas não consigo coloca-lo como um 5 estrelas

Marcelo.Pedroni 08/01/2024

Temática envelheceu mal (?)
Não quero ser injusto e dizer que envelheceu mal, talvez eu que não esteja mais na fase de curtir "cyberpunk".
Os detalhes de estética, ambientação, personagens memoráveis (ou não) ficam em segundo plano, na minha visão.
O que me pega é essa trama toda de mega corporações maléficas e cowboys fora da lei que lutam contra o sistema, hackeando e burlando firewalls etc etc para acabar com a ameaça da IA ..
Pode ter sido interessante na década de 80 e hoje pode ser interessante para introduzir jovens na ficção científica, mas passa longe de ser instigante para quem sabe o que é uma IA, para quem conhece um pouco de como as tecnologias evoluíram e entendem a salada mista (não bem temperada) de termos e tecnologias que o autor fez uso.

Osmar Weyh 08/01/2024

Obra prima do universo cyberpunk
Um cowboy do ciberespaço ou melhor dizendo, um hacker da matrix, infectado com um vírus que o impossibilita de conectar novamente e uma garota com garras de metal e olhos cibernéticos. Ambos contratados para um trabalho de invasão corporativa, uma missão sem volta. A obra prima precursora do universo cyberpunk com elementos de várias obras que vieram depois, como Matrix, Cyberpunk 2077, entre outras.

Ale 08/01/2024

Resenha Neuromancer
Vamos ter um livro de ficção cientifica que deve ter sido um alvoroço na época do seu lançamento, 1984, e trouxe termos técnicos e vivências como inteligências artificiais, cyberespaço, conceitos que hoje não nos causam estranheza.
Toda história se passa em um mundo muito a frente do nosso, um mundo distópico onde a tecnologia domina e o caos impera... Durante a leitura muitas vezes me senti perdida, e lá ia eu voltar algumas páginas...Os personagens tem apelidos e codinomes então muitas vezes pensava "quem é esse" e lá na frente descobria que o "infeliz" já fazia parte da trama...
Vou tentar falar um pouco aqui do que eu entendi, mas, apesar de tudo foi uma leitura boa, é necessário persistir...
A história se passa no Japão, nosso personagem principal é um cowboy, que pelo que entendi seria um fora da lei, um hacker, seu nome é Case e em algum momento ele pisou na bola com o chefão e o seu cérebro foi modificado o impedindo de se conectar com o cyberespaço.
Como ele não consegue se conectar mais ao cyberespaço, vive de bico para sobreviver e todo o dinheiro que consegue usa é para se drogar. Em meio ao caos total, ele vai ser sequestrado e sedado, modificado e para voltar ao "normal" terá que cumprir uma missão...Nesse momento aparece a Molly, que pelo que entendi não é humana ou é meia humana, enfim, tirem suas conclusões e me contem, por favor! E vão viver uma aventura, até para fora da Terra eles irão, Tudo muito doido!!! E não consigo explicar melhor sem dar spolier, então vou ficando por aqui...
Dizem que esse livro foi a inspiração para o Matrix!
E o final me surpreendeu!!!

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Vini 31/12/2023

Neuromancer
Um livro bem detalhado com personagens que te prendem, eu mesmo fiquei fascinado pela Molly e torci pra ela ficar bem até o fim. O final me surpreendeu não era o que eu esperava, mas foi muito bom.

Estevam.Moraes 31/12/2023

O criador dos conceitos, o pioneiro do futuro
Difícil dizer oq veio primeiro, a realidade ou o sonho de Gibson.

Tantas coisas presentes nesse livro viraram referência para outras obras, fica impossível não reconhecer esse universo em muitas outras coisas da cultura pop.

Vou continuar a saga no próximo ano, vejamos oq o futuro nos reserva.

Kamilla 25/12/2023

Honestamente...
Ainda não sei se gosto ou não desse livro. Não dá pra negar os pontos positivos e nem sei se tem tantos pontos negativos assim. Uma coisa é certa: a ambientação é incrível.