Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Bianca.Patricia 26/04/2023

Arrastado e confuso
É um livro que eu já comecei gostando de graça, se fosse "mais ou menos" já levaria as minhas cinco estrelas facinho, principalmente por ser inspiração de Matrix (que é um universo que eu amo).
Mas apesar disso, Neuromancer é um livro arrastado, confuso, repetitivo, cheio de efeitos visuais e personagens pouco consistentes que não conseguem gerar afeição ou identificação com o leitor. Em determinado momento a Molly quase consegue gerar conexão, mas novamente o autor perde essa linha, tornando ela quase tão rasa quanto os demais personagens.
Recomendo o livro como repertório cultural, apesar de não ter gostado e nem me conectado com a história, respeito, entendo o marco que foi para a época e as portas que ele abriu, tanto pra própria literatura ficcional científica, quanto para a tecnologia. Mas muitas obras que se inspiraram facilmente tornaram-se muito melhores que a original.

livrosepixels 24/04/2023

Neuro o que?
Neuromancer é um livro que carrega uma grande fama. Precursor do Cyberpunk e inspirador de clássicos do cinema, como Matrix, é também um dilema literário. Ou você gosta ou você não gosta.

Isso porque o livro é mesmo complicado de compreender. Ainda que a leitura seja até fluida, a não-linearidade da trama torna a sua compreensão difícil. Além da trama confusa (e um tanto sem lógica, por vezes), temos aqui diversos personagens frios e sem desenvolvimento ou aprofundamento.

Talvez a personagem que mais se destaca seja Molly. Sem necessidade de apelação sexual (como acontece em Altered Carbon), a personagem é bem apresentada e encantadora. Na outra ponta, temos o nosso protagonista cowboy (hacker) Case, com seus dilemas éticos e morais e perambulando por uma sociedade de alto nível tecnológico, mas com baixo padrão de qualidade de vida.

Quando peguei esse livro para ler, esperava gostar da trama e, infelizmente não foi o que aconteceu. Mas, diferentemente de outros livros que não gosto, esse pretendo dar uma segunda chance e reler em algum momento, para quem sabe dessa vez ter uma compreensão melhor do que ali ocorre.

Além disso, recentemente saiu uma série de outro livro do autor, Periféricos, então essa pode ser uma nova chance de adentrar nas paranoias e questionamentos do autor.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

mari guedes 23/04/2023

Difícil mas no final foi divertido
Fui ler o livro sendo totalmente leiga no universo do cyberpunk e da tecnologia, e pensei por alguns momentos que por esse livro ser um dos precursores do movimento cyberpunk, que ele seria bem didático. no primeiro capítulo eu vi que estava errada.
o livro não é impossível ao nível de te fazer desistir da leitura, mas pelo menos na primeira parte do livro você fica bem bravo por não entender 70% das palavras e do que está acontecendo nele.
ter um glossário ajuda em muitas partes, mas sinceramente acho que o autor deveria explicar os elementos do seu universo na própria história, e não jogar palavras inventadas e esperar que os leitores simplesmente entendam. fico imaginando como deve ser ler esse livro tendo uma bagagem ainda pior que a minha, deve ser um completo terror.
inclusive acho que ter lido no kindle me ajudou a beça, porque em vários momentos eu ia pesquisar as palavras no wikipedia ou no próprio ebook. acho que se não fosse por isso e um amigo que leu a trilogia me ajudando, eu não teria entendido o livro até agora.
apesar dos pesares, no final achei uma leitura muito legal. mesmo que você não esteja entendendo tudo perfeitamente, o autor consegue expressar muito bem o ambiente (que é legal pra caramba pra não falar outra palavra) e as características dos personagens.
gostei muito de praticamente todos os personagens (em especial molly, o flatline e obviamente case), e até mesmo os ?vilões? são muito bem construídos.
acho que o final e algumas descobertas ao longo da trama me fizeram passar muito pano pra essa confusão da clareza do livro, e tenho certeza que se eu lesse ele novamente depois de ter entendido as coisas melhor, teria gostado muito mais dele.

Bruna522 20/04/2023

Frenético
Eu estava me sentindo muito burra até ver que outras pessoas também tiveram dificuldade em ler esse livro. Não só pelas palavras e termos da linguagem dos personagens, mas também pelo ritmo acelerado e confuso da narrativa.

É muita informação sendo jogada em você o tempo inteiro, pouco tempo pra explicações, em cada frase parece que uma coisa nova está acontecendo, e é bem difícil de acompanhar. Mas achei que esse estilo de escrita tem tudo a ver com o tema cyberpunk.

Vale a pena a leitura por apresentar uma versão do futuro super criativa e com conceitos que até hoje temos dificuldade de entender e conviver, mas ao mesmo tempo bastante datada. É uma mistura que te faz querer continuar a leitura, mesmo ela sendo tão difícil.

Mas sinceramente, não tenho planos de ler os próximos volumes, por enquanto.

@menos.uma.pagina 29/03/2023

Mistérios, ficção científica e problemas sociais.
Um caubói do ciberespaço (hacker) em decadência é contratado para fazer um servicinho para um sujeito misterioso, em troca da remoção de uma toxina de seu organismo. Ele só não esperava que o buraco fosse mais fundo e que ele se envolveria num esquema muito maior e bem mais complicado.
Ambientado num futuro distópico onde a humanidade vai de pior a mais pior ainda, Neuromancer nos apresenta uma narrativa que mescla ficção cientifica com toques investigativos numa trama sombria pelos recônditos de uma sociedade que já integrou a tecnologia nos mais diversos campos da vida humana. Somos apresentados aos submundos das metrópoles e aos diversos tipos de culturas que as habitam, um cenário angustiante e por vezes até instigante.
Gibson traz para a história personagens e situações que expressam os mais diversos males sociais. Dependência química, tráfico, capitalismo exacerbado e demais tópicos socioculturais são colocados como uma realidade absoluta daquele mundo que o planeta se tornou. Case, Molly, Maelcum e os demais personagens são escritos de forma humanizada e pra mim são as melhores coisas da escrita do autor, que atolou o texto de termos técnicos, que para a época soavam extremamente futuristas e que para nós hoje são praticamente uma realidade.
A trama em si é tensa, densa (o que deixa a narrativa um pouco monótona em alguns pontos) e de uma misteriosidade constante, chegamos bem longe e ainda não sacamos muita coisa que tá rolando, mesmo que muita coisa role nas subtramas, que deixam a principal bem interessante. Até que em dado momento descobrimos a influência de inteligencias artificiais na narrativa. Isso me deixou bem interessado, pois nós estamos na era da emersão das inteligencias artificiais. Nós podemos estar vivendo uma parte do futuro que o autor escreveu nos anos 80!! E é aqui que começa a assustar um pouco, já que o futuro em Neuromancer é bem caótico. Será que o nosso também vai ser?
Por fim, devo dizer que foi um livro interessante. Não estou acostumado aos livros de ficção cientifica, mesmo sempre tendo bastante interesse pelo gênero. O autor deixa reflexões muito pertinentes ao longo da obra, sobre diversos temas. É um romance que moldou as bases da ficção científica e ajudou, por exemplo, no nascimento do filme 'Matrix', que usou Neuromancer como referência em muitos aspectos.
No fim das contas, Neuromancer é um grande questionamento sobre a humanidade e os rumos que ela pode e vai (ou não) tomar.

wel - @nanquimcomleite 27/03/2023

Vale uma releitura... ?
Particularmente, achei a história um pouco confusa. Senti falta de um desenvolvimento maior das personagens. Durante a leitura fiquei com um sentimento de que não conseguia me conectar com a narrativa e todo esse universo. Achei que era coisa minha, mas depois de ler algumas resenhas percebi que várias pessoas tiveram opiniões parecidas, o que me tranquilizou. Acredito que uma futura releitura ajude a melhorar essa percepção. ??

Ohana 15/03/2023

Bom, porém...
No primeiro livro da Trilogia Sprawl adentramos em um futuro distópico onde a tecnologia avançada e a realidade virtual dominam a vida das pessoas. O protagonista, Case, é um hacker que recebe uma proposta para executar um trabalho impossível, que o leva a uma jornada perigosa e alucinante. A história é repleta de ação, intrigas e reviravoltas, enquanto Case tenta sobreviver em um mundo onde ninguém é confiável e o futuro é incerto. Tive a oportunidade de ler "Neuromancer", um clássico da ficção científica escrito por William Gibson, porém devo admitir que tive uma experiência mista com este livro. O que me chamou a atenção positivamente em Neuromancer foi a ambientação espetacular, Gibson criou um mundo cyberpunk fascinante e detalhado. No entanto, achei a escrita de Neuromancer um pouco confusa e difícil de acompanhar. A narrativa é complexa e repleta de descrições abstratas, e infelizmente a trama do meio para o final acabou se perdendo em diversos trechos. As cenas de ação também não eram bem escritas e se tornavam uma "salada". Também encontrei problemas com a construção dos personagens, que não eram tão desenvolvidos quanto eu gostaria, sendo que a única personagem que me despertou interesse foi a Molly. Quanto ao final, fiquei ainda mais dividida, pois como tudo nesse livro também tivemos uma conclusão muito abstrata. Em suma, Neuromancer é um livro com uma ambientação espetacular e uma imaginação notável, mas sua escrita confusa e personagens subdesenvolvidos tornaram a leitura desafiadora em alguns momentos. Além disso, o final deixou um pouco a desejar.

cassâ 14/03/2023

Meu favorito
O livro é uma obra de arte, deu início ao estilo cyberpunk e é simplesmente lindo! A linguagem é meio difícil, mas não é a tos que tem um dicionário. Me perdi várias vezes e depois consultei o wiki da saga, além de marcar várias coisas e valeu muito a pena

Sergio Broska 10/03/2023

Cyberpunk by design and by default
É incrível como esse livro influenciou todo o conceito cyberpunk que a gente conhece, a cada capítulo eu reconhecia lugares, coisas e personagens que vi em outras obras como o próprio jogo da CD Project Red.
A leitura é bem difícil pela linguagem que é usada e pelas várias palavras inventadas que, mesmo com a existência do glossário (e eu nem acho que a ideia é ficar indo e voltando lá no fim pra ver significado das palavras), não fica nada fácil. Algumas vezes me senti perdido em alguns trechos mas o que me confortava e fazia continuar é que eu só tava tão perdido quanto o personagem principal e então tava tudo bem.
Mas independente da dificuldade do texto ou das referências que nem sempre são tão óbvias, a história é brilhante e recompensa quem continuar até o fim.
P.S.: as cenas de ação, especialmente a primeira incursão, são de tirar o fôlego.

baradam 05/03/2023

Dub poderoso
O livro é bem denso com um exagero de detalhes técnicos, mas a história é maravilhosa, o mundo é muito bem construído e trama é muito envolvente. Amei ver como ele retratou a cultura rastafari.

masta.doc 04/03/2023

Avassalador
Esse livro me deixou mais chocado com as possíveis relações futuras humano-máquina do que Blade Runner. O final foi um pouco decepcionante, mas me deixou tantas pulgas atrás da orelha que vou logo começar o segundo da trilogia.

Hammer.Mariana 28/02/2023

Difícil de acompanhar
Livro de ficção-científica cyberpunk.
O autor vai descrevendo e narrando a história de uma forma que é difícil imaginar o que realmente está acontecendo. Achei complicado, por essa razão, manter um bom ritmo de leitura.
O livro é muito bem escrito é extremamente criativo, mas o estilo não é para mim. Pelo menos, ainda.
Vou precisar relê-lo um dia.

amandabcca 28/02/2023

Não é minha praia.
Fui ler pra procurar algo novo, fora da minha zona de conforto e descobri que não gosto dessa coisa mais futurista/cyberpunk.
Não consegui imergir, não sabia nem o que estava acontecendo, e tbm tem muitos personagens, me perdi demais nos nomes.
Não é horrível, muito menos algo que não recomendo, só não funcionou pra mim. Mil vezes outros pioneiros da ficção científica, mas mesmo assim não signifique que este seja péssimo. Só não é tão bom quanto outros que já li.

Neuromancer divide opiniões desde seu lançamento, portanto vale a pena a experiência e dizer por si mesmo se é bom ou não.

Leo | @chacomresenha 27/02/2023

Complexo
Achei um livro complexo de se ler, muitos termos fora do meu cotidiano que quebravam o ritmo de leitura. Mas recomendo aoenos dar uma chance pois é uma obra muito importante tanto pra literatura quanto para o cinema.

Gabriela1345 27/02/2023

é um bom livro, mas é cansativa e confuso ?? tem que ter paciência e ir lendo aos pouquinhos pra não se perder!