A Ilha do Tesouro

Edvaldo Arlégo

Resenhas - A Ilha do Tesouro

Daniel 27/10/2021

Os piratas
História de piratas diferente do que outros livros, a narrativa é diferente, pra mim foi uma história com uma experiência razoável, não amei, mas não odiei, é apenas uma história ok no meu ponto de vista.
A escrita é um pouco robusta e o final é ok

Anderson. 30/11/2022

Ih ho ho!
É a primeira vez que leio esse livro e olha, é incrível! Mesmo sendo pequeno, a história te prende no livro e te solta na imaginação. É aquele tipo de aventura que te deixa totalmente imerso.

Eu estive na pele de Jim Hawkings, um pré adolescente ainda, porém um já aspirante pirata. Porque o que ele faz durante a viagem, nem te conto...
Vai lá dá uma olhada no livro!

Ana.Serva 10/04/2021

Razoável para o século XXI
"A Ilha do Tesouro" é uma "história para meninos" e uma obra clássica do século XIX. Esse tipo de história era marcada por certo didatismo moral e religioso, mas que, nesta obra, Stevenson faz ode à ousadia e os grandes e heroicos atos de Jim, o personagem principal, são pautados na desobediência.

Para a época, imagino que tenha sido considerada uma história 5 estrelas, e deu origem a outras incríveis obras da pirataria, como ?Black Sails?, que conta com alguns dos nomes de personagens marcantes, como Capitão Flint e John Silver. Hoje, contudo, outras obras de aventura tomam frente, fazendo com que ?A Ilha do Tesouro? seja, em minha opinião, razoável.

Laura F Souto 08/08/2021

Um livro de piratas e aventuras no mar que prende o leitor. Outra leitura desse autor me fez apaixonar mais pela forma de sua escrita.

Ana Maria 25/11/2020

Ilha do Tesouro
Para quem gosta de uma leitura fluida, cheia de ação e aventura, essa história é fantástica. Em alguns momentos, um pouco dificultosa pela linguagem incluir alguns termos de vocabulário de navegação, mas nada que comprometa a leitura. Gostei muito da fluidez da história e das surpresas que tive ao longo dos capítulos. Uma típica história de piratas, minha primeira experiência com o gênero, e gostei bastante!!

J. R. P. LIMA 24/10/2020

IO - HO - HO e uma garrafa de rum!
Lançado em 1883, essa obra traz piratas, tesouros e muita aventura. Escrito por Robert Louis Stevenson, A Ilha do Tesouro é de fato uma das maiores, ou a maior, referência a pirataria naval existente na literatura.

Acompanhamos Jim, um jovem estalajadeiro (que mau saiu das fraldas) quando o maior lobo do mar Billy Bones entra em sua vida.

Em meio a intrigas, perseguições e um assassinato, Jim acaba por se ver abordo do grandioso navio Hispaniola em direção a uma ilha desconhecida em busca do tesouro do lendário Capitão Flint.

Esse livro também trás a gravura de um mapa do tesouro e muitos dos elementos utilizados nesta imagem foram adotados, posteriormente, como referência para mapas secretos de tesouros desconhecidos. Bem como diversos outros elementos da obra.
Leia A Ilha do Tesouro.

Léo 26/08/2021

comecei a ler com um pouco de entusiasmo, achando que seria um livro chato e tudo mais.
mas é incrível como toda a narrativa, a apresentação dos personagens, e a própria trama da história se desenvolvem bem.
os personagens são muito marcantes e muito importantes para todo o desenvolvimento da história.

é um livro muito bom, e eu recomendo muito.

Mawkitas 25/01/2023

É uma história de piratas, essencialmente. Leitura leve, fluida, repleta de referências náuticas e de sortudas coincidências que acabam contribuindo para diversas resoluções positivas em todo o enredo. Cheio de reviravoltas. Achei a leitura divertida e despretensiosa.

Roberto.Vasconcelos 02/05/2023

"A bebida e o diabo tem a todos condenado"
Um livro simples e pouco marcante pra um clássico.

A história me lembrou "Huckleberry Finn" e é uma leitura leve , fácil e rápida.

A caça ao tesouro foi uma decepção e a história focou mais numa disputa entre os bucaneiros e os bons ingleses racistas.

A sorte absurda que Jim tem é muito irreal e extrapola o que eu acho aceitável, se vc pensar que é um livro infantil até da pra engolir mas tem muitas mortes pra se dizer que é realmente infantil.

Enfim um livro que é até legalzinho pra passar o tempo mas sinceramente existe
" O garoto no convés" do John Boyne que tem temática semelhante e é muito melhor.

Iô-ho-ho, e uma garrafa de rum!

Estersinha 16/02/2022

Iôu, Rôu e uma garrafa de rum.
Fui totalmente transportada pra um filme dos piratas do caribe! Eu amei a história, amei a ambientação, a narração, o plot, todo esse universo histórico, uma narrativa muito bem desenvolvida, totalmente bem feita e detalhada.
Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e das reviravoltas que eles proporcionaram.
Única coisa que fiquei meio assim foi que achei alguns termos meios ??jogados??. Por não entender muito de piratas, em alguns momentos fiquei perdida sobre alguns conceitos, tipo a marca negra, e etc, acho que podia ter uma explicação um pouco melhor, ou na própria história ou nas notas de rodapé.

Klaus Clawthorn 17/06/2023

Ensira aqui, meme do Pica Pau: Eu perdi meu dinheirinho!
Bom... eu demorei mais de 3 meses pra concluir o livro. E não tenho nenhum ponto positivo, a não ser o fato dele ajudar na quantidade de leituras do ano, pois é o único ponto. O começo dele é até bonzinho, mas ao decorrer a leitura começa a ser extremamente chata e parada, é como se cada vírgula fosse tirar sua vontade de ler. Achei esse livro, creio eu, em 2021 e o comprei esse ano, esperava bem mais dele. Continuando... o livro é chato, muito chato. Os personagens parecem um bando de bonecos, sem vida e que não te fazem se apegar a eles. A trama, em si, é muito parada e a conclusão é relativamente corrida. Então, o título da resenha, é por conta que eu realmente sinto que perdi meu dinheiro com o livro, sendo que poderia gastar com outro bem melhor. Eu ainda vou ver a adaptação, tem um filme, e ver como ficou, pq eu aposto que deve ser melhor. E pra fechar: o livro também me sugava muito e agradeço muito por já ter finalizado, pq tenho outra na estante que a leitura é super fluída, diferente desse.
Klaus Clawthorn 17/06/2023minha estante
Ps: Não foram 3 meses, foram mais de 4.

Ana Quintela 29/03/2020

Voltei à infância. Sempre assistia filmes de pirata junto com meu pai. E esse livro me mandou de volta. Edição linda da Editora Antofágica. Uma ótima leitura para tempos de isolamento social, bem tranquila. Boa também para quem gosta de livros de aventura.

Gian 03/08/2022

"Jim Hawkins, um aventureuro de apenas 12 anos é o principal narrador de A Ilha do Tesouro. Morador do litoral da Inglaterra no século XVIII, o jovem vive na hospedaria Almirante Benbow com seus pais. Até que um curioso personagem, identificado como Billy Jones se hospeda no local.
A partir daí não demora muito para ele atiçar a curiosidade do garoto Jim, pois, além de passar os dias embriagado ele se mostra desconfiado sempre que alguém aparece na estalagem.
Bill Bones trouxe também consigo um grande baú e revela a Jim ter servido em um navio de um terrível purata a quem chamava de capital Flint. Não demora muito e alguns piratas mal encarados aparecem na hospedaria.
Apavorado e cheio de rum na cabeça, Bones morre, deixando o baú para trás! Dentro dele, moedas de ouro e um mapa de um cobiçado tesouro que dá início a uma aventura instigante"

Livro ok, mediano!
Poderia ter sido melhor confesso, porém não deixa de ser uma leitura bacana!

z..... 27/05/2020

Edição Martin Claret (2004)
Fiquei com percepção maluca e isso acabou impulsionando a leitura. Esta trouxe-me lembranças do Sítio do Pica-pau-amarelo, ainda que um tantinho, na visão de um protagonista juvenil que tem seu mundo invadido por personagens e temática que o instigam para grandiosa aventura. É mais ou menos assim que se iniciam e como se desenrolam muitas das aventuras no Sítio, tendo sempre uma temática em sedução, no caso, a pirataria e o imaginário em seu entorno.

Jim Hawkins é tipo um Pedrinho, mas sem a galerinha de apoio, que na pacata estalagem onde trabalha com sua mãe é instigado pela chegada de um pirata e suas histórias sobre tesouros, perigos, personagem famoso (o Capitão Flint), mistérios (como um inusitado baú), além da chegada de personagens secundários que potencializam essas coisas. Lobato teve inspiração para suas obras nessa dinâmica e outra semelhança é a aventura com muitas personagens, que invadem o Sítio ou que instigam a turminha a ir ao encontro. Nesse romance acontece a segunda opção, com o jovem protagonista envolto em situações comuns a ambos autores, de aventura com perigos e descobertas empolgantes.

De semelhança é só e "A Ilha do Tesouro", em sua identidade mundialmente conhecida, popularizou a temática da pirataria nas obras e imaginário juvenil. O livro tem elementos como pirata de perna de pau, papagaio no cangote de velhos bucaneiros, histórias de motins e trairagens, tesouros escondidos, mapas enigmáticos, beberrões de rum, batalhas entre os facínoras, rivalidades, etc e tal, como se imaginava sobre piratas.

Stevenson deu também uma atenuada, com a sugestão de pirata com carisma. É isso mesmo! Dá para acreditar! Pirata "meio bonzinho", como John Silver. Isso o cinema explorou de montão.

Curti, mas não foi nenhum arroubo de leitura como supunha.

Sobre a edição que li, gostei do destaque ilustrativo no final de cada capítulo. A capa, porém, é pouco atrativa, parecendo de revista de fofoca semanal. Nem sei pra que escrevo isso...

Terminei no nono dia de lockdown em Macapá, o penúltimo.

Fran 19/02/2021

Razoável
A Ilha do Tesouro foi uma leitura difícil de finalizar, porque a historia demora para se desenvolver e tem muitos termos náuticos o que dificulta a compreensão e imaginação de algumas cenas no livro, para pessoas leigas no assunto. Mas a aventura no livro é boa e até me fez lembrar um pouco dos filmes de Piratas do Caribe.