Ladrão de Olhos

Ladrão de Olhos Jonathan Auxier

Resenhas - Ladrão de Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erica 27/08/2016

Peter Nimble é um menino de dez anos, não um garoto qualquer, mas o qual podemos chamar de ladrão. Não um simples ladrão, mas sim, o maior ladrão de todos os tempos. Quando era apenas um bebê, ele foi encontrado boiando na água, dentro de uma cesta, com um corvo empoleirado em sua pequena cabeça (Sim, ele tinha que ser órfão para criar mais um drama). Desse modo, se supôs que o corvo havia bicado seus olhos, pois Peter estava cego. E foi a cegueira que o ajudou a se tornar esse grande ladrão...

"Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. Crianças que não enxergam possuem um olfato incrível e podem dizer o que há atrás de uma porta trancada mesmo a metros de distância."

Peter foi resgatado por marinheiros, e cresceu como um sem-teto em uma cidade portuária, onde sobrevivia furtando comidas. E foi durante um desses pequenos furtos que Peter conheceu o Sr. Seamus, um homem malvado e aproveitador. (Pois é, ele não tinha alguém para o alertar: "Não fale com estranhos, eles podem ser cruéis"). Quando o Sr. Seamus viu peter executando o roubo, foi logo falar com ele, e lhe ofereceu um abrigo em sua casa. Mas esse 'ser' insensível e perverso mal alimentava o menino, e se isso não bastasse, obrigava-o a roubar os bons cidadãos da cidade toda noite e queria tudo o que ele conseguisse... Dá para acreditar?
Enfim... Em certo dia, que não aparentava que seria produtivo, Peter entra no meio de uma multidão que estava a escutar as palavras de certo caixeiro-viajante. Ao chegar perto da carruagem do homem, o nosso orfãozinho, sente um cheiro diferente, misterioso, e logo ficou curioso para saber do que se tratava. Mas não seria fácil, só que estamos falando de Peter Nimble, e ele não foge de um desafio, principalmente quando esse envolve cadeados difíceis de abrir. O que ele encontra vai mudar a sua vida e nos levar, juntamente com ele, para um mar de aventuras, literalmente. E vamos seguir o destido, minha criança!

"Reis há de sobra; príncipes, nem tanto. Os corvos se dissiparam e o mar recuou seu manto. Só um estranho aliviará nosso coração. Mas a treva reinará, a menos que ele seja?"

E é com a falta misteriosa do final dessa mensagem, que o convido a ler esse maravilhoso livro. Medo, risadas, choro... Sim, posso ter uma reação exagerada, admito k Mesmo porque em certa parte do livro, você já adivinha o final... Mas assim como o Sage (Só entende quem leu a Trilogia do reino), o Peter me conquistou. Li pela capa e não me arrependo! Quero mais histórias com o pequeno Nimble, please.
skuser02844 27/08/2016minha estante
Escritora de mão cheia!!!

Erica 27/08/2016minha estante
KK Falou o resenhista em série... Então isso quer dizer que não fui tão mal :3 Uhuuh!!

Danii 27/08/2016minha estante
Depois diz que não ia conseguir resenhar (revirando os olhos). A resenha está ótima, continue :)

Erica 27/08/2016minha estante
Nunca vou chegar aos seus livros, ops, resenhas k Foi a única, me contento em ler as de vocês, obg.

Danii 28/08/2016minha estante
Nossa, porque já resenhei 6280290 livros, né? (Revirando os olhos)
O Lucas que é quase escritor, o garoto resenha kkkkkkkk
Pode resenhar mais, use seu talento :)

Erica 28/08/2016minha estante
Pode se dizer que sim. Elas valem por vários k
Ele é mesmo, e digo o mesmo de você.
Vou ser a primeira a comprar o livro de vocês k
Não, nada de resenhas (revirando os olhos)

Danii 28/08/2016minha estante
Não exagere kkkk

Yasmin 04/04/2012

Encantador

Assim que soube do lançamento de "Ladrão de Olhos" fiquei curiosa para ler, afinal eu gosto bastante de livros do tipo. No estilo conto de fadas moderno. O mais intrigante, no entanto foi o fato de o protagonista ser cego. A curiosidade foi tanta que o livro mal tinha sido lançado e eu já tinha comprado o meu. Após 424 páginas posso dizer que não fui precipitada ao querer tão avidamente ler esse livro. Jonathan Auxier criou uma história encantadora e um personagem extraordinário. Uma história fantástica e uma edição linda da editora LeYa.

Certa vez um bebê foi encontrado dentro de uma cesta boiando perto de uma embarcação com um corvo empoleirado. Os marinheiros recolheram o bebê e perceberam que mais um pouco e o corvo tinha comido a criança, seus olhos já estavam perfurados. A criança recebeu o nome de Peter Nimble e sem lar acabou amamentado por uma gata que de certa forma cuidou de Peter até que um trágico acontecimento separou os dois. Nessa idade ele começou a se destacar no meio da multidão por sua habilidade para sobreviver. Com seus dedinhos ágeis Peter logo começou a roubar itens necessários como roupa, comida e uma venda para os buracos dos olhos. Aos três anos ele já era uma ameaça conhecida para os vendedores, mas muito antes de os guardas serem alertados Peter já estava longe. O problema disso tudo é que as chances de ser adotadas eram cada vez menores. Bons cidadãos não adotavam meninos acostumados a roubar para viver. Foi então que Peter conheceu Sr. Seamus, um empreendedor segundo ele dizia. Ao notar o talento do menino de surrupiar as coisas sem ser notado Seamus logo tratou de convidar Peter para viver em sua mansão, com seu super cachorro, onde eles seriam sócios.

Peter aceitou, vendo a chance de ter uma casa, cama e comida sempre. Contudo não tinha mansão nenhuma, muito menos um super cachorro. Seamus tratou de ensinar todos os truques da ladroagem para Peter e torturava o menino sempre que podia com ameaças. O deixava sem comida. Se Peter quisesse comer deveria abrir os cadeados apenas com as mãos. Muitos anos se passaram e Peter foi vivendo essa vida miserável. Roubos na calada na noite, maus tratos de Sr. Seamus e aguentando o pior cachorro de todos. Ele se tornou um ladrão muito habilidoso e sendo cego aguçou seus outros sentidos. Era como enxergar através do olfato. Foi por isso que se aproximou do cacheiro viajante e se sua carruagem repleta de tesouros guardados por muitos cadeados. Mal sabia Peter Nimble que ao roubar aquela caixa com seis supostos "ovos" ele estaria entrando na maior aventura de sua vida. Aquela aventura que mostraria a ele o valor da amizade, da inteligência e devolveria a Peter o lado bom da vida. A partir daquele roubo tudo mudaria e ele descobriria muito mais sobre ele do que jamais imaginou.

A narração de Auxier é uma coisa de tão boa de ler e a possui uma característica que costumo notar em livros escritos por autores que são também roteiristas. A história flui tão bem que o passar das páginas é imperceptível e Peter é um garoto tão sofrido, tão inteligente que fica impossível não se prender a história dele. Com descrições exatas e sem exageros o autor deixa nítido aos olhos do leitor esse mundo fantástico que criou. A mágica aqui não é comum, é um mundo que mistura a ciência e razão com pequenos detalhes como bichos falantes e outras coisas mais que não posso citar sem estragar a surpresa. A viagem de Peter com Sr. Tode é deliciosa de acompanhar e o desenrolar da trama é tão bom que já estou imaginando se aquele final é o começo de um novo livro. O mundo criado é tão vasto que seria desperdício não ter mais nada nesse cenário.

Adoro quando o narrador "conversa" com o leitor. Através das observações do autor vamos acompanhando o progresso da história. Usando um exemplo que a maioria vai entender é como se tivéssemos dentro da penseira com Dumbledore, no caso com o autor, acompanhando de perto a história. É essa a sensação que tive. Como se ali, alguns passos adiante estivessem Peter, Sir Tode, Peg, o corvo Simon e todos os outros. Falando em corvos adorei os personagens. Simon, capitão Amon, todos eles. Só achei que Peter e Sir Tode poderiam ter sido mais espertos. Acabaram dobrando os problemas ao confiar na horda de ladrões ao invés de confiar nos corvos.

Enfim, um livro encantador em vários os sentidos. Claro que depois que ele conheceu Peg e a história foi contada não ficou difícil decifrar a charada, mas isso não estragou em nada. Pelo contrário, foi muito bom acompanhar Peter nessa descoberta que mudaria tudo. É um conto de fadas moderno, poderia dizer uma fábula, mas elas têm que ter alguma lição e apesar do livro se mostrar muito belo em sua essência não tem uma lição de moral exata. O livro também tem uma pequena, veia no steampunk, gênero que mistura máquinas e engrenagens no passado. "Ladrão de Olhos" não é um livro para exigentes, é um livro para quem consegue ver a beleza em pequenas coisas. A história de um garoto órfão, cego, ladrão, mas leal e inteligente. Adoraria ver o livro transformado em filme. Daria um belíssimo filme. A edição da LeYa é linda. As folhas escurecidas em um tom de cinza deram o clima certo ao livro. Eu adoro as cores da capa e foi ótimo vê-las juntas em um livro. Recomendo o livro a todos, de crianças a adultos. Tenho certeza que Peter Nimble vai conquistar-te nas primeiras páginas. Que saudade de ser criança...

Outras resenhas em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/04/resenha-ladrao-de-olhos.html

Jacqueline 10/04/2012minha estante
Ain, adorei a resenha.
Estou louca para ler esse livro, parece ser realmente encantador!!!

Juliana Pires 27/06/2012minha estante
Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro.

JessicadeSouza 05/01/2015minha estante
Simplesmente maravilhoso, linda história que te prende, te faz rir, chorar, torcer pra que as coisas aconteçam. Comprei o livro "no escuro" gostei da capa (que é linda por sinal) e resolvi trazer pra casa. Não me arrependi em momento algum.

Deh Rangel 23/12/2014

Aquela dose de fantasia
Absolutamente fantástico!! Há tempos não lia um livro com tanta empolgação. Me lembrou muito de quando eu li a série do Harry Potter. Um pouco menos fantástico e mais inocente, mas extremamente bem escrito. Imagine ter como herói um menino cego! Na minha opinião, foi uma ideia genial!

O livro é cheio de fantasia, magia e ação. Empolgante do início ao fim, acredito que a mensagem que fica é que somos capazes de muitas coisas se quisermos.

As crianças vão adorar essa história.
Dúnia Valle 28/12/2014minha estante
parece fofo,dehzinha! =]

Deh Rangel 29/12/2014minha estante
Vale muito a pena, Dú!!!! Se quiser, te empresto ^^

Jemilly 05/12/2016

Só sei que é assim:
Não sei o que você espera ao pegar esse livro para ler, mas você está completamente enganado... Ou não, apenas eu estava completamente enganada. Complicado.
O que me pegou de surpresa logo no começo era o tom de fantasia sem sentido, sim sei que é literatura fantástica então não tem como objetivo se basear na realidade, mas depois de várias leituras você percebe que se cria um universo fantástico e dentro disso se tem uma certa explicação disso e daquilo, que tal coisa existe e etc.

E quando você ler Ladrão de Olhos percebe que Jonathan Auxier simplesmente nos presenteou com As aventuras de Peter Nimble, e nos deu essa explicação “porque sim,me julguem”.

“Para vocês que nada conhecem sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões.”

Pois eu julgo, e julgo como um escritor incrível, sério. Eu realmente não sou muito inclinada a ler livros de fantasia com crianças como protagonistas, apesar de ser fã da literatura infanto juvenil. (Vai me entender) Mas achei esse livro sensacional.

“O mapa estava lhe dizendo onde não podia ir, e Peter desejava provar que estava errado.”

Peter Nimber é um menino de dez anos órfão que vive em uma cidade portuária depois que marinheiros o encontraram em um cesta com um corvo empoleirado, boiando ao mar e cego. Ele cresceu nas ruas e roubava apenas para sobreviver, até que foi adotado pelo cruel Sr. Sermus que o trancava em um porão de dia e o obrigava roubar para ele a noite, Peter com o tempo se tornou o melhor ladrão que já existiu. Quando um dia ele rouba uma caixa de um viajante misterioso contendo três pares de olhos mágicos.

“Enquanto os adultos podem ser intimidados e enganados, as crianças são, em essência, feitas de fibra mais forte. Ele sabia que um reino repleto de crianças jamais aceitaria um monarca impostor.”

No começo algumas cenas me remeteu um pouco a um certo tom de desenho animado e até com aquelas armadilhas malucas dignas de “Esqueceram de mim”, então fui lendo com um certa desconfiança, mas a história foi desenvolvendo e acabei me encantando com esse ambiente fantástico, que em vários momentos me lembrou As Crônicas de Nárnia, um pouco com contos de fadas e até lembrei de Alice no país das Maravilhas e Peter Pan. Claro que tudo em um universo próprio, apesar do tom mais infantil, Ladrão de Olhos com toda certeza agrada várias idades.

“As palavras dele não poderiam ter sido mais corretas. Como você sabe, as crianças, ao contrário dos adultos, são muito mais inteligentes para não ser enganadas por impostores, um fato que justifica, com sobra, a desconfiança de madrastas e professores substitutos.”

Apesar de algumas coisas que seriam obvias que eu fui ligando durante a leitura e ficava pensando “já tá na hora deles ligarem as coisas”, foi uma leitura bem divertida, ainda mais com a narração em terceira pessoa que o narrador conversa com o leitor, tipo “você deve tá pensando o motivo de ele não ter pensado nisso”, ou algo parecido, para você que gosta de uma leitura até certo ponto leve, um mundo cheios de animais extraordinários falantes, magia, serpentes marinhas e uma boa dose de aventura eu mais que indico Ladrão de Olhos.

“Apenas eu naveguei para aprender essa magia negra... somente para descobrir que não tem nada de mágico. Elas são invenções pequeninas, um mero filete de letras e números. E, ao contrario da mágica, essa “ciência” pode ser dominada e aproveitada. (...)”

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/11/resenha-ladrao-de-olhos-as-aventuras-de.html
Erica 05/12/2016minha estante
(Batendo palmas) Peteer *--*

Jemilly 06/12/2016minha estante

Alessandra @euamolivrosnovos 30/06/2014

Uma história para crianças. Espere, acho que me enganei.
Quem ousar dizer que "Ladrão de Olhos" é um livro para crianças, não estará no melhor de seu juízo. Deixe-me explicar o porquê.

O autor do livro, Jonathan Auxier, criou um mundo incrível e com tudo o que um bambino poderia esperar:

- Tem gente com poderes incríveis? Sim.
- Tem bicho que fala? Aos montes.
- Tem princesas? Claro
- Tem muita aventura? É o que mais tem ... etc, etc, etc.

Mas porque dizer então que não se trata de um conto infantil? Ora, basta adicionar um banho de sangue, umas decapitações e esfolamentos de um velhinho, misturar com uma dose de tortura, como bicadas de corvos até a morte, e PIMBA! Você tem uma mistura que nem todo rebento poderá adorar.

Pelo menos o final é feliz!!

Trago a vocês a fantástica história de Peter Nimble, o melhor ladrão de todos os tempos, que possui um pequeno detalhe que o difere dos demais bons ladrões: este é cego. Não cego de nascença, pois Peter fora encontrado com um corvo empoleirado no sexto em que foi deixado, já sem seus pequenos olhinhos.

Pode parecer triste para você, mas este menino consegue enxergar melhor do que alguém com olhos. Esteja certo disso. Com uma infância sofrida, ele é "acolhido" pelo Sr. Seamus, que o obriga a roubar todos os dias, restando os porões de sua casa, fétidos e imundos, e a vigilância do cão Killer, muito mal humorado diga-se de passagem.

Nenhum tipo de cadeado é páreo para Peter que, fazendo uso de suas habilidades, acaba roubando uma caixa misteriosa de um caixeiro viajante. O conteúdo dessa caixa? Nada mais, nada medos do que três pares de olhos fantásticos. O herói faz essa descoberta quando coloca em suas órbitas oculares os pares de olhos dourados da caixa e, ao dar uma piscadela, é transportado subitamente a uma ilha desconhecida onde conhece Sir Tode, uma criatura gato-homem-cavalo (até agora não consigo formar uma imagem mental disso), Sr. Pound e o Professor Cake.

Peter fica sabendo que o Professor armou para que ele não se contesse e roubasse a caixa com os olhos fantásticos. Um tempo depois, ele avisa ao menino que recebeu uma mensagem em uma garrafa, vinda do mar sem fim, com um autor desconhecido. O pedaço de papel contido na garrafa tinha uma charada, com um claro pedido de socorro de um reino perdido.

Sem muitas delongas, Peter e Sir Tode são escalados pelo Professor para velejar até este reino perdido e ajudar o autor de sua mensagem, tudo isso com a ajuda de três pares de olhos que deveriam ser usados com sabedoria, para não provocar maiores estragos, como sair dessa sem vida, por exemplo.

Eu não vou variar hoje, não vou contar como termina tudo isto. Apesar de já ter dito que de infantil essa história só possui a certeza de uma final feliz. Muita coisa te espera nessa história, mais malucas do que você seria capaz de imaginar. Dê uma chance a Peter Nimble!

site: http://euamolivrosnovos.blogspot.com.br/
Bia 01/08/2014minha estante
AMEI AMEI AMEI A RESENHA! :D

Alessandra @euamolivrosnovos 01/09/2014minha estante
Obrigada Bia. Fico super feliz em saber!

Ju Ramirez 28/12/2013

Decepcionante
Oi galera, tudo bem ? Finalmente consegui terminar de ler Ladrão de Olhos, e falo finalmente porque a leitura estava super arrastada e parecia que não ia acabar nunca! Sim, podem me julgar, parece que eu sou a única pessoa que não gostou desse livro. Então leiam o que eu achei o livro, e depois por favor tentem me explicar o que tem de tão maravilhoso nessa história, pode ser ?
Peter Nimble veio ao mundo sem nome e foi encontrado por uma tripulação de marujos boiando em um cesto no mar. O bebê, que teve seus olhos comidos por um corvo, foi entregue às autoridades e criado na rua, roubando para sobreviver. Preocupado com o fato de que quanto mais entrava no mundo do crime, mais suas chances de ser adotado diminuíam, Peter aceita ir para casa do Sr. Seamus, que alegava ser um homem de negócios rico, com uma grande casa e um cachorro grande o bonito.
Só que na verdade, Sr. Seamus só estava interessado na habilidade que o garoto tinha para furtar, não era rico, não tinha uma casa grande e o cachorro era velho e malvado. Ao invés de dar o amor que Peter tanto queria, ele foi treinado para ficar ainda mais habilidoso na arte da ladroagem. Por exemplo, a sua comida era trancada em um baú, e ele só podia comer quando conseguisse arrombar o cadeado.. e lá se foram duas semanas sem comer. Desse jeito, quando a narrativa começa, o menino tem 10 anos (perceba, 10 anos!) e já é o maior ladrão que já existiu.

Ok, a história dele é bem comovente, mostra a superação de Peter, que apesar de cego, tem os outros sentidos super aguçados, não fica reclamando a vida e consegue se virar super bem. Mas talvez esse seja o problema, ele parece uma espécie de super ninja, que consegue sentir o cheiro da idade, desacelerar o coração, nunca ser visto, e fazer umas coisas que seriam impossíveis até para robôs com uma super visão (imagina então para uma criança de dez anos!).

Um certo dia, quando é mandado para a rua atrás de comida, a criança encontra um caixeiro estranho que parecia ler os seus pensamentos. Na primeira oportunidade, ele rouba do vendedor uma caixa com um cheiro melhor do que todas as riquezas que ele estava acostumado, o que depois eles descobre ser olhos mágicos que o levarão em uma aventura que mudará a sua vida.

Os olhos eram feitos de materiais diferentes, e é assim que é dividido o livro: ouro, ônix e esmeralda. Cada parte é dividida em pequenos capítulos, que devido a diagramação do livro, com grande espaçamento e letras maiores do que o normal, eram pra ter uma leitura rápida, mas com a escrita entediante e absurda do autor, não foi bem assim no meu caso.
Eu digo absurda primeiro pela coisa do ninja que eu já falei ali em cima, mas também porque mesmo sendo um livro de fantasia, é tudo muuuito falso! Isso porque adoro livros de fantasia, adoro livros infanto-juvenil, mas esse força demais! Parece que todos os problemas se resolvem sem nenhum esforço: era horrível em luta com espadas, mas apenas com alguns treinos se tornou o melhor que já existiu.. não bom ou ótimo, mas o melhor que já existiu.
Chegou na metade do livro, eu não estava mais conseguindo ler, então dei uma parada para procurar resenhas e ver se depois melhorava, e se as pessoas estavam tendo uma experiência tão ruim quanto eu. Imagina a minha surpresa quando só achei resenhas positivas, falando que o livro era cativante, te prende do começo ao fim, o melhor livro de todos, sendo até comparado com o próximo Harry Potter! Fiquei me achando a pessoa mais estranha do mundo e tentei aceitar que o livro era absurdo mesmo, que não era pra fazer sentido e que eventualmente tudo ia ficar lindo. Só que não foi o que aconteceu..

No fim tá tudo uma bagunça, tudo dando errado, e tudo se resolve maravilhosamente bem, sem nenhum probleminha sequer. Muitas coisas importantes para o desfecho da narrativa eram descritas como sorte, o que eu achei bem falho, porque haja sorte! Fiquei feliz com o fim sim, porque finalmente tinha acabado.

Acho que esse livro foi a minha primeira grande decepção, porque ele é maravilhoso, e eu via tantas coisas positivas sobre ele, que fiquei morrendo de vontade de ler.. Ai quando finalmente consigo ler, o livro é bem ruinzinho.

O que não da pra desconsiderar é a diagramação do livro, ele é linda demais! A capa é maravilhosa, as páginas são de um degradê escuro, no começo de cada capítulo tem uma ilustração a respeito do que vai ser narrado ali.. foi tudo muito bem feito.

O livro também tem umas quotes lindas! Só é uma pena a narrativa do autor e a história em si não acompanharem esse padrão.

Bom, essa é a minha opinião. Eu realmente queria entender o porque de as pessoas terem amado tanto esse livro, então se vocês conseguirem me explicar, eu ficaria muito feliz mesmo. Comentem! (:

site: depoisdeumlivro.blogspot.com
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

Heidi Gisele Borges 22/10/2012

Mundo de Fantas http://mundodefantas.blogspot.com.br
Uma ótima história, sem dúvida!

Esse foi um daqueles livros que me chamaram. Na verdade não sabia exatamente o que esperar, não li nenhuma resenha, e passei os olhos pela sinopse. Mas o livro simplesmente me chamou e eu fui atrás. Em nenhum momento me arrependi.

Literatura juvenil é a minha paixão. Leio vários livros do gênero e é ótimo conseguir fugir de histórias chatas, repetitivas e cansativas. Ladrão de olhos - As aventuras de Peter Nimble (Editora Leya, 424 páginas, R$34,90) foi uma grata surpresa nesse meio. Um livro diferente que me encantou e me prendeu.

“As palavras dele não poderiam ter sido mais corretas. Como você sabe, as crianças, ao contrário dos adultos, são muito mais inteligentes para não ser enganadas por impostores, um fato que justifica, com sobra, a desconfiança de madrastas e professores substitutos”.

Peter foi encontrado em um cesto boiando ao lado de um navio e um corvo bicava seus olhos. Resgatado por marujos bêbados, cresceu nas ruas e, com cinco anos, foi achado e criado pelo sr. Seamus, um homem muito mau que abrira um negócio de adoção de órfãos em que fazia os meninos roubarem de tudo para ele, o que me lembrou de Oliver Twist, de Charles Dickens.

Numa de suas saídas, Peter encontra uma caixa com três pares de olhos, cada um com uma função. Ao colocar um, o menino é levado para um lugar muito molhado. Depois é avisado que saberá a hora certa de usar cada par. Acaba encontrando também um destino, precisa ajudar alguém, mas quem? E por que ele?

Em companhia de Sir Tode, um homem transformado por uma bruxa numa mistura de cavalo e gato, mas com bigode de gente, o ajuda na busca pelo Reino Desaparecido. E muitas coisas acontecem antes e depois, com corvos, ladrões, crianças, adultos... E o fato de ser cego pode atrapalhar e também ajudar em certas partes.

As páginas são num tom levemente escuro nos cantos e fica mais claro na parte do texto. Cada capítulo tem uma pequena ilustração acima do título. Esses detalhes deram um charme a mais na obra.

Acompanhar as aventuras de Peter Nimble foi ótimo! O único porém é o final meio corrido, mas nada que estrague todo o resto. Tirando isso, é muito bom. A história é tão gostosa que li bem rápido e queria mais. Recomendo!

*****
Outras resenhas Mundo de Fantas

Mari Seitz 21/12/2023

O livro perfeito para quem quer começar a ler
Li uma vez uma resenha falando que o livro foi lido no momento errado, e nunca concordei tanto com uma afirmação.
Ele é um livro muito gostoso de ler mas para quem lê muitos livros de ficção a história é bem previsível. Tenho certeza que aos 12 anos ele seria um dos meus livros de favoritos!
Mas afirmo que é um livro maravilhoso para quem quer começar a ler. Encanta a cada palavra escrita, parece que você está lendo um roteiro de filme com aqueles narradores engraçados!

Adriana 18/06/2012

Me surpreendeu!
Leia minha resenha no blog: http://migre.me/9xT7d

Ronan.Azarias 03/06/2012

Interessante
Ele é meio grandinho, visto que foi escrito para crianças (424 páginas, mas mesmo assim é uma história cativante. O início é um pouco estranho, mas a partir do ponto de Petter Nimble parte para sua aventura, tudo fica mais interessante. Mesmo um adulto pode se divertir lendo o livro. Achei ele relaxante e cativante. É uma boa opção pra quando se quer passar o tempo.

gleicepcouto 29/08/2012

Vídeo resenha: http://www.youtube.com/watch?v=iyNYHld-plg

lfcardoso 19/12/2012

Como as boas e velhas histórias de fantasia
Peter Nimble é um garoto órfão e cego. Um corvo bicou os olhos do menino quanto este ainda era um bebê. Para sobreviver, Peter se tornou um ladrão. A audição e o olfato apurados permitem ao garoto ser capaz de "dizer o que há atrás de uma porta trancada mesmo a metros de distância".
Com o cruel sr. Seamus, Peter aperfeiçoou suas habilidades de ladrão. Entretanto, o “tutor” trata o garoto como escravo. Durante o dia, o menino cego fica trancado dentro de um porão. Somente à noite, Peter tem permissão para sair, contudo ele é obrigado a roubar os habitantes da cidade portuária onde vive.
A sorte do jovem ladrão cego muda quando rouba um misterioso caixeiro-viajante. O objeto furtado é uma caixa com três pares de olhos mágicos. Ao experimentar um dos pares, Peter é transportado para a ilha do Professor Cake. Depois de quase se afogar, o garoto cego encontra um grande amigo e companheiro de aventura: Sir Tode, um cavaleiro que foi transformado numa estranha mistura de cavalo e gato. É também na ilha que Peter recebe uma importante missão: ajudar um povo em perigo no desconhecido Reino Desaparecido.
Além de uma longa viagem de barco, Peter e Sir Tode terão que sobreviver em um imenso deserto habitado por ladrões e corvos ferozes. O perigo e a tensão aumentam quando os dois amigos finalmente chegam ao Reino Desaparecido. Lá Peter e Sir Tode irão enfrentar gorilas carnívoros e serpentes marinhas. Há ainda um rei cruel que usa uma estranha mas mortal armadura. Para não estragar o prazer daqueles que forem ler o livro "Ladrão de olhos", nada será dito sobre a relação de Peter e o cruel monarca. O que pode ser adiantado é que ao ajudar o povo do Reino Desaparecido, Peter Nimble irá descobrir a verdade sobre o seu passado e a identidade de seus pais.
A história escrita por Jonathan Auxier possui elementos das boas e velhas histórias de fantasia que encantam gerações. Os esperados animais falantes e criaturas mágicas estão presentes. Há também o tradicional artefato mágico. Os três pares de olhos mágicos são objetos poderosos, mas Peter deve usá-los com moderação. Um dos prazeres da história é ir descobrindo junto com o protagonista os poderes dos olhos. As demonstrações de coragem e bondade também estão presentes no livro. Apesar de ser um ladrão, Peter tem um bom coração. Dentro de suas possibilidades, ele ajuda aqueles que se encontram em situação difícil.
O narrador da história não se contenta apenas em descrever pensamentos e ações dos personagens. Ele também faz comentários sobre o que acontece na história. Essa espécie de diálogo do narrador com o leitor torna a leitura do livro prazerosa. O leitor fica com a agradável sensação de que a narrativa foi feita e está sendo contada exclusivamente para ele.
Para aqueles que querem uma boa história, o livro "Ladrão de olhos" é uma boa dica. Jonathan Auxier busca elementos nas tradicionais histórias de fantasia para criar uma narrativa com potencial para encantar várias gerações. Além disso, o narrador da história parece estar dialogando com o leitor.

naniedias 19/01/2013

Ladrão de Olhos, de Jonathan Auxier
Peter Nimble, como todos os garotos, nasceu sem nome e com olhos. Só que por motivos desconhecidos foi deixado em uma cesta e um corvo bicou seus olhos até não restar nada.
Assim, ele recebeu um nome, mas não olhos novos. E para sobreviver teve que se tornar um ladrão, já que não tinha pais para sustentá-lo, - e um ladrão muito habilidoso, por sinal.

Ele passou parte de sua infância com um homem terrível - Seamus - que se aproveitava das habilidades do menino para se apoderar dos bens alheios e ainda por cima deixa o garoto viver em condições terríveis. E assim teria sido a vida de Peter para sempre, não fosse a chegada do caixeiro-viajante.

Peter estava realizando mais roubos para o detestável Seamus quando se deparou com essa figura singular - que parecia saber exatamente quem era o menino e quais eram seus pensamentos. Sem conseguir se segurar, o garoto roubou o simpático caixeiro-viajante, levando dele uma curiosa caixinha contendo seis ovos.
O mais surpreendente é que dentro de cada ovo encontrava-se uma gema e elas deveriam ser muito preciosas.

Peter Nimble descobriria que as gemas não eram apenas preciosas: eram olhos fantásticos com poderes incríveis! E esse era apenas o início de sua jornada.

O que eu achei do livro:
Descobri, eu tenho 10 anos.
Ou algo parecido.
Porque uma aventura como Ladrão de Olhos me deixa maravilhada!

A escrita de Jonathan Auxier é tremendamente gostosa e a imaginação do autor é incrivelmente afiada!
A forma como ele conduz a narrativa, com algumas "verdades" típicas de livros infantis é encantadora demais - adoro quando leio livros que fazem as crianças parecem muito melhores do que os adultos.
Porque elas são mesmo na verdade.

Não consegui discernir exatamente a época em que o livro se passava ou o local - e isso torna tudo ainda mais mágico.

Os personagens criados pelo autor são uma graça. Como não se apaixonar pelo ladrão Peter Nimble?! Ou pelo Sir Tode (o homem-gato-cavalo)?!
Aliás, são tantos personagens estranhos e encantadores, que eu me senti no meio de um grande grupo de amigos.

Esse é aquele tipo de livro para ler para o seu filho pequeno. Um livro que você vai começar lendo para ele e que ele vai pegar inúmeras vezes no futuro para ler novamente.
Uma história que mostra que as limitações estão em nossos preconceitos e não na realidade. Mostra ainda que o futuro nos reserva algo brilhante - muito além de qualquer sonho ou pretensão que possamos ter tido.

A edição da editora LeYa muito me agradou. A capa é linda demais (embora eu prefira a original, que é praticamente a mesma, só que com um pequeno ladrão nos telhados), as folhas são acinzentadas e os capítulos são abertos pelas ilustrações desenhados pelo próprio autor - conforme feito na versão original do livro.

Quanto à tradução eu tenho algumas ressalvas.
Primeiro, o título. Não gosto do título nacional, porque Peter Nimble é um grande ladrão, mas não exatamente de olhos... O título original traduzido ficaria algo como "Peter Nimble e seus Olhos Fantásticos" - o que tem muito mais a ver com a história e combina muito mais com o livro. Como é um título absolutamente traduzível, eu não entendi mesmo por que a opção de trocar o título.
A segunda ressalva é quanto aos nomes dos personagens. Eu achei legal terem mantidos os nomes originais, mas nesse caso acho que eles pediam, ao menos, notas de rodapé. Porque quase todos os nomes do livro são palavras ou gírias e têm um significado em inglês, que fica perdido em português (ainda mais para crianças que não sabem falar nada de inglês). Por exemplo, Nimble, que é o sobrenome de Peter, significa ágil, ligeiro. Não acho que os nomes deveriam ser traduzidos no texto - gostei da decisão de deixá-los conforme o original -, mas acho que seria extremamente necessário colocar notas de rodapé para que os leitores tivessem noção de como os nomes e sobrenomes encaixam com os personagens e são ainda mais divertidos do que aparentam em um primeiro momento.

Eu não encontrei nada referente a um próximo livro - nem no site do autor (onde você pode se divertir colocando barbas, chifres e outras coisas na foto dele) nem no site do livro (onde você também pode se distrair rabiscando o autor), mas o final de Ladrão de Olhos deixa muito espaço aberto para que novas aventuras sejam escritas.
E como eu gostei demais de Peter Nimble e Sir Tode, espero mesmo que novas aventuras destes dois companheiros sejam escritas pelo talentoso Jonathan Auxier.

Ladrão de Olhos é um livro muito delicioso, com uma aventura fantástica capaz de maravilhar adultos e crianças.
Uma leitura rápida e extremamente agradável, Ladrão de Olhos encanta e diverte com toques de cinismo e maluquices.

P.S.: Esse livro eu ganhei no Amigo Oculto das Blogueiras Literárias. Quem me tirou foi a Carol Estrella, do blog Romances & Leituras. Ela escolheu esse livro de presente e não poderia ter acertado mais!
Muito obrigada, Carol, eu amei essa leitura.

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

AmantesDeLivros 25/01/2013

Ladrão de Olhos - Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu
O livro “Ladrão de Olhos”, do autor Jonathan Auxier, da editora Leya, com 424 páginas.
Antes de começar, gostaria de dizer que esse livro é maravilhoso. Simples assim: um dos livros mais perfeitos que já li em minha vida toda. Quando acabei, fiquei simplesmente olhando para o nada, completamente hipnotizada com o mar de aventuras que se passou. Cheguei a chorar quando me dei conta de que tinha acabado mesmo. Acabado o livro que fui lendo devagarzinho, tentando não acabar nunca, aproveitando ao máximo. Mas acontece que esse livro é viciante. Tão viciante e delicioso que acho que todo ser humano deveria ler, em uma questão de honra.
Sempre que estou lendo, eu fico com meu celular ao lado, porque sempre que leio uma frase legal ou bonita anoto. Anoto por puro prazer. Não canso de reler as anotações de meu celular e relembrar certos livros. E anotei umas dez frases de “Ladrão de Olhos”.
Ele é cheio de aventura, e quando digo isso, quero dizer que todas as 424 páginas contém aventura. Aventuras de um verdadeiro heróis. E esse herói se chama Peter Nimble.
Peter é um menino de dez anos, o qual podemos chamar de ladrão. Mas não um simples ladrão, mas o maior ladrão de todos os tempos.
Quando era apenas um bebê, o menino, órfão, foi encontrado boiando na água dentro de uma cesta, com um corvo empoleirado em sua pequena cabeça. Supôs-se que o corvo havia bicado seus olhos, pois Peter estava cego. E foi a cegueira que o ajudou a se tornar esse grande ladrão, pois, como se sabe, crianças cegas conseguem e desenvolvem um olfato e tato incríveis, superiores aos sentidos de qualquer ser humano normal.
Peter foi resgatado por marinheiros, e cresceu como um sem-teto em uma cidade portuária, onde sobrevivia furtando comida. E foi durante um desses pequenos furtos que Peter conheceu Sr. Seamus, um homem malvado e aproveitador. Mas Peter ainda não havia aprendido que não se deve falar com estranhos…
Quando Sr. Seamus viu Peter executando um roubo, foi logo falar com ele, oferecendo-lhe abrigo em sua casa. Peter aceitou a oferta, mas logo percebeu que aquela casa estava longe de ser um lar de verdade. O cruel Sr. Seamus mal alimentava o menino, e ainda por cima obrigava-o a roubar dos bons cidadãos da cidade, e a entregar-lhe o “lucro”.
Porém, quando Peter rouba um tesouro misterioso, sua vida fica prestes a mudar. De repente Peter se vê em um mundo desconhecido, onde irá aprender muitas coisas, fazer vários amigos e realizar missões de honra e coragem em busca do Reino Desaparecido.
Preciso dizer? O livros é perfeito!
No site oficial do autor, Jonathan Auxier, encontrei o booktrailer do livro:
link: http://www.thescop.com/peter-nimble/ (em inglês sem legendas)
Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)
-—Lulu ♥

Blog: amantesdelivros.tumblr.com