A Ascensão do Governador

Jay Bonansinga

Resenhas - A Ascensão do Governador

NightPhoenixBooks 23/12/2015

[Resenha] A Ascensão do Governador
Acabei comprando um um box com os três primeiros livros dessa série em edição econômica mesmo – apesar de não ser muito fã dessas edições acabei me adaptando super bem – o único ponto negativo foram as páginas, que eram muito finas e sempre acabavam grudando umas nas outras, porém não eram tão transparentes quanto eu achei que seriam, o que foi uma surpresa muito bem vinda.
No primeio volume dessa série, acompanhamos a trajetória dos irmãos Brian e Philip Blake, que do dia para a noite se vêem envoltos em um universo dominado por mortos vivos sedentos por carne. Apesar de suas diferenças eles têm como objetivo comum sobreviver a esse inferno e protejer a filha de Philip, Penny Blake, de apenas 7 anos. Eles saem da sua cidade natal, Waynesboro, e cruzam toda Geórgia até Atlanta – onde acreditam que exista um centro de refugiados – junto a dois amigos de longa data de Philip, Nick Parsons e Bobby Marsh.

“Eles caminham como um só, mesmo na morte, como se formassem uma congregação unida – como marionetes de uma mente superior.” (Página 110)

Apesar de Brian ser o irmão mais velho, ele é o mais dependente. Recém divorciado, nunca deixou a asa dos pais e fracassou em todos os projetos que começou. Brian é uma pessoa medrosa, sem iniciativa e fraca que espera que Philip sempre venha ao seu resgate.

“O irmão é tudo para ele. O irmão é a chave de tudo. Mas alguma coisa está acontecendo com Philip, algo horrível, e isso está começando a incomodar Brian. Quais são as regras? Essas aberrações ambulantes merecem tudo o que Philip está fazendo com elas... mas quais são as regras de combate?” (Página 88)

Já Philip é um homem que não tem medo de sujar as mãos para terminar o serviço. Ele perdeu sua esposa, Sarah, em um acidente de carro alguns anos antes do apocalipse, e teve que cuidar sozinho da sua filha. Philip é uma pessoa cheia de demônios internos, dos quais ele vive em batalha.

“Tudo isso leva à percepção final que atinge Philip na testa com a força de um martelo de ferro. Ele se dá conta – tendo em vista o movimento quase em câmera lenta que se desenrola diante dele – de que a ideia de encontrar um centro de refugiados na cidade, para não falar de alguém ainda vivo, está rapidamente se tornando algo tão prudente quanto um garoto procurando um pônei no meio de um monte de bosta de cavalo.” (Página 127)

Assim como os quadrinhos – que serviram de base – e a própria série, o livro é recheado de ação e cenas bem fortes e descritivas não recomendadas para pessoas de estômago fraco. Nos quadrinhos achei que ficou faltando saber como o governador se tornou essa pessoa doentia que ele é, e o livro respondeu muitas perguntas, vemos ao decorrer dos capítulos como os acontecimentos moldam ele de uma pessoa normal para o monstro que conhecemos.

“Nenhum homem escolhe o mal por ser o mal, mas apenas por confundi-lo com felicidade, que é o que ele busca.” (Página 253)

Por se tratar de uma narrativa intensa que não para, com apenas alguns momentos para recuperarmos o fôlego – e que logo são substituídos pelo completo caos – a leitura fluiu com muita facilidade. É impossível parar de ler, já que uma situação de tensão de engancha na outra.

“Philip encara um rosto morto depois do outro, todos passando num flash pela janela – num momento estão visíveis, no outro já se foram – e agora ele está em outra dimensão, outro lugar que não aquele utilitário, não atrás do volante, mas dentro da horda, dentro da cidade dos zumbis, abatendo fileiras deles, devorando aqueles filhos da puta. Philip é o pior monstro de todos, e vai atravessar aquele oceano de merda, mesmo que tenha que destruir o mundo inteiro.” (Página 139)

A constução dos personagens foi incrível, é possível sentir as mesmas emoções que eles apresentam ao decorrer dos acontecimos. Em diversas partes do livro me peguei pensando alto frases como: “Não acredito, corre!”, “Não faz isso!”, “Pega logo a arma!”, entre outras.

“Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existem mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos só nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente! E por isso nós é que vamos devorar a porra dos zumbis! A gente vai mastigar eles e depois cuspir no chão e nós vamos sobreviver a essa situação, ou então eu vou destruir toda a droga desse mundo! Você entendeu o que eu falei? ENTENDEU O QUE EU FALEI?” (Página 119)

Apesar de saber como as coisas iriam acabar, fiquei torcendo para que tudo fosse diferente, vivi o drama dos personagens a cada momento. Os últimos capítulos me deixaram ser ar, foi impossível parar de ler e o final foi completamente maravilhoso pois parece que tudo encaixa no lugar e finalmente todas as peças que montam o quebra-cabeça que é o governador estão no lugar “certo”.

“O mundo não termina com um estrondo, mas com um gemido” (Página 38)

site: nightphoenixbooks.blogspot.com.br

Debora 20/12/2015

Parei de assistir a série, pois comecei a achar monótona demais, me indicaram o livro e resolvi ler. Realmente é muito melhor! Em nenhum momento fiquei entediada. A história faz você viajar, pensando em como a mente humana é vulnerável e no que somos capazes em situações extremas. O final já suspeitava, mas super recomendo.

A amadora de livros 11/11/2015

Achei o livro melhor que a série. Olha que eu amo a série.
o livro conta os acontecimentos com muito detalhe, o que para uns pode ser ruim, mas que agora, na minha opinião, é bem melhor, porque você imagina a história com mais detalhes.
Chorei muito nas mortes. cada morte 3 páginas
A resenha você encontra no blog : A amadora de livros.
https:\\aamadoradelivros.blogspot.com

Ingrid.Callado 23/10/2015

"Gosto da série, mas não chego a ser uma fã. Achei o livro muito bom, talvez até melhor. Se for para comparar o livro com a série, a história do livro é mais empolgante e emocionante, o enredo tem mais emoção, provavelmente por minha mente ser muito fértil. Os fãs da série não vão se arrepender. Porém, como nem tudo é perfeito, acho que a divulgação desse livro no gênero “terror” não é muito adequada, pois não encontrei muitas cenas de terror durante a leitura, nenhuma na verdade. Suspense se enquadra melhor com o conteúdo."

Resenha completa no Blog Meu Mundo em Letras

site: http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/2014/08/resenha-ascensao-do-governador-walking.html

Danilo 20/10/2015

De tirar o folego
Uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos, não poderia deixar de ter sua própria franquia de livros, é o caso de the walking dead - A Ascensão do Governador!

Pra quem não sabe, a série the walking dead foi originada dos quadrinhos de Robert Kirkman, que tiveram grande repercussão nos Estados Unidos e logo em seguida no mundo!

Diante disso, houve a grande necessidade de contar com mais detalhes, a história de um dos personagens mais interessantes e intrigantes dos quadrinhos e da série: O GOVERNADOR!

Eu sei que o livro já foi lançado faz tempo e tudo o mais, mas acredito que o intuito aqui é informar a quem recorrer de nossa ajuda e mostrar a todos vocês livros bons e interessantes para se ler!

Eis então que falarei de The Walking Dead - A Ascensão do governador (TWD-AG)!

O livro conta a história dos irmão Phillip e Brian Blake, que da noite pro dia se veem rodeados por zumbis e saem em busca de um abrigo seguro para protegerem a si e a garotinha Penny, filha de Phillip Blake!

A história gira em torno do irmãos que fazem tudo em função de manter Penny segura, e muitas vezes arriscando a pele em situações muito perigosas para que seu objetivo seja realizado!

A história dos irmão Blake, em minha opinião é a história mais bem contada da franquia de the walking dead, mostrando que nem só de quadrinhos viverá Robert Kirkman!
Com a ajuda de Jay Bonansinga, Kirkman mostrou o outro lado da moeda, provando que o tão temido governador tem seu lado mocinho na história!

Mostrar o outro lado da moeda foi uma sacada de mestre que gerou um livro visceral e atrativo para os fãs da série TWD!
A história é muito profunda, com seus personagens bem construídos e complexos a pontos de fazer com que o próprio leitor se sinta na pele dos protagonistas!
A ambientação do livro é tão profunda que chega a se tornar quase uma experiência de imersão no apocalipse zumbi, o que de certa forma é assustador!

As descrições das situações dos personagens trasportam o leitor aos próprios problemas dos personagens e com certeza isso torna TWD-AG um livro excelentíssimo!

Eu sinto que este livro é um pouco subestimado, pois assim como muitos livros que vêm de obras já prontas, aparentemente é mais um livro com o único intuito de vender! Porém meu caro leitor, você se surpreenderá com esta obra!

Se você tem uma fila de livros pra ler, coloque The Walking Dead - A Ascensão do governador na frente e passe momentos de horror e frustração (no bom sentido) com os irmãos Blake e a pequena Penny!

TWD-AG é um livro pra arrancar suspiros de terror dos leitores e o final é simplesmente impressionante!! vale muito a pena ler!!!

site: http://ocybercafe.blogspot.com.br

Gabs 05/10/2015

Dormi lendo
Sou fã da série de quadrinhos e da série da TV e sei que TWD é mais sobre relacionamentos do que sobre zumbis, mas sempre acompanho as tramas ansioso pelas cenas de ação, e tudo o que este livro não tem é ação! A história é muito previsível e batida para quem já conhece bem o universo de TWD, os personagens não tem carisma e isso fez com que eu abandonasse este livro logo nos primeiros capítulos. Sorte que ganhei, caso contrário teria me arrependido de tê-lo comprado!

Tauan 24/09/2015

Primeiramente, se você não assistiu a série, vá ver pelo menos até o meio da 3º temporada antes de começar a ler os livro.
A série (de livros) The Walking Dead é baseada na série de TV e nos cartoons homônimos e falam do apocalipse zumbi.
Neste primeiro livro, o foco está na história do Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "vilão do ano", ele é "o personagem mais controvertido em um mundo de dominado por mortos-vivos", e após a leitura deste livro até quem discordava dessa frase passa a repeti-la como verdadeira.
Neste volume os leitores descobrirão como o Governador se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação, proteção, alimentação ou pelo menos um lugar para passar a noite.
Na verdade durante a maior parte da leitura eu achei o livro fraco, mas as últimas páginas compensam majestosamente. Realmente, são poucos os livros que conseguem arrancar tamanha exclamação de surpresa no fim da leitura...
Só por isso, já vale a pena. Mas como eu disse, se você ainda não assistiu a série, não leia, pois a surpresa perde o sentido e você não entenderá a situação.

Miguel.Henrique 22/09/2015

O livro Conta a historia de Philip Blake, um homem Bipolar, mas que faz de tudo para proteger sua filha, irmão e amigos para chegar em um lugar seguro, em um mundo infestado de zumbis(Mordedores) a situação é caótica, deixando uma pergunta no ar, os zumbis serão seus únicos problemas?

Cláu do Val 16/09/2015

Vale apena ler esta série. É diferente da série televisiva, mas tem um ritmo de ação muito bom.

igordomar 12/09/2015

Vale a pena
É o ínício de uma história sombria e realista.Vale lembrar nesse livro que ninguém está a salvo..Muito menos em um apocalipse zumbi.Fantástica a narração de Robert Kirkman e Jay Bonansinga.

deisemat 11/09/2015

O início do livro é bem calmo. Mostra Philip Blake, o governador, seu irmão Brian, sua filha Penny e os amigos Bobby e Nick, saindo da cidade onde moravam, procurando refúgio, algum lugar onde possam sobreviver e passar pelo apocalipse zumbi.

Confesso que até metade do livro estava ficando arrependida de ter comprado o livro. Achei a narração muito parecida com o desenrolar do seriado, e com isso o seriado é melhor pois a gente pode ver os efeitos especiais. Mas a partir de uma certa cena, onde Philip mostra uma parte de seu lado negro, comecei a me empolgar com a história.

Me vi torcendo por eles, por Philip, por Penny. Muitas vezes tive certeza que certo personagem iria morrer.

Depois da demonstração do lado negro tudo se torna empolgante. E o final é inesperado e surpreendente.

Não me arrependo de ter comprado o livro. Já estou me programando para adquirir os próximos. O que será que nos espera? Dá pra ter uma noção assistindo o seriado!!!

amdpce 09/09/2015

Livro muito bom
O livro te prende desde o começo, e ainda tem um final que é surpreendente. Super indico.

Evandro 04/09/2015

Não recomendado para menores de 18 anos e ou pessoas sensíveis.
O livro conta a história de como o governador ascendeu. O livro é uma verdadeira saga, pois os personagens principais da trama estão totalmente envolvidos. E os autores me enganaram a respeito de quem seria o governador.

Alessandro.Soeiro 24/08/2015

Pasmem
Acompanho a série e gostei bastante do livro. Leitura muito proveitosa e agradável. O autor consegue nos fazer sentir dentro do apocalipse. O final me deixou embasbacado. Não contarei para não estragar a leitura de vocês, mas é interessante. Enfim um ótimo livro pra quem gosta de histórias de zumbis e acompanha a série the walking dead pela TV.