Anne of Windy Poplars

Anne of Windy Poplars L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Windy Poplars

Simona.Elmswood 21/07/2023

Anne ??
Li o livro por causa da série, esperava algum aprofundamento, mas o livro decepciona, é mais raso do que a série. Como é um livro escrito há muitos anos, não tem mesmo conversas sobre preconceito e LGBT como abordado na série, mas é um bom livro.

Lorena 19/09/2022

Ok, cadê a diversão?
Anne chega a Windy Poplars, a casa das viúvas de Summerside, muito empolgada pelo novo cargo na escola local. Acompanhamos Anne chegando à fase adulta, noiva do querido Gilbert Blythe e cada vez mais distante da infância em Green Gables.

Opinião sincera e pessoal: esperava aventuras interessantes como as anteriores, mas o formato dessa parte da história é muito monótono. Sabemos tudo entrecortado, há muitos personagens novos que não dá tempo de conhecer direito, muitos, mas muuuuuuitos diálogos enfadonhos, e cartas com as melhores partes - leia-se romance entre Anne e Gil - OMITIDAS. Assim, na cara dura.

Fiquei ligeiramente desapontada. Mas ainda é Anne, há alguns poucos momentos bacanas, o importante é que tem mais quatro livros aí pela frente pra redimir a série. Considero este um "meio de temporada" morno, mas seguirei lendo.

Laura 10/06/2022

Superficial
Não é um livro terrível, mas também não é o meu favorito. Li o livro com o sentimento de que estava perdendo muitas informações interessantes sobre Gilbert, amigos e família da Anne.

Metade do livro é de cartas que Anne escreve a Gilbert e nunca é mostrado uma resposta a elas. E a outra metade mostra um pouco do dia-a-dia da Anne, mas tudo passa muito rápido.

Pouco é dito sobre amigos e família que ela tem em Green Gables enquanto ela está trabalhando, é quase como se ela tivesse perdido contato com eles.

Apesar de ter achado que o livro poderia ter sido muito mais, a história continua sendo boa.

Graziela 30/11/2021

Começou lento mas me conquistou na segunda metade.
Eu amo essa série, e amo ler a Anne crescer. O começo desse livro foi um pouco difícil, pois com a mudança da Anne são introduzidos novos personagens. Eu senti muita falta dos queridos personagens do livro anterior, que são raramente mencionados nesse.
Mas a partir dos 45% eu comecei a me apegar aos novos personagens e me conectar mais com esse livro, e amei o final. A Anne sempre se envolvendo nas encrencas dos outros com as melhores das intenções é a melhor parte.
Esse livro conseguiu me fazer chorar no final, como todos os outros dessa série. Já estou com saudades da Rebecca Dew e das viúvas.

Maira Giosa 23/09/2021

O quarto livro da série sobre Anne Shirley não está na coleção original, tendo sido escrita em 1937, muito depois da série ter sido terminada. E isso faz toda a diferença, porque este é, visivelmente, o livro mais distante dos sonhos e intimidades de Anne, e o que menos exploramos sua evolução como pessoa. Tendo resolvido sua vida amorosa no último volume, não há nenhum tipo de confidência de sua parte a uma amiga, nem mesmo a Diana.

Escrito em grande parte como cartas endereçadas ao noivo, sabemos da professora aquilo que ela nos conta diretamente. Temos poucos vislumbres de seus sentimentos mais profundos. O hiato de três anos para se casar é passado dando aulas em uma nova escola, morando com novas pessoas e - principalmente - ajudando todos a seu redor.

Não que isso faça de Anne menos extraordinária - muito pelo contrário. Ela continua sendo a pessoa cujo sorriso derrete até os mais durões e cujas ações altruístas buscam a alegria de todos que a rodeiam. Mas falta um pouco de... alma. O nome do noivo só é mencionado nas cartas que ela escreve para ele e não temos nenhum vislumbre sobre a relação dos dois, ou sobre como ele se sente. O que o rapaz faz ou pensa é deixado de lado.

Por isso, de certa forma, fiquei um pouco decepcionada, especialmente depois da maneira como o romance foi conduzido no último livro. Por outro lado, a autora coloca nossa progagonista como a heroína que ela sempre quis ser - e alguns dos personagens que ela conhece (e salva) são diversos. Desde a pequena e doce Elizabeth, até a amargurada Katherine, a medrosa Dovie e a louca Hazel.

É interessante ver esse outro lado de Anne: sendo a amiga exemplar, que toma as atitudes quando os outros não conseguem e resolve problemas que de outra maneira não seriam resolvidos.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Lorenza 15/05/2021

O que mais me desanimou até agora...
Parece uma história diferente até! Senti muita falta dos personagens pelos quais nos apaixonamos ao longo dos livros.
Foi o primeiro da série que me decepcionou muito e li só por acabar e não por muito interesse.
Bom livro para treinar inglês, apesar do vocabulário robusto.

Rafahh 02/05/2021

O livro inteiro é um episódio "filler"
Eu adoro a Anne e os personagens de Avonlea. Por isso mesmo eu me decepcionei muito lendo esse livro, porque eles mal são mencionados!

Anne troca cartas com uma pessoa e nunca há uma carta de volta. Ficou um monólogo chatinho... E as histórias que ela conta são completamente irrelevantes para a narrativa. Tem algumas coisas interessantes aqui e ali acontecendo com esses personagens, mas todo o principal do que a gente quer acompanhar não ficamos sabendo de nada.

Não parece uma continuação, só um spin-off.

Lívia 29/04/2021

Bom...
Nesse livro acho que a Anne tomou um papel mais de espectadora, diria que o livro é uma coleção de histórias de pessoas próximas a Anne, em que ela não assume papel principal, mas age mais como uma conselheira. Algumas dessa histórias são um pouco enfadonhas, mas outras realmente conseguiram me prender ao livro. De forma geral, o livro é divertido e leve. Recomendo!

Giuly 12/01/2021

Não gostei tanto desse livro em comparação aos outros
Muitos personagens novos ganhando destaque enquanto os outros foram totalmente esquecidos
Não me lembro da Diana ser mencionada nesse livro e se foi teve pouco destaque
Gosto muito da coleção mas esse nn é tão bom quanto os outros

Elexandra.Amaral 24/08/2020

"As sementes também são flores, basta conhecê-las."
Quando abri o 4° livro da "biografia" de Anne, decepcionei-me e fiquei estagnada no 3°capítulo do 1°ano. O livro, aparentemente, era enfadonho, pouco parecido com os antecessores e menos interessantes que os posteriores, os quais li antes de terminar Windy Poplars.
Oh, como minha opinião mudou depois que me decidi a dar-lhe uma terceira chance! Agora o estimo tanto quanto os que se seguiram a ele e mais que os que lhe precederam.
Se estranhou a tentativa de Lucy em emplacar o gênero epistolar (nem todos possuem o talento de Austen para transitar bem por gêneros diferentes) e sentiu a ausência dos queridos personagens que a autora se limita a mencionar, dê mais uma chance ao livro! Valerá a pena.

Gabriela 24/07/2020

Maravilhoso
Amo acompanhar a Anne lendo sua história. Esse livro é especial, principalmente pelo papel importante que a Anne tem na vida e nas realizações de várias pessoas. Ela não deixa de ser fiel aos seus valores e pensamentos, e é assim que ela ganha a admiração e o carinho de quem a conhece. ?

Sam Machado 14/07/2020

Good...
Aqui Anne vive novas histórias e conhece muuuuitas pessoas. Ela vai a Summerside lecionar na escola da cidade e no começa enfrenta desafios bem difíceis mas com seu carisma e inteligência tudo entra nos eixos. Summerside finalmente se torna mais um lugar querido que ela sempre se lembrar, especialmente Windy Poplars, a casa onde morou por 3 anos.

É um bom livro, mas tem uma leitura um pouco cansativa, principalmente na primeira parte (Ano 1). Do meio pro final as coisas vão ficando mais interessantes. Alguns personagens são bem cativantes.