O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Bianca 10/01/2024

Fui ler esperando um romance proibido entre um padre e uma jovenzinha beata e realmente recebi, mas tbm teve relacionamento abusivo, critica social e politica afiada, fofocas deliciosas e ate uma revoluçao no final.

Caroline Vital 05/01/2024

Um dramalhão digno de novela muito bom, pautado na hipocrisia da igreja católica e da aristocracia. Cheio de reviravoltas, muito bem escrito. Amaro joga a merda no ventilador de Leiria e vaza de fininho.

Maria11360 03/01/2024

O crime do padre amaro
Amaro Vieira torna - se padre por conveniência, em si nunca houve vocação clerical. Na primeira oportunidade, empenha - se numa paixão egoísta e violenta para com Amélia. Esta, por sua vez, também entrega - se total e idolatricamente a ele. Mesmo havendo no texto uma crítica evidente ao procedimento católico por meio dos personagens dos padres que são devassos, glutões e vingativos, percebo que o que se crítica é justamente a vivência de uma fé meramente de aparências, ritualista, moralista e escrupulosa. Em contraponto, o Padre Ferrão representa a fé católica verdadeira, simples, realista, baseada no amor e nas virtudes, único que trouxe a Amélia alguma paz mais para o fim da história. O Padre Amaro, em seus desejos selvagens, nunca quiz Amélia por inteiro, apenas desfrutar dela, ter poder sobre ela, a possuir de corpo e alma. O desfecho, o crime ediondo, a desgraça, por fim, não poderia ser outra, mesmo o autor tendo esperançado o leitor algumas vezes. Foi uma leitura muito proveitosa, deveras pesada tanto pelo conteúdo quanto pelo descritivismo, mas marcante, reflexiva e realista.

Monique.Dias 27/12/2023

Nao gostei do padre
A questão geral do livro é questionar os valores da igreja. Achei interessante e a história beeem construída. Apenas nao gostei do padre Amaro e da forma como ele tratou Amelia em muitos momentos. Além disso, tinha outras expectativas com a história, principalmente se considerar o título.

Mariana113 07/12/2023minha estante
Ameii!! Eça reizinho

Mariana113 05/12/2023

Essência X aparência
O crime do padre Amaro é considerado um clássico do realismo de Portugal. O autor Eça de Queirós tem como principal objetivo criticar os vícios e as mazelas da sociedade portuguesa. É uma obra excelente que demonstra como o homem é produto do meio o qual está inserido, sendo expresso isso por meio de suas ações. Vale muito apena a leitura, pois como o próprio nome já diz "O crime do padre Amaro" demonstra os verdadeiros nuances por trás de instituições sociais como o clero. Demonstra a dualidade e oposição do ser, ao abordar o conflito interno que o protagonista passa entre essência X aparência. Seguir suas próprias vontades e desejos OU abdicar de tudo para manter a sua posição social e aparência? Esse é o embate principal do livro, que nos faz refletir muito sobre a vida em sociedade.
Mariana113 05/12/2023minha estante
Ps: parece que eu estou lendo uma fanfic de amor proibido kkkkkkkk, muito bom

Lucio 04/12/2023

O crime do padre amaro
Apesar de antigo, o crime do padre é aquele livro que choca rsrs. Lembro de ter lido na faculdade e na época tinha gostado, principalmente quando soube que foi uma forma de Eça de Queiroz de vigar de beatas que ficavam o acusando de pecador rsrs. O Livro traz um romance proibido entre Amaro e Amélia, e as consequências por que esse amor proibido tem.

Paula 29/11/2023

Um livro que merece 5 estrelas.
Não é a toa que é considerado um clássico, imortal da literatura. Confesso que não consegui parar de ler até até terminar. Traz duras críticas a igreja católica e ao celibato. Escrito há tanto tempo, e com temas tão atuais com relação à religião. Como as vezes nos fazemos cegos frente àqueles que estão à frente de cargos com poder de persuasão aos seus fiéis. E como são falhos como qualquer ser humano.

Mariane 28/11/2023

Um dos melhores livros que já li com certeza! Não dá pra parar de ler, é muito bom! Ainda bem que não li na adolescência, não teria entendido quase nada.
Gleidson 28/11/2023minha estante
Nossa, legal saber disso! Pretendo ler em breve!

Keilizie.Santaroza 29/10/2023

O Crime do Padre Amaro é isso ne, Eça com sua crítica afiadíssima sobre o clero e seus discípulos próximos. A história não é ruim, longe disso, mas é muito descritiva e cansativa. Além do que não tem como não sentir raiva dos personagens (todos eles) e juntando ao excesso de descrição e detalhes fica difícil de "descer".

Mas um clássico é um clássico e acho que todo mundo deveria ler uma obra dessas para poder tirar suas próprias conclusões sobre o assunto !
asisoynara 31/10/2023minha estante
Já quero ler! ?

Emanuelle 29/10/2023

Tudo se ilude e se evita, menos o amor!
"O Crime do Padre Amaro" é um romance de Eça de Queirós que conta a história de um jovem padre chamado Amaro Vieira. Ele é enviado para uma paróquia em uma cidade,Leiria,e lá se envolve em um relacionamento proibido com uma jovem chamada Amélia. No livro são abordados temas como corrupção clerical, hipocrisia social e a luta entre o desejo carnal e os valores religiosos. A trama revela as consequências trágicas desse envolvimento e expõe as contradições da sociedade da época.

O livro é bom,a linguagem,por ser do período do realismo,não é de difícil compreensão,não tem subjetividade como os clássicos do período romântico.

Os personagens nos irritam,falam coisas que nos deixam incrédulos.A história em si te choca e mesmo sabendo que o padre vai aprontar no livro,se surpreende no início.
Pontos que achei muito interessantes de serem explorados,foram a dependência emocional e persuasãoa na relação.
A forma como Amaro usava a religião para convencer Amélia me deixou indignada.
O ego frágil do protagonista era algo explícito.
Não gostei do final,mas entendo que possui a característica fundamental do realismo,de que nem tudo são flores.
Spoiler:O Padre Amaro não era o único pároco a cometer crimes.

"Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, por que impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade? É melhor talvez que o vá procurar pelas vielas obscenas!
- Porque a carne é fraca!"

"[...]nasceriam espontaneamente rosas brancas, como prova celeste de que a virgindade não se estraga nos braços santos dum padre...[...]"

Julia 20/11/2023minha estante
vc pode me falar qual página ele fala isso ??

Karebbean 26/10/2023

A historia é interessante, bem padrão fofoca. Mas a escrita do Eça é arrastada e quase me mata. Li por conta da faculdade e foi até interessante em algumas partes.

Yasmin_Eyre 25/10/2023

Os ?crimes? do padre Amaro
O livro devia se chamar os ?crimes? do padre Amaro. A princípio como todos achei que seu crime fosse amar Amélia, mas ao longo do livro foram tantos crimes que me surpreenderam.
É fato que Amaro foi ?obrigado? a seguir a vida monástica, mas durante a leitura é possível perceber inúmeras e incansáveis sinais escancarados de que ele adora como se sente superior e poderoso nesse papel. Inclusive ele lamenta inúmeras vezes o fato da inquisição ter acabado e com ela o poder supremo da igreja, na qual ele poderia desfrutar. Desde criança já é possível perceber seu caráter duvidoso, além de suas blasfêmias (inclusive se deleitar com q imagem de Nossa Senhora) e também de seus caprichos e desejos. Ele é controlador e infame, manipulou completamente Amélia desde o começo. Foi o responsável por encaminhar para morte seu filho, impiedosamente.
Amélia uma menina cristã e ingênua que ao se apaixonar pelo padre perdeu totalmente o controle de si mesma, atribuindo todo a ele, que como o crápula que é aproveita disso. Amélia é ameaçada, inclusive agredida, torturada psicologicamente e manipulada com base em sua fé. Amaro usava de seu poder sobre ela pra conseguir controlá-la sempre que quisesse.
João Eduardo um personagem incrível, declaradamente contra a igreja e os padres porém de índole e ideais respeitáveis foi um personagem que me cativou muito, inclusive sendo o único que percebeu como Amélia era apenas uma vítima nas mãos do poderoso Amaro.
E claro, após tudo isso Amaro saiu impune e feliz, como ele já tinha desejado a morte tanto da criança quanto da Amélia, sua imagem foi restaurada e ele se tornou uma folha em branco.
O autor é cirúrgico, durante todo o livro escancarou toda a hipocrisia religiosa que persiste até os dias de hoje. O livro já é insanamente incrível, e levando em consideração a época de publicação só aumenta a gratificação que o autor merece. É um livro incrível e Eça é incrível. Que cara sensacional e apocalíptico.

Manuella310 14/10/2023

O crime
Um livro complexo em questão de palavras, já que é uma escrita antiga, acaba sendo muito coloquial. É um romance interessante, mas sem consistência.

Não recomendo para quem quer algo leve e rápido de se ler, mas para quem quer ter uma leitura satisfatória e prolongada.

Recomendo para maiores de 14 anos, mas cada um sabe a cabeça que tem.