O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Lauramaria 19/11/2021

Amaro, um grande babaca
Acredito que o único defeito da obra seja a imensidão exagerada de alguns capítulos. Eça consegue nos entreter durante uma história densa de críticas sociais, ao clero; à burguesia, à política de Portugal?
O autor retrata por meio de um narrador onisciente e irônico, os pensamentos das personagens. Amaro e Amélia nos cativam com seu amor proibido, mas ambos se tornam exaustivos ao longo do enredo.
É impressionante como um livro escrito há tanto tempo coloque em evidência o caráter enfadonho, possessivo e machista do padre Amaro e denuncie tantas mazelas ainda existentes em nossa sociedade.
O realismo português iniciado pelo autor é espetacular!

Dani 15/11/2021

Uma narrativa repleta de polêmica, principalmente se levarmos em consideração o contexto histórico-social em que o livro foi publicado. A palavra chave para a descrição da obra é hipocrisia. Eça tinha por objetivo expor nesse trabalho uma visão crítica da sociedade da época e denunciar a hipocrisia existente no mascarado comportamento conservador na Portugal do século XIX. Uma leitura envolvente, com um narrador interessante que sabe tudo o que se passa no interior das personagens e faz muitas exclamações - literalmente - ao nos contar a história. Acho uma ótima opção pra quem quer começar a ler Eça de Queirós.

Basil24 14/11/2021

Meio meh mas foi okay
Li o livro pra fazer um trabalho da escola, então ja não curti muito.
É um livro muito bem escrito, que caracteriza bem o realismo português. Nesse livro Eça critica a igreja de forma pesada, tanto a forma como regia a sociedade na época, quanto a maneira como manipular os fiéis.
Acho que é um livro que eu gostaria mais se não precisasse ler para apresentar um seminário.

Vanessa 07/11/2021

O livro é uma crítica a alguns indivíduos pertencente a igreja de Roma no século XIX. Em como o poder e a corrupção moral e carnal andam juntas em alguns casos. O autor também nos apresenta os extremos da fé na igreja em meio ao povo, retratada por beatas, onde um simples pensamento pode levar ao inferno, e os chamados liberais,, pessoas com pensamentos e ideias contrárias ao defendido pelos fiéis da igreja.
O autor retrata a questão de que alguns jovens são levados ao seminário não por vontade própria, mas sim por escolha de outros; como o personagem principal do livro o padre Amaro, que vive em conflito entre ser fiel ao seu juramento e os desejos mundanos.
Michela Wakami 07/11/2021minha estante
Maravilhosa a sua resenha! Parabéns!????

Obrigada! ?

Michela Wakami 07/11/2021

O Crime do padre Amaro, trás muita crítica ao clero.
Exagerou? Deu um bom final?
Você tem que ler para descobrir.
Vanessa 07/11/2021minha estante
Sem palavras né amiga?! Pelo menos menos está na média.

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
Exatamente, terminei sem palavras kkkk.
Verdade, está na média, foi uma leitura válida.

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
E foi maravilhoso ler com você, amiga!???

Vanessa 07/11/2021minha estante
Foi muito bom ter a sua companhia. Ansiosa pra nossa próxima leitura.???

Obrigada!?
Eu também, estou ansiosa. ??

João 07/11/2021minha estante
Mandou bem, Michela! ???

Michela Wakami 07/11/2021minha estante
João, mais ou menos! Você que é generoso!?????

Julliana 07/11/2021minha estante
Eu vi esse livro na escola, minha professora fez parecer MUITO bom porém, assisti ao filme e não achei tudo isso. O livro já não sei...

Michela Wakami 08/11/2021minha estante
Oi, Ju! Tem muitos altos e baixos, mas valeu a leitura, por causa das reflexões contidas neles.

Carolina.Gomes 11/11/2021minha estante
Li faz muitos anos. Já vale uma releitura. Tem o filme com Gael Garcia Bernal que é bem fiel ao livro. A escrita de Eça é sublime.

Michela Wakami 11/11/2021minha estante
Vou procurar o filme para assistir.
Vale muito uma releitura, Carol.

Manu 20/12/2021minha estante
A escrita do Eça é muito boa, o livro é pesado em algumas partes. É uma leitura boa.

Guilherme909 28/11/2022minha estante
Comecei a ler hoje e de cara já vejo o quão sarcástico é o humor ácido do Eça. Consigo observar os traços realista da obra na maneira como o mesmo descreve o ambiente e as pessoas. Em breve postarei minha resenha

Jo 21/10/2023minha estante
Eu fiquei presa do início ao fim , excelente !

Michela Wakami 21/10/2023minha estante
Que maravilha, Jo!?

Mionell 01/02/2024minha estante
Eu achei uma obra prima, a forma como o autor destacou a personalidade ingénua e apaixonada da jovem e do Padre já nem se fala. O desenrolar da estória é outro nível já.????

Michela Wakami 01/02/2024minha estante
Mionell, mas pra frente quero relê-lo.
Apesar de não ser um livro maravilhoso, vale a leitura.?

Mônyca 22/10/2021

Livro muito bom!!

Odiei Amaro muito tempo, e o entendi em certos momentos. Acabei só com nojo dessa gente toda vivendo de aparência, sem se importar com nada.

Mas recomendo muito!

hta 15/10/2021

Amaro seu hipócrita
Quando fiquei sabendo sobre o que era esse livro a curiosidade para ler aumentou. Com uma narrativa característica de clássico, o autor sabe como nos fazer ficar envolvidos com os personagens, no início, amei Amaro e amei Amélia mas conforme a história decorre é impossível não odiar esses personagens. Além do plot principal ser uma grande crítica o autor não perde tempo ao jogar diversas outras críticas a moralidade humana durante o livro (o que é maravilhoso). O único ponto negativo que me fez tirar meia estrela foi o tamanho dos capítulos, tinham capítulos que poderiam ser divididos em 2 e até 3, isso me atrasou um pouco por tornar a narrativa um tanto cansativa. Vale muito a pena ler e me pego pensando ainda sobre essa história.

Natine 04/10/2021

Eça, O Maioral
Simplesmente um dos melhores livros que já li. A cada página o leitor consegue escutar as lágrimas de inveja de um certo escritor...
Izaque Betiato 26/01/2022minha estante
Quem?

Priscila.Freitas 01/10/2021

Muito crítico e irônico. Experiência de leitura muito bacana, você fica pensando aonde essa doideira vai dar kkkkk

Elaine Messias 12/09/2021

Romance tese
O Crime do Padre Amaro retrata a corrupção moral dos membros do clero, contrapondo os mandamentos da Igreja Católica com os comportamentos dos padres descritos por Eça. A trama se centra sobretudo no romance proibido entre Amaro, padre jovem que chega à cidade de Leiria, e Amélia, filha da dona da pensão que o recebe.

Ferferferfer 31/08/2021

A decadência da lógica cristã
"A verdade, meus senhores, é que os estrangeiros invejam-nos... E o que vou a dizer não é para lisonjear a vossas senhorias: mas enquanto neste país houver sacerdotes respeitáveis como vossas senhorias, Portugal há-de manter com dignidade o seu lugar na Europa! Porque a fé, meus senhores, é a base da ordem!"

Eça de Queiroz consegue botar em um livro um grande amontoado de personagens de moralidade baixíssima, fazendo-os alegoria de todas as incongruências da sociedade portuguesa, fortemente católica e fortemente hipócrita. A regra, para Eça, é somente uma: expor e incomodar. Com certeza ele conseguiu, porque o livro inteiro não há um personagem que te provoque simpatia, nem mesmo Amélia. É tanto [*****] por metro quadrado que é impossível parar um capítulo sem ficar com ódio, na realidade.
A figura do padre Amaro é assim, nojenta. É um dos piores personagens que eu já conheci: é manipulador, megalomaníaco e agressor de mulheres, fora outros detalhes que não darei aqui, mas garanto que há muitos motivos para se indignar com ele. Além disso, tem a Amélia, totalmente trajada por uma perspectiva romântica, aí... aí, meus amigos, é pra ficar pensando: Amiga... para... agora... enquanto há tempo... tô te pedindo!
Enfim, é bom ler para passar raiva e conhecer a escrita do Eça. Então, se quiser os dois, só vai :-)
Ferferferfer 31/08/2021minha estante
eu abreviei o palavrão e o skoob continua censurando, quis dizer ali que é fdp mesmo

epiphaseul 21/08/2021

Perfeito!!!!!!!
Que palavras posso usar para opinar um clássico????
As dez primeiras páginas parecem introduzir uma leitura maçante, mas por favor, não desistam porque depois disso flui naturalmente e você simplesmente não consegue parar de ler pois fica viciado na trama.
Não achei uma leitura tão difícil, mas é extremamente enriquecedor. Indico para quem quiser uma porta de entrada para os clássicos da literatura.
ps.: fico feliz com o final que teve João Eduardo, pois ele merecia mais do que qualquer pessoa ali. Amélia também não merecia o sofrimento que passou.

Dri Stone 17/08/2021

Aventuras amorosas do padre?
A história é boa, tem riqueza de detalhes de uma época distante, idos de 1800 e guaraná de rolha?
A narrativa é dinâmica e prende a atenção, o ápice do livro é esperado, mas passa de maneira morna.
As palavras diferentes me chamam muita a atenção e eu gosto.

Raiane M 11/08/2021

Em alguns momentos eu só queria entrar no livro e bater na cara de alguém, mas realmente Eça de Queiroz teve uma habilidade incrível ao escrever os personagens desde a angústia do próprio Amaro com sua situação de padre e Amélia com seus delírios sobre o próprio padre, o céu e o inferno, o final trás um sentimento de injustiça e impotência, mas não acredito poderia ter outro final que não esse.
Marli.Ramires 25/08/2021minha estante
De acordo. O final nos mortifica mas é o que deveria ser. Acabei de ler. Não senti empatia com nenhum personagem, tal é a maneira de Eça narrar os personagens com todas os seus defeitos.

anna 17/09/2021minha estante
essa edição da principis é boa?

Raiane M 18/09/2021minha estante
A edição não é muito boa, é aquelas capas bem moles e não tenho certeza se as folhas vão amarelar com o tempo, mas pelo menos tem orelha

Raiane M 18/09/2021minha estante
Mas em relação ao texto, as margens e tamanho de letra a edição é boa e as páginas não são brancas, devem ser pólen, e como as páginas são finas o livro é leve mesmo tendo 400 páginas e abre todinho também

Ramalho 27/07/2021

Existem dois tipos de construções de narrativas literárias; estas construções vão depender de como o autor vai levar sua história. Em uma dessas existe a ideia de mostrar a construção da psique de um personagem. Essa psique da construção é o que faz uma história com teor existencial e de construção de personagens complexos; como acontece com Dostoievski e Thomas Mann. Já a segunda construção de narrativa (não necessariamente pior), e que acontece aqui, está a história onde o autor busca a critica ou a reafirmação de uma ideia de pensamento; isso acontece por exemplo com Victor Hugo e Jorge Amado. Isso não é uma regra, existem inúmeros autores que misturam essas adversidades, mas acontece que com outros muitos, acaba que o livro que trás a proposta de critica de posturar e ideias, seus personagens acabam sendo previsíveis e muito superficiais, logo que a existência própria da personagem é unicamente se contrapor ou ser contraposta pela ideia do autor.
Vários dos personagens de O Crime do Padre Amaro estão aqui unicamente para compor cenário a ideia do autor: como Godinho, Natário e até mesmo, muitas vezes o próprio Amaro: são personagens que estão ali para serem o estereótipo construído por Queirós para mover sua ideia.
Isso não faz da história ruim, Os Miseráveis inteiro é assim e por mais que em muitos momentos seja previsível, ainda assim consegue nos divertir, mas isso empobrece a narrativa e tira o clímax em muitos momentos chaves, nos distancia dos personagens, mas nos diverte muito mais. Enfim, da para notar claramente a construção e a crítica de Queirós com a hipocrisia padreira, mas ainda assim é uma história muito gostosa de ser lida e muito bem escrita; os detalhes são fenomenais.