O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Camila1856 28/04/2024

O sol é para todos
O livro em si é bom porém eu achei uma leitura muito maçante, para mim n foi o tipo de livro que te prende na leitura e te dá vontade de ler cada vez mais.

Lorrainy 27/04/2024

O sol é para todos, a liberdade é a justiça é para todos.
"O Sol é para Todos" é um daqueles livros que mexe com a gente de um jeito profundo, sabe? É uma história que te faz refletir sobre tantas coisas, principalmente sobre preconceito e justiça. A autora, Harper Lee, nos leva para o sul dos Estados Unidos, na década de 1930, e nos apresenta a pequena cidade de Maycomb, onde a vida segue seu curso tranquilo (ou nem tanto) até que tudo começa a mudar.

A narrativa é toda conduzida pela perspectiva da pequena Scout Finch, uma garotinha esperta e cheia de personalidade. Ela nos conta sobre seu pai, o advogado Atticus Finch, que é designado para defender um homem negro injustamente acusado de estuprar uma mulher branca. E é a partir desse ponto que o livro começa a explorar de forma intensa e por vezes dolorosa o preconceito racial presente na sociedade da época.

Acompanhar Scout, seu irmão Jem e seu amigo Dill descobrindo as complexidades do mundo adulto e as injustiças do sistema legal é uma jornada emocionante. A forma como eles lidam com as diferenças sociais e raciais ao seu redor nos faz refletir sobre nossas próprias atitudes e preconceitos.

A autora consegue transmitir de forma vívida os desafios enfrentados por pessoas negras naquela época, mostrando como o preconceito estava enraizado em todos os aspectos da vida cotidiana. A injustiça e a crueldade que permeiam a narrativa nos fazem questionar até que ponto evoluímos como sociedade desde então.

E não podemos esquecer de mencionar a figura marcante de Atticus Finch. Ele representa não apenas a defesa do homem acusado, mas também valores como empatia, coragem e justiça. Sua postura diante do preconceito e sua busca incansável pela verdade nos inspiram e nos fazem refletir sobre nossas próprias atitudes.

"O Sol é para Todos" é uma obra que nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e questionar nossas próprias crenças e comportamentos. Através das páginas desse livro, somos confrontados com a dura realidade do preconceito e desafiados a buscar um mundo mais justo e igualitário.

Acredito que essa história continua tão relevante hoje quanto quando foi escrita. Ela nos lembra que o preconceito ainda está presente em nossa sociedade, de formas sutis ou escancaradas, e que cabe a cada um de nós lutar contra ele no nosso dia a dia.

Enfim, "O Sol é para Todos" é mais do que um simples livro. É uma obra que mexe com nossas emoções, nos desafia e nos inspira a sermos melhores. Uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades do preconceito e da justiça social.

Karine Monteiro 27/04/2024

Lindo!!
Um dos livros mais lindos que já li!
Ler esse livro na visão de Scout, uma menininha tão esperta, inocente, de coração puro, foi muito especial. ??

KjOim 27/04/2024

Como um livro de 1600 diz tanto sobre os dias atuais, a sociedade e condições humanas.
Atticus simplesmente a ética em pessoa, amei ler sobre a narrativa da Scout.

accrezende 27/04/2024

Por se tratar de um clássico, não imaginei que a leitura seria tão fluida. Mas me enganei, a obra consegue prender do início ao fim.
A única coisa que me incomodou foi a demora para chegar a parte principal. Talvez uma estratégia para que pudéssemos conhecer com mais detalhes cada personagem.
Scout é muito cativante e nos leva a refletir sobre as convenções hipócritas de uma sociedade doente. Os problemas apresentados pelo livro ainda ocorrem atualmente, e isso é muito doloroso.
Emocionante. Recomendo!
valmir 27/04/2024minha estante
Sim, Scout acaba sendo personagem fascinante.

NatAlia1837 26/04/2024

Gostei. Só achei que grande parte do livro se baseia apenas na narradora contando da sua rotina e acontecimentos do dia a dia sem ter um acontecimento específico. Mas o livro conseguiu me deixar interessada a ponto de continuar a leitura e gostar dos personagens! É um bom livro?

renatacozzato 25/04/2024

Decidi reler pela quarta (ou quinta vez, não tenho certeza rs) esse que é um dos meus livros favoritos da vida! E de novo, pude confirmar o quão deliciosa é a leitura dele (apesar dos tópicos pesados em seu enredo). Contada sob a perspectiva de uma criança, é impossível não ficar fascinado pelo condado de Maycomb, no Alabama, e seus moradores. As brincadeiras e travessuras de criança, o ambiente rural, os mistérios envolvendo o vizinho Boo, a narrativa e as observações, por muitas vezes peculiares na visão de uma criança inteligente e à frente do seu tempo, tornam a leitura muito prazerosa. Por outro lado, temos questões obscuras tratadas na história que marcavam forte presença na época: racismo, segregação e preconceito. O mais assustador de tudo é pensar que, mesmo a história se passando na década de 30, esses temas continuam atemporais na sociedade e no mundo até hoje. Não é à toa que esse livro já entrou para a lista dos "livros que todo mundo deveria ler antes de morrer". Indico ele à todos os seres humanos!

Raquel Silva 25/04/2024

Sútil mas impactante
Acompanhar o crescimento e evolução dos protagonistas foi cativante. Vê-los superar os desafios, os conflitos internos e aprender com eles é uma experiência única.
o livro aborda sobre o preconceito, muito enraizado na cultura da época, possui trechos bastante impactantes sobre essa realidade.

Uma leitura essencial e reflexiva.
Não possui uma escrita densa, a leitura flui em um bom ritmo.

"Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?"

yasmimdeluca 24/04/2024

Amo de paixão, talvez o livro que eu mais gostei de ler na minha vida. Foi um presente muito especial que eu dei pra alguém muito especial na época. Depois peguei pra mim quando a pessoa deixou de ser especial porque não sou doida.

passos 24/04/2024

O sol é para todos
Livro bom, apresenta uma temática muito sensível e por um olhar completamente inusitado, o das crianças.

valmir 24/04/2024

To Kill
" -- Então você correu?
-- Corri sim, senhor.
-- Por quê?
--- Estava com medo, senhor.
--- Medo de quê?
--- Sr. Finch, se o senhor fosse negro como eu, também ficaria com medo."

Contada na visão de uma menina, acompanhamos uma história trágica, de preconceitos, violência, e uma reflexão sobre a justiça humana.
Maravilhoso.

nicolle71 23/04/2024

Esse livro não tem defeitos. É um livro que deixou meu coração quentinho, mesmo com os momentos de tensão e tals. Ele é narrado por Scout, uma menina que tem por volta dos seus seis anos. Ao longo da história a gente vê ela crescendo junto com seu irmão. Mesmo falando mais das brincadeiras de criança, esse livro trata muito sobre preconceitos, racismo, e de uma forma muito leve. É uma leitura fluida sem complicações e que me prendeu. Acho que todos deveriam ler ele.

marimins 23/04/2024

Eu simplesmente não consegui parar de ler, a escrita é muito cativante, sem contar os personagens, tudo de forma bem realista aos olhos de uma criança

8manu 22/04/2024

Envolvente e cativante
Eu tinha começado a ler o livro e por uns problemas parei no início, ontem voltei a ler e simplesmente devorei o livro em uma madrugada, a escrita é tão boa e os personagens apaixonantes, ver o mundo pela visão da protagonista que começa com 6 anos é refrescante, eu simplesmente não conseguia parar de ler. Teve partes que eu ria, partes que eu me sentia triste, partes que me davam indignação. Vou levar esse livro pra vida, e se eu puder ser metade da pessoa que o Atticus é, vou ficar feliz.