O sol é para todos (eBook)

O sol é para todos (eBook) Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Sandrinha 21/05/2024

O que me despertou o interesse pelo livro, foi a recomendação dada por Stephen King em Sobre A Escrita.

?O Sol é para Todos? é um romance perfeito de Harper Lee, escritora norte-americana, publicado em 1960. Esse foi o único livro escrito pela autora. Considerado por muitos estudiosos como uma autobiografia, pois muitos fatores ocorridos em sua vida serviram de base para criação do enredo e dos personagens.
Por ser narrada por uma criança de oito anos, Harper Lee aborda temas sérios e difíceis, como racismo, preconceito e injustiças sociais, de maneira leve.

Scout narra a história da pequena cidade de Maycomb, no Alabama, nos Estados Unidos, no início de 1930.

Relata a vida pacata dos personagens, as características da população e seus costumes. Durante toda a história, de maneiras sensível, inteligente e critica, dá sua opinião a respeito de tudo que acontece.
A inocência e o descontentamento da menina muitas vezes enfrenta problemas, diante de valores racistas dos moradores.

Seu pai, um advogado local, arisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime.
O ponto alto do romance é o julgamento do tribunal do júri de Tom Robinson e a defesa de Atticus seu advogado.
Ótimo! Recomendo!

Mari 21/05/2024

O sol é para todos.

Definitivamente não era o que eu esperava. E isso não é ruim.
É um livro que fala sobre os acontecimentos do pequeno município de Maycomb, se passando nos anos 1930.
O modo como a rotina desses cidadãos, o modo como a cidade ?funciona? e seus princípios, são bem descritos e interessantes de acompanhar, ainda mais por ser uma história contada pelos olhos inocentes de uma criança de apenas 6-8 anos.
Ler todas as situações de preconceitos descritas por olhos tão inocentes dói. Todas as situações que eles passaram que foram inocentemente interpretadas, enquanto nós sabíamos o que realmente estava se passando?.
Foi divertido acompanhar as aventuras de Scout.

Tomaz 21/05/2024

Empatia e respeito
O livro se passa no interior dos Estados Unidos, e traz assuntos complexos sob a perspectiva de um serzinho no início da infância. A leitura é muito fluida e dinâmica dando vontade de ler um capítulo após o outro, o ápice do livro, que pode ser o julgamento, na minha humilde opinião foi só mais um momento, a melhor parte de longe é relação entre as crianças, os vizinhos e a família. Fica com menção honrosa o pai, que pai em. Ótimo livro

Thay 21/05/2024

Que livro maravilhoso
Amei ver aqueles acontecimentos na perspectiva de Scout, ela é uma garota inteligente, questionadora mas, inocente como todo criança! Ver o relacionamento dela com o irmão, com o amigo, com o pai, com a empregada... Esse livro retrata temas tão pesados através de pensamentos e diálogos puros da menina. Assuntos como machismo, racismo, desigualdade social, paternidade, de uma maneira tão delicada. Me trouxe reflexões incríveis, risadas sinceras, é um livro que te traz muitas sensações. Simplesmente AMEEEEEI ??

JAlia372 20/05/2024

INCRÍVEL, MARAVILHOSO
O único livro que a minha professora do 9° nos deu que era bom. Simplesmente perfeito, não tem defeito algum.
E eu super leria de novo (isso é um baita elogio pra quem não gosta de livros sem gravuras)

Soupha 20/05/2024

Extremamente bem escrito
A autora do livro tem uma mão tão talentosa, que, mesmo quando eu cansava do conteúdo, não conseguia parar de ler.
A obra é sobre uma menininha moradora de Maycomb, que tem um irmão, jem, e um pai, atticus. Acompanhei o crescimento de Scout, onde ela começou a frequentar a escola, namorar, e aprender sobre a vida, principalmente, sobre a sociedade, e como ela é organizada. Vivi muitas aventuras com os personagens, aprendi, e agora venho influenciar outras pessoas a lerem essa história. Eu adorei.

Natalia 20/05/2024

Recomendo
A história é narrada através dos olhos de Scout, uma menina por volta dos 6-8 anos, relatando cenas de machismo e racismo da época, mas sem o peso dessas palavras, devido a sua inocência da idade.
Me apaixonei por essa garotinha e sua família. Devido a mente aberta de seu pai, Scout é uma garota de personalidade forte, ?feminista? e questionadora.
Durante a leitura vemos como eram propagados os preconceitos das diferenças de classes e raças, e Scout vai aprendendo a questionar isso ao invés de apenas absorver oq a sociedade da época pregava.

Taynara142 19/05/2024

O sol é para todos ? Harper Lee
O Sol é para todos - Harper Lee, é um clássico; por definição memorável e de altíssima qualidade. Em 350 páginas o leitor embarca numa aventura empolgante, as vezes monótona como o cotidiano sob a perspectiva de uma criança, no caso a pequena Scout.
Ainda preciso de um tempo para digerir as informações e formular uma resenha coesa e que abrange a grandiosidade desta leitura. O livro trás inúmeras reflexões sobre justiça, injustiça, preconceito, diferenças sociais e sobre a vida em geral, não consigo enumerar nem rotular o livro. Recomendo a leitura a todos para que tirem as suas próprias conclusões.

? Nota: 10/10
? 9° resenha de 2024
(19/05/2024)

nicolle71 19/05/2024

Esse livro não tem defeitos. É um livro que deixou meu coração quentinho, mesmo com os momentos de tensão e tals. Ele é narrado por Scout, uma menina que tem por volta dos seus seis anos. Ao longo da história a gente vê ela crescendo junto com seu irmão. Mesmo falando mais das brincadeiras de criança, esse livro trata muito sobre preconceitos, racismo, e de uma forma muito leve. É uma leitura fluida sem complicações e que me prendeu. Acho que todos deveriam ler ele.

Bibs 19/05/2024

Profundo
O sol é para todos é um livro que recomendo para qualquer um. Uma das questões que mais me pega é sobre a natureza humana e sua crueldade, e a história sendo narrada inocentemente pelos olhos de Scout.

niel 19/05/2024

De 1960, mas tão atual quanto
"A gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá por um tempo"
A história ser narrada por Scoutt uma garota de 7/6 anos de idade é o que torna esse livro tão especial. Traz reflexões sobre o racismo que mesmo pra um livro publicado em 1960 e que se passa nos anos 30, ainda é tão atual quanto naquela época.
Sem palavras pra descrever esse livro, apenas lendo para saber.

Halberico 19/05/2024

Muito interessante toda a relação da autora com o mockingbird. Uma história que me levou a repensar "grandes conflitos" em minha vida e a maneira de me colocar no lugar dos outros.

Aline Bento 18/05/2024

O que dizer?
Nem sei se tenho palavras para dizer o quanto amei está leitura. Ela simplesmente é maravilhosa. Leiam!!!

Luciana 18/05/2024

Simplesmente adorável
Um livro que aquece o coração, daqueles em que a empatia pelos personagens é instantânea. Talvez tenha se consolidado no imaginário coletivo como um livro apenas sobre racismo, mas é muito mais. É sobre uma época, costumes, pessoas, sentimentos, sobrevivência.
Não é um livro totalmente fechadinho, você termina com aquela sensação de que poderia ter mais 500 páginas e ainda assim seria curto. Recomendo fortemente.