O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

Nati Morgan 26/06/2020

Eu sou muito leiga quando o assunto é filosofia hermética. Sei que este livro é o livro de entrada pra quem quer se aprofundar neste assunto.
Não vou dizer que entendi 100% do que o livro traz porque estarei sendo muito prepotente. Se eu entendi 25% já está bom.
É um livro que terei que reler em algum momento, mas por enquanto me aventurarei em outros com a mesma temática.
Minha mente é muito racional, então tenho dificuldade em absorver nas entrelinhas o que tá escrito. Como por exemplo este parágrafo: ?Se o Universo é Mental, a Mente será o poder mais elevado que produz os seus fenômenos. Se compreender isso, tudo que é chamado milagres e prodígios será considerado pelo que realmente é.?
Eu entendo, mas ao mesmo tempo desacredito, não deixo minha mente ir além e sinto que to pecando nisso. Enfim...
Melina 29/12/2020minha estante
Oii!! Também compartilho da sua opinião, mas para ajudar na compreensão, junto com a leitura, estou assistindo às palestras da Prof. Lúcia Helena no YouTube. Está sendo bastante esclarecedor. Recomendo!!

Nati Morgan 29/12/2020minha estante
Eu adoro a professora Lucia Helena, sempre quando posso, to ouvindo os podcasts ou vendo algum vídeo dela, mesmo assim, o Caibalion na prática é para os fortes, tem algumas leis que quando eu vou ver, já estou fazendo tudo errado haha, além de que se eu for conversar com pessoas ao meu redor sobre o assunto, serei taxada de maluquinha haha

Fabielli.Rocha 31/12/2020minha estante
Mas é assim mesmo, abrir a janela para deixar o sol te atingir já te coloca na jornada! Adorei a resenha!

Melina 01/01/2021minha estante
É isso msm, gente!! Vamos insistindo, persistir nas leituras que qualquer coisa que conseguirmos aprender dos ensinamentos do Caibalion estaremos evoluindo. Muito feliz de ter encontrado pessoas que pensam como eu aqui... até tento conversar sobre isso com meus amigos, mas eles não entendem nada que falo...

Simone 01/02/2021minha estante
É verdade! Também sinto falta de ter com quem conversar sobre esses assuntos e as vezes que tentei, também me senti taxada de maluquinha, kkkkkk. Amei meninas??

Jamile1 04/03/2021minha estante
Infelizmente passo pelas mesmas experiências de vocês em relação a ser taxada de maluca por acreditar nessas coisas. Mas cada um tem seu momento de despertar. Não devemos julgar os que nos chamam de malucos, e nem desanimar na nossa própria jornada por conta disso! Acredito que se houve alguma fagulha de curiosidade no assunto e vontade de entender e até de praticar os ensinamentos, e porque estamos no nosso próprio momento de evolução.

Rafa Pardo 24/07/2021minha estante
Muito prazer meninas! Estou lendo pela 2 vez! Na verdade esse livro ter que ser lido e relido por várias vezes. Cada vez que lemos, aprendemos e entendemos uma coisa nova que não estávamos abertos a entender da primeira! Eh aquele livro de cabeceira mesmo! A vamos evoluindo pouco a pouco! Leio e ouço a prof. Lucia Helena Galvão tb!

Bruna 22/09/2021minha estante
Acredite, o entendimento vai melhorando com as releituras!

Wesley.Sousa 25/10/2021minha estante
Ainda não li o livro, parei nesse site buscando o prefácio no google. Mas as teias neurais e as teias do Universo não compartilham semelhança por acaso. Tudo está ligado em perfeita ressonância com você, comigo e com toda a criação, Somos Um, parte da consciência de Deus, idealizados e em expansão e agora apreendendo que a manifestação das nossas vidas acontece primeiro no pensamento, já os sentimentos aceleram os processos e as ações tornam a realidade.

@adriana_ lerlivros 20/12/2021minha estante
Eu entendi que nossos pensamentos se tornam emoções e sentimentos e isto torna-se vibração e quando nos mantemos nesta mesma vibração com constância, materializamos. O ponto de partida é verificarmos que tipo de pensamentos cultivamos.

vegodinho 07/04/2022minha estante
Tem também o canal da May Andrade chamado " temporariamente humana" . Ela dá uma explicação mais espiritualizada do livro, enquanto que a Professora Lúcia Helena tem uma abordagem mais filosófica, igualmente maravilhosa.

Luis.Beto 25/06/2022minha estante
Brisando aqui com "a lei cósmica da polaridade", os santos viram devassos, e o contrário, também...reflexão interessante sobre mesmo os opostos tendem a se complementar, de um certa forma existe razão no oposto.

Luis.Beto 25/06/2022minha estante

Náku 14/12/2022minha estante
Também não acredito muito. Entender eu entendi. Agora acreditar nisto, também não acredito. Se for verdade vai demorar muito para poder se comprovar isto.

Sandra Rosa 23/02/2023minha estante
Te recomendo o canal da Nova Acrópole

@riggifabio 15/10/2022

Escrito sob pseudônimo, o livro pretende sintetizar e comentar o pensamento hermético. Vale por reunir os princípios herméticos, mas os comentários e apêndices mais confundem e distanciam o leitor que o contrário.
caio.lobo. 15/10/2022minha estante
Ao ler o Corpus Hermeticum ainda se percebe que o Caibalion é muito mais uma obra moderna cientificista do que algo que venha de uma tradição.

@riggifabio 15/10/2022minha estante
Super

Ermis_minf 19/01/2022

Intediante
Primeira leitura ruim do ano, eu pensando que seria algo muito bom. Acabou sendo muito vago para mim. Fiquei com varias lacunas sobre o que esse livro fala de verdade. Mais são só ditados antigos. E o autor encheu de linguiça depois. Não recomendo
Húdson Canuto 20/01/2022minha estante
Acho que lemos livros diversos, pois li esse livro e muita coisa se me clareou na mente. É um livro fundamental para o esoterismo, dá conceitos basilares que serão importantíssimos para outras leituras mais profundas mais adiante.
Mas o gosto é algo muito particular, os místicos dizem que esses livros são compreendidos no momento certo...

Gislaine 30/06/2022minha estante
Com certeza li no momento errado, porque achei que ele falou tudo e não quis dizer nada, só jogou várias teorias "em cima da mesa" e cada um junte as peças como quer", já que nada tem um sentido...

Katia Rodrigues 30/06/2023

Filosofia hermética
Escrito em 1908, de autoria desconhecida, este livro se propõe a apresentar Os sete princípios herméticos atribuídos ao sábio egípcio Hermes Trimegisto, o "Três Vezes Grande":
1- O Princípio do Mentalismo: "O todo é mente; o Universo é mental."
2- Princípio da Correspondência: "Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima."
3- O Princípio da Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra."
4- O Princípio da Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem dois polos; tudo tem seu par de opostos; semelhante e dessemelhante são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferente em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
5- O Princípio do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."
6- O Princípio de Causa e Efeito: "Toda Causa tem seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
7- O Princípio de Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem seu Princípio Masculino e seu Princípio Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos."

Ig: @_katia__rodrigues_
Marcos5813 01/07/2023minha estante
Estas idéias do sábio egípcio Hermes Trimegisto é de uma profundidade que só a singeleza e simplicidade da alma pode apreender.

Katia Rodrigues 01/07/2023minha estante
Verdade, Marcos!

Like a Sir 25/08/2022

Um socaço na fonte
A leitura é difícil, densa e complicada.

É necessário do leitor diversos exercícios imaginativos, reflexões e ponderações sobre o que está sendo lido.

O autor não entrega a informação de bandeja: cabe ao leitor perseverar.

Mas é igualmente gratificante a recompensa.

Quanta coisa que aprendi... Estou até agora "cansado" de tanta informação, tanta coisa para absorver e interpretar.

Vale a pena demais.
Like a Sir 26/08/2022minha estante
1. Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.

Fale a verdade a quem pedi-la. Ensine a quem estiver disposto. Isso se aplica a você mesmo. Se você não está disposto a entender ou aprender, a sabedoria não vai chegar até você. A sabedoria só chega quando você se permite (e, de certa forma, está pronto).

2. Todas as verdades são meias-verdades.

Tudo depende de narrativa. Tudo terá a interpretação que você der a ela. Se for uma interpretação boa, então será boa. Se for uma interpretação ruim, então será ruim. Se não tiver interpretação, então não terá interpretação. Simples assim.
A verdade depende de quem a conta.

3. Tudo é a mesma coisa, só o grau que é diferente ("O que está em cima é como o que está embaixo.")

Algo frio é só algo que tem menos calor do que outra coisa. Para algo ser frio, precisa existir coisas mais frias e também precisa existir coisas menos frias. Tudo depende e tudo é a mesma coisa.

4. Toda causa tem efeito, e todo efeito tem causa.

Aqui é uma ideia de que tudo é infinito. Uma causa causa um efeito, e esse efeito vai causar uma causa, que vai causar um efeito, ad aeternum.

5. Sugira aos outros.

Para você ficar em um plano "superior", você precisa criar mais causas e sofrer menos efeitos. Você tem que influenciar mais do que é influenciado.

6. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas.

Mais uma vez, tudo depende de quem está interpretando a situação.

7. A ciência é um conhecimento do externo.

Mas é completamente incompleta, por ser incapaz de conhecer o interno.

8. Tudo sempre aconteceu, acontece e sempre acontecerá, para sempre.

A única coisa que não muda é que tudo sempre muda.

9. Pare de tentar entender tudo. Mesmo que você queira, não será possível.

10. Você faz parte do Todo. Você é o Todo. Você é Deus.

11. Tudo que existe, existe na dinâmica do masculino e do feminino.

E isso não tem nada a ver com sexo, pênis, vagina ou hormônios. O masculino é tudo que é objetivo e ativo, e feminino é tudo que é subjetivo e reativo.

A palavra gênero vem da palavra GERAR. Portanto, quando o masculino e o feminino entram em contato, algo é GERADO, algo é CRIADO, algo NASCE.

Tudo é ao mesmo tempo masculino e feminino.

As coisas só nascem quando o masculino e o feminino entram em contato. Então por exemplo, o seu EGO (sua existência material) é sempre masculino (mesmo que você seja uma mulher fisicamente), e seu EU (sua existência não material) é feminino (mesmo que você seja um homem fisicamente). Quando o EGO (masculino) AGE, ele provoca um pensamento no EU (feminino). A partir daí, o EU vai gerar outros pensamentos (femininos), e desses pensamentos causados pela AÇÃO do masculino, outras AÇÕES vai ser criadas.

Ou seja, toda vez que você age com seu ego (sempre masculino), você vai "fecundar" mentes femininas, que, por sua vez, vão dar à luz a outros pensamentos (femininos) e ações (masculinas), que, por sua vez, vão fecundar outras mentes e por aí vai.

É nesse sentido que tudo é masculino e feminino.

Por isso, você não pode ficar apenas pensando sem agir, pois aí, você será exclusivamente feminino, e não vai ter o poder de GERAR nada. Também não pode ficar agindo pensar, pois aí você será exclusivamente masculino, e também não conseguirá GERAR nada.

Isso é a mesma coisa da causa e efeito eterno, e também de "tudo o que está em cima, é como o que está embaixo". É tudo a mesma coisa, só explicada de forma diferente.

12. Conservai sempre a vossa mente nas Estrelas, mas deixai os vossos olhos verem os vossos passos para não cairdes na lama, por causa da vossa contemplação de cima.

13. Como já dito antes, não tem como tentar descobrir ou saber de tudo. Portanto, não há como saber o objetivo da vida. Mas há uma regra simples para seguir: viva da melhor forma que puder. E você sabe o que é o melhor, ninguém precisa te dizer. O seu espírito quer se desenvolver, criar e realizar. É isso que ele quer. E, na verdade, ele não quer ir a algum lugar que não tenha ido. Ele apenas quer retornar à própria morada.
Quando você está pensando, você, de certa forma, se "esquece" de que você existe. E, quando você realiza esse pensamento fisicamente, você também se esquece de que você existe. Isso é criar.
E o que você criou fisicamente, já existia mentalmente. Você apenas criou materialmente.

14. Atenção é extensão, é a projeção da nossa energia mental. O que damos atenção, cresce. O que não damos atenção, não existe.

15. Saiba que tudo age como um pêndulo, sobe, desce, e depois sobe de novo.

Quando estiver na parte alta, aja com prudência, guarde recursos, mantenha o ego normal. Quando estiver na parte baixa, mantenha a paciência e a calma, pois o pêndulo subirá novamente. Assim, aos poucos, você progride.

16. Tudo tem um preço.

Se você usa drogas para ter felicidade, essa felicidade será paga em tristeza futuramente, pode ter certeza. E para sentir felicidade genuína (sem drogas), você precisa pagar com sofrimento proporcional.

Exemplo: treinar é "sofrer", e o prazer virá na melhora da habilidade. Trabalhar é "sofrer", e o prazer virá no progresso profissional (dinheiro, reconhecimento, etc).

Não tem "almoço grátis". Se quiser prazer, terá de sofrer.

17. "Ninguém pode guardar o seu dinheiro e ter a migalha de pão ao mesmo tempo."

Para ser forte fisicamente, você não pode ser gordo. Para ser rico, você não pode ser pobre. Para ser uma pessoa boa, você não pode ser mau.

Simples assim. Se você quer ser rico, não faça o que pobres fazem. Se você quer ter um shape legal, não faça o que pessoas com shape zoado fazem. Se você quer ser carismático, não faça o que pessoas chatas fazem.

18. Você é resultado de muitas pessoas, nunca se esqueça disso. Você tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós. Em algumas gerações pra cima, você tem milhares de avós. E você tem parte deles todos em você. Você teve parentes que viveram durante a Segunda Guerra Mundial, você tem parentes que viram Revolução Francesa, você tem parentes que viram as Grandes Navegações, você tem parentes que viveram na Idade Média, você tem parentes que viveram no Império Romano, você tem parentes que viveram na Grécia Antiga, você tem parentes que viveram no Egito enquanto ainda estavam construindo as Pirâmides.
Valorize a sua história.
Se o seu tatatatatataravô não tivesse puxado uma conversa com sua tatatatatataravó, você não existiria. Nenhuma das coisas que você viveu, aprendeu ou fez existiriam no mundo. Nem o dos milhares de parentes acima de você.
Por isso precisamos "causar" no mundo, precisamos gerar efeito, para criar realidades.

19. Não é sua mente que pertence ao seu corpo, é seu corpo que pertence à sua mente.

Chiara 24/11/2023

Tudo é mental!
O Caibalion", também conhecido como "Kybalion", é um livro publicado em 1908 que alega ser a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, uma figura lendária do antigo Egito. A autoria é atribuída aos "Três Iniciados", e o livro apresenta sete princípios herméticos, que são:

Princípio do Mentalismo: Tudo é mente; o universo é mental.

Princípio da Correspondência: Como é em cima, é embaixo; como é embaixo, é em cima.

Princípio da Vibração: Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.

Princípio da Polaridade: Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.

Princípio do Ritmo: Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; todas as coisas sobem e descem; a oscilação do pêndulo se manifesta em tudo; a medida da oscilação para a direita é a medida da oscilação para a esquerda; o ritmo compensa.

Princípio da Causa e Efeito: Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; chance é apenas um nome para uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.

Princípio do Gênero: O gênero está em tudo; tudo tem seus princípios masculino e feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.

O livro é considerado um clássico no campo
da espiritualidade e da filosofia mística. Ele se aprofunda na exploração desses princípios e como eles se relacionam com a compreensão do universo e a realização pessoal.

Achei ? !!!
Hiamara.Hespanhol 26/11/2023minha estante
Booa.. já vou colocar na lista??????

DANNE 04/07/2021

Eu sou o todo? Essa ideia é de quem?
Quais ideias são realmente suas? E quais ideias são dos outros?

Provocação muito pertinente que o livro nos deixa no penúltimo capítulo do livro.
O todo (eu chamo de universo) sou eu, e eu sou o todo, porque o que está em cima é igual ao que está embaixo e o que está dentro é como o que está fora.
Engraçado que todo livro sobre metafísica, filosofia e sobre leis e regras de vida eu sinto como se esses livros só estão me dando a certeza do que eu já sabia, engraçado ter a percepção de que eu sei algo que eu ainda não sei.
Gostei muito do livro eu até daria uma nota maior se eu não tivesse me incomodado com a linguagem do livro que eu achei ligeiramente ?arrogante?.
Bruna 07/07/2021minha estante
Essa frase: eu sei algo que ainda não sei.
É uma coisa que sempre penso também...

Flavia 06/05/2021

Profundo
Livro que traz muito conhecimento sobre todas as coisas, ele nos abre os olhos, o coração e principalmente a mente para nos observar mais e poder fazer de nossa vida algo com mais significado. Sugiro fortemente que acompanhe juntamente com a leitura os comentários da Profa. Lúcia Helena Galvão no Canal do Youtube da Nova Acrópole, os comentários são fantásticos e nos ajuda a compreensão com seus insights
Flôr 01/06/2021minha estante
Grata pela indicação do canal ?

Thais 05/09/2010

Básico para ocultistas.
Livro básico com os preceitos hermetistas, para todo ocultista ou aspirante ler e reler.

Ro Souza 17/06/2013

Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.

Enigmatico, interessante, um livros para reler varias vezes até absorver todo seu conteudo

Mona 04/03/2015

Perfeito! A bíblia dos estudantes de astrologia
Os pilares da interpretação de um mapa natal estão contidos nesse livro, e quanto mais eu leio, novas percepções eu tenho. O que eu disser não fará justiça a profundidade desse pequeno grande livro!!

Nathany 19/04/2024

Obra da minha vida
Bom, esse é o livro que estou baseando a minha vida mesmo antes de ter terminado ele. Foi mais um livro que comecei em 2019 e deixei de lado pra retomar esse ano. Com outra mentalidade, pude receber com muito mais clareza tudo que as sete leis herméticas poderiam me mostrar, e que antes não tive a maturidade suficiente pra mergulhar e conhecer.

O livro é isso mesmo que se propõe: expor as sete leis herméticas que regem o universo e as explicar. Pode parecer que o assunto fica se repetindo durante o livro porém ele se releva pra você em camadas, das quais se não tiver atenção desde o início você vai se perder e a leitura pode se tornar chata, mas se você deixar a atenção e a curiosidade te guiarem você pode acabar desbloqueando acessos mentais da quais você não conhecia em sua própria mente, incluindo a prática da alquimia mental.

Quero deixar um ar misterioso para quem está com curiosidade para ler, não sei se atingi o efeito que queria kkkk mas é isso! É um livro de mago, para ler e praticar, se você não é um, não perca seu tempo lendo!

Filino 31/12/2018

Ensinamentos de um antigo mestre
A obra trata de ensinamentos de Hermes Trismegisto, que os teria transmitido há milhares de anos, no Antigo Egito. Esses ensinamentos teriam se difundido por diversas partes do globo, como a Índia e a Pérsia, sendo levantada a possibilidade que o próprio Abraão tenha travado contato com eles. Um pouco dessa sabedoria hermética é exposta em sete princípios, que são explicados (na medida do possível) nesse livro.

A leitura não é difícil, mesmo para aqueles que não tem familiaridade alguma com esse tipo de literatura. E para quem se interessa pelo assunto, é uma obra essencial.

Umberto Vicente 30/03/2019

Excelente!
Segundo Hermes Trimegisto, o universo é regido por 7 leis fundamentais, que estão em toda parte, em diferentes graus e vibrações, tudo estando dentro do Todo.

Em cada capítulo os iniciados dissertam essas leis, que são irrefutáveis e entrelaçam entre si, pois nenhuma existiria sem a outra (pelo menos no nosso mundo manifestado). Dentre as leis, ele fala sobre a do mentalismo, correspondência, vibração, polaridade, ritmo, causalidade e gênero, todas com muita propriedade.

Hermes viveu cerca de 2.700 antes de Cristo (não se tem uma datação certa), porém suas leis, como atemporais, perduram e sempre perdurarão para a eternidade.

Rafael 19/11/2019

A seu tempo
Um livro interessante qie desperta a mente. As leis herméticas a tanto tempo escrita, tem seu ar de reflexão.