Jogador N° 1

Jogador N° 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

Carolzinha33 10/08/2023

Eu já tinha assistido ao filme do Spielberg (só até a metade) e tinha me interessado pela história.
Quando comecei a ler o livro, tive lembranças do filme que vi em 2021 e, não sei se minha memória estava uma bagunça, mas o que eu assisti foi um pouco diferente do que li (preciso assistir o filme para confirmar essa teoria, mas lembro claramente que no filme tinha uma corrida super legal e no livro não). Normalmente, não me importo com mudanças na adaptação, pois sei que muitas coisas que funcionam em um livro não funcionam no cinema, mas como gostei mais do que vi no filme do que no livro, comecei a me importar. Como eu já disse, tenho que assistir novamente para maiores considerações.
Fiquei incomodada com algumas coisas. Na parte 2, durante uma conversa entre o Parzival e Artemis, tem uma fala transfobica.
Tem muitas referências aos anos 80 e eu só conhecia os filmes e algumas bandas.
Gostei do livro, mas fiquei bem chateada com a fala que encontrei.
atemporalxbr 10/08/2023minha estante
fds

Bea Luiza 11/08/2023minha estante
Caroleee muito crítica literária!

Vitória 08/08/2023

Achei que era ruim, mas é bom!
No começo foi difícil entrar na história, mas depois fluiu muito bem!

Achei super divertido e na fase final do desafio eu mal me aguentava de curiosidade.

Uma parte ruim é a tradução feita pela LeYa, alguns termos traduzidos ao pé da letra quebraram o ritmo da leitura, posso citar de cabeça "caça-ovo" e "ovo de Halliday", na minha opinião o termo "Easter Egg" é suficientemente difundido e poderia ser mantido no original, talvez apenas com uma nota explicativa (?). Pelo o que procurei na internet a adaptação da Intrínseca já tem esses pontos melhor trabalhados.

Outra coisa que me incomodou são as muitas páginas sobre modelos de computadores, avanços tecnológicos, etc. PelamordeDeus eu só fui ter computador quando estávamos no The Sims 3! Lá vou saber o que é um modelo XÆ A12 e também não vou procurar no google pra quebrar mais uma vez o ritmo da leitura kkkkk

Enfim, foi uma leitura legal 4 estrelas.
Vitória 08/08/2023minha estante
Outra coisa que esqueci de comentar: o Parzival tem 300 horas no dia, né? Como que trabalha 10 horas, joga 16 e faz 1 hora de exercício?

satvvrnvs 01/08/2023

Idk girlll you ate but left some crumbs on the plate...
eu gosto do world building, e realmente reflete o mundo geek que de propõe fazer, e eu conseguia visualizar o mundo que se construía
mas tem coisas que eu fico meio eh...
talvez eu tenha que reler de novo para determinar como eu realmente me sinto sobre

ana.b4 30/07/2023

Bom...
De início achei o livro muito bom, a ponto de n querer parar de ler.
Mas quando fui chegando no meio pro final, foi perdendo aquele ritmo do começo e ficou meio chato.
O livro em si é bom, mas achei muuito cansativo quando chegou meio.
Mas o final é bom o q acaba fazendo valer a pena terminei.

Tirando isso eu achei bom e recomendo.

Emilia 30/07/2023

Muito bom, história futurista, se passa dentro de uma realidade virtual, um jogo de videogame, cheio de referências dos anos 80's , filmes , músicas e principalmente jogos.

muri 28/07/2023

Confesso que tava esperando bem mais e acabei me frustando de certa forma.
Achei bem enrolado, muito detalhado e tinha horas q cansava
Queria mais diálogos recebi muitos monólogos
Não peguei nenhuma referência e fiquei triste com isso
Foi uma leitura legal mas nada impactante, infelizmente

Sabrina 27/07/2023

PERFEITO
Esse livro é simplesmente PERFEITO. Eu não sei nada de videogame e muito menos nada sobre as referências dos anos 80 e ainda assim eu amei o livro, não esperava gostar tanto justamente por não ser algo que tenho vasto conhecimento mas ainda assim é muito bom. Fiquei com vontade de ler o segundo livro mesmo tendo mtas pessoas dizendo q não é bom e mesmo eu dizendo pra mim mesma q não iria ler o segundo qnd comecei a ler esse.

Higor 27/07/2023

Que experiência de leitura deliciosa.

ação, suspense, cultura pop, tudo misturado num livro só: a receita poderia ter dado super errado, mas foi tudo tão bem desenvolvido numa escrita cativante, que não dava vontade de largar. não sou um entusiasta de games e computadores, mas não me senti burro ao acompanhar todas as referências feitas, justamente por conta da escrita, que não pressupõe que o leitor tem os mesmos conhecimentos de cultura pop - principalmente dos anos 80 - e tecnologia que o escritor (mesmo esse sendo o público alvo)

um porém foi o final, que achei muito flores & unicórnios (principalmente as últimas páginas, após o término do concurso), com uma batalha que durou bem pouquinho pro suspense construído durante o livro todo.

com certeza, vale muito a pena a leitura!

r4quel1 23/07/2023

Bem melhor do que o filme
Me surpreendeu muito positivamente, acho o filme bom mas achava muita coisa mal explicado, descobri que era só uma má adaptação.
O livro é genial não só em explicação como todo o universo de inteligência artificial, os anos 80, e as provas, as chaves, tudo.

jhow 21/07/2023

Nunca imaginei que tantos sentimentos pudessem me ocorrer durante uma leitura. Cline mostra bem a realidade virtual pela realidade real e que, às vezes, o mundo a nossa volta está tão estragado que só é possível encontrar felicidade ? ou uma válvula de escape ? nos videogames. No entanto, se buscarmos pelas coisas certas, possamos sentir felicidade e enxergar beleza no mundo real, também.

Quando o pai de Wade Watts lhe deu esse nome, porque achou esteticamente bom para um protagonista (como o Clark Kent), ele estava correto. Wade é inteligente e dedicado e o seu desenvolvimento ao longo do livro é completamente crível.

São obras excelentes, tanto o livro quanto a adaptação cinematográfica (apesar de, particularmente, preferir o livro).

skuser02844 21/07/2023

MARAVILHOSO
Eu amei demais! Não sou muito conhecedora do mundo dos games, e nasci bem depois da década de 80, e o livro tem muitas referências dessas duas coisas, mas de alguma forma, isso não atrapalhou em nada o flow do livro. A narrativa prende demais, e você não consegue parar de ler! Obs: dá um banho de 10x0 no filme.

20 18/07/2023

Ótima leitura sobre jogos
Muito bom adorei o livro viajei com com ele, um livro incrível maravilhoso, recomendo milhões de vezes muito muito bom quem tá atrás de algo sobre game que não cansa enquanto lê esse livro é uma boa.