Quem Me Roubou de Mim?

Quem Me Roubou de Mim? Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Quem Me Roubou de Mim?

Sandra216 30/01/2022

Quem me roubou de mim?
Um livro muito interessante e instigante que nos leva a questionar nossa individualidade e subjetividade, o modo como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

@jaquepoesia 26/01/2022

No decorrer do livro vemos registros de diferentes casos de pessoas roubadas de sua própria identidade, é impossível não olhar para si mesmo e refletir sobre todas as vezes em que nos permitimos ser sequestrado, e ainda pior, recordar todas as vezes que sequestramos o outro. Sim, não somos apenas sequestrados, muitas vezes somos sequestradores da identidade dos outros.
A religião também é um sequestrador de quem realmente somos e um tema abordado de maneira muito inteligente.
Sequestros da subjetividade acontecem o tempo todo. Todos nós estamos expostos aos riscos. Não é necessário muito tempo para que alguém nos leve de nós. Uma palavra, um olhar, uma opinião, tudo pode ser laço que nos prende e aos poucos nos leva de nós (…) Toda relação humana necessita de cuidados, porque sempre transita nos limites ténues entre amor e posse. Do amor à posse o caminho é curto. Basta que percamos o foco de nossa identidade para que corramos o risco de alguém administrar nossa vida, roubando-nos de nós mesmos.
Além do conteúdo sobre filosofia, psicologia, e relatos reais, há entre os capítulos belíssimas poesias que nos fazem refletir muito sobre a questão da subjetividade, como por exemplo as minhas favoritas:

ALGUÉM
Alguém me levou de mim
Alguém que eu não sei dizer
Alguém me levou daqui.
Alguém, esse nome estranho.
Alguém que eu não vi chegar
Alguém que eu não vi partir
Alguém, que se alguém encontrar,
Recomende que me devolva a mim.

VIR A SER
Eu procuro por mim.
Eu procuro por tudo o que é meu
e que em mim se esconde.
Eu procuro por um saber
que ainda não sei, mas que de alguma forma já sabe em mim.
Eu sou assim… processo constante de vir a ser.
O que sou e ainda serei
são verbos que se conjugam
sob áurea de um mistério fascinante.
Eu me recebo de Deus e a Ele me devolvo.
Movimento que não termina
porque terminar é o mesmo que deixar de ser.
Eu sou o que sou na medida em que
me permito ser.
E quando não sou é porque o ser eu não soube escolher.

Elaine Messias 17/01/2022

Reflexão
Excelente reflexão sobre as atitudes humanas nos relacionamentos, que tentam modificar uns aos outros, de forma violenta ou velada, mas sempre ?sequestrando? e manipulando a vítima.

Stefanny.Marques 10/01/2022

Leitura interessante
Leitura necessária, porém, muito difícil e arrastada. A ideia do livro é muito boa, mas a escrita é muito complicada, uma característica dos livros escritos pelo Padre. Acredito que todos deveriam ler esse livro em algum momento da vida, mas que seja em um momento calmo, em que você possa ter tempo de meditar e reler certas partes.

Kamila.Rodrigues 04/01/2022

Resgate da Subjetividade
Me reconheci em vários momentos do livro. Me fez ver a importância de me conhecer e me pertencer antes de querer algo. Não é ser egocêntrico, é ter-se primeiro antes de doar-se ao outro.

Luaxs3 02/01/2022

Melhor livro (2021)
Apesar de não ter registado aqui, esse livro me tocou de uma forma muito singela. Eu adorei pois ele fala muito sobre a questão de você ser escrava dos outros e se perder de você, e isso foi um assunto que eu me identifiquei demais, esse livro me ajudou, me deu conselhos e foi uma casa pra mim. Eu realmente, voltei a ser minha depois que eu li esse livro, as vezes sem perceber a gente vira escravo das outras pessoas e acaba sendo sequestradas por elas. Eu amei demais esse livro, e recomendo muito a leitura dele é muito maravilhosa!
Tania 02/01/2022minha estante
Amei muito esse livro!!!!???

jordanacassiano 28/11/2021

Se conhecer para ser seu
?Só quem é dono de si pode oferecer-se aos outros, sem tantos riscos de perde-se no outro?.

Que livro magnífico. Posso reler e reler, ele nunca ficará óbvio.

Cris.Aguiar 19/10/2021

ótima leitura
Esse livro chegou em minhas mãos por acaso, e em um dia sem saber o que ler, o abri.

Foi uma excelente viagem nas palavras do Pde Fábio, que apesar de nos "alertar" na introdução de que a escrita volta-se para Deus, achei extremamente filosófico e psicológico, podendo ser de grande valia para qualquer pessoa. A parte religiosa está mais no final, e ainda assim, é uma mensagem universal de sabedoria, independente do catolicismo.

O livro fala do trato da individualidade e da arte de se relacionar com respeito e amor a si e ao próximo; alerta para as relações abusivas (isso entre casais e até pais e filhos ou em empregos) quando não se tem um amor próprio e sua individualidade bem entendida e construída. Assim como o oposto em exagero, pode nos tornar algozes também de nossos pares, conscientes ou não.

O estilo de leitura que gosto muito, uma chamada para darmos atenção ao "ser" que somos, cuidando para nãos nos deixarmos levar na rotina e nos discursos generalizados sem uma grande reflexão.

Recomendo a leitura

Vanessa.Oliveira 17/10/2021

Já fazia um tempo que almejava ele, finalmente consegui. A sabedoria do padre Fábio me impressiona, parece que eu estava conversando comigo ao ler cada página. É muito importante termos a consciência de que não podemos terceirizar nossa vida a outrem. A nossa subjetividade precisa ser uma característica presente, mesmo sendo tão difícil não deixarmos a vida nos afetar ao ponto de nos perdermos de nós mesmos. E é por isso que precisamos preservar nossa individualidade, vivermos momentos de solitude para só assim sermos inteiros quando acompanhados. Nos encontrar quando perdidos deve ser uma busca permanente. Foi uma leitura importante, pois me fez abrir os olhos pra coisas que estavam ali, perto de mim. Recomendadíssimo!

Anaysa 12/10/2021

Esse livro estava guardado a muito tempo na minha estante, e eu nunca conseguia terminar. Dessa vez a leitura foi diferente, ela fez sentido pra mim. Me via em algumas situações, via pessoas que eu amo em outras.. Cada capitulo foi um aprendizado, uma reflexão e um ensinamento que quero levar para a vida.

"Egoísmo

Sinto falta de você
Mas o que sinto falta
é de tudo o que é seu e que me falta.
Sinto falta de minhas faltas que em você não faltam.
Sinto falta do que eu gostaria de ser e que você já é.
estranho jeito de carecer, de parecer amor.
Hoje eu resolvi assumir as necessidades
que insisto em manter veladas.
acessei o baú de minhas razões inconscientes
e descobri um motivo para não continuar mentindo.
Quero agora lhe confessar o meu não amor,
o sentimento que faço parecer ser.
Eu não tenho o direito de adentrar o seu território
com o objetivo de lhe roubar a escritura.
Amor só vale a pena se for para ampliar o que já
temos.
Você era melhor antes de mim, e só agora posso ver.
Hoje quero lhe confessar meu egoísmo.
Quem sabe assim eu possa
ainda que por um instante amar você de verdade.
Perdoe-me se meu amor chegou tarde demais,
se meu querer bem é inoportuno e em hora errada.
É que hoje eu quero lhe confessar meu desatino
meu segredo desconcertante:
Ao dizer que sinto falta de você
Eu sinto falta é de mim mesmo."

Claudia 26/09/2021

O sequestro da subjetividade
Um livro incrivelmente honesto e real. Pode ter gatilhos dolorosos e até despertar para situações que muitos acham normais e que na verdade é recheada de violência velada (ou não). Bem escrito, inteligente e com temas extremamente sérios, levando o leitor à um tipo de reflexão sobre si mesmo, escolhas e qualidade das relações.

Gabriel1994 23/09/2021

Quem me roubou de mim...
O livro trata sobre um sequestro diferente, não de corpo, mas de alma, os contextos abordados no livro pode não apresentar digamos que sequestros a qual estamos aprisionados, porém trás reflexões a cerca da vida e do quanto podemos nos tornar sequestradores ou sequestrados...

Lissa 15/09/2021

5/5
Melhor livro que já li, alcançou o nível de TOP 1 ?, leitura reflexiva, esclarecedora e enriquecedora. As transformações, ensinamentos e mudanças internas que obtive com essas páginas foram apreendidas e vou levar para a vida toda, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Vários assuntos são abordados, principalmente, as modalidades de sequestros da subjetividade, a criação e manutenção da personalidade e disposição de si, e após toda essa completude, se inserir no mundo do outro com respeito, aceitação e amor genuíno, sem toda a carga negativa, mitos, fantasias, projeções, falácias e posses. A primeira vez que tentei ler esse livro, não consegui ir além de 10 páginas, estava evocando muitas questões que na época eu não queria e conseguia lidar, a princípio achei que era por um tema específico, mas hoje sei que não era nada daquilo que eu imaginava, naquele momento, eu não tive uma escolha muito inteligente, escolhi a ignorância, permiti que a névoa permanecesse. Mas era tudo o que eu podia ser naquele momento, eu já aceitei e me perdoei por isso. Hoje, livre das amarras e correntes, num constante movimento de autovigilância, prezo por nunca mais entrar nesses cativeiros. ????????

Carol Lopes 09/09/2021

Chorei horrores!
Aquele livro que toca na alma.
Muito aprendizado, muitos insights.

Comecei a ler achando que iria identificar outra pessoa, mas acabei me identificando demais!

Beatriz.Milena 06/09/2021

Razoável
Um para ver as coisas por outras perspectivas e ter uma percepção nova sobre a vida. Mas acho que esperei algo a mais...