Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

beckyreads 15/02/2024

Prometeu tudo e entregou mais ainda
Lançado no ano de 1866, tendo sua primeira parte publicada em Janeiro e a segunda em Dezembro do mesmo ano, achei conceitual. Ele meio que divou, e uma parte de mim gostaria de estar viva apenas para acompanhar esse desenrolar. As condições em que Dostoiévski se encontrava ao escrever esse livro são absurdas, o que deixou a leitura ainda mais curiosa e me prendeu até a última página, justamente por ter isso em mente (vale à pena a pesquisa antes de adquirir sua cópia ou iniciar a leitura).

Minha cópia é na tradução do português de Portugal, e isso me atrasou um pouco, mas não diminuiu a grandeza dessa obra espetacular. Creio que melhorou a experiência, justamente por ser muito condizente com o vocabulário dos anos 1800.

Confesso que ter começado minha jornada pelo mundo da literatura russa logo de cara com esse livro tão pesado e arrastado, tão forte e reflexivo (que é uma boa descrição da realidade até os dias de hoje), foi molecagem minha e eu deveria ter começado com alguma obra mais leve. Então, já fica o aviso aqui.

As angústias, reflexões, medos, ansiedades, pensamentos, planos, etc., que o protagonista apresenta ao desenrolar da história são condizentes com sua idade jovem e até algo que me deixou frustrada. Não é spoiler saber que ele tem 23 anos, mas pensava por 600 páginas que ele tinha +25! Me sentia surtando por me identificar com muitos de seus dilemas, e quando soube que ele tinha exatamente a minha idade, foi como se uma pedra tivesse atingido meu estômago.

Tudo é minuciosamente detalhado, recomendo paciência nesse aspecto. Fora isso, é, para mim, uma leitura indispensável para todos e uma experiência única, necessária, marcante e com muito valor.
Vou admitir: estou fascinada. Esta é a palavra, este é o sentimento.
Crime e Castigo me enlaçou de tal maneira que não consigo ler nada, não consigo desviar o pensamento, prestar atenção em nada que faço e penso no livro 24/7 desde que comecei e terminei a leitura.

J.v 14/02/2024

Um romance para fazer estátuas chorarem
Foi a primeira leitura que fiz este ano, confesso que minhas expectativas foram superadas ao extremo. Não é o meu primeiro contato com o autor e nem com a obra pois no ano passado fiz a leitura da versão condensada da mesma, porém, este ano me dispus a enfrentar a obra completa e muito alegre venho dizer que vale a pena. Dostoiévski faz uma investigação profunda da psicóloga ao longo dessas páginas, quase que uma anatomia da mente humana no que se trata de crime e castigo do crime. Não lhes darei spoilers, apenas digo para aproveitarem a leitura.

Lor 12/02/2024

Mona, você é maluca? Com todo o respeito ?
Foi muito difícil ler o começo desse livro, eu achava tudo tão arrastado?
Mas o livro me conquistou aos poucos. Gosto muito da forma que os nomes fazem referência ao caráter do personagem.
A discussão do porque algo é considerado crime e porque algumas pessoas são impunes aos julgamentos da própria sociedade. O Dostoiévski traz o dilema do que é certo ou errado de uma forma genial, fico pensando em como a obra dele ainda se mantém atual depois de tanto tempo. Penso sobre como colocar em prática uma teoria perigosa mudou a visão da sociedade sobre Raskolnikov, de um estudante de boa alma para um maluco assassino. Será que uma pessoa pode sofrer una transformação tão extrema?
Enfim?
Achei tão bonito o final. A Sônia salvou ele e o livro também, porque tudo fica mais intrigante quando ela aparece.

John 12/02/2024

Perfeição
Já ouvi algumas vezes compararem Dostoiévski a Shakespeare, nunca gostei dessa comparação até concluir Crime e Castigo. Um dos melhores livros que já li. Dostoiévski conta a história de Raskolnikov, um estudante Russo que vive em São Petersburgo. Como o próprio título já conta, Rodia (Raskolnikov) comete um crime e durante a obra, ele busca o perdão(ou não) do ato que ele cometeu.

sophia ceregatto 12/02/2024

Crime e Castigo.
"? Eu não me inclinei diante de ti, eu me inclinei diante de todo o sofrimento humano."

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas de tirania.

Estou sem palavras! me encontrei entretida durante a narrativa inteira e, apesar do livro inteiro girar em torno de apenas um assunto, me parece algo inovador.
Os personagens são muito bem construídos, cada um tem uma característica diferente que os tornam únicos dentro da história.

Não posso deixar de falar sobre a forma como o Dostoiévski escreve os protagonistas em suas obras, é sempre uma escrita voltada ao mundo interior deles, como aquele personagem se sente em relação á situação, o que ele pensa,
como ele lida com as coisas e etc. E é muito interessante analisar isso durante a leitura, porque é sempre comum aqueles monólogos imensos do protagonista, mostrando como ele mesmo se castiga e se tortura antes, durante e após o crime cometido. Imagino que esses monólogos sejam comuns em todas as obras desse autor, monólogos que retratam muito nossa sociedade por meio de sentimentos, como a inveja, soberba, angústia, vaidade e etc.

Crime e Castigo foi a segunda obra que eu li e a cada vez que eu leio, eu sinto uma vontade enorme de ler o restante de suas obras. A escrita de Dostoiévski é única, densa e muito cativante e eu tenho certeza que não vou me decepcionar nas próximas leituras!

Apesar de ser um livro que me viciei rapidinho, sempre tem aquelas páginas em que não fiquei tão focada, ou algumas coisas acabei deixando passar despercebido sem querer, é uma leitura que exige bastante concentração pra entender bem o que está ocorrendo ali.

Eu super recomendo aos leitores que apreciam uma boa literatura, ainda mais se for russa!

Johnny Blue Heart 11/02/2024

Como dizer para alguém qual o seu livro favorito?
Assim: esta é a quinta vez que leio Crime e Castigo. Leia e sinta tudo o que é possível sentir sobre o cadafalso e a possiblidade de renascimento do indivíduo.

Roohmachado 10/02/2024

Essencial! Todo mundo tem que ler pelo menos uma vez
Acredito que a construção dos personagens e a abordagem de seus psicológicos sejam o ponto forte do livro. Mas há ouyras temáticas fundamentais como ganância, alcoolismo, miséria, condições insalubres, abusos etc. de uma forma visceral e bastante chocante, mostrando como era a realidade da Rússia dos Czares e suas semelhanças com os dias atuais aqui no Brasil...

Aliás, acredito que seja justamente este espaço-tempo, essa São Petersburgo pobre, desigual e cheia de problemas socioeconômicos que levaram o ex-estudante, que abandonou os estudos devido sua miséria, a construir racionalidades bastante controversas acerca dos "crimes perdoáveis" e das "pessoas ordinárias e extraordinarias".

Desde as primeiras páginas da leitura até o momento em que Raskólnikov está cumprindo seu castigo refletindo sobre
a existência de uma velha ruim, gananciosa, que "não vale mais que um piolho", é possível ver a construção de sua ideia (crime) e as racionalidades que ele teve para defender e embasar o seu ato. Aliás, esse debate interno sobre julgar quem merece morrer e quais pessoas poderiam se beneficiar dessa morte é algo que foi recorrente em seus pensamentos durante todo o livro, tornando esse personagem muito complexo e MUITO bem construído.

Outros personagens como a Sônia, Dunia, Razumíkhin são tão interessantes de acompanhar, tão bem construídos que você fica doido pra saber o que acontecerá. Aliás, todo aquele cenário do livro você interpreta como um lugar onde diversas pessoas miseráveis (os outros personagens) lutam para sobreviver da maneira que podem.

Um clássico excelente, com personagens MUITO bem construídos e uma ambientação maravilhosa. É bastante denso e, em muitos momentos, lento. Porém, vale muito a pena e há momentos tão emocionantes que você esquece que acabou de passar por uma parte extremamente lenta e devora o livro de uma só vez. Aliás, você acaba refletindo MUITO sobre as temáticas desse livro de maneira intensa, trazendo novas racionalidades e novos saberes para o leitor. Recomendo MUITO!

Marcus 10/02/2024

Leitura incrível
Uma leitura que me cativou do início ao fim. O desenvolvimento de personagem castigado pelo orgulho juvenil gigante me pegou também por eu estar, no instante da leitura, num momento de vida parecido em alguns aspectos. Livro que vou levar para a vida, especialmente aquele final.

Alex712 10/02/2024

Crime e Castigo é uma das mais formosas obras de Dostoyevsky.
Não chamaria a obra de romance e estava achando essa categoria completamente errônea ao se tratar da obra até chegar no último capitulo. Onde realmente posso ver e chamar isso de um romance, porém erro em dizer q esse romance é interligado a nossa concepção; você tem que ler para entender. Um romance que vale uma vida; um romance de corpo e alma.

O livro fala sobre a desumanização de Roódia, suas ideias e ideais pessoais e sociais. Faz vc parar pra pensar ?eu tô ficando louco e influenciável por concordar com isso?? ou ?esse cara deve ter bebido no mínimo 3 litros de vodka para escreve isso?.

E de fato, não tem como se falar desse clássico da literatura russa sem se tratar do próprio Dostoyevsky. Recomendo vcs estudarem um pouco sobre ele e sua trajetória sendo preso, órfão e como chegou a ser considerado maluco por ser contra um regime autoritário.

Recomendaria essa obra para todos que me pedissem recomendação de literatura estrangeira. Livro maravilhoso!

renaas079 09/02/2024

Que jovem não se considera um Napoleão?
O crime perfeito de um novo Napoleão? Qual justificativa para se matar? Algumas pessoas t3m o direito de matar? Vale a pena o crime, justificado para o um bem maior? Há tempo para o arrependimento?

A obra aborda algumas questões que nos estula a refletir sobre as justificativas de um crime, caracterizada por uma superioridade, tendendo a prepotência, sem prejuízo à culpabilidade.

A construção da personagem de Raskolnikov é brilhante: desde a contextualização e motivação para o crime, a falta de arrependimento, a justificativa e soberba até a compreensão do feito, a culpa e a ressurreição, tal como a analogia se Lázaro, para uma nova vida!

Recomendo.

salles27 07/02/2024

Nunca foi tão dificil ler um livro.

É super bem escrito, ambientação incrivel, mas meu Deus que negocio arrastado, acho que desisti e voltei umas 5 vezes e me senti fisicamente exausto durante e após a leitura.
Morgana.Villmanny 10/02/2024minha estante
Eu tô assim exatamente agora, que livro difícil de ler pelo amor de deus, nunca me senti tão entediada. Não consigo me manter lendo, faltam poucas páginas e tô agoniada com o quão chato é. Exatamente como disse, extremamente bem escrito, ambientação maravilhosa, personagens formidáveis mas pelos deuses que difícil

salles27 10/02/2024minha estante
Sim! No dia seguinte eu senti dor física mesmo, parecia que eu tinha malhado. É bem arrastado