Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Gabriel.Martins 06/02/2024

Um clássico nada fácil de ler
Crime e Castigo é um dos maiores clássicos da literatura e foi minha primeira experiência com a literatura clássica russa.
Com uma narrativa lenta e nada surpreendente, o livro não me cativou como eu esperava. Não me envolvi com os personagens e me peguei desejando que chegasse logo ao final.
De todos os clássicos que já li, este foi o que menos me agradou.
O fato do livro não ter funcionando para mim, não diminui sua qualidade. Com uma técnica impecável, Dostoiévski demonstra o porque é considerado um dos maiores autores da literatura mundial.
Independente se me agradou ou não, Crime e Castigo é um clássico que merece ser lido.

Hiego 06/02/2024

Crime e Castigo é um romance do escritor Fiódor Dostoiévski, publicado na revista literária O Mensageiro Russo durante doze edições mensais ao longo do ano de 1866. Posteriormente, foi publicado em volume único. É o segundo romance de Dostoiéviski, escrito após seu exílio de dez anos na Sibéria.

Lore 05/02/2024

Não esperava nada mas recebi tudo, a história prende do início ao fim, o protagonista parece um tratado de psicopatologia. Definitivamente vou querer ler a versão completa.

Annalu 05/02/2024

Uma vez consumado o crime, que comece o castigo
Dostoievski é um daqueles autores difíceis de encontrar, por mais que o livro tenha sido escrito no século XIX, a temática ainda é avassaladora e profunda.
Não vou dizer que não achei o início cansativo porque a primeira parte me custou bastante para ler, mas toda a espera valeu muito a pena. Raskolnikov é um personagem deveras humano, tendo suas nuances mais profundas expostas em plena luz do dia pela pena do autor, suas variadas facetas se encontram em um homem que é gentil com os órfãos e uma viúva a beira da loucura ao mesmo tempo que mata uma velha por dinheiro.
Acho incrível essa habilidade de Dostoievski em realmente formal uma imagem fiel de um assasino que é humano e tem todas as suas qualidades excludentes entre si.
Os personagems secundários são ótimos também e exprimem todos os tipos de pessoas existentes na terra, Dúnia foi a que mais me chamou a atenção entre eles.

Isabella 04/02/2024

Precisei parar para assimilar
Confesso que de primeira fiquei "é isso?"
Vi várias resenhas falando que é o melhor livro e tals e realmente me senti a maior burra por não ter tido essas emoções.
Mas no geral, é um ótimo livro. Tinha o preconceito de por ser um clássico seria chato e difícil mas com certeza não foi. Os personagens são muito bem construídos, a história muito bem feita e gostei de ficar lelé com os pensamentos e com a vida do Rodia.
Mais pra frente irei reler para ver consigo compreender melhor.
Leiam, a experiência vale a pena.

Pablo39 04/02/2024

Um declínio da mente humana
A história se passa na Rússia, com o protagonista Raskólnikov, era um estudante até que por motivos maiores teve que largar os estudos e ir morar em um pequeno apartamento.

A trama segue a mente desse rapaz que vai fazer coisas questionáveis e em parafuso vai descer cada vez mais em sua mente, um livro incrível que trata sobre os limites humanos e sua moralidade.

Maria20231 04/02/2024

Esse livro me ensinou a ter paciência, porque não vou mentir a leitura inicialmente é meio cansativa, são páginas e páginas de quase um monólogo dentro de uma taverna que quase não me fizeram sair do lugar, mas passado um período de tempo, você começa a imergir na desgraça que é a mente do Rodia, você, entra no lugar da própria família, no desespero de tentar compreender uma mente completamente perdida. Tive minhas próprias considerações sobre o que se passa com o personagem principal, e a maneira que cada detalhe no livro se conecta entre si também é genial e a escrita do autor permite uma imersão gigantesca. Não espere final feliz nenhum aqui.

carol.haupczz 03/02/2024

Te amo Dostoiévski, te amo. Apenas isso.
Não tem nada que eu li ali que não tenha me deixado extremamente abençoada pela leitura

tr11zlma 03/02/2024

Enrolei tanto para ler, e no final me arrependi de não ter lido antes.
Apesar do livro ter um tema pesado,é um livro muito instigante, que conta com vários elementos que te fazem querer ficar imerso na história, tanto por possuir uma análise psicológica muito bem construída tanto do principal, quanto dos outros personagens.
No final eu ja não sabia quem era que tava certo, quem era que tava errado( vou ter que pensar muito ainda sobre isso)
quase um grande casos de família.
Sobre o Raskólnikov? que personagem complexo viukkkk( só perde para o Meursaultkkk) no final eu ainda tive um choque de realidade ao lembrar q ele tinha 23 anos, pq eu passei o livro inteiro imaginando ele como um velho de 40 anos
Lucas 05/02/2024minha estante
Achava que ele tinha uns 29, 30 anos. Também fiquei assustado quando o autor anuncia que ele só tinha 23 anos.

thiaguinholeitor 03/02/2024

Muito castigo, pra "pouco" crime
Crime e castigo foi uma obra que me fez pensar sobre a natureza humana, e o que nos força a cometer atos extremos. No livro, é iminente que a pobreza e a miséria, são fatores condicionais para a realização de um crime, e esse ponto nos faz pensar sobre o desvio social do Brasil, onde o índice de criminalidade está presente nas comunidades menos favorecidas. Além disso, os problemas psicológicos perseguem os mais pobres, pois a fome e a pobreza são combustíveis para a miséria psicológica.

yasneryst 02/02/2024

A cabeça é o castigo!
Clássico, obrigatório.
Eu sempre recomendo: se joguem nos clássicos e descubram a razão deles terem esse status!
Será que sua vontade é maior que seu orgulho ou que suas crenças?
O que resume bem esse livro é frio na barriga. Muito.
Você torce para que as coisas deem certo, depois lembra que dar certo é dar errado, então torce para dar errado, mas quando está acontecendo passa por um grande desespero, bom, se começou tem que ir até o fim, foge, rápido, não, se deixa entregar, não fique sofrendo! ah agora usa, você fez uma loucura impensável por isso e agora não vai tirar proveito? na verdade, pensando bem você merece sofrer, vai logo se entrega, não, não conta pra ele, conta sim... meu deus, agora já era, vai lá, não! você pode se safar, mas não isso nunca vai acabar então vai se entrega... UFA!
É um livro sobre miséria. A miséria que leva a atos impensáveis, inescusáveis.
Sobre solidão, sobre fome, sobre insalubridade. Sobre estar preso, se ver no fundo do poço, sem perspectiva nenhuma, ter crenças tortas, se ver influenciado por ideias paranoicas e desesperadas.
Castigo é estar dentro da própria mente quando você comete atos desesperados e não consegue concordar nem consigo mesmo.
Fascinante!

Farleyzinia 02/02/2024

"A parte mais difícil é quem nós somos"
Demorei algumas horas pra digerir o que foi a experiência de ler este livro, certamente se eu visitasse um psiquiatra agora talvez ele me desse uma licença de um ano.

Crime e Castigo é uma obra que brinca, que dá e tira, que te entristece e te enfurece, que te alivia e te enlouquece. Rodion ou Ródia, como preferir, é um personagem complexo, suas ações e pensamentos seguem um caminho que nos deixa inquietos junto com ele, seus algozes são seus próprios pensamentos.

É a segunda obra que leio do autor, e essa de fato deu vontade de favoritar, pela experiência conflituosa.

As outras personagens que pra mim tiveram destaque foram Dúnia e Sônia, mulheres que iam além das impressões da sociedade. Que viam em Ródia o conflito de suas razões internas.

Essa obra me lembra o seguinte trecho de uma música:

"We're born at night
So much of our lives
Is just carving through the dark
To get so far

Para chegar tão longe
E a parte mais difícil
É qu?m nós somos
É quem nós somos"

Se Ródia não fosse quem fosse, se fosse mais desalmado, se menosprezasse de fato a humanidade e não visse nos outros a dor e a entendesse, talvez no fim ele não tivesse perseguido a si mesmo.

Mayaraaaaaa 01/02/2024

Crime e castigo.
A história de um crime que acabou se tornando a história de um homem tão descrente e desinludido desse mundo que acabou caindo nas suas diversas paranoias e horroes.