Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

W?W! 03/04/2024

No final o castigo de Raskólnikov foi conviver com seus próprios questionamentos e pensamentos e consigo mesmo depois do que fez.

Patyys2 03/04/2024

Primeiro livro do Dostoiévski
É um livro clássico com uma linguagem fácil, o que é muito difícil de encontrar. A história é bem cativante e interessante, apesar de não ser exatamente o que eu esperava.
O final para mim deixou um pouco a desejar, queria que explanacem melhor o castigo e o futuro do romance, porém não aconteceu. O crime prendeu muito a minha atenção, foi interessante, porém se um escritor contemporâneo reescrevesse o livro, o crime teria um planejamento melhor, ou não teria nenhum, o crime teria mais descrição e seria melhor investigado.
De forma geral, foi um leitura muito boa e com certeza leria outros livros do autor.

Obs: Duvido lerem os nomes russos por completo toda vez que eles aparecem kkkk.

hobbitusille 02/04/2024

Não sei fazer resenha de clássico tao renomado assim aaaaa
Ah sei lá galera, o livro é muito bom. eu não esperava gostar dele tanto assim, mas gostei bastante. pensei que eu ia ter dificuldade com os nomes, mas foi super tranquilo. acho que já ter lido o silmarillion antes foi uma boa treinada pra isso kkkkj

só tenho a dizer que razumíkhin é um solzinho, uma bolinha de luz e ele (e o rodya) foi meu personagem fav

Johan.Petrovics 02/04/2024

Uma Epopeia Existencial nas Brumas da Alma Humana
Antes de adentrarmos no âmago da resenha em questão, cumpre-me o dever de exaltar, em tom solene e com a mais profunda reverência, o inefável deleite que me proporcionou a leitura da obra em tela. Ressalto, com veemência, que esta incursão literária constitui-se em minha primeira investida no fecundo terreno da literatura russa, outrora inexplorada por este humilde ser.
Confesso, com a franqueza que me é peculiar, que, em breves instantes da jornada literária, cogitei da possibilidade de abandonar os ensinamentos dos filósofos gregos, outrora tidos como meus favoritos, em favor da rica tradição intelectual da terra dos czares.

Sob o manto nebuloso da São Petersburgo oitocentista, eclode a magnum opus de Fiódor Dostoiévski, "Crime e Castigo", um afresco literário de densidade ímpar que desvenda os abismos da psique humana. Em meio à atmosfera soturna da capital russa, a narrativa tece um intrincado labirinto de suspense e introspecção, cativando o leitor desde o primeiro contato com suas páginas impregnadas de erudição.

No centro da trama, surge a figura atormentada de Raskólnikov, um jovem intelectual dilacerado por conflitos internos. Consumido por ideais nihilistas e ambições desmedidas, ele perpetra um ato hediondo que desencadeia uma espiral de consequências funestas.

Ao longo da narrativa, somos impelidos a uma jornada pelas profundezas da alma humana, onde culpa e remorso se entrelaçam com desespero e redenção. Dostoiévski, com maestria ímpar, desnuda as camadas mais íntimas do ser, revelando os embates que afligem não apenas o protagonista, mas todos os que o cercam.

Com uma linguagem eloquente e de notável rigor intelectual, Dostoiévski tece uma trama densa e complexa, desafiando o leitor a confrontar suas próprias concepções de moralidade e justiça. "Crime e Castigo" transcende os limites da literatura, erigindo-se como uma jornada intelectual e emocional que ecoa através dos séculos, convidando-nos a meditar sobre os enigmas da condição humana.

Para aqueles que ousam adentrar os domínios desta obra monumental, uma experiência transformadora se anuncia. Nas páginas de "Crime e Castigo", a luz da verdade irrompe através das sombras do pecado e da redenção. Mais do que um mero romance, este opus magnum é um espelho que reflete as profundezas mais obscuras e luminosas da alma humana, convidando-nos a contemplar o significado essencial do perdão e da redenção.

"Crime e Castigo": Uma epopeia existencial que nos confronta com a vastidão do ser e nos convida a desvendar os mistérios da alma humana.

jrcesarr 01/04/2024

A psicologia em Crime e Castigo
Nunca tive nenhum contato com alguma obra de Dostoiévski e não sabia muito bem o que esperar. No entanto, "Crime e Castigo" me surpreendeu muito positivamente, sendo uma obra de uma densidade psicológica enorme, em que cada particularidade dos personagens trazia um entendimento sobre a mente humana; como as emoções, as angústias e os desejos funcionavam. Não é a toa que o próprio Nietzsche afirmava que Dostoiévski era o único psicólogico que tem algo a lhe ensinar, o que se confirma pela rica análise da psique do homem. A teoria de Raskólnikov sobre a divisão humana, a dualidade moral de Svidrigáilov, a personalidade delirante de Ekatierina Ivánovna, o conceito de salvador idealizado por Lújin, bem como as discussões acerca de como a estética influencia a percepção humana sobre os crimes, são aspectos da obra que a engrandece fortemente, o que confirma a genialidade do Dostoiévski ao escrever essa obra literária, a qual vai muito além de uma ficção, tornando-se um ensaio sobre a psicologia humana.

Caroline 01/04/2024

É uma obra que explora uma jornada intensa pela psique humana, abordando temas como culpa, redenção e moralidade. A narrativa envolvente e os complexos personagens proporcionam uma reflexão profunda sobre as consequências dos atos e o caminho para a verdadeira reconciliação consigo mesmo. É uma leitura que impacta e ressoa além das páginas do livro.

Ricardo 31/03/2024

Já dizia Herman Hesse, quem quer nascer deve destruir um mundo. E acompanhamos o Raskolnikov destruir o seu mundo, de forma dolorosamente detalhada. Bem, acho que isso resume a história, que é grandiosa nas suas reflexões, realista na sua execução e triunfante no seu final.
Wercton 31/03/2024minha estante
aeee, veio aí ??

Marcelo 31/03/2024

PERFEITO
A última vez q tive vontade de ler tudo de um autor depois de ler o primeiro livro, q foi com Bom Dia, Verônica do Raphael Montes.
Esta história é antiga, mas é TÃO, mas TÃO atual.
Recomendo a todos que comecem com este livro.

Brenno.Garcia 31/03/2024

Esse é o tipo de livro que você não precisa necessariamente gostar para reconhecer sua grandiosidade. os detalhes da escrita muito bem pensados e colocados na narrativa fazem com que nos sintamos na pele de Raskólnikov. em alguns momentos, achei a leitura pouco interessante (quando o foco era o casamento da irmã) mas de uma forma geral não tirou o brilho da obra, ao menos para mim.

Daniel 29/03/2024

Raskólnikov o maior que temos e o menor também
"Não há no mundo coisa mais difícil do que a sinceridade e mais fácil do que a lisonja". Pensei em iniciar com essa frase que foi muito importante pra mim no decorrer da trama, não sei explicar em palavras todos os sentimentos que esse livro me fez sentir, uma mistura de felicidade, nervosismo, ansiedade e por vezes sono, sim sono, com a narrativa bem lenta no início e todos os personagens com uns nomes muito difíceis, e apelidos também, (todo mundo tem no mínimo 5 formas de ser chamado, essa Rússia aiai) eu não conseguia ler durante a noite, dormia no meio dos capítulos.
Mas após persistência na narrativa e curiosidade pelo desfecho, me mantive forte e terminei esse livro, considerações: vale muito a pena cada minuto!
A reflexão do que é bom e do que é mau, certo e errado e até que ponto numa linha tangível, o personagem principal, nosso querido Ródia/Raskólnikov/Rodion, estava errado em matar aquela velha desgraçada?
Bom finalizei o livro sem saber e sem conseguir tomar partido sobre o ocorrido, sobre a teoria dele para a época e toda a critica sobre o mandamento de não matarás, achei o final muito bem desenvolvido, um final digno de um clássico.
Leria novamente no futuro para ter outras críticas porque acredito que esse livro muda e se molda conforme nossa opinião do momento.

Matheus656 29/03/2024

O personagem principal é completamente diferente, a cultura russa descrita nessa obra apresenta uma história de personagens muito bem escritos realmente vc torce por alguns deles,os diálogos dele são bem engraçados as histórias os sonhos dos personagens tudo é mto bem construído a narrativa não é arrastada a história tem seu suspense seu romance é uma obra literária que só tem a enriquecer seu conhecimento e leitura, super recomendo 4,5

Belleoleinik 29/03/2024

Surpreendente
Super intrigante...
Cada página me surpreendia com algo ou alguém novo.
Confesso que em vários momentos senti raiva do protagonista por surtar do nada.
A leitura foi bem arrastada, porém mesmo assim gostei.

Arizona.Strange 29/03/2024

Comecei a me interessar por livros clássicos por causa de bungou stray dogs e simplesmente descobri que era um dos meus gêneros textuais favoritos, e de longe um dos melhores livros pra começar foi esse aqui.

Wesley251 29/03/2024

É impossível ser o mesmo após este livro
Como não amar este livro, ele fala com a gente, se comunica conosco de uma forma que só Dostoievski sabe como interagir.