Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Claudia.livros 25/03/2024

Essa é a releitura pela qual eu tanto desejei nos últimos tempos ?

Concluí a leitura em julho de 2023 e agora li novamente por causa do projeto Dostoiévski em ordem cronológica que estou fazendo.

E valeu muito a pena! A experiência é muito mais intensa, visto não haver mais a tensão da expectiva. E foi muito importante também ter lido no projeto o Memórias da Casa dos Mortos, sobre a prisão do autor na Sibéria. Ajudou bastante no entendimento do epílogo.

Dostoiévski é um mestre e a cada releitura de sua obra tenho mais certeza disso.

Emanuel231 25/03/2024

Uma obra prima da literatura russa!
Foi uma leitura lenta, mas ao mesmo tempo incrível, toda a progressão desse livro é tão realista ao ponto de que você realmente se sente ali, naqueles cenários fúnebres de São Petersburgo... A passagem de tempo, os personagens... Tudo aqui é extremamente humano e realista, e fico feliz de ter lido de forma gradual esse livro e não de uma forma a querer ler o mais rápido possível, tornando a história mais realista ainda pra mim. Dostoiévski traz nessa aqui uma experiência extremamente única e ao mesmo tempo uma história que pode ser facilmente imaginada na nossa atual sociedade, toda a psique humana retratada aqui, do que levaria ao crime de assassinato, para uma constante perda da sanidade e para enfim, uma redenção... Todo esse caminho é feito de uma forma magistral! Cada personagem aqui com seu próprio núcleo, formas de pensar e opiniões ao mesmo tempo que todos partilham de alguma forma do mesmo cenário da época, mostrando mais uma vez a escrita impecável contida nesse livro. Recomendo fortemente!!

Aurélio 23/03/2024

Depois de terminar esse livro, me deu uma vontade imediata de voltar à primeira página e começar a relê-lo, porque eu sinto que deixei muito para trás, uma vez que todos, repito: TODOS os personagens têm personalidades extremamente complexas e muitas vezes dúbias, cada anseio e luta interna é examinado por Dostoiévski com precisão incrível, tornando este livro um lindo mas brutal ecossistema vivo e complexo; não é à toa que este é considerado por muitos o maior romance da literatura ocidental. A trama principal é muito bem arquitetada, e acompanha cada passo da personagem do Raskolnikov como se estivesse dentro de sua própria psique. Não tenho palavras para explicar essa obra prima, nem o que eu senti enquanto a lia.

luxcas0 23/03/2024

Crime e castigo: experiência insuperável
Essa foi uma leitura que em alguns momentos houveram reviravoltas, principalmente mais ao final, em algumas partes eu me perguntava o porquê de Dostoievski estar escrevendo certas partes, mas depois eu entendia. Em certo momentos eu sentia raiva de Raskónikov porquê ele não considerava o que tinha feito um crime, e sim um bem à humanidade já que a usurária não era uma boa pessoa, mas isso não deixa em momento algum de ser um crime, eu senti pena do personagem principal, e achei genial, como outro leitor escreveu em sua resenha que Dostoievski conseguiu colocar nesse livro loucura vaidade, avareza, e etc, ele soube como nos mostrar esses temas e deixou a história cada vez mais interessante e cativante. Sei que o principal é a redenção de Raskónikov, mas esses outros temas não deixaram de me chamar a atenção, por isso os trago aqui, já que até ao final do livro o protagonista não quer se entregar por não achar o que fez errado, mas sim por suas paranóias de achar que a polícia já sabia o que ele tinha feito, mas vejo que apesar de todos os pesares ele tem sua redenção.

Ratinha de Biblioteca 23/03/2024

Texto Adaptado
É uma versão resumida do clássico, em alguns momentos com texto original. Mas, não deixa de ser uma história impactante.

Hellen.Kreter 22/03/2024

Amor e ódio
E nais uma vez a narrativa da cruz se repete mesmo não sendo a intenção. O ódio mata, o amor ressuscita e salva!

Nayara 22/03/2024

Sempre que termino uma obra do Dostoiévski fico com o sentimento de insuficiência, mas depois de alguns dias eu consigo absorver quase todos os assuntos que foi abordado "entre linhas". Ler Dostoiévski não é fácil, é um pouco cansativo a escrita é densa e lenta mas vale a pena quando se termina.

téo 22/03/2024

Li está obra em janeiro, e confesso que é um dos melhores livros já lidos por minha pessoa até hoje. Não tem explicação para tamanha perfeição.
Orlando.Fidelis 22/03/2024minha estante
Quero ler

Tuturu 21/03/2024

Esse é um dos livros que melhor expressa a sensação de angústia e sofrimento frente às escolhas que tomamos. É uma sensação horrível que só vai piorando. A parte é interessante é que o final termina de maneira otimista. Após tanto sofrimento, um espaço consegue ser aberto para a esperança.

Tatiane148 20/03/2024

Crime e Castigo foi minha porta de entrada nas obras de Dostoiévski. Conclui o epílogo maravilhada, lendo o último parágrafo pensando: Uaaaau ??

Me sinto fora de esquadro em apresentá-lo, então aqui vão apenas observações de uma leitora que apreciou a obra.

Um clássico é um clássico, e este é indispensável.

Raskólnikov é um jovem russo, estudante de direito, que pela situação financeira se vê obrigado abandonar a faculdade [?]
É um personagem bem complexo, contraditório. Na narrativa podemos perceber toda sua luta interior e a agitação de sua mente trabalhando na construção de justificativas para seu ato criminoso.

Dostoiévski explora muito bem seus personagens e os coloca diante de situações morais bem difíceis.

Um crime é cometido. O caos se instala. A consciência de Raskólnikov o persegue e a partir daí a obra se desenrola mergulhando em reflexões sobre psiquê, moralidade, espiritualidade, até o gran finale!

Impossível conhecer Dostoiévski e não torná-lo um de seus autores prediletos.

Agatha387 20/03/2024

Escrita antiga é sempre desafiadora
Não sei o que foi mais difícil, engrenar a leitura ou conseguir pronunciar o nome dos personagens... kkkkk
Clássico, vale a leitura, mas achei sem graça, confesso.
ferreiriinhaa 25/03/2024minha estante
Até que enfim alguém pra eu concordar ? Estou há semanas tentando terminar e simplesmente acho CHATO, mas toda vez que vejo resenha é elogiando..

lara a 31/03/2024minha estante
Eu acho, sinceramente, que a questão não é o livro em si mas a edição, porque comecei lendo essa edição que baixei no elivros mas não conseguia ler de jeito nenhum, então troquei a edição e melhorou, eu diria, 100%, a leitura fluiu de um jeito que não havia fluido antes. Também não sei se vocês estão acostumado com a escrita "robusta" mas quanto mais livros ler assim, mais fácil vai ficando.

livia_ss 19/03/2024

"sempre achara pouco existir; sempre quisera mais"
O tema central do livro é simples: todos que cometem o crime merecem o castigo? Já a maneira como é desenvolvido o tema, é bem mais complexa. Tanto é que são mais de 500 páginas que deixam qualquer um reflexivo.
A leitura é muito detalhada e os nomes parecem trava línguas. Sinceramente, foi uma leitura mais difícil pra mim. Mas apesar de tudo, o enredo sempre me manteve envolvida e curiosa. Os diálogos eram magníficos e me faziam ficar meia hora olhando pro teto tentando processar cada palavra.
Acompanhar a mente de Raskólnikov era um trabalho difícil, me perdia às vezes. Um misto de genialidade e loucura. Ele criou uma teoria e foi até o fim para prová-la. No fim, não foi difícil entender seu ponto de vista.
Crime e castigo é um livro denso, com muitas camadas e que demora um tempo pra ser assimilado. Mas cada página vale a pena. É um clássico que não decepciona.

KelenDZ 18/03/2024

Comprei o livro na versão adaptada erroneamente, e no fim até que não foi ruim, já que não achei essa história tão fantástica quanto imaginei. Talvez por ser um livro muito conhecido, criei uma expectativa além.
Segundo contato com o autor. Gostei bastante de ambas obras que li, mas outros clássicos me cativaram mais.
Os nomes confundem um pouco inicialmente, mas no decorrer da leitura fui me acostumando.
Gostei do final.

anaaurelio_ 16/03/2024

Demorei pra ler, tinha quase abandonado a leitura. Mas deu vontade de terminar e ainda estou me perguntando por que motivos larguei esse livro?????
Teria sido uma leitura mais proveitosa se eu não tivesse dado essa pausa. Mas pretendo reler em outra edição!
Muito bom, e novamente fiquei fascinada pela escrita.
Consegui tirar muita coisa desse livro.

Lilian.Inoue 15/03/2024

Crime e castigo
Uma leitura de muitas reflexões, achei q, apesar de ter sido escrito em "1800 bolinhas", não muda muito com os dias atuais. Muitas reflexões que o personagem faz, eu tbem faço, sobre a nossa existência ?