Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

@bastos_fraan 27/02/2024

Impactante
Meu primeiro contato com onagro e foi simplesmente uau!
Sempre pensei que seria algo completamente difícil e rebuscado demais, mas tudo que posso dizer é que a leitura voou, eu terminava um capítulo e logo pensava, ?caramba, preciso saber o que vem agora?
Sem sombra de dúvidas eu me coloquei no lugar do protagonista em alguns momentos, me questionando o que faria se fosse ele rs não eu não imagino que teria coragem de cometer o crime, mas fora isso, eu deseja que ele espiasse sem punição haha
Definitivamente eu quero ler mais sobre o autor e do autor, preciso conhecer outras obras e se forem desta forma, tenho certeza que vou amar também!
Um livro que mexe com o psicológico, que nos ?coloca? na mente do criminoso, e faz pensar sobre tudo, ademais os outros personagens também nos fazem pensar? gostei demais.

madu.zi 27/02/2024

Grandioso e Impecável!
Crime e Castigo foi uma das leituras mais difíceis que já tive na minha vida, mas não por ser ruim, e sim por ser altamente viciante num nível angustiante, eu não conseguia parar de pensar um minute se quer nele durante quase um ano. Foi o meu primeiro contato com o grande Dostoiévski, obviamente foi um baque esse início de leitura, mas com o tempo, tudo correu bem.
Crime e Castigo é uma obra altamente reflexiva, por muitas vezes, senti tanto medo e aflição quanto o nosso Ródia, fiquei soando frio por diversos momentos ao longo da leitura, isso se deve a excelência da escrita de Dostoiévski completamente imersiva e descritiva. O livro aborda os demônios e pertubações do jovem Raskólnikov, que devido a sua vida e condição miserável, seu orgulho e arrogância e seu complexo de grandiosidade para com tudo e todos, foi levado ao extremo desespero ao cometer dois assassinados seguidos de roubo com a ideia de se manter, mas caiu em um delírio nervoso e filosófico com as consequências e o peso de seu crime.
Dostoiévski foi GIGANTE na construção impecável dessa obra e todas as críticas nela contida. A inveja, ganância, desespero, delírio, orgulho, egoísmo, amor, aflição, ódio, tristeza e a tragédia são determinantes para toda a consagração da obra.
Eu gostaria de ter mais jeito com as palavras e me estender mais nessa resenha, mas tudo o que posso dizer com convicção é que essa é uma das melhores obras já escritas em toda a face da Terra, é por merecido o seu posto entre as obras mais atemporais do mundo. Fiódor Dostoiévski é simplesmente um gênio literário, completamente afrente de seu tempo.
Lady Zulis 27/02/2024minha estante
Apenas o grandíssimo Dostoiévski!

Henrique 27/02/2024

A Grandiosidade de Crime e Castigo
Recentemente terminei a leitura do livro Crime e Castigo, tal obra remete-me a várias reflexões sofre a psique humana, o personagem principal Raskolnikov é singular e complexo em suas ações, entretanto a engenhosidade do autor em descrever suas ações, criar sub dramas, e explorar as nuances por trás de cada ação, isto é o que enriquece o texto, deixando-o mais fluido e palpável.

A construção do personagem é interessante, ao invés de focar somente no lado sombrio, o autor também contrasta seu lado humano, mostrando a dicotomia vivida pelo mesmo, um homem perdido em uma teoria, tenta-se convencer da sua grandiosidade, por consequência vai perdendo sua autoconsciência, deturpando sua moral até culminar em um crime.
Raskolnikov, na tentativa de colocar em prática sua teoria, acaba causando um fissura na própria consciência, sofrendo pelo que fez, mas não entendendo o motivo de tal angústia, a partir dessa deturpação, ele vai afastando-se de todos em sua volta, o isolamento é uma demonstração de vergonha e arrependimento, entretanto seu orgulho não deixa-o admitir o erro, acredita-se ser Napoleão, mas no final continua sendo somente um homem.
Os antagonistas do livro tem um objetivo próprio, tais objetivos não estão diretamente ligados ao personagem principal, Petrovich é um jovem ganancioso, cujo o interesse é tornar-se alguém importante e renomado, mesmo passando por cima de outros, este personagem em especifico é utilizado para fazer um critica na desigualdade social da época, o livro foi escrito no século 19, a revolução industrial estava à todo vapor, por ventura a desigualdade era aterradora para os empregados, Petrovich defendia essa exploração, argumentando que o patrão deveria ganhar mais, pois repartiria de forma justa estes valores com os funcionários, porém na realidade é demonstrada o oposto, tanto a classe baixa como a alta estavam registrando um aumento significativo no número de mortes, por conta disto Raskolnikov não teve apreço por ele.

Outro antagonista é o Svidrigailov, homem asqueroso, mentiroso, e manipulador, a irmã de Raskolnikov era tutoria de sua família, desenvolveu uma paixão doentia pela mesma, a qual prejudicou sua imagem, ele é um personagem tardio na obra, entretanto tem um importância significativa na mesma, a relação dele com o personagem principal é ligada estreitamente com seu interesse na irmã do mesmo, acaba sendo intrigante suas ações, em alguns momentos ajuda e da suporte, mas ao mesmo tempo prática atos lascivos e nojentos.
No final é uma bela obra, realmente um clássico atemporal, Dostoievsky nos lembra o quão importante é o autoconhecimento, o cuidado com a moral, e com as nossas ações, pois não prejudicamos somente nós, mas outrem.

JoAo366 26/02/2024

Crime e castigo: livro para pessoas extraordinárias
Primeiro livro de autor russo que eu leio, escolhi essa edição por parecer mais fácil o entendimento do livro.
Gostei muito dos detalhes sobre os personagens, sobre o espaço (dá pra entender muitas coisas sobre o personagem principal prestando atenção na construção do quarto dele) e a história em si.
Um livro cheio de filosofias, clímax praticamente em todo fim de capítulo que te faz querer começar o próximo já.
Recomendo!

Sofia.Ornellas 25/02/2024

Novela do século XIX
Demorei muito tempo para terminar de ler esse por pura preguiça, acho que essa demora para ler o livro me fez não ter uma experiência tão imersiva. Gostei muito do livro, a história é muito interessante e preocupante ao mesmo tempo.
Adoro a forma como o autor escreve os diálogos, me senti lendo um script de uma novela.

Caetano.Fernandes 23/02/2024

Acabei de ler Os Irmãos Karamazov, primeira leitura de Dostoievski, e tive que engajar em outra obra dele.

crime e castigo te revira o estômago e te prende. simplesmente não dormi para terminar e descobri como tudo iria se desenvolver

Silver.Clara 22/02/2024

?Fui eu quem matou a velha viúva e a irmã dela, Lisaveta?
Não tinha provas contra ele e pouquíssimas conexões, é engraçado como ele cavou a própria cova. O protagonista se alimenta de sua sanidade a cada página. Corrompido, uma doença o aflige, o fazendo se apegar por situações esdrúxulas e se perder em conexões rasas.
Dopado com as relações do dia dia, ele se sobrecarrega, demonstrando o qual hilária a mente humana é

Ana 22/02/2024

Marcante
Esse não é o tipo de obra literária que se lê freneticamente, eu precisei de tempo para assimilar as coisas e me acostumar com o vocabulário, sem falar que foi meu primeiro livro russo, no entanto, posso dizer que o Raskólnikov pra mim é a representação do lado ruim do ser humano, tirando os delírios do mesmo, a mistura do delírio com a parte sã dele faz você se perguntar se ele é um ser humano horrível mesmo ou é apenas a doença apenas tomando conta do seu corpo. Enfim achei um ótimo livro mas não é pra qualquer pessoa, a leitura pode ficar entediante facilmente ás vezes.

Vinicius620 22/02/2024

Uma incrível obra prima! Meu primeiro autor russo e este livro, provavelmente não será o único que irei ler deste autor ou da literatura russa.
Desenvolvimento formidável de personagem, narrativas impecáveis e com uma imersão fenomenal na história.

lahmot 22/02/2024

Enrolei bastante para fazer essa resenha porque, afinal, o que mais eu poderia acrescentar à essa obra tão aclamada, que muitos já não o tenham feito? Então decidi que essa resenha será menos bonitinha do que as minhas anteriores, vou só falar o que vier a minha cabeça como se estivesse contando o que eu achei do livro para um amigo que não conhecia a trama.

Nunca tinha lido nada do Dostoievski antes disso e como uma grande fã de Bungou Stray Dogs (um personagem baseado no Fyodor é o vilão do anime), quis ler para ver se descobria mais sobre o personagem, já que há muitas coisas que não sabemos sobre ele ainda, como o que a habilidade dele faz, por exemplo; talvez ao analisar as obras dele, eu poderia compreender melhor o personagem. Há quem diga que Os Irmãos Karamazov é um pouco melhor nesse sentido, mas nem se eu fosse maluca eu começaria a ler Dostoievski por esse livro de 1000 páginas. Decerto compreendi algumas coisas, mas isso daqui não é uma resenha de Bungou Stray Dogs então não vou me alongar mais nisso.

Crime e Castigo é sobre um sujeito que largou os estudos por falta de dinheiro e um dia simplesmente resolve matar uma velha. Muitas vezes eu me peguei perguntando a mim mesma: "Qualé a desse cara, afinal?". Você lê e percebe que o sujeito é um maluco; lelé das ideias, mas não é que seja louco de fato, ele é apenas extremamente perturbado, e sabe muito bem quais são suas próprias intenções. (pequeno spoiler a seguir) - A justificativa dele para o crime vem de uma tese que ele elaborou sobre os seres humanos, mas vou resumir de forma leiga: Ele pensa que alguns homens são melhores que outros, e estes que são melhores, estão acima de tudo e podem fazer o que quiserem, enquanto os que não são, "tem que se ferrar mesmo", de acordo com ele, a velha é desse segundo tipo. Às vezes pode parecer que não, mas Raskolnikov é muito inteligente e sabe muito bem o que está fazendo.

Não é um livro particularmente difícil de ler, só que se você não tiver paciência, pode muito facilmente se cansar dos monólogos giganteeescos do Raskolnikov. Sério, imagine se alguém transcrevesse cada pensamento que surgisse em nossa mente, um atrás do outro; os monólogos dele são assim, mas quer saber de uma coisa? É incrível, porque te coloca dentro da cabeça do personagem. Nas cenas de suspense, então! Você sente a aflição da possibilidade de ter o crime descoberto na própria pele (entre aspas). Minha parte favorita da trama são os momentos em que Raskonikov está em algum lugar (seja no bar, no apartamento dele) e começa a ouvir a conversa entre as pessoas ali, que coincidentemente estão falando do próprio crime; é muito bom (para mim, não para o Raskolnikov, que eu imagino estar morrendo por dentro enquanto escuta aquilo), é como se eu estivesse ouvindo uma fofoca fresquinha de primeira mão, recontada por vários pontos de vista.

Tem vários personagens notáveis e carismáticos, como a irmã do protagonista - a Dúnia (lenda demais), e o amigo dele, Razumikhin. Assim como personagens detestáveis, como o noivo da Dúnia que é tão chato que eu esqueci o nome dele, e o Svidrigáilov, que é um asqueroso nojento. Considero o detetive, Porfiri (o L do nosso Kira), um tipo de antagonista pelo papel dele na trama e ele é muito bem desenvolvido, mas não gosto dele não. Ah, e sim, para quem não tem costume de consumir literatura russa, os nomes podem ser um pouco confusos (cada personagens é chamado de trocentas maneiras e tem trocentos apelidos, por ex: o Raskolnikov é chamado também de: Rodion, Ródia, pelo sobrenome e pelo nome + patronímico) mas você se acostuma.

É um livro com muito conteúdo, mas não é cansativo porque cada detalhe é relevante. Confesso que o final não era o que eu esperava, mas não digo isso num sentido ruim; a verdade é que eu não sabia bem o que me esperava e tá tudo certo. Adoro a literatura russa e pretendo consumir as outras obras de Dostoiévski assim que possível. Acho que, num futuro próximo, uma releitura desse livro me faria bem, inclusive.

Leiam esse livro, sim, mas sem pressa. Mesmo que as paredes de texto pareçam um pouco assustadoras, eu juro que vale a pena!

Tanise1 21/02/2024

Uma ótima experiência
Não sou muito de livros de suspense e investigações, mas esse é perfeito, a história vai criando emaranhados que cada vez nos faz querer ler mais e mais, clássico imprescindível.

Lucas1997 21/02/2024

Um livro bom, que nos faz pensar sobre crimes, razões, moral, consequências e leis.

A leitura devido aos "vários nomes" (onomástica russa) que os personagens são chamados fica confusa em alguns momentos, mas da pra entender melhor conforme lemos.

Alguns pontos que achei interessantes:
O artigo em que ele escreve sobre as pessoas ordinárias e extraordinárias, e o questionamento do porque não há punição para alguns.
A redenção e renascimento do personagem.

LvDaymon 21/02/2024

O castigado
Me encontrei atordoado, assim como Raskolnikov, o calor, a NÁUSEA que o permeia por todo o livro, é tradicional e costumeira para alguém que vive na miséria brasileira. Me fiz apaixonado enquanto vi o amor e a persistência da amada (sem spoiler de quem é) para com ele, e percebi que também tenho quem me ame, como ela o amou, e permaneceu do seu lado, assim como minha amada também permanece apesar de eu ser Estrangeiro de mim mesmo, e de ter a perturbação mental que Raskolnikov também passa.

Duda 21/02/2024

Fds nem lembro muito bem a história e não vou ler o final mesmo.
Achei chato e maçante pra caramba