Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Daniela 20/02/2024

Crime e Castigo Parte II
Não gostei, muito cansativo! A parte I é bem melhor! Diálogos muito longos, muito enrolado! E acabava me perdendo durante a leitura!

Karina599 20/02/2024

Denso e complexo
Li esse livro ainda jovem, tive que ler duas vezes para entender, é complexo, forte e denso. Uma leitura forte que nos faz refletir sobre alguns princípios.

Becaa_ 20/02/2024

Ouso dizer que é um dos melhores livros que já li!
Um livro profundo que mostra como o orgulho nós mata por dentro e como o amor pode nós salvar, através da redenção da humilhação e arrependimento, nos tornamos novas pessoas foi assim com Raskólnikov, o sofrimento e o martírio que o transformaram em um novo homem.

flaviathaiss 20/02/2024

Meu primeiro Dostoiévski
Acho que foi uma escolha complicada pra ler Dostoiévski pela primeira vez, foi um livro bastante difícil de entender, de entender os personagens, de entender qual era o objetivo do livro, somente no final pra entender, acredito eu, o propósito do livro.
Então não vou descrever tanto sobre, porque realmente foi muito difícil.
Esse livro me lembrou bastante os miseráveis de Victor Hugo, primeiro pela miséria, também pela ambientação, pelos personagens, pelos conflitos internos, pelos acontecimentos.
O fato de Raskolnikov ter cometido um crime, e ter passado o livro todo se inquietando com isso, discutindo consigo mesmo o que era certo ou não, muito se assemelha a nós quando cometemos um erro (obviamente não tão grave quanto o dele), e mesmo que ninguém saiba e a gente sabe, e começa passar por aquele processo do remorso e como viver com isso, por mais "simples" que seja o erro, as vezes sempre podemos nos pegar refletindo algo que aconteceu anos atrás pensando "nossa poderia ter sido diferente, e se eu tivesse feito tal coisa, olha o que isso gerou" e etcetera.
O fim do livro é reconfortante. Pensar somos humanos, que cometemos erros, e que alguns erros, como no caso de Sofia, foi impelido a ela e não algo que ela quisesse, e que mesmo assim ainda podemos ter esperanças, depois de passar pelas consequências desses erros e tornar a ser uma pessoa diferente, e descobrir que o amor pode nos fazer renascer.

Daisy 20/02/2024

O ser humano
Por que uma pessoa comete um crime? Por ser "naturalmente" má? Por que um homem que mata é considerado herói (extraordinário) e outro um criminoso (ordinário)? Essas são algumas perguntas que nos assaltam durante a leitura de Crime de Castigo. O famoso romance russo nos instiga a pensar e pensar e chega a nos causar um cansaço mental ao nos apresentar a pertubação psicológica do assassino. Com a maestria da escrita de Dostoiévski e uma tradução à altura feita diretamente do russo pela editora 34, somos apresentados a uma série de personagens de diferentes classes sociais, cada uma com seu modo de falar e de pensar, suas convicções políticas e filosóficas e questões psicológicas que fizeram da obra um clássico!

"Se a gente considerasse as pessoas de todos os aspectos, será se sobraria muita gente boa?", Crime e Castigo (1886), Fiódor Dostoiéviski.

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

gbrlafonso 20/02/2024

A redenção só é completa com ações internas e externas
Crime e Castigo é um dos livros mais famosos não apenas de Dostoievski, mas de toda literatura mundial. A história retrata - como bem explícito no título - o crime cometido por Ródia e seu resultado enlouquecedor. Por páginas e mais páginas você entra na cabeça do nosso protagonista e se sente imerso por seus pensamentos, paranoias e chega a quase adoecer junto com ele. Poucos livros conseguem te fazer sentir na pele o que o/a protagonista está passando. Com diálogos muito bem desenvolvidos, tramas entrelaçadas e um castigo que começa na sua própria cabeça, o livro entrega toques de investigação e terror psicológico que até hoje são utilizados nas mais diversas obras que consumimos na música, cinema e literatura.

Por alguns momentos a história pode parecer amarrada, mas vale muito pelo processo e desfecho.

A redenção só é possível com o próprio sentimento de contrição (interno) e as obras, ações de arrependimento (externo).

heymilak 19/02/2024

FEBRIL
Escrita febril, extensiva e inebriante. Senti que fui transportada para mente do criminoso e vi-me entendendo todos os seus motivos para cometer o crime, mesmo não compactuando com sua personalidade e caráter.

Amei, li rapidamente e me engajei com todas as discussões.

Layla173 19/02/2024

Crime e castigo
É uma narrativa envolvente e instigante, somos apresentados à vida de um homem mergulhado em miséria e angústia, cujos pensamentos o levam a um ato que redefine seu destino de maneira irreversível. Foi uma história conduzida por tensão e suspense, acompanhando o protagonista em sua jornada rumo ao abismo da culpa e do medo, tentando fugir da responsabilidade, mas sabendo que o castigo por sua ação horrenda é inevitável. Apesar de não justificar suas ações, nós leitores somos levados a compreender os motivos que o impeliram a cometer tal crime, refletindo sobre a desesperança que leva pessoas a destruírem outras em busca de uma vida melhor.
Os personagens, desde seu melhor amigo e familiares, e até mesmo os antagonistas que desvendam seus segredos, mantevem a história interessante.
Me impressionei com o desfecho, e o epílogo um tanto esperançoso em relação a um recomeço de vida do protagonista

vanessaxclementino 19/02/2024

"Você nem pode imaginar a que ponto uma pessoa pode se afundar na mentira!?

?A mentira é o único privilégio humano em relação a todos os organismos. A gente vai mentindo até chegar à verdade! É porque eu minto que eu sou também um ser humano.?

Laninha 19/02/2024

Um livro que me trouxe muitas reflexões
Um estudante russo, que se vê obrigado a abandonar os estudos por falta de recursos, comete um crime para conseguir dinheiro, mas não fica com o dinheiro que conseguiu. O castigo? Bem, o castigo começa quando ele não se arrepende pelo crime cometido, embora acredite (?) que precisa se arrepender.
É preciso muita concentração para ler Crime e Castigo, mas é uma leitura que vale muitas reflexões.

Pedro3849 18/02/2024

Crime e castigo
Provavelmente um dos livros mais importantes para a formação de caráter de um indivíduo, a construção do personagem é incrível.

ABANDONADOPORVOCE 18/02/2024

Indispensável
Está leitura me rendeu alguns momentos de reflexão memoráveis, as indagações de Raskolnikov se tornam as suas depois de algum tempo, seus temores, seus pensamentos e suas ações necessitam de algum tempo para a assimilação.

Dostoievski é genial na produção de um enredo que molda seus personagens, não tem nenhum momento em que nada acontece, todos os capítulos tem reviravoltas, diálogo interessantes, as vezes uma contemplação dos pensamentos de Raskolnikov, tudo complementa e molda finais surpreendentes para cada desenrolar que o livro se dispõe a fazer. Doistevski é magistral em lhe fazer sentir pena, ódio, empatia e dor ao mesmo tempo sobre seus personagens multifacetados, nada aqui é simples e nada está fácil de entender e é aí que se encontra seu maior mérito.

Leandra Sales 18/02/2024

Um clássico é um clássico por um motivo.
Tirei uma estrela pela construção das personagens femininas e meia por todo o rolê de "a tradição vai salvar nosso país". fora isso de fato um livraço, construções de tensão, aspectos psicológicos e a parte meio "thriller policial" valem muito a pena.