A Psicologia das Cores

Resenhas - A psicologia das cores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Letícia 09/03/2020

Um mar de informações
?A psicologia das cores? é um livro repleto de informações de diversos campos diferentes sobre cada uma das cores. Achei muito interessante todos os estudos e curiosidades trazidas no decorrer do livro.

Wallace17 29/07/2021

📖 ❤🧡💛💚💙💜🖤💟
Eis um livro maravilhoso. Que trampo lindo da Eva Heller. Agradecer a tradução da Maria Lúcia Lopes da Silva. O mundo simbólico das cores foi se expandindo, a cada página lida. É verdade que muitas paletas de cores já deveriam ter sido superadas. Por exemplo, esse lance de cor azul e rosa classificadas no esquema binário heteronormativo é muito ridículo.

O livro resgata as convenções sociais da simbologias das cores. Por exemplo, no princípio o vermelho era a cor masculina e o azul a feminina. Rosa era uma cor usada por bebês meninos e bebês meninas usavam azul (a ministra Damaris ia ficar [*****] com isso).

Além disso, aprendi que o amarelo é a principal cor da China. O Laranja é a cor do Budismo. A cor sagrada do Islã é verde. Violeta e Vermelho eram cores nobres e burguesas. Prata é a cor da velocidade. Ouro é cor do luxo e ostentação (sem novidades por aqui). O marrom era cor dos campones e trabalhadores. Inclusive em muitas épocas, o povo era proibido de usar as cores nobres, podiam ir presos se fossem flagrados com as cores dos ricos. O branco sempre foi o princípio, a luz. Porém, em algumas culturas era a cor do luto. Em contrapartida, o preto era o fim, a escuridão. No entanto, é a cor preferida dos jovens e designers. a cor mais objetiva, nunca sai da moda. Cinza a cor sem caráter, da insensibilidade (e eu cheio de roupas cinzas no armário) A cor Rosa, do carinho erótico e da nudez (adorei saber disso) O livro estar repleto de explicações amparadas em pesquisas quantitativas-quantitativas/contextos históricos e sobre as percepções psicológicas que temos das cores. Algumas simbologias de cores são universais, (sobretudo em tempos de globalização).

Todavia, seria fantástico um estudo semelhante (será se já tem?) sobre as cores aqui no Brasil e América Latina. Johannes Itten, uns dos grandes mestres da Bauhaus, enfatiza esse meu anseio: "as sensações transmitidas pelas cores e a vivência que temos delas podem ser comprometidas de maneira bastante objetiva, embora cada pessoa veja, sinta e considere as cores de modo absolutamente pessoal". Livro estupendo!

site: https://www.instagram.com/p/B4EDr8CA7Ob/

Like a Sir 14/05/2021

O livro é muito bom porque além de preparar o leitor para lidar com as cores em todos os aspectos de sua vida, traz um apanhado de anedotas sobre cada cor e destila cultura, fortalecendo nossa intelectualidade como um todo.

Feliky 07/03/2024

Pelo amor de deus não confunda teoria com psicologia
É um livro de psicologia das cores, não de teoria das cores. Sim, isso é óbvio pelo título, mas fiquei sabendo que teve gente que comprou pensando que era teoria e se decepcionou. NÃO é a mesma coisa, gente!!!

O livro enfoca mais em como as cores são cultural e emocionalmente percebidas pelas pessoas, não é um passo a passo de design nem te ensinando a como usar cores nos seus desenhos nem nada assim. É bastante interessante e tem várias informações legais que eu não sabia, embora seja bom ressaltar que, como a própria autora chega a dizer em dado momento, esse aspecto psicológico das cores é um negócio muito incerto, então não leve isso como uma verdade indiscutível. O ponto fraco é que é escrito por Eva Heller apenas, então a percepção da coisa toda é limitada apenas a visão dela...e para um livro que fala sobre percepção CULTURAL das cores, bem...realmente limita a coisa toda.

Mas achei bom sim, não me arrependi de ler.

Cibeli Sebajes 15/04/2021

A vida ganhou mais cores
Este é um daqueles livros que todos deveriam ler, independente da área, não precisava ser da psicologia pra a leitura fluir, e o tanto de conhecimento histórico que se ganha com a leitura desse livro pra além do efeito psicológico das cores é maravilhoso.

Ana 02/02/2021

As cores fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre nos atentamos aos seus significados e o efeito que elas têm nas nossas emoções. Em “A Psicologia das Cores", Eva Heller faz uma análise aprofundada do tema. O livro é dividido em treze capítulos, cada um referente a uma cor: azul, vermelho, amarelo, verde, preto, branco, laranja, violeta, rosa, ouro, prata, marrom e cinza.

Logo no início, há uma lista das cores preferidas e as menos apreciadas pelas pessoas, de acordo com uma pesquisa com vários voluntários. O livro é um compilado de informações e curiosidades muito interessantes sobre cores, apresentando a origem de cada uma, uso durante a História, diferenças culturais e sociais, sentimentos e valores associados, nomes pessoais relacionados às cores, tons de cores existentes (azul conta com 111 tons conhecidos), dentre outros dados.

Como Eva Heller era uma escritora alemã e cientista social, são muitas informações relacionadas à lingua e cultura alemã. No entanto, também são mencionadas as expressões das cores em determinados países e diferenças de interpretação entre Ocidente e Oriente. A discussão de como as cores nos afetam é feita de modo muito crítico e sério, e a autora chega a alertar sobre algumas falácias difundidas acerca da cromoterapia.

Assim, é um guia muito completo para profissionais de diferentes áreas que trabalham com cores em sua prática (seja no design, na moda, publicidade, arquitetura, fotografia…) mas também funciona muito bem para curiosos e leitores interessados no assunto.

site: @clube_bla

Luísa 24/01/2021

Fechei o livro e troquei meu wallpaper para o verde
Li este livro por recomendação do meu professor de "Comunicação Visual", no curso de Jornalismo, e gostei muito. O conteúdo, além de ser super interessante, foi abordado de forma organizada, dinâmica e convidativa, o que me agradou muito. Por meio dessa leitura, aprendi que a escolha das cores nunca é aleatória e sempre tem um porquê, seja na publicidade, na moda, na pintura, nas placas de trânsito e por aí vai.

Apesar de ter ficado incomodada com algumas colocações da autora, acho que o livro é, no geral, útil e rico em conhecimento. Sem dúvidas, lê-lo foi uma experiência engrandecedora para a minha formação pessoal e profissional.

romulorocha 12/01/2021

A Psicologia das cores, de Eva Heller - Nota 8,0/10.
Eva Heller foi uma escritora e cientista social alemã que dedicou boa parte da sua vida aos estudos envolvendo as cores e as relações sociais. A Psicologia das cores é seu primeiro livro publicado no Brasil pela editora Gustavo Gili (GG), em 2013.
Em A Psicologia das cores o leitor irá se deparar com um profícuo universo de documentos e informações sobre as treze cores mais comuns ao longo da história. A autora descreve não só dados sobre a origem e composição das cores, mas alguns contextos históricos nos quais estas cores eram representadas tanto nas sociedades ocidentais quanto orientais. A relação das cores com o humor e o aspecto emocional é outro fator muito bem explorado no livro, principalmente sob a ótica da ?teoria das cores? de Goethe.
O livro possui uma linguagem bastante fluida e uma riqueza de conteúdo sobre o tema que propõe. Indico o livro a todos que tem interesse por cores, vocês irão curtir demais.
Minha única ressalva foi a de que senti falta de mais referências quando a autora expõe sobre as abordagens psicológicas que utilizam terapias cromáticas, e também senti falta de um fechamento do livro. Ele acaba sem conclusão ou consideração final alguma, o que me deixou um pouco frustrado no final.
?Uma regra básica da Psicologia da percepção: vemos sempre somente o que sabemos. Os que vierem a ler este livro passarão a ver muito mais cores do que antes?.

Duzin 05/01/2021

Um bom livro.
Achei um livro bem interessante, como trabalho na área criativa, creio que o que aprendi no livro vai me ajudar no dia a dia. Me fez entender como as cores funcionam e quais sentimentos elas podem evocar.
Acho que só tem algumas partes que se estendem demais e algumas que fala sobre um certo significado que a cor tem, mas não explicar propriamente o porquê disso. Mas num geral é um ótimo livro.

bruwinck 14/11/2020

Incrível
Trabalho com moda, achei incrível o livro. Acredito que contribua também para o marketing e cinema, entre outras áreas.

Fabi 05/11/2020

Surpreende
O livro não é para você consultar, quando precisa. Ele é para ser lido MESMO, tem conteúdo, não é apenas um amontoado de informações

Isabella.Oliveira 17/08/2020

Muito bom!!!
Eu achei que o livro teria mais elementos aplicados ao design, mas conta mais sobre a história de cada cor é bem interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5