A Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores Eva Heller

Resenhas - A psicologia das cores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana 02/02/2021

As cores fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre nos atentamos aos seus significados e o efeito que elas têm nas nossas emoções. Em “A Psicologia das Cores", Eva Heller faz uma análise aprofundada do tema. O livro é dividido em treze capítulos, cada um referente a uma cor: azul, vermelho, amarelo, verde, preto, branco, laranja, violeta, rosa, ouro, prata, marrom e cinza.

Logo no início, há uma lista das cores preferidas e as menos apreciadas pelas pessoas, de acordo com uma pesquisa com vários voluntários. O livro é um compilado de informações e curiosidades muito interessantes sobre cores, apresentando a origem de cada uma, uso durante a História, diferenças culturais e sociais, sentimentos e valores associados, nomes pessoais relacionados às cores, tons de cores existentes (azul conta com 111 tons conhecidos), dentre outros dados.

Como Eva Heller era uma escritora alemã e cientista social, são muitas informações relacionadas à lingua e cultura alemã. No entanto, também são mencionadas as expressões das cores em determinados países e diferenças de interpretação entre Ocidente e Oriente. A discussão de como as cores nos afetam é feita de modo muito crítico e sério, e a autora chega a alertar sobre algumas falácias difundidas acerca da cromoterapia.

Assim, é um guia muito completo para profissionais de diferentes áreas que trabalham com cores em sua prática (seja no design, na moda, publicidade, arquitetura, fotografia…) mas também funciona muito bem para curiosos e leitores interessados no assunto.

site: @clube_bla

Cibeli Sebajes 15/04/2021

A vida ganhou mais cores
Este é um daqueles livros que todos deveriam ler, independente da área, não precisava ser da psicologia pra a leitura fluir, e o tanto de conhecimento histórico que se ganha com a leitura desse livro pra além do efeito psicológico das cores é maravilhoso.

Douglas 17/03/2022

Ótimo!
Do ponto de vista profissional, é um ótimo livro para enriquecer nossa bagagem e conhecimento sobre a origem e a história das cores. O livro trás os "acordes", que são basicamente paletas de cores que mostram as sensações das coisas (do amor, ódio, felicidade, sensualidade, etc). Além disso, passa pela história e evolução das doze cores principais que conhecemos.

Do ponto de vista pessoal, o livro é um pouco maçante, pelo texto ser corrido demais, sem pausas ou respiros. A diagramação tbm não ajuda nesse sentido, o livro é maior que o comum e as páginas quase não tem margem, o que dificulta a leitura nas extremidades. Ah, e colocar algumas páginas sem numeração (que não contam no total de páginas) é sacanagem kkk

Like a Sir 14/05/2021

O livro é muito bom porque além de preparar o leitor para lidar com as cores em todos os aspectos de sua vida, traz um apanhado de anedotas sobre cada cor e destila cultura, fortalecendo nossa intelectualidade como um todo.

Marcus 21/05/2021

O conteúdo é rico. A autora traz bastante referência e passeia pela história da cor. Mas é cansativo.

Wallace17 29/07/2021

📖 ❤🧡💛💚💙💜🖤💟
Eis um livro maravilhoso. Que trampo lindo da Eva Heller. Agradecer a tradução da Maria Lúcia Lopes da Silva. O mundo simbólico das cores foi se expandindo, a cada página lida. É verdade que muitas paletas de cores já deveriam ter sido superadas. Por exemplo, esse lance de cor azul e rosa classificadas no esquema binário heteronormativo é muito ridículo.

O livro resgata as convenções sociais da simbologias das cores. Por exemplo, no princípio o vermelho era a cor masculina e o azul a feminina. Rosa era uma cor usada por bebês meninos e bebês meninas usavam azul (a ministra Damaris ia ficar [*****] com isso).

Além disso, aprendi que o amarelo é a principal cor da China. O Laranja é a cor do Budismo. A cor sagrada do Islã é verde. Violeta e Vermelho eram cores nobres e burguesas. Prata é a cor da velocidade. Ouro é cor do luxo e ostentação (sem novidades por aqui). O marrom era cor dos campones e trabalhadores. Inclusive em muitas épocas, o povo era proibido de usar as cores nobres, podiam ir presos se fossem flagrados com as cores dos ricos. O branco sempre foi o princípio, a luz. Porém, em algumas culturas era a cor do luto. Em contrapartida, o preto era o fim, a escuridão. No entanto, é a cor preferida dos jovens e designers. a cor mais objetiva, nunca sai da moda. Cinza a cor sem caráter, da insensibilidade (e eu cheio de roupas cinzas no armário) A cor Rosa, do carinho erótico e da nudez (adorei saber disso) O livro estar repleto de explicações amparadas em pesquisas quantitativas-quantitativas/contextos históricos e sobre as percepções psicológicas que temos das cores. Algumas simbologias de cores são universais, (sobretudo em tempos de globalização).

Todavia, seria fantástico um estudo semelhante (será se já tem?) sobre as cores aqui no Brasil e América Latina. Johannes Itten, uns dos grandes mestres da Bauhaus, enfatiza esse meu anseio: "as sensações transmitidas pelas cores e a vivência que temos delas podem ser comprometidas de maneira bastante objetiva, embora cada pessoa veja, sinta e considere as cores de modo absolutamente pessoal". Livro estupendo!

site: https://www.instagram.com/p/B4EDr8CA7Ob/

Pic 03/08/2021

Baum demais
Muito informativo, claro e cheio de exemplos. A autora conta historias e aciona percepções que você mesmo tem mas nunca tinha reparado. Recomendo para estudantes da área de comunicação, psicologia, artes e design.

Alterou a maneira que percebo produtos, propagandas, design de personagens em filmes de animação e até mesmo o jeito que interpreto personagens de livro de acordo c suas descrições (não eh atoa q os olhos do Rhys são violeta ?)

Fica a dica, esse livro eh top.

MaLu 02/12/2021

É bom até a metade
Comecei o livro com pouquíssimas expectativa, imaginando que seria uma leitura muito técnica, mas me surpreendi, as primeiras cores foram muito interessante. A presença de curiosidades sobre cada tema traz muito leveza para a leitura.
O livro possui diversas imagens para ilustrar o que é descrito, o que ajuda muito na interpretação.
Chegando ao final a leitura se tornou maçante, quase não apareciam mais curiosidades sobre as cores. Precisei de muita força de vontade para terminar.

Dani Furiati 20/12/2021

Muito interessante saber como nós nos comportamos em relação as cores. Achei o livro bem extenso, mas fui lendo aos poucos uma cor por vez. Não esperava tantas informações sobre a história o que me surpreendeu (nem para bom nem para o ruim). Só senti falta da aplicação de cores. Imaginava que entrariam mais afundo nesse quesito.

Apesar de não ser a melhor é uma leitura que valeu a pena.

Giovanna.Davim 23/12/2021

Comecei a ler por pura curiosidade após indicações e me surpreendi bastante com a quantidade e o teor dos conteúdos. Não imaginava que podia existir tanta informação sobre uma cor só. É tanta informação que é bem provável que eu precise consultá-lo qualquer dia, e farei isso com o maior prazer. Vale muito a pena a leitura, porque ela traz curiosidades de moda, de história, de religião, de arte, de tudo o que você imaginar? E eu estou adorando incluir essas curiosidades aleatórias nas minhas conversas ?

Gabi Sousa 02/01/2022

Muito conhecimento!
O livro sem dúvidas superou minhas expectativas!

Cada página é uma surra de informações interessantes e curiosidades sobre as cores.

Rhuan 09/01/2022

Subestimei o livro.
Comecei a ler achando que seria algo muito técnico, e não deixa de ser, mas além de trazer a parte teórica por trás é muito interessante como o livro tenta te mostrar através de curiosidade como uma mesma cor que podia representar o pecado, pode representar a humildade em uma religião, como cada cultura interpreta diferente uma cor e o motivo disso.

Bia 26/01/2022

O livro é bom pra quem busca estudar sobre a história das cores, n achei q tem muito sobre "a psicologia das cores" nele, mas isso n o fez ser chato.A história de cada cor e a percepção das pessoas sobre elas deixa ele interessante e acabei me envolvendo nas histórias.Tem bastante enrolação tbm, algumas vezes fiquei com preguiça e pulei algumas páginas...mas é uma boa pra quem gosta de artes e história.

Tai 31/01/2022

Cores são detalhes importantes que podem ser usadas pra expressar o que desejamos. Que impressão você quer causar?

1 | 2 | 3 | 4 | 5