Quando o sofrimento bater à sua porta

Quando o sofrimento bater à sua porta Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Quando o Sofrimento Bater À Sua Porta

Antonio Maluco 24/10/2017

Meu Primeiro Livro Religioso
na verdade esse livro foi o segundo livro religioso que li e gostei da história pois ensina nos lidar com o nosso sofrimento e o sofrimento alheio

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/09/2017

Um pouco confuso
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Quem conhece o Padre Fábio, sabe que ele gosta de se utilizar de belas palavras em suas apresentações – ou pelo menos ser mais elegante quando se trata de apontar algo, como em suas redes sociais. Quando vai pregar, seja em palestra, programa de TV ou aqui no livro, ele deixa o mundo pop lá fora, e leva a Palavra para ser vista de uma maneira mais cotidiana, mais humana até. Pelo título, ele é bem feliz em usar uma expressão reticente, como um jogo de palavras pra capturar o leitor, porém, quanto ao desenvolvimento do livro, eu não diria o mesmo quando se trata de seus argumentos e/ou o modo como os apresentou. Explico.

Quando o sofrimento bater à sua porta... é, claramente, um livro que nos convida à reflexão. A postura do padre ao determinar “é melhor você abrir” é de aceitação, de compreensão do sofrimento e superação. É uma daquelas coisas óbvias que na verdade todo mundo se nega a aceitar – talvez porque pareça, justamente, óbvio demais. E o Padre Fábio vai lá discursar sobre toda a base do sofrimento e humanidade, com sustentação filosofal, psicológica, sociológica e literária.

Acho que o que meu desapontamento se deu justo por aí, pois minha expectativa me fez pensar que o livro seria algum tipo de abraço para os sofrimentos da sociedade, que às vezes não sabe ou não está se conectando bem com Deus, que está meio perdido, algo como um acalanto para aquele que precisa de uma palavra de fé em um momento de angústia... Enfim, o título me deu a impressão que seria uma abordagem mais voltada à espiritualidade, não à humanidade.

E, ok, o livro traz, de certa maneira, isso; é o seu tratamento que me pareceu impreciso e indireto demais. Ou seja, ele muito fala, mas pouco apresenta. Capítulos inteiros, por exemplo, poderiam ser reduzidos em poucas páginas. Esse desenvolvimento em oratória é ótimo, em retórica, nem tanto; fica cansativo. Embora os capítulos sejam curtos, o tema em si os tornam maçantes, sempre dando voltas e voltas. A argumentação, nesse sentido, também não ajudou muito, pois em alguns capítulos ele suscita várias coisas, puxando e linkando, e quando nos damos conta, estamos já em um tópico distante, o que possivelmente nos distrai do que ele tinha proposto no início. Senti falta de algo mais... homogêneo. O que pode ser uma questão de estilística (?)

Nesse links de temas, Fábio relata casos e mais casos, alguns pessoais, outros de pessoas que o procuraram para alguma orientação. Ao pautá-los dentro das discussões, essas histórias deixam de ser meros exemplos e, às vezes, tornam-se pequenas lições – eu só não contava com a contradição de algumas delas. Achei complicado ele trazer ao texto situações complexas de um modo tão simplista e até ingênuo. Noutras vezes o particular falava mais alto e o ensinamento se perdia. Enfim, foi um pouco confuso.

Pensando mais a respeito, minha conclusão é de que o conteúdo precisava de mais cuidado para quem ou como está sendo direcionado. Quem quer sentar e passear pelas grandes teorias, desde filosofia à literatura, esse papo é pra você; se você busca algum exercício de fé, sugiro outra leitura.

Não por isso o livro é de todo ruim, aqui e acolá há umas reflexões e passagens bem interessantes, como a análise no capítulo 4 sobre uma música popular, ou quando ele avalia as relações interpessoais, que, como ganchos, podem se revelar de maneiras cômicas, a la estilo que vemos no twitter. Há também dúzias de frases de efeito que realmente te dão o que pensar.

Entre os capítulos, inclusive, há umas pausas com trechos de diversas autorias, resgatando grandes nomes, como Mia Couto e João Paulo II. Leria mais livros do Padre Fábio, só não iria com tantas expectativas.

A edição é simples, com alguns arranjos (como os citados trechos entre capítulos), guiada por títulos em capítulos. A capa é bacana, te atrai e fácil te faz colocar no lugar da pessoa estampada.

site: http://www.dear-book.net/2016/08/resenha-quando-o-sofrimento-bater-sua.html

Nádia 03/05/2017

#resenhapomarliterario Quando o sofrimento bater à sua porta
"Se estamos sofrendo com a vida que vivemos, é justamente porque ainda não nos dispomos a mudar as nossas atitudes. A vida não poderá ser mudada enquanto permanecermos do mesmo modo. Só poderemos interferir na raiz do sofrimento que se manifesta na vida prática se tivermos a coragem de modificar as atitudes que estão gerando a prática da vida. O grande problema é quando não há mais tempo para salvar a vida. Ou quando não é mais possível mudar, porque a vida já chegou ao fim."
Esse livro veio encaixando em mim, veio infiltrando por cada cantinho do meu ser. Sou apaixonada pela escrita do Padre Fábio. Leio bem antes dele ser famosão. E o sensacional é que se você ler algo e não souber que ele é padre, você nem fala. Porque ele não prega religião. Ele fala de Deus sim. Mas de um modo mais espiritualista. O que é fascinante. E duas coisas foram os pontos fortes do livro pra mim. Primeiro: num mundo onde o sofrimento é mascarado com remédios, festas, consumo de todas as formas, inclusive de gente, ele escancara o sofrimento. Não todos, não indiscriminadamente e muito menos eternamente. Esse é o segundo ponto: racionalizar o sofrimento. Particularmente eu sempre sofri pelas minhas dores. Pelo coração partido pela morte de um ente querido bem como pelo reles sentimento apaixonado. E mtos não veem isso com bons olhos. O sofrer de verdade e intensamente pelo tamanho que tem a sua dor. Só quem sente pode dimensioná-la. Ao mascarar meu sentimento de ene maneiras, é como se eu não resolvesse aquilo. Fechasse uma porta mas tivesse alguém gritando por trás dela. E ao me permitir sofrer, purifico, resolvo. Fecho q porta e não existe nada mal resolvido lá atrás. Lágrimas podem curar haha. Recomendo indiscriminadamente. Reflexão das boas!

site: https://www.instagram.com/p/BI30gRNBTeO/?taken-by=pomarliterario

Ma. 10/02/2017

Um livro para lidar com a alma.
"Quando o sofrimento bater a sua porta", é um daqueles livros feitos para você, na hora e no dia certo. A narrativa em primeira pessoa nos coloca diante de um autor que narra casos do cotidiano que de alguma forma lhe mostrou as várias facetas do sofrimento humano. São histórias de pessoas comuns que descobriram nas suas dores, motivos pra recomeçar, vencer suas limitações e superar limites.O livro propõe que enxerguemos os sofrimentos que nos são acometidos desde o nascimento ao fim da vida de forma diferente e benéfica deixando claro que sofrer é algo natural e primitivo mas que, não precisamos nos demorar ou prender a ele. Há sempre um pouco sacralidade na dor bem vivida, resolvida e superada. Super indico essa obra inspiradora e elucidativa.

Dsasami 30/08/2016

Quando o Sofrimento Bater a sua Porta ....
....É melhor abrir...
O livro começa de maneira instigante, de forma bem simples mostra que não é possível fugir do sofrimento, em algum momento da vida ela chega e precisa ser vivida, mas uma hora é preciso tomar uma decisão ... permanecer no sofrimento, ou aprender e crescer com ele.
Recomendo o livro para esta sofrendo e quem não está. Ótima leitura.

SrtaSyn 21/07/2016

Eu sempre acreditei na força do crescimento através do sofrimento...
É daqueles livros que fala pouco, fala com simplicidade e ainda assim ensina muito mais do que muitos tentam... até nas palavras você percebe a humildade de quem compartilha e aprende, Padre Fábio de Melo conta histórias, fala das suas experiências e nos mostra algumas alternativas importantes para lidar com o sofrimento e torná-lo útil e efetivo em nossas vidas.

site: http://trajetoaleatorio.com.br/quando-o-sofrimento-bater-a-sua-porta-pe-fabio-de-melo/

Aline 05/09/2015

Aprendizado.
Esse livro é daqueles em que se pega não muito confiante se deveria lê-lo mas ao fazê-lo sr surpreende de uma maneira mais do que positiva. Foi exatamente essa a sensação que tive ao ler esse livro.
Padre Fábio de Melo é simplesmente um homem iluminado e guiado por Deus para poder passar com tanta simplicidade todo o seu conhecimento e aprendizados perante as situações que aparecem em nossas vidas.
Verdadeira lição de vida e em diversos momentos vi familiares meus nos depoimentos que o autor dava em seu relato dos fatos!
Leitura mais do que recomendada!

Margô 05/08/2014

Imaginem um livro que começa com essas palavras:
Quando o sofrimento bater à sua porta ...
... é melhor abrir.
Instigante, não é mesmo? Pois é ... neste livro o autor aborda através de histórias reais as diversas causas que levam o ser humano a permanecer em um sofrimento muitas vezes desnecessário. Não que não devemos sofrer diante de uma perda, de uma deficiência, mas que devemos saber como e por quanto tempo este sofrimento deve fazer parte da nossa vida.
Difícil não se identificar com um ou outro personagem e suas histórias, são tantas; através delas podemos perceber que, a nossa dor que muitas vezes parece ser maior que a de todos, não é nada comparada as narradas no livro.
Uma leitura que se torna gostosa, não é cansativa pois o autor utiliza um vocabulário simples, muito claro e objetivo. E para os amantes de músicas e poesias (assim como eu) a leitura se torna ainda mais atrativa, pois ele utiliza no contexto trechos de músicas, pensamentos e poesias de autores conceituados e algumas de sua própria autoria.

Um livro que apesar de ser escrito por um religioso, Pe.Fábio não tenta converter o leitor com discursos bíblicos, com certeza esta não é sua intenção. O que ele almeja é tocar o coração das pessoas para que se tornem mais humanas, a partir da própria experiência do sofrimento; ou do próximo. Portanto, deixo esta dica, ninguém vai sair convertido, mas com certeza mais humano depois da leitura.

Como não podia deixar, destaquei duas poesias dentre tantas:

Antes de chorar sobre os limites que possui,

antes de reclamar de suas inadequações,
aceita o desafio de pousar os olhos
sobre este aparente estado de fraqueza,
e ouse acreditar,

que mesmo em estradas de
pavimentações
precárias,
há sempre um destino que poderá nos levar
ao local onde o sol se põe

tão cheio de beleza.

*** Fábio de Melo

E é nisto que se resume o sofrimento:
cai a flor - e deixa o perfume
no vento!

*** Cecília Meireles

E com estas palavras Pe.Fábio finaliza: Sofrer, mas nunca esquecer que depois da tempestade há sempre um sol preparado, pronto para brilhar e nos dourar com sua luz tão envolvente.

Porque tão importante quanto não fechar a porta para os sofrimento é não impedir, depois, a entrada das alegrias...

Galvão 10/01/2014

Sofrendo e Aprendendo
O sofrimento é uma oportunidade preciosa para o crescimento pessoal, tudo depende de como lidamos com ele. Diante dele temos dois caminhos:
ou nos fazemos de vítima e deixamos saborear a vida com todos os seus sabores, ou encaramos os fatos de frente e, a partir do que nos faz sofrer,nos fortalecemos ainda mais para a grande aventura da vida.

Clara Mítia 30/11/2013

Quando o sofrimento bater à sua porta - Pe. Fábio de Melo
"Toc, toc, toc!"
Quem é?

Sempre esperamos por visitas. É sempre uma alegria abrir a porta ao que esperamos. Seja bem-vindo o amor, a alegria, os amigos, as conquistas, a paz!
Mas quando é o sofrimento quem bate à porta? Se não o convidamos a adentrar ele força as janelas, entope os ralos, faz faltar água nas torneiras e resseca o jardim.
Uma vez ele dentro, é preciso coragem para encarar a frieza dos seus olhos e a fraqueza dos nossos limites.
Não adianta sufocá-lo com perguntas intermináveis. Nem sempre ele responderá. Nem sempre as respostas devolverão quem se foi. Às vezes a melhor maneira de estancar o sangramento é aprender a conviver com as perguntas...

Talvez seja esta a proposta desse livro belíssimo do Pe. Fábio de Melo.

Leitura recomendada a quem está aprendendo a se deliciar com os limites da humanidade, mesmo que ela englobe a visita do tão inevitável sofrimento.

"E se o sofrimento bater à sua porta? É melhor abrir..."

Janaina 21/05/2013

nesse livro o padre Fabio de Melo, que alias nao usa o titulo nem fala de religiao em momento algum do livro(o que achei louvavel) fala sobre as diversas formas de sofrimentos que enfrentamos durante nossa vida, com uma linguagem bem facil de entender e muito aberte ele conta fatos da vida de pessoas e da propria vida que nos exemplos de tipos de sofrimentos... achei o livro muito bom a tiragem foi boa, quase nao havia erros, a impressao tbm muito boa... recomendo a leitura, realmente vale a pena e como e um livro relativamente curto da pra ler em um dia!!
tranquilo!!!

Gustavo 29/09/2012

Quando o Sofrimento Bater À Sua Porta
Outro bom livro do Pe. Fábio de Melo.

val 21/05/2011

"A alegria do Pecado toma conta de mim e é tão bom não ser divina. Me cobrir de humanidade me fascina e me aproxima do céu."
É isso mesmo é uma música...O autor me cativou ao entrar nesse assunto de "humanidade" no sentido de não sermos totalmente bons,que temos erros...e até mostra o lado bom disso.
Conheci Mia Couto nesse livro,(só por isso já valeu), em uma citação poética sobre a morte. O autor usa as próprias palavras de Mia. Seria injusto eu descrevê-las aqui,sem o seguimento do assunto.Desculpe. Já li duas obras de Mia e pretendo ler outras.

Kéu 27/01/2011

Realista!
O autor nos faz ver diante de casos verídicos, que muitas vezes fazemos tempestades em uma gotícula de água.E que podemos sim resolver muitos problemas que insistem em nos fazer penar,com apenas uma pequena mudança de pensamento e atitude.
Mas, discordo um tanto com a questão de que quando estamos sofrendo devemos olhar pessoas que estão lidando com sofrimentos maiores. Sim, isto é fato e uma boa opção! Mas não nos esqueçamos que o sofrimento de cada um, é de cada um.E que os mesmos querem a cura para o que os atormentam naquele momento.Não importando se existem outros maiores ou menores.