Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi - Volume 1

Suruassossaurus 02/03/2024

A jornada pessoal de um samurai atrás da excelência
É estranho pensar que a maioria das obras japonesas que chegam até nós são, pelo menos na minha bolha, mangás e jogos. Pensando aqui este é o segundo livro de um autor japonês que li (o primeiro foi Battle Royale, de Koushun Takami) e, após ler Mushashi: A Terra ? A Água ? O Fogo, me questiono quantas outras obras interessantes desconheço, que foi mais uma excelente surpresa.

Sem se atentar muito à infância ou a um clima mais calmo para introduzir o leitor à trama começamos direto após a batalha de Sekigahara com o protagonista Takezo, futuro Musashi, e seu amigo Matahachi, acordando e se dando conta que de alguma forma sobreviveram. Os jovens que buscavam glória e riqueza na guerra recebem uma nova chance e cada um segue um caminho diferente, nos introduzindo personagens novos e seus dramas.

Não apenas de embates de katanas a história se sustenta. Me surpreendi pela quantidade de tempo dedicada à contemplação por parte de Musashi. A natureza, a civilização, as artes marciais, até mesmo as ocupações mais mundanas, como trabalhar com cerâmica, vira alvo da análise e do estudo do samurai que busca, através não apenas de embates contra guerreiros habilidosos, a maestria em sua arte.

Todavia ele, e na verdade praticamente nenhum personagem, é um exemplo de pessoa íntegra. Os personagens tornam-se críveis por suas diversas facetas e defeitos e o maniqueísmo que algumas obras históricas costumam ter não existe aqui. Musashi é alguém que por vezes sofre por ter escolhido um caminho solitário, pela ausência da mãe durante sua infância e pela agressividade do pai, todavia ele próprio se sabota e afasta (e mesmo foge) de pessoas que nutrem estima por ele e o querem perto, aceitando até mesmo a vida de andarilho. Desta forma o Jotaro, a viúva Okoo e sua enteada Akemi, a órfã Otsu, a velha Osugi e o Tio Gon, parentes diretos de Matahachi, somam à trama e geram eventos tão diversos que é difícil se entediar nesta leitura. Aliás, embora o livro seja sobre Musashi, meu personagem favorito é o monge Takuan, com seu jeito amigável e, por vezes, imprevisível de agir. Ainda que seja alguém amigável e de bom humor a maior parte do tempo é alguém ao mesmo tempo capaz de ajudar e punir as pessoas em prol do que, aos olhos do budismo chinês e de sua vivência de cidade em cidade, acha que seja o correto a fazer.

É uma leitura muito divertida e curiosa através da qual me foi possibilitado conhecer um pouco da vida japonesa nesta época. Comidas, costumes, festividades, religião, vestimentas, política são descritos sem se tornar cansativo e tornando a experiência mais rica.

Acho que o único ponto que me ?desanimou? um pouco é que há um duelo prometido há por um longo tempo e o livro acaba quando ele está prestes a ocorrer, me fazendo ficar mais ansioso ainda para ler a continuação.

Romulo 12/02/2024

Novelão! Mas bem divertido e com uma ambientação muito boa do Japão e os costumes da época. Valeu a leitura!

Wania Cris 26/01/2024

Não esperava gostar tanto assim...
Nunca nem tinha ouvido falar dessa obra quando aceitei convite de leitura. O grupo se desfez, mas, o projeto se manteve e foi dado início esse ano.

Logo de início a escrita se mostrou fluída e agradável e não senti dificuldade em nenhuma das metas. Por ter vários pontos de vistas a estória se manteve interessante o tempo todo e o livro termina de uma forma que não tem como não pegar imediatamente o segundo volume pra continuar.

A tradução de Leiko Gotoda preservou muitas palavras e expressões no original e forneceu muitas informações em forma de notas de rodapé. Amamos notas de rodapé.

Recomendo demais pra quem curte estórias de samurai, mas não apenas para esses.

Vicente Tavares 03/11/2023

Edição Caprichada
Outro livro que eu li por insistência do Victor, mesmo depois de ter decidido que ia ler só no ano que vem. Mas não me arrependi da decisão. Esse primeiro volume da trilogia escrita por Eiji Yoshikawa tem como subtítulo A Terra, A Água, O Fogo é bem interessante como criação do personagem e introdução ao universo do samurai e do Japão feudal do século XVII, quando Musashi viveu. O texto flui muito bem. Equilibrando descrições do cenário, reflexões profundas de Musashi e aventuras, lutas e combates muito bem descritos. A construção dos personagens é o ponto alto desse volume, rica em nuances, com destaque para a complexidade de Musashi e seus encontros com uma variedade de personagens memoráveis que moldam sua trajetória em busca da maestria .A tradução está bem caprichada e as notas de rodapé ajudam na medida certa. Ano que vem vou precisar incluir os volumes 2 e 3 na meta anual.

Larissa Duncke 03/07/2023

Ler Musashi foi uma experiência nova para mim, uma vez que só sabia da existência do mangá (Vagabond) que conta a história do samurai. "Musashi" é um livro divertido, por assim dizer, repleto de encontros e desencontros entre os personagens que por vezes chega a ser irritante. A forma que a história é escrita nos aproxima mais da lenda que foi Musashi Miyamoto e o torna mais humano e falho, tendo ele uma história cheia de erros e acertos.

Ronaldinho 24/06/2023

Uma viagem ao Japão
O primeiro livro, de três, é uma história incrível, conhecemos a cultura através de personagens cativantes. Não vejo a hora de ler os próximos dois livros e descobrir como essa história termina. Uma história que vale a pena.

Viktor 18/05/2023

O custo de ser "Invencível sob o Sol"
Me interessei pelo livro, pois li "Vagabond", que é uma obra incrível. Tive a sorte de ter uma namorada (maravilhosa) que me deu o box dos livros. Logicamente, o geral da história de assemelha muito ao mangá, porém possui diversos elementos diferentes, criando severas mudanças. A solidão de Musashi é retrada com intensidade ainda maior, exaltando o preço que ele paga por dedicar sua vida à espada. Senti uma ligação ainda maior pelos personagens, da para entender suas emoções ainda mais. A linguagem é simples, tive receio de não entender, mas a tradução é muito bem adaptada. Ler depois do mangá foi uma boa experiência, já que tinha uma boa imagem de como os personagens são. Agora tendo lido o livro, acho que o Takehiko fez uma ótima adaptação, gostaria muito que ele tivesse terminado. Ansioso para continuar lendo.
suyanne 18/05/2023minha estante
Feliz demais que vc gostou meu bem ???

Jussara 16/05/2023

Terra, Água e fogo
A história do samurai Musashi, que decidiu sair de sua ?zona de conforto?, e ir buscar sabedoria e aprender artes marciais, com samurais experientes, sua busca e cheia de encontros e desencontros, diante de tanta confusões, Musashi vive um dilema do medo que o seu passado representa em sua vida, da falta de amor e afeto pelos pais, e por não conhecer a sua mãe, não ter criado esses laços afetivos o faz, sempre fugir quando é confrontado, nesse primeiro livro, Musashi começa a prender a lidar com as suas emoções e se torna um novo homem.

Jessé 04/04/2023

Subiu um pouco no meu conceito.
Bom, é a segunda vez que leio esse primeiro livro, e essa releitura me agradou mais que a primeira vez.

Sobre a escrita, eu não gosto de entrar nesse quesito sobre livros que eu não domino a língua, pois não há como julgar a escrita do autor na sua totalidade, uma vez que você está lendo uma tradução.

Dito isso, o trabalho de tradução é muito bom, e se percebe uma ampla pesquisa para transpor o texto para o português. A editora Estação Liberdade é um alívio nesse mercado de tantas mesmices.

Já a narrativa do autor, essa sim é possível julgar, e o livro continua me desagradando em vários pontos, como por exemplo, as inúmeras coincidências, arcos que duram uma eternidade (em 600 páginas desse primeiro volume ele não fechou nenhum dos vários arcos) e ele também possui certos vícios que se tornam manjados ao longo da leituras.

É verdade que o livro continua me desagradando nos mesmos quesitos, mas dessa vez eu deixei a coisa fluir, relevei muitas outras, e acabei me divertindo muito. Confesso que acabei até gostando mais de alguns personagens.

Vou ler os outros dois livros com a mesma leveza que me propus a ler esse, e dessa vez fecharei essa trilogia.

Ingrid 12/03/2023

Musashi
Os encontros e desencontros dos personagens durante toda a narrativa foi o que mais prendeu, o livro termina com um gostinho de tenho que ler urgentemente o próximo livro e saber como isso acaba ?

Gabriel2709 22/12/2022

Primeiro volume de uma trilogia que promete ser excelente
Esse livro é incrível e estou ansioso para ler os próximos volumes. Aparentemente, só tende a melhorar e sinto que vai ser mais duas leituras excelentes. E sim, essa trilogia foi a trilogia que Takehiko Inoue adaptou em Vagabond.

Mari 20/12/2022

Apenas a primeira parte
Como é uma história unica dividida em 3 volumes e esse é so o primeiro.
Estou amando acompanhar todos esses personagens

Kamila156 27/08/2022

Surpreendente bom!
Confesso que demorei meses para finalizar a leitura porque em certos momentos considerei maçante; os acontecimentos secundários como problemas de Matahachi (amigo covarde de Takezo/Musashi) se tornam chatos e desinteressantes, ou os vários samurais que nos são apresentados? mas a partir do momento em que consideramos essas pessoas como uma fonte de aprendizado (assim como o Musashi faz) a leitura volta a se tornar bastante prazerosa!!!! A forma como o livro intercala entre momentos reflexivos e situações engraçadas é demais! Definitivamente recomendaria para quem quer se divertir e refletir, mas não recomendaria para alguém que quer ler uma história com uma resolução rápida, até porque, os desencontros e mal-entendidos são muitos.

Verona 12/08/2022

Excelente
Uma das melhores leituras do ano. O autor nos brinda, com maestria, sobre comportamentos, costumes, poesias, canções e o cotidiano do Japão Medieval. A leitura é fluida e marcada por altos e baixos, um verdadeiro redemoinho de emoções, pois ora observamos a calmaria para logo mais encararmos uma tempestade na vida dos personagens dessa obra. É singular e ao mesmo tempo encantador.
Fabio 12/08/2022minha estante
Vou por na lista

Verona 12/08/2022minha estante
Espero que curta, é quase uma novela de tantos encontros e desencontros!

Fabio 12/08/2022minha estante
Já está na minha lista Verônica! ?

João 18/07/2022

Uma verdadeira jornada
O primeiro volume dessa saga mostra as nuances, a natureza, comportamento e o cotidiano de diversos personagens (comuns ou não tão comuns) num Japão feudal.
O personagem central é Takezo/Musashi e sua busca pelo aperfeiçoamento nas artes marciais, sem desamparar sua parte espiritual.
Diversos conceitos e ensinamentos filosóficos zen budistas foram trazidos no transcorrer de toda a trama.
Foi bem legal aprender um pouco mais sobre a construção e o desenvolvimento do que hoje ainda vemos como parte da cultura japonesa.
A vontade que fica é a de conhecer pessoalmente todos os lugares detalhados no livro, como um verdadeiro guia de viagem.