Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Rafael 25/01/2022

Uma saga transatlântica
Depois de ouvir ótimos comentários sobre "Um defeito de cor" (2006), percepção curiosamente corroborada pelas mais de 1.200 classificações globais positivas de clientes da Amazon (nota 4,9 de 5) e pela imprensa literária, de modo geral, foi com bom ânimo e expectativa que comecei minha jornada de 952 páginas!

No livro, acompanhamos a trajetória de Kehinde, uma mulher negra submetida à experiência transatlântica de escravidão já na infância, levada ao Brasil após ser subtraída de sua terra natal. Em solo brasileiro, em meio a desventuras, resistências e conquistas pessoais, o amadurecimento da protagonista sucede simultaneamente aos principais eventos nacionais e internacionais do século XIX.

Entre outros elementos, o romance evidencia: a importância da oralidade negra na transmissão de conhecimento e tradições, como se verifica no compromisso de Kehinde manter o culto aos vóduns, em parte presente no candomblé (p. 61); o discurso conformador cristão (p. 147 e 902); a diligente organização mulçumana em muitas revoltas de escravos no Brasil, sobretudo na "Revolta dos Malês" (p. 259); o mercado de trabalho qualificado inacessível à mulher (p. 242) e o "defeito de cor" (p. 337); as condições inglesas para a independência brasileira (p. 433) e os invisíveis efeitos abolicionistas (p. 164); e o curioso encontro da personagem principal com Joaquim Manuel Macedo, autor de "A moreninha" (p. 699).

Da saída trágica ao retorno triunfante de Kehinde (também chamada de Luísa Mahin) a África, tudo nos é contado em primeira pessoa, uma opção narrativa feita por Ana Maria Gonçalves somente no sexto processo de reescritura do livro (ela o reescreveu 19 vezes).

Em entrevista sobre a premiada obra ao programa Arte1, em 2019, a autora revelou que buscou situa-lo não como a história de um determinado povo, mas como a "história do Brasil a partir de um outro ponto de vista que a gente ainda não tinha visto". Disse ainda, "faz parte de um processo formativo que achei que seria interessante a gente ter os brancos sentados, durante o tempo que eles levassem para ler esse livro, ouvindo uma mulher negra falar".

Triz 24/01/2022

Um defeito de cor
Um defeito de cor é um livro extremamente cativante. São quase 1000 páginas que passam voando, pois a história prende. O livro é recheado de histórias tanto dos personagens quanto do nosso passado, com detalhes tão profundos que algumas vezes até pode ser um pouco repetitivo ou cansativo, mas que de forma alguma diminui a grandiosidade da obra, pelo contrário, apenas aumenta. Para mim, deveria ser uma leitura obrigatória.
livinha:) 26/01/2022minha estante
??????

Felipe 21/01/2022

A busca do Filho...
Esse livro era para terminar em 2021, mas esse calhamaço me deu trabalho e li ele em conjunto com minha esposa. Bem desde o momento que comecei a ler, me identifiquei com a cultura dos orixás, gosto muito da umbanda, os cultos, seus orixás e o axé. Esse livro é fonte de pura origem africana, digo africano em um todo mesmo, muçulmanos, angolanos, nagô, tribos iorubá e com essa riqueza de povos e muitas culturas diferentes. A escravidão é retratada na sua essência desde os navios que eram transportados como "peças" até a trabalharem pela sua alforria e mesmo assim eram tratados da mesma forma. O axé, os rituais, as festas, o seu entregar em espírito para a natureza. A busca de uma mãe pelo seu filho, o amor incondicional e os sacrifícios que foram feitos para a libertação de uma nação que por conta de não estar em sintonia por diferentes tribos e Rixas não dominaram o Brasil só por esse motivo, tendo a força e sendo maior em população, com a ambição dos colonizadores foram escravizados e até hoje sofremos com esse preconceito de achar que a cor da pelo define caráter ou diferencia quem é bom ou ruim. Um livro onde é retratado a história como realmente foi a "conquistas" dos colonizadores, com traição, mentiras e ambição. Bem diferente da contada nas escolas. Incrível, espetacular e metódico pode se assim dizer "um defeito de cor"

Raka 16/01/2022

Um livro sem defeitos!
Não sei nem o que dizer sobre um defeito de cor, a não ser o fato dele ser perfeito!! Um livro essencial de história do Brasil - África contextualizado numa ficção arrebatadora! Já sou fã de Ana Maria Gonçalves!! Só amor por Kehinde (??)!! 2021 foi marcado por essa leitura que arrastei enquanto pude pra não terminar? Já sinto saudades!

Julia Toscano 13/01/2022

eu sempre tento atualizar essa rede, mas sou péssima aqui tal qual as demais. de todo modo, tô aqui tentando...

Eduardo Santos 08/01/2022

Penei pra terminar de ler esse livro, o começo é muito bom mas depois de 500 páginas ele já poderia ter a acabado a muito tempo, o final fica uma sucessão de histórias sem pé nem cabeça como se fosse apenas pra encher páginas, tudo bem que se isso foi uma auto ficção é possível que tenha sido uma grande história de vó mas mesmo assim poderia ser menos gorduroso. Entendo quem curtiu por ser bem rico historicamente mas tem momentos muito desinteressantes no livro.

Lais.Lagreca 07/01/2022

“A memória é mesmo o mais generoso dos retratistas.”
“A memória é mesmo o mais generoso dos retratistas.”

Quando li a sinopse deste livro, pensei: vou ler sem falta!

Eu percebi que pouco sei, que pouco aprendi na escola e na vida sobre a história dos africanos que foram arrancados de suas terras, de suas famílias, de seus sonhos e de suas crenças para serem trazidos para a América, para o Brasil, no nosso caso.
(E esse desconhecimento se estende às pessoas que aqui viviam aqui e foram exterminadas)
Este livro, então, mostrou-se como um prato cheio para essa minha vontade-necessidade de aprender.
Em “Um defeito de cor”, somos conduzidos pela vida e vivências de Kehinde, uma menina que foi arrancada de África e, ao contrário de muitos que foram capturados com ela, chegou ao Brasil, onde vivenciou tantas e tantas histórias.
Este livro nos envolve por seu caráter de ficção e nos ensina sobre história, nos mostra como nosso país foi construído em cima de violências de vários tipos, nos mostra como houve resistência, luta, nos mostra como havia amor, inteligência, capacidade e alegria entre as pessoas que levantaram esse país com o próprio sangue.

Eu aprendi muito. Em quando reler, vou ver quanta coisa acabou passando, porque é assim...
Confesso que o tamanho do livro e a minha vontade de ler outras coisas (ao mesmo tempo) fizeram com que a minha leitura levasse mais tempo do que o normal, mas valeu muito a pena.

Sinopse:
Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página. Uma saga brasileira que poderia ser comparada ao clássico norte-americano sobre a escravidão, Raízes.

Karine.Batista 04/01/2022

Indispensável!
Eu ainda preciso de tempo para elaborar tudo que senti lendo esse livro! A narrativa é extremamente envolvente! Embora trate da escravidão e de todas as mazelas que relacionam-se a esse terrível fato histórico, retrata a vida de uma personagem riquíssima em diversos aspectos! Luísa ou Kehinde nos leva a conhecer as culturas africanas, a história do Brasil, de regiões da África e suas relações... Através da sua experiência de vida, vamos entendendo a dinâmica do processo de escravização, as lutas contra esse processo, as experiências religiosas, a geografia, a política e a cultura dos locais por onde passa. É um livro complexo e riquíssimo no sentido de que pode proporcionar muitas chaves de leitura. No entanto, a narrativa é fluida, de forma que as quase mil páginas são percorridas de forma mais leve do que o tamanho da obra pode indicar num primeiro momento. É um livro indispensável para quem tem interesse pela temática da escravização, seus impactos na cultura e na vida de milhões de pessoas, sejam essas do século XVIII ou do XXI, uma vez que estão diretamente imbricados.

Junia 03/01/2022

A joia deste livro está na reconstituição histórica realizada sobre uma ficção, ou na ficção construída sobre uma realidade. Em "Um defeito de cor", Ana Maria Gonçalves nos faz percorrer caminhos na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Uidá, Savalu, uma rota traçada pela vida árdua da protagonista Kehinde (ou Luísa) sequestrada em África e escravizada no Brasil. Narrada pela própria personagem, suas memórias remontam ao período desde seus seis anos de idade, e já inicia de forma violenta. Ninguém é poupado em tempos de colonização.O livro traz descrições detalhadas, aspectos culturais, de resistência, lutas, violências, memórias históricas, religião de matriz africana e muitas emoções. Recomendo muito a leitura.

Fernanda 01/01/2022

O livro é uma obra prima histórica para entendermos a formação da sociedade brasileira, a escravidão, como se deu o processo de abolição dos escravos, suas lutas e injustiças.

Personagem principal, muito bem construída e envolvente.

Mylefelix_ 31/12/2021

Nos primeiros capítulos eu tinha que parar para tomar fôlego e sentir cada palavra. É um dos livros mais reais que já li. Os personagens são tão críveis, eu me apeguei a cada um. É uma metaficção historiográfica então mistura ficção e realidade, o que foi uma experiência literária única.
Enfim, lendo eu ri, chorei de soluçar, cheguei a ficar horas processando a história e senti a importância desse livro para literatura brasileira. Ele te informa. Ele te sacode e te acorda de uma forma indescritível. Eu amei tanto. Top1 desse ano (talvez até da vida).

Debs @DeboraMaryn 26/12/2021

Incrível e emocionante
Eu li esse livro devagar e foi uma leitura longa e demorada. Essa não é a leitura comum, pois é a história de toda uma vida cheia de detalhes sobre a história do Brasil e do mundo. A riqueza dos detalhes é umas melhores qualidades dessa história e passar tanto tempo com esses personagens faz com que a gente se sinta arrasado quando eles morrem, como se fossem pessoas que a gente conhecesse. Tem muita dor nessas páginas, muita injustiça e muita alegria também, o que nos faz pensar que até nos momentos mais sombrios da humanidade as pessoas conseguiam encontrar um caminho para terem momentos de alegria e lutavam para serem felizes.

Jéssica 25/12/2021

Apenas leiam esse livro!
Um defeito de cor é um romance histórico que narra a saga de Kehinde, uma idosa cega, a beira da morte, raptada ainda criança na África e trazida para ser escravizada no Brasil. É um relato incrível, rico em fatos históricos e religiosos, e muitos detalhes sobre a escravidão no Brasil.

Uma leitura que me causou angústia e desconforto em vários momentos, mas ainda assim não me tirou o prazer de ter conhecido a história de Kehinde, ver seu crescimento e desenvolvimento ao longo da narrativa.

Gente, esse livro contém TANTAS histórias, tantos personagens interessantes. É uma verdadeira riqueza, e é nosso! Deveria ser leitura obrigatória a todos. Apenas leiam!

Klênyo 21/12/2021

PERFEITO!
Verdadeira viagem na História do Brasil, da África, da escravidão brasileira e africana! Uma mistura impecável de ficção e realidade que leva o leitor ao íntimo da vida da protagonista, Kehinde (Luísa), com todos os desdobramentos ao longo de sua trajetória!

Tehil 13/12/2021

Que livro maravilhoso
Sete meses imersa nessa leitura maravilhosa. Mistura de biografia e romance. Muito bem escrito! É possivel ver o nivel de pesquisa da autora. Leria, aliás, lerei novamente, em oportunidade futura!