Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Dila 26/12/2022

Fenomenal
Acabei de terminar e ainda tô muito impactada com essa leitura. Na verdade já estou sentindo falta das personagens, das histórias. Durante a leitura, caminhei por Salvador imaginando as ruas, as casas e os cotidianos narrados por Kehinde, e é muito duro perceber o quão próximos ainda estamos de um passado (que ainda se presentifica) tão cruel.
Não consigo dizer muito mais além de que essa é uma leitura essencial. Não deixem de ler Um Defeito de Cor!

Ana 01/02/2023

Excelente leitura
Eu sei, o tamanho do livro assusta. Também me assustou, 950 páginas com fonte pequena é barra pesada.

Quem me indicou foi meu chefe, durante uma visita a trabalho no Museu Afrobrasileiro, no parque Ibirapuera. Como uma indicação dessas, é fácil se motivar.

Porém, semorei para começar a ler, mas engatei rapidinho. Li o mais rápido que pude.

É impossível não ficar maravilhado com a narrativa, que é um mergulho na história do Brasil, especialmente na história da escravidão no Brasil. Aprende-se muito sobre as desgraças que os negros viveram, sobre as diferenças entre povos, também sobre a vida daqueles que conseguiram a liberdade e voltaram para a África.

Leitura imprescindível.

Delano Delfino 04/01/2024

O livro é excelente, resultado de uma ampla pesquisa da autora. A ficção baseada na história de Kehinde é muito cansativa. Apesar da ampla pesquisa, faltou a autora ganchos que tornassem a história interessante, fundamental em um livro de quase 1000 páginas.
Karine.Godoy 09/01/2024minha estante
Concordo. Estou com dificuldade para concluir.

Delano Delfino 13/01/2024minha estante
Eu demorei quase dois anos e olha que eu estou acostumado a ler os calhamaços do stephen king.

Karine.Godoy 13/01/2024minha estante
Descobri o que me fez não me envolver com a história. A protagonista não sofre. Ela passa por situações muito tristes e só as descreve, ficamos como espectadores sem sentimentos. Achei que ia ser dilacerante acompanhar alguém que viveu a escravidão, revoltas e tantas perdas. A falta de ganchos tb é uma questão, o que estou usando pra isso é a curiosidade em saber como ela se perdeu do filho e voltou para África.

Nathalye 31/05/2021

LEITURA MAIS QUE OBRIGATÓRIA
Indicação de uma amiga, não sabia sobre o q se tratava essa obra: quase 1000 página, sou corajosa?
Mil páginas cheias de aflição, detalhes, história, sensações, perdoar, sabedoria, tudo de tirar o fôlego.
Às vezes, um pouco morosa a leitura, mais logo ressurgia o clímax das milhares de histórias aí contidas.
Por menores da saga de uma mulher incrível e sua luta por dias melhores.
Não sei mais o que dizer.
Tenham calma, respirem... Não são linhas fáceis de se ler. Demorei quase 5 meses l terminar pq fui no meu tempo. De assimilar as coisas, muitas vezes surreais de cruéis.
Mas leiam, leiam, mesmo q demore, leiam.

Ronnayse 24/07/2021

Um defeito de cor é um livro que vai alem de falar sobre os sofrimentos da escravidao. É pura vivencia, resistencia e sobrevivencia de Kehinde (ou Luiza, seu nome de batismo pelo catolicismo).

Ao longo do livro, Ana Maria Gonçalvez nos apresenta a cultura africana em diversos aspectos (costumes, crenças, religioes, etc) e como essa cultura tem influencia na cultura brasileira.

Quanto ao livro em si, é a historia vivencias que Kehinde escreve para seu filho, que ela passa a vida tentando encontrar.

Esse relato de vivencia inicia desde que ela sai da Africa quando ainda era criança descrevendo todo sofrimento e luta desde então bem como as pequenas alegrias. Adulta, liberra, volta para Africa, e por fim retorno ao Brasil na esperança de encontrar o filho - que nunca deixou de procurar.

"Não tenho defeito algum e, talvez para mim, ser preta foi e é uma grande qualidade, pois se fosse branca não teria me esforçado tanto para provar do que sou capaz, a vida não teria exigido tanto esforço e recompensado com tanto êxito. Eu me sinto muito mais orgulhosa de ter nascido Kehinde do que sentiria se tivesse nascido homem"

Bruna Tiene 03/03/2024

Isso não é ficção, é História!
Isso nem é um livro, é uma vivência, uma experiência!!!

O tipo de livro que todos deveriam ler , conhecer, entender!!!
As horas de passei com Kehinde foram as mais sofridas, lindas e incríveis!!

E ainda senti o quanto conhecemos tão pouco sobre a história do nosso país e sobre a escravidão!!

Que livro necessário!!

Valéria Ribeiro 20/08/2021

Estupendo
Li muitos livros brasileiros os quais jamais me esqueci. O Tempo e o Vento, Varões Assinalados, Capitães da Areia, Incidente em Antares... Todos obras-primas. Agora, acrescento à minha lista este livro. Um Defeito de Cor é simplesmente estupendo. Uma saga. A história do Brasil é contada em todas as suas páginas. Os movimentos populares, o modo de vida da população, a complexa história da escravização no Brasil. A história de uma parte da África também é relatada. A relação entre os povos, as complexas religiões africanas, o sincretismo. Personagens fortes, inesquecíveis, memoráveis. Livro necessário e indispensável.

Amanda 02/04/2024

A pesquisa da Ana Maria para esse livro foi sensacional e fica muito claro a enxurrada de informações que ela tinha.

É uma leitura fácil, no sentido da escrita, mas difícil de enfrentar na primeira parte. Fica bem descrito as atrocidades que faziam com os escravizados.
Vejo como um livro para pessoas que buscam um romance muito mais do que informações sobre a escravidão, e por isso pode ser um pouco simplório para quem já tem um certo conhecimento ou interesse no tema. Mas, buscando um romance, as pessoas acabam aprendendo um bocado de história do nosso país e da África também, que ainda é tão pouco falada.
Para mim, isso é uma das coisas mais importantes de um livro.

Porém, da metade para o final, achei cansativo e contraditório, considerando as construções das personagens ao longo do tempo.
Com certeza o livro poderia ser bem menor sem perder nada da história.

Confesso que a primeira parte me deixou com uma expectativa muito alta para o restante, mas foi difícil de terminar porque já estava irritada com as personagens e com a autora hehe
Ainda assim, acho um livro necessário e obrigatório.

Rodrigo 16/10/2021

Uma história de amor, força e resiliência
Simplesmente perfeita a narrativa da autora para nos apresentar a história de uma mulher preta, escravizada, mas forte, que nunca desistiu de seus objetivos e lutou MUITO pelos seus.

Prudigar 20/10/2021

Depois de ler esse livro e andar pelas ruas, senti que uma camada nova havia se desvelado para mim. Foi difícil entender tão profundamente racismo e opressão na sociedade brasileira, mas da maneira tão sublime como tudo foi contado, não poderia ter sido uma companhia melhor para fazer esse duro e importissimo trajeto.

Cau 26/11/2021

Este livro é um verdadeiro baú de tesouros. Ele consegue ser uma obra de arte, um romance e uma aula de história ao mesmo tempo.
É impossível não rir e chorar junto com kehinde, ela revolucionou uma geração e conseguiu se tornar uma das mulheres mais importantes da África.

alekele_ 01/12/2021

Kehinde ??
História longa, complexa e muito boa. Impossível não acompanhar cada passo descrito pela Kehinde. Todos os problemas, amarguras, tragédias, mas também muita alegria. Como ela, mesmo com todos os motivos para desistir, continuou seguindo firme em seus objetivos.

Uma história maravilhosa que te prende do início ao fim.

Tehil 13/12/2021

Que livro maravilhoso
Sete meses imersa nessa leitura maravilhosa. Mistura de biografia e romance. Muito bem escrito! É possivel ver o nivel de pesquisa da autora. Leria, aliás, lerei novamente, em oportunidade futura!

Klênyo 21/12/2021

PERFEITO!
Verdadeira viagem na História do Brasil, da África, da escravidão brasileira e africana! Uma mistura impecável de ficção e realidade que leva o leitor ao íntimo da vida da protagonista, Kehinde (Luísa), com todos os desdobramentos ao longo de sua trajetória!