A origem das espécies

A origem das espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regis 05/03/2023

O tênue limite entre a Consciência e a loucura
Essa novela fala sobre como é difícil conter os desejos mesmo sabendo que eles podem trazer a infelicidade.

O personagem vive as voltas com seus pensamentos pecaminosos, dos quais não consegue se libertar. Correndo o risco de perder a paz e tranquilidade de seu lar e tudo que lhe é mais caro. Mesmo assim Evguêni não consegue se conter e abster-se de correr atrás de sua ruína.

É um novela rápida, dinâmica e bem escrita. A vontade de saber onde toda a obsessão vai levar Evguêni e o que vai acontecer com os outros personagens não nos deixa largar o livro.

Tolstói foi ótimo em criar suspense e intrigar o leitor em O Diabo. A escrita é maravilhosa em demonstrar com clareza os pensamentos do personagem enquanto a urgência de seu desejo é muito bem descrita. O autor deixa claro para o leitor que se trata de uma história sobre o limite entre a consciência e a loucura. Fazendo Evguêni debater consigo mesmo sobre um erro ainda não cometido. Assim Evguêni torna-se seu próprio carrasco, seu advogado e seu juiz, misturados num conflito constante e agoniante.

É dito que essa é uma história que fala do caso que Tolstói manteve com uma camponesa, sendo esse o motivo de só ter sido publicado após sua morte.
Essa revelação torna a história mais instigante e curiosa.

O Diabo é uma ótima novela para uma leitura rápida e estimulante. Recomendo.
HenryClerval 05/03/2023minha estante
Gostei da resenha, Régis.

Regis 05/03/2023minha estante
Valeu, Lê! ?

Bibi 19/06/2023minha estante
Acho que você colocou a resenha no livro errado, aqui é a Teoria da Evolução

Regis 19/06/2023minha estante
Deve ser defeito do Skoob, o livro em que está minha resenha é O Diabo de Leon Tolstói.

Ruan.Honorato 04/02/2024minha estante
Essa sua teoria da evolução aí tá de fude kkkkkkkkkkkkkkkkk

Regis 04/02/2024minha estante
Para mim aparece que é o livro "O Diabo" de Tolstoy.

Mendes-Neto 02/07/2009

Essencial
Este livro é de leitura obrigatória para todos que estudam biologia. A forma como Darwin aborda o tema da descendência com modificações é incrível. Ele conseguiu formular uma teoria que arange todas as áreas da biologia a partir apenas de observações da natureza, sem conhecer os mecanismos genéticos que regem a hereditariedade, os quais só foram descobertos muitos anos depois de sua morte.
Apesar de possuir uma linguagem muito técnica e, em alguns momentos, enfadonha, ele consegue demonstrar claramente os fundamentos de sua teoria, confrontando muitos de seus opositores com explicações claras e objetivas.
Além disso, podemos observar o grande cientista que ele foi, através dos relatos dos diversos experimentos por ele realizado.
Em suma, ele foi um dos naturalistas mais completos qu existiu, dedicando toda a sua vida à ciência.
Vulcanis 02/01/2010minha estante
Não só para biólogos, o livro é de extrema importancia para vestibulandos ( ou estudandes do ensino médio )! Inesquecivel. :)

Marcos 20/12/2010minha estante
O Biólogo que não leu "A Origem das espécies", para mim, não é biólogo.

AlexAff 05/09/2019minha estante
Obrigado, Marcos, pela sua avaliação do quê define ou não um biólogo.

P.S.: Sabia que os escoceses DE VERDADE não colocam açúcar no mingau?

leitura pesada?

Túlio 12/02/2014

Essencial
Darwin começa esse livro mostrando como as variações entre indivíduos estão presentes dentro das espécies, seja na natureza ou nas seleções que o homem faz com suas criações. Essas pequenas variações, quando acumuladas no decorrer do tempo podem fazer com que surjam "novidades" nessas espécies.

Uma característica nova que possibilite uma amplitude maior de habitats ocupados, ou que restrinja os indivíduos a regiões menores são características importantes que surgem e que são decisivas na luta pela sobrevivência. Quando fala desse assunto, o autor mostra que os seres vivos estão eternamente envolvidos numa luta pela vida. E cada "arma" que eles possam ter é essencial para sua vitória. Essas armas são essas características que eles desenvolvem, que vão permanecer ou não na espécie pela ação da seleção natural.

Essa é a grande chave desse trabalho. Na luta pela sobrevivência, apenas os mais aptos a suportarem as pressões do meio irão continuar vivos, passar suas características para a geração seguinte e garantir a sobrevivência de sua espécie. A partir desse princípio, Darwin mostra que todos os seres vivos passam por esse processo, as alterações vão surgindo na espécie e continuam ou não presentes se o indivíduo sobreviva; se essa alteração o tornar apto a determinada situação em determinado momento.

Definida a seleção natural, o livro ainda aborda as leis de variação, mostrando como elas podem surgir nos organismos,como, por exemplo, pelo uso e desuso. Darwin ainda mostra muitas situações dos seres vivos que com certeza vieram de uma longa composição de caracteres selecionados: o instinto e comportamento diversos.

Embora na época os estudos de Mendel sobre genética ainda não tinham sido divulgados, Darwin já sabia que algo ligado à reprodução permitia a transmissão das variações, hibridismo e outros assuntos relacionados. Por fim, o livro fala da distribuição geográfica dos seres vivos, deixando claro que o lugar onde eles vivem hoje está claramente relacionado com sua capacidade de adaptação e migração em épocas remotas.

Polêmico e com uma linguagem difícil, A Origem das Espécies é um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam por evolução. Afinal, a partir dessa obra deu-se início a uma série de estudos nesse campo da Biologia, mostrando que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum.
Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Gostei muito da resenha mas gostaria de saber oq vc achou da edição? Pq eu tenho e n sei se é boa pra leitura

Túlio 19/06/2019minha estante
Ah, as folhas são bem finas e as letras são bem pequenas. Isso é ruim de ler um pouco. Depois que li fiquei sabendo que a tradução tem acusação de plágio.

Vítor Gomes 20/06/2019minha estante
Iiii então n vou nem ler

Vítor Gomes 20/06/2019minha estante
Vou compra uma melhor

MaurAcio1 02/11/2022

Tinha outra ideia de sobre como era este livro, acredito que seja mais para quem é área de Biologia e queira saber as origens dos pensamentos da evolução, pois eu, que não sou da área fiquei perdido.
Gustavo.Cerqueira 27/12/2022minha estante
Sugiro o livro "Darwin sem frescura", de Pirulla e José Reinaldo. É até curto e traz as principais ideias d'A Origem das Espécies, com algumas atualizações

MaurAcio1 30/12/2022minha estante
Valeu.

andesonc137 30/03/2020

Um dos mais importantes livros
Sem dúvida, um livro obrigatório para todos das ciências biológicas. Esse é o livro de não ficção mais importante da humanidade
VonWry 14/05/2020minha estante
essa leitura é muito pesada?

Alexia Tedeschi 17/06/2020minha estante
Marcelo, julgo ser uma leitura pesada caso você não compreenda que, para a época, Darwin necessitou usar MUITOS exemplos "práticos" para provar suas teorias. Prepare-se para capítulos e capítulos de exemplos sobre aspectos científicos.
Como bióloga recomendo a leitura para todos, pois entender sobre a funcionalidade da natureza nos elucida muitas questões humanas, porém não irei ser hipócrita dizendo que esta é uma leitura extremamente fluída e arrebatadora.

Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Oq vc achou da edição q vc leu?

Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
É q eu tenho ela mas n sei se é boa

Charline 24/11/2012

Nunca é o fim
Não o abandonei por inteiro. Apenas percebei que a leitura deste livro não se faz de forma contínua. O livro se encontra em minha estante feita de caixas de banana. Desta forma, em qualquer momento posso pegá-lo e tornar a ler por um determinado tempo, algumas páginas. Enquanto isso, vou me divertindo com outras história mirabolantes.
Aline 20/09/2017minha estante
Exatamente como eu estou fazendo. Tentar fazer leitura integral dele é massante, mas ler um capítulo por vez é interessante.

Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Oq vc achou da edição q vc leu?

Pablo 18/10/2009

nada facil a leitura! BOM, TIVE IDEIA DE COMPRAR E LER, PORQUE ACHEI QUE TODO O BIOLOGO QUE SE PREZE DEVERIA AO MENOS TENTAR LER... MAS É DIFICIL, DARWIN É MUITO PROFISSIONAL ESCREVENDO PARA PESSOAS DO RAMO. ASSIM CONCLUI QUE NÃO ERA UMA LITERATURA DE LAZER, COM ISSO... CANSEI!
Alysson - @alyssonhp 01/12/2012minha estante
Eu faço Biologia (quase terminando) e só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: é um santo remédio pra insonia! kkkkkkkk ...Nunca consegui ler ele todo. Realmente a linguagem que o Darwin usa é chata demais!

Zed Nerd Book 23/02/2019

A Origem das Espécies
Bem no meu caso que não sou da área de Biologia a leitura foi mais demorada que o normal. A linguagem é simples porém algumas espécies e partes de plantas precisavam ser pesquisadas foi uma leitura que ensina porém cansativa.
bahh cansativa? muito?

André 10/02/2018

Neil Degrasse Tyson
"Para compreender como estamos relacionados com todos os outros seres da Terra"
Bradley 14/02/2018minha estante
tá falado.
U.U

Luciano Luíz 07/02/2014

A ORIGEM DAS ESPÉCIES de CHARLES DARWIN foi um livro que abalou o mundo na época de seu lançamento.
Pois muitas dúvidas acerca da vida foram elucidadas.
Mas também muitas outras brotaram.

Graças as suas viagens, mais precisamente ao arquipélago de Galápagos, Darwin chegou a teoria de que os animais passavam por evoluções devido a mudanças climáticas.
Onde quer que vivessem, eles se adaptariam para dar continuidade a espécie.

Não é apenas o mais forte, mas sim o mais inteligente que segue em frente. Tanto para sobreviver ao cenário quanto para sobreviver em meio aos predadores.

A obra contém em muitos pontos, linguagem técnica, o que geralmente acaba por afastar leitores.
Mas assim mesmo é uma leitura interessantíssima.

Não há muito o que comentar sobre as pesquisas de Darwin, a não ser alguns erros que as pessoas cometem ao afirmar que ele tenha dito em algum momento de sua vida que o homem evoluíra de algum macaco.

É comum ver muitas capas onde aparecem macacos se transformando em homem. Porém, o mais curioso de tudo é que no miolo do livro nada disso existe.

Quem disse pela primeira que vez que o homem seria um descendente de primatas, foram vários inimigos de Darwin, justamente pelo fato de que o biólogo conseguira provar a evolução em pássaros que se adaptavam ao meio.
Como a Pomba Cambalhota que é exaustivamente citada no livro...

Portanto, Darwin nunca disse isso.
Não existe qualquer registro.
Mas continuam a insistir em lhe atribuir tal alcunha.
Além de ainda fazerem capas que acabem por disseminar tal lenda de forma sem fim...

Em muitas edições, apesar de na capa ter macacos evoluindo para homem, consta a informação na orelha ou na contracapa de que Darwin jamais falara sobre isso...

Aí me pergunto: então pra que diabos fazem isso?!

Bom...
É um livro que muita gente deveria ler.
Ainda mais para desmistificar sobre o que eu citei...

Mas fora isso...
É algo mais profundo para quem quer mesmo ir além no assunto.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Guilherme Amaro 21/11/2017minha estante
undefined

Clara T 14/04/2011

A fonte do conhecimento
Quando eu fui ao Museu de História Natural de Nova Iorque, pensei em comprar "A Origem das Espécies". É, até em museu, eu só vejo livro para comprar. Mas este é um livro muito complexo para se ler em inglês. Deixei para procurar quando voltasse para o Brasil. Pelo menos não gastaria alguns dólares por um enfeite da estante que eu ia acabar doando. Eu não ia conseguir ler.
Lembro que no semestre passado, um colega do curso de inglês resolveu resumir a teoria da evolução de Darwin como sendo "só os fortes sobrevivem". Que eu saiba, esta era a lei da selva, certo?
Darwin era um estudioso, acadêmico. A leitura que eu fiz (em português, claro) lembra a leitura de uma dissertação. Darwin revisa as pesquisas que foram desenvolvidas e que serviram de apoio para sua própria pesquisa. Alguns resultados ele contestou refazendo a experiência, algumas ele citou como princípio para sua pesquisa.
Agora, explicando melhor o "só os fortes sobrevivem", a ideia de Darwin é que várias espécies se extinguiram por não estarem adaptadas às mudanças do meio ambiente (não quer dizer necessariamente força, e o embate não é direto na cadeia alimentar). E que pequenas mutações podem determinar, ao longo do tempo, geralmente séculos, a geração de uma nova espécie uma vez que já não seja possível o cruzamento entre seres desta mesma espécie mas de diferentes raças. Isto geralmente acontece com as migrações das tribos.
Os estudos foram feitos em diferentes espécies e nem todos os estudos foram conclusivos. Não é possível afirmar, com a leitura de "A Origem das Espécies" que Darwin contesta a criação divina. O que ele deduz pelas evidências é que as espécies devem ter tido uma origem comum que sofreu uma série de pequenas mutações e que esta diferenciação ele chamou de evolução. Mas nunca foi encontrado o elo perdido (o ser intermediário entre o macaco e o homem) que confirma que houve de fato a evolução das espécies.
Este também não é um livro fácil. É uma leitura cansativa, mas é bem melhor que os livros que estudávamos na escola sobre o assunto. Estudei num colégio bastante tradicional e que havia sido colégio de freiras. Então esse assunto era polêmico. Os professores tinham medo de serem mal interpretados ao tratar do assunto, o que acabava gerando algumas discussões.
Por isso acho que foi bem importante ter vindo à fonte do conhecimento. Como já havia lido muitas teses e dissertações, estou acostumada com a liguagem e as citações de referências. A versão que eu li foi pocket também, mas não sei se houveram cortes com relação à edição inicial, provavelmente a tradução deve estar diferente do livro original.
(http://velocidadedetartaruga.blogspot.com)

Ale 25/09/2012

Foi uma leitura meio "penosa" bom era de se esperar né!?...
É uma teoria q prevalece até hj, detalhista em toda extensão da palavra!
Mas bem satisfatória digo, e mostra o grande conhecedor Darwin, e como tal faz comparações, deduções e exemplos (muitas vezes não muito claros para este leigo). Mas sempre foi difícil entender/compreender pessoas q nasceram a frente de seu tempo, então me perdôo por essa falta! Rs... Não digo que seja uma leitura obrigatória (ao menos para simples curiosos como eu), mas é muito interessante saber o porquê, o como se chegou a tal conclusão, e isso sempre me motivou a ler, essas pessoas que realmente revolucionam sempre me causaram encanto, espanto e admiração, sensações que se tornaram muito raras nos tempos atuais, mas que pra mim não perdem o valor, e são reavivadas quando me deparo com livros como este!! ;]

Marcos774 05/04/2024

Estava muito animado pra ler, porque meus professores de biologia sempre falavam de quanto esse livro foi revolucionário(o que realmente foi, não vou negar), porém achei bastante decepcionante.

William 19/07/2012

Resenha da obra completa "A ORIGEM DAS ESPÉCIES" de Charles Darwin (www.paginadowill.com)
Biografia e contexto histórico
O inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), é um dos maiores naturalistas de todos os tempos, graças a sua teoria da seleção natural e evolução, exposta inicialmente no grande livro “A Origem das Espécies” publicado em 1859 após décadas de pesquisas em segredo , pois temia o recebimento dessa teoria junto aos acadêmicos e religiosos de sua época.(...)

Segundo Theodosius Dobzhansky, “nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução”. Ilustrando bem o impacto dessa teoria sob os naturalistas e criacionistas de sua época e sua importância sobre as ciências biológicas de hoje.
Sua teoria se baseia na seguinte idéia: Todos os seres vivos descendem de um ancestral comum e as diversas espécies surgiram com a acumulação lenta de caracteres, que sendo benéficos ao individuo dão a ele vantagens na luta pela sobrevivência e reprodução, ou seja os mais aptos e adaptados ao meio tem maiores chances de deixar descendentes. Seu livro inteiro se baseia na defesa dessa tese.
A obra
A origem das espécies é divida em 15 capítulos, mais uma notícia histórica, introdução, notas e glossário com os principais termos científicos usados por ele.
Darwin inicia seu livro analisando os naturalistas que o antecederam, desde os criacionistas, que acreditavam ser Deus o criador de todos os seres vivos e que estes seriam imutáveis desde a criação até os influenciadores e os influenciados diretos de Darwin.
Na introdução Darwin apresenta sua obra, analisando cada capítulo e sobre o que eles tratam. Aproveitando para dar algumas alfinetadas nos criacionistas dizendo que todo naturalista deve entender que as espécies não foram criadas independentemente uma das outras, mas que derivam de outras espécies.

Cap I: Variações das espécies no estado doméstico.
Em seu primeiro capítulo, Darwin analisa principalmente a seleção natural dos animais domésticos praticada pelo ser humano de forma inconsciente desde os seus primórdios. O ser-humano tem papel fundamental na seleção das espécies domésticas. Por exemplo, um animal mais útil a uma tribo é mais preciosamente conservado em época de fome e com isso tem mais chances de deixar descendentes, o mesmo pode acontecer com os vegetais. Muitas vezes essa evolução não é benéfica para o animal ou planta, servindo apenas como um capricho do homem que seleciona apenas pela beleza ou excentricidade.
O homem não tem qualquer controle sobre as variações que surgem, ela apenas seleciona, mantem ou a excluiu, acumulando apenas caracteres benéficos a ele e criando raças para seu proveito. Primeiro a natureza lhe dá a transformação, depois o homem decide se desenvolve ou não.
Cap II: Variação no estado selvagem.
Darwin analisa neste segundo capitulo, principalmente como ocorrem às variações no estado selvagem. Se concentrando na pergunta, uma variedade (Seres de uma espécie que começam a apresentar variações) pode vir a se transformar em uma nova espécie? E responde: talvez sim, talvez não, depende da seleção natural e se essa variação é benéfica ao ser que há possui.
Cap III: Luta pela sobrevivência.
A idéia da luta pela sobrevivência é de extrema importância para a tese da seleção natural.
Todas as transformações (variabilidades) apresentadas por todos os seres vivos têm a função de dar ao ser que a possuiu, vantagens na luta pela sobrevivência. Algumas vezes essas variações são benéficas e tem mais chances de se perpetuar e outras vezes ela é maléfica e o ser que a possuiu é destruído. Existe na natureza uma grande concorrência entre todos os seres vivos.
Neste capitulo Darwin aplica a lei de Malthus a natureza. Existe um grande equilíbrio sobre o número de indivíduos que uma determinada região comporta. Nenhum organismo pode se reproduzir infinitamente, pois caso isso acontecesse a terra seria coberta pela descendência de um só par e não existiria seleção natural.
Existem seres que produzem enormes quantidades de ovos e sementes e outros que produzem muito menos. A única diferença é que os primeiros se reproduzem aos milhares, pois não protegem as suas crias e estas são mais facilmente destruídas sendo necessárias muitas crias para a sobrevivência de poucas e os últimos cuidam das crias e é mais fácil a sua preservação mesmo com reduzido número de descendentes. Mas todos os seres lutam para se multiplicar.
Epidemias, o clima, os predadores e a quantidade de alimento são excelentes meios de controle populacional e de seleção natural. Onde somente os mais aptos conseguem sobreviver a estas condições.
Diferentemente do que muitos pensam, a luta pela sobrevivência é mais encarniçada entre os seres de uma mesma espécie, que ocupam o mesmo lugar, buscam a mesma comida e lutam contra os mesmo inimigos. Uma espécie pode levar outra espécie do mesmo gênero à extinção, pela competição.
Cap IV: A seleção natural ou a perseverança do mais capaz.
Todos os seres vivos estão em constante concorrência e cada transformação que dê vantagens a um individuo garantirá a ele maiores chances de deixar descendentes. A natureza seleciona apenas os mais aptos, destruindo os inaptos. Essa seleção deixa a espécie mais forte, pois a natureza escolhe apenas em vantagem do próprio ser.
Existe também a seleção sexual, que ocorre através da disputa entre indivíduos machos de uma mesma espécie, pela posse do sexo oposto. Os machos mais vigorosos têm maiores chances de deixar descendentes.
Inicialmente toda a variação é local, mas brevemente surgiria um pequeno grupo de fácil reprodução e se essa nova variedade conseguisse êxito se espalharia por uma grande região.
Darwin acredita que uma vasta região é mais propícia ao surgimento de modificações do que o isolamento e as alterações do clima, graças à acirrada luta pela sobrevivência existente nestas extensas áreas.
A seleção natural acarreta diversas extinções, a luta pela sobrevivência tem como objetivo selecionar os mais fortes e destrói os seres menos adaptados.
Para Darwin as pequenas diferenças se acumulam (se vantajosas) e se acentuam de geração em geração e esses seres podem se habituar a diversos habitat caso tenham um grande numero de modificações. Descendentes modificados de uma espécie podem se propagar e habitar as mais diferentes regiões, mesmo quando habitada por outros seres, extinguindo-os eventualmente.
Darwin finaliza esse capitulo analisando a seguinte questão. Se todos seres organizados tendem a evoluir por que ainda existem formas inferiores de vida como os vermes? A resposta é que a seleção natural, não leva necessariamente a um desenvolvimento progressivo e sim apodera-se das variações úteis aos indivíduos e pergunta: Que vantagem teria uma minhoca em adquirir um organismo superior?
Cap V: Leis da variação.
Neste capitulo Darwin se concentra em apresentar as complexas leis da modificação, como os efeitos da mudança das condições, os efeitos da seleção natural sobre o uso ou não-uso das partes, aclimatação dos seres as regiões em que vivem, entre outras.
Darwin também se aprofunda na lei da compensação do crescimento, que segundo ele é a seguinte: “a fim de poder despender de um lado, a natureza é obrigada a economizar de outro”. Que nada mais é do que o fato da seleção natural reduzir de tal modo as partes de um organismo, que ele acaba por se tornar supérfluo e assim reduzir o consumo de energia desta parte. Lei esta, muito clara entre os animais domésticos e difícil de se encontrar no estado selvagem.
Os caracteres sexuais secundários são basicamente os atrativos que o macho possuiu para conquistar a fêmea (como a crista do galo, a cauda do pavão, etc), e estes como passam pela seleção sexual (escolha da fêmea) são extremamente variáveis.
Cap VI: Dificuldades surgidas contra a hipótese de descendências com modificações.
Aqui o autor se propõe a responder duas questões: Se uma espécie deriva de outras, porque não encontramos formas de transição?
Segunda Darwin as formas de transição existiram, mas estão em forma de fósseis, sendo que as novas espécies se formam lentamente sendo extremamente difícil perceber as variações de uma geração para outra, além do fato de as espécies intermediárias terem sido, com certeza, suplantadas pela nova espécie nascente, mais adaptada ao meio.
A segunda questão é: Como é possível a seleção natural criar partes insignificantes como a cauda de uma girafa e órgãos tão importantes quanto um olho? Darwin acredita que órgãos que hoje são considerados insignificantes, na verdade são resquícios de um ancestral remoto para o qual este órgão foi de grande serventia.
Cap VII: Contestações diversas feitas à teoria da seleção natural.
Darwin utiliza-se deste capitulo para rebater as diversas críticas recebidas após a primeira publicação deste livro. Mas somente as críticas de relevância para o aperfeiçoamento da obra, excluindo pessoas que não se esforçaram para tentar compreender a seleção natural.
Cap VIII: Instinto.
Aqui o autor trata do instinto ou como ele mesmo chama “poder intelectual dos animais”. Para isso ele responde a uma questão feita no sexto capitulo: Os instintos podem adquirir-se e modificar-se pela seleção natural?
O instinto é de extrema importância para o animal e fica lógico que sob influência das alterações nas condições de vida a seleção natural possa acumular ligeiras transformações no instinto, desde que vantajoso ao animal.
Cap IX:Hibridez.
Este capitulo é dedicado a análise dos seres híbridos (produto da união de duas espécies diferentes) e de sua esterilidade.
Aqui o autor também responde a uma questão no sexto capitulo: Como explicar que o cruzamento entre espécies é estéril e que o cruzamento entre variedades é fértil?
Darwin acredita que a esterilidade dos híbridos ocorre graças a perturbação causada a geração pelo fato de ser composta de duas formas diferentes, sendo que a causa primaria da esterilidade do cruzamento entre espécies reside nas diferenças sexuais.
Já os seres mestiços (produto da união de variedades diferentes) são geralmente fecundos pelo fato de serem apenas variedades de uma mesma espécie.
Cap X: Insuficiência dos documentos geológicos.
Como o próprio título do capítulo já diz, Darwin reclama da insuficiência, até o momento, de arquivos geológicos que comprovem a sua tese de evolução progressiva e lenta de todos os seres, por via da descendência e da seleção natural.
Cap. XI: Da sucessão geológica dos seres vivos.
Aqui há o enfrentamento de sua teoria contra as teorias de imutabilidade das espécies, utilizando-se, apesar das dificuldades de se encontrar documentos fósseis em abundância, do conhecimento geológico e da sucessão de suas eras, para analisar a evolução dos seres através desses períodos.
Cap. XII: Distribuição geográfica.
Cap. XIII: Distribuição geográfica (continuação).
O objetivo desses dois capítulos é claro, analisar a distribuição geográfica dos seres vivos pelo planeta. Observando a importância das alterações no clima e de barreiras físicas para o isolamento e o surgimento de novas espécies.
Segundo Darwin todos os principais casos de distribuição geográfica podem ser explicados pelas migrações.
Cap. XIV: Afinidades mútuas dos seres orgânicos; morfologia; embriologia; órgãos rudimentares.
O penúltimo capítulo é dedicado ao estudo das classificações ou afinidades mútuas, tanto no estado de completo desenvolvimento quanto no estado embrionário. Demonstrando como se dá a classificação dos animais em variedades, espécies, gêneros, famílias, ordens e classe. Ficando claro para ele que as “inúmeras espécies, gêneros, famílias que povoam a terra são todas descendentes, cada uma na sua própria classe, de pais comuns, e todas foram modificadas nas gerações sucessivas”.
Cap. XV: Recapitulações e conclusões.
O último capítulo desta grande obra é inteiramente dedicado a analise dela mesma.

Observações úteis:
Dediquei-me principalmente aos oitos primeiros capítulos, quanto aos restantes apenas os apresentei. Não sou biólogo, apenas um curioso que decidiu fazer uma resenha sobre esta grande obra, caso haja alguma informação incorreta favor entrar em contato com o blog que corrigirei o erro o mais rápido possível. Obrigado.

Bibliografia:
DARWIN;Charles: “A Origem das espécies” São Paulo, Folha de São Paulo, 2010. Coleção: Livros que mudaram o mundo. 368 pág’s.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6