A origem das espécies

A origem das espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


86 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Regis 05/03/2023

O tênue limite entre a Consciência e a loucura
Essa novela fala sobre como é difícil conter os desejos mesmo sabendo que eles podem trazer a infelicidade.

O personagem vive as voltas com seus pensamentos pecaminosos, dos quais não consegue se libertar. Correndo o risco de perder a paz e tranquilidade de seu lar e tudo que lhe é mais caro. Mesmo assim Evguêni não consegue se conter e abster-se de correr atrás de sua ruína.

É um novela rápida, dinâmica e bem escrita. A vontade de saber onde toda a obsessão vai levar Evguêni e o que vai acontecer com os outros personagens não nos deixa largar o livro.

Tolstói foi ótimo em criar suspense e intrigar o leitor em O Diabo. A escrita é maravilhosa em demonstrar com clareza os pensamentos do personagem enquanto a urgência de seu desejo é muito bem descrita. O autor deixa claro para o leitor que se trata de uma história sobre o limite entre a consciência e a loucura. Fazendo Evguêni debater consigo mesmo sobre um erro ainda não cometido. Assim Evguêni torna-se seu próprio carrasco, seu advogado e seu juiz, misturados num conflito constante e agoniante.

É dito que essa é uma história que fala do caso que Tolstói manteve com uma camponesa, sendo esse o motivo de só ter sido publicado após sua morte.
Essa revelação torna a história mais instigante e curiosa.

O Diabo é uma ótima novela para uma leitura rápida e estimulante. Recomendo.
HenryClerval 05/03/2023minha estante
Gostei da resenha, Régis.


Regis 05/03/2023minha estante
Valeu, Lê! ?


Bibi 19/06/2023minha estante
Acho que você colocou a resenha no livro errado, aqui é a Teoria da Evolução


Regis 19/06/2023minha estante
Deve ser defeito do Skoob, o livro em que está minha resenha é O Diabo de Leon Tolstói.


Ruan.Honorato 04/02/2024minha estante
Essa sua teoria da evolução aí tá de fude kkkkkkkkkkkkkkkkk


Regis 04/02/2024minha estante
Para mim aparece que é o livro "O Diabo" de Tolstoy.




Mendes-Neto 02/07/2009

Essencial
Este livro é de leitura obrigatória para todos que estudam biologia. A forma como Darwin aborda o tema da descendência com modificações é incrível. Ele conseguiu formular uma teoria que arange todas as áreas da biologia a partir apenas de observações da natureza, sem conhecer os mecanismos genéticos que regem a hereditariedade, os quais só foram descobertos muitos anos depois de sua morte.
Apesar de possuir uma linguagem muito técnica e, em alguns momentos, enfadonha, ele consegue demonstrar claramente os fundamentos de sua teoria, confrontando muitos de seus opositores com explicações claras e objetivas.
Além disso, podemos observar o grande cientista que ele foi, através dos relatos dos diversos experimentos por ele realizado.
Em suma, ele foi um dos naturalistas mais completos qu existiu, dedicando toda a sua vida à ciência.
Vulcanis 02/01/2010minha estante
Não só para biólogos, o livro é de extrema importancia para vestibulandos ( ou estudandes do ensino médio )! Inesquecivel. :)


Marcos 20/12/2010minha estante
O Biólogo que não leu "A Origem das espécies", para mim, não é biólogo.


AlexAff 05/09/2019minha estante
Obrigado, Marcos, pela sua avaliação do quê define ou não um biólogo.

P.S.: Sabia que os escoceses DE VERDADE não colocam açúcar no mingau?


VonWry 14/05/2020minha estante
leitura pesada?




Natie Porto 23/03/2021

Que livro!
Me senti batendo um papo com Darwin!

Confesso que foi uma leitura difícil e várias vezes tive que parar e assistir um vídeo de algum biólogo para me explicar certas coisas e sei que não aproveitei 100%, mas foi uma experiência muito gostosa!

Todo a explicação que dada no livro como se vc estive ali do ladinho da pessoa que está te explicando... amei e com certeza lerei de novo :)

?
comentários(0)comente



Celsin 23/02/2021

Mutação é vida!
Livro muito complexo de se ler, principalmente sendo um leigo na biologia! Maaaas, com muita dedicação, pesquisa e paciência tudo flui!

A teoria já comprovada de Darwin em conjunto com essa obra-prima, é simplesmente sensacional! Por várias vezes me peguei fazendo reflexões e analogias sobre o universo e os significados da vida.

Saio dessa leitura uma pessoa diferente e com um olhar mais minucioso sobre tudo o que é orgânico e seu propósito tanto pessoal quanto em sociedade!
comentários(0)comente



Bi Tondin 27/03/2021

Darwin
Esse livro é uma obra prima, mesmo a ciência dele já ser ultrapassada, é emocionante conhecer o trabalho dessa mente brilhante que abalou o mundo com sua teoria da origem das espécies. Darwin é e sempre será meu naturalista preferido.
comentários(0)comente



luisasc 22/03/2021

É extraordinário!
Aos amantes de biologia (como eu) é um livro indispensável. Eu sou apaixonada!!
comentários(0)comente



Jorge 13/06/2023

O Livro que Abalou o Mundo
Este está para a História Natural como as Leis da Gravitação Universal de Newton estão para a Física. A leitura é de caráter acadêmico, como é de se esperar, e quem está mais apto a extrair o melhor deste livro são os biólogos e cientistas. Sou meramente um entusiasta do conhecimento, e por isso me dei a façanha de desbravar estas densas páginas, as quais falam extensivamente sobre animais.
A obra se trata de uma grande argumentação em favor da Teoria da Evolução das Espécies, concebida pela autor. Este irá apresentar suas provas em favor daquela, as quais são muitas, e poderei enumerar algumas, apenas procurando sintetizar seu pensamento.

1. As modificações em estado doméstico: Sustentado pelos criadores de animais, e ele próprio vislumbrando estas modificações, Darwin apresenta esta como um dos principais indícios das alterações produzidas pelas espécies. Em estado doméstico, suas metamorfoses são guiadas pela mão humana em uma direção de utilidade ou apreciação do homem. Estas alterações são importantes, pois são visíveis.

2. Similaridades entre espécies geograficamente próximas: De fato, a viagem do então jovem naturalista Darwin a bordo do Beagle ao redor do mundo mudou a sua vida, e esta é uma constatação do próprio autor, fornecida ao final do livro. Um dos destinos mais relembrados e talvez, importantes, foram as Ilhas Galápagos. Utilizadas como exemplo na obra, elas fornecem firmes evidências à tese. O jovem naturalista identificou que as espécies as quais povoavam estas ilhas, eram muito parecidas com seus respectivos gêneros no continente sul-americano, mas não eram idênticas, visto que eram espécies distintas. E ainda mais, cada ilha era povoada por espécies e/ou variedades diferentes, mas também relacionadas entre si. Quanto mais apartadas estão as espécies, mais elas se diferenciam.

3. Reversão de características da espécie-filha para a espécie-mãe: Esta é uma grande evidência, pois também é observável, e o autor discorre longamente a respeito de pombos para demonstrá-la. As diferentes espécies de pombos, quando cruzadas, demonstram tendência para voltar às características de sua espécie progenitora. Este fator foi observado pelo autor em diferentes espécies, e muito se discorreu a respeito dos cruzamentos, chegando a conclusões bastante interessantes.

4. Configuração de órgãos: Analisando a natureza de maneira muito profunda, uma das mais impressionantes e convincentes evidências é a configuração orgânica dos seres. Aqueles que são aparentados demonstram semelhanças sutis, as quais são por vezes inexplicáveis do ponto de vista criacionista. Ainda mais, o autor cita exemplos de criaturas rudimentares (ornitorrinco) as quais são espécimes vivos que demonstram uma sorte de transição entre diferentes gêneros de seres vivos.

Poderia citar inúmeros outros pontos, mas gostaria apenas de resumir as ideias do autor, e alguns dos fatores que mais me surpreenderam. Ao todo, é um livro que proporciona um conhecimento vasto, o qual precisa ser lentamente deglutido. Requer paciência e pesquisa, pois se trata profusamente de animais que você provavelmente jamais ouviu falar se você não é biólogo. Outra curiosidade é que este livro jamais aborda o polêmico parentesco do homem com os símios, e este tópico era o mais aguardado por mim. Certamente o autor falou a este respeito em outra obra, ou isso teria sido subentendido nesta, ou até mesmo o autor o revelara em debate público...
Interessantíssimo é o fato de que Darwin, em meio às suas considerações geológicas, supôs ligações terrestres dos continentes, pois era difícil imaginar as atividades geológicas de milhões de anos atrás. Estas ligações foram imaginadas sem que necessariamente os continentes se movessem, mas mal sabia Darwin, que no século seguinte, Alfred Wegener proporia a tectônica de placas, teoria a qual corroboraria ainda mais com as ideias expostas nesta obra.
A respeito da edição, é satisfatória. Contém alguns pequenos erros, mas nada escandaloso, ou que prejudique verdadeiramente a compreensão do texto. Alguns erros tipográficos, apenas. Se você é biólogo ou cientista, você PRECISA ler, caso contrário, somente se for um curioso inato como eu.
comentários(0)comente



andesonc137 30/03/2020

Um dos mais importantes livros
Sem dúvida, um livro obrigatório para todos das ciências biológicas. Esse é o livro de não ficção mais importante da humanidade
VonWry 14/05/2020minha estante
essa leitura é muito pesada?


Alexia Tedeschi 17/06/2020minha estante
Marcelo, julgo ser uma leitura pesada caso você não compreenda que, para a época, Darwin necessitou usar MUITOS exemplos "práticos" para provar suas teorias. Prepare-se para capítulos e capítulos de exemplos sobre aspectos científicos.
Como bióloga recomendo a leitura para todos, pois entender sobre a funcionalidade da natureza nos elucida muitas questões humanas, porém não irei ser hipócrita dizendo que esta é uma leitura extremamente fluída e arrebatadora.




Ozzy 03/10/2021

Atualidade de À origem das espécies.
Ainda há muita coisa que não conhecemos, mas nosso primeira passo para o saber é perguntar qual a causa eficiente dessa situação que vemos. Isso é feito magnificamente aqui, e é o motivo de ser tão moderno.
comentários(0)comente



Zed Nerd Book 23/02/2019

A Origem das Espécies
Bem no meu caso que não sou da área de Biologia a leitura foi mais demorada que o normal. A linguagem é simples porém algumas espécies e partes de plantas precisavam ser pesquisadas foi uma leitura que ensina porém cansativa.
VonWry 14/05/2020minha estante
bahh cansativa? muito?




Ananda 16/08/2021

A luta pela vida
Facilmente entrou para as minhas melhoras leituras da vida! A origem das espécies já era um livro muito esperado mesmo antes de sua publicação, escrito em 1859 Charles Darwin consegue passar aos leitores muita paixão pela biologia. Por vezes eu imaginava esse homem adulto e barbudo observando por horas a fio os hábitos das pequeninas formigas que viviam em seu jardim.
Como um compilado de estudos de vários biólogos, a proposta do livro é responder as questões como: “Qual o grau de parentesco entre as raposas e os lobos-guará?” ou “Qual a utilidade das asas do ganso das Ilhas Malvinas se ele é incapaz de voar?”, e como essas perguntas Darwin vai fazendo um traçado de como surgiu as espécies na Terra e porque essas espécies estão localizadas onde estão.
Este livro é também sobre persistência, pois mesmo tendo muito opositores, Darwin continuou firme em sua pesquisa, tinha vários problemas para corroborar suas ideias por falta de estudos mais contundentes sobre a Pangeia, um assunto que atualmente, qualquer criança estuda na escola. Valorizem a época que vivemos, e as pessoas que vieram antes de nós, que facilitaram tanto o acesso à educação e a livros incríveis como esse.

P.s.:Li a edição da Edipro, e apesar de não ter ilustrações, tem várias notas que nos auxilia a entender quem foram os outros pesquisadores e como a teoria da evolução das espécies é aplicada hoje.
comentários(0)comente



Thiago Toscano Ferrari 23/11/2020

Obra magnífica!
Ganhei de presente em meados de 2005 e comecei a ler esta obra nesta época, mas abandonei. Numa nova tentativa, iniciei a empreitada de começar uma nova leitura este ano, mais maduro, mesmo esta obra sendo bastante técnica na área das ciências biológicas, com aparato de minha especialização ser na área de exatas, compreendi ela de forma razoável, mas suficiente para entender que a Origem das Espécies causou nos meios científicos de sua época de publicação em 1859 tantos abalos na comunidade científica e eclesiástica com a teoria da evolução que compartilho, ainda nos dias atuais causa um certo frenesi.

Pois bem, Darwin não teve uma saúde regular que o mantivesse no âmbito da pesquisa com maior dedicação, mas o tempo que empreendeu sua pesquisa exarada nesta obra, partindo dos 4 anos e 9 meses de pesquisas do Beagle que percorreu principalmente a costa da América do Sul e a famosa ilha de Galápagos, dentre outras, lhe deu bastante fundamentos para publicar A Origem das Espécies e ao percorrermos suas páginas, vemos que Darwin cita diversos naturalistas, botânicos, paleontólogos, geólogos, etc, dando-lhe uma insígnia de verdadeiro cientista que não se fundamenta unicamente em suas pesquisas apenas!

Creio, inclusive, que Kardec ao publicar a primeira edição da obra O Livro dos Espíritos em 1857, tenha tido contato com esta obra de Darwin em 1859, levando Kardec a publicar a segunda edição da obra O Livro dos Espíritos com uma ampliação considerável por volta de 1860. Enfim, recomendo a leitura desta obra magnífica de Darwin!
comentários(0)comente



Luize.Hoffmann 11/07/2022

Opinião sincera tá? Eu sou estudante de biologia e todo mundo diz que esse livro é obrigatório. Mas assim, eu fui com uma expectativa muito muito muitooo alta. Só que quando você começa a ler o livro você percebe que ele é extremamente técnico, com palavras difíceis e tive dificuldade em entender os assuntos. Quase larguei de mão esse livro, pq a medida que você lê, ele fica massante, tu não consegue entender muita coisa, tem que voltar atrás pra reler termos que são difíceis.
Do pouco que eu consegui absorver e entender eu achei maravilhoso, quem sabe um dia se eu reler esse livro novamente eu consiga entender mais coisa. Mas não vai com a expectativa que tu vai ler de primeira e entender tudo, pois realmente é bem técnico e a leitura não é fluída.
comentários(0)comente



Ingrid Lima 02/04/2023

As Leis que regem todas as espécies
Precisei de 82 dias e 10 páginas de anotações para digerir a quantidade gigantesca de observações e exeprimentos ao redor do mundo que esta obra apresenta. Foi uma leitura difícil e valiosa, com reflexões que levo com carinho. Todos podem desfrutar das maravilhas desta leitura, mas os que obtém o maior proveito são os profissionais e estudantes das ciências biológicas.

A única ressalva está relacionada a sua escrita eurocêntrica e preconceituosa que reflete a visão de mundo do Século XVIII relacionada aos povos originários, uma vez que ignora seu modo de vida, territórios e conhecimentos e por não compartilhar os devidos créditos desta obra com o Wallace que com menos recursos e tempo chegou as mesmas conclusões que o privilegiado Darwin.
comentários(0)comente



Vinicius.Freitas 06/12/2017

Todos tinham que ler...
Pelo menos o último capítulo que é onde ele resume os assuntos principais e expõe as conclusões de cada capítulo do livro. Só com a leitura desse capítulo já da pra começar a refletir sobre bastante coisa.
É uma leitura mais densa, não recomendo ler várias partes no mesmo dia, demorei cerca de 5-6 meses para terminar de ler, mas tenho uma outra visão sobre as origens das espécies e até mesmo uma breve noção de geologia. Um livro sensacional, apesar de eu não ser biólogo, o achei indispensável.
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR