A origem das espécies

A origem das espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pedro Medeiros 19/02/2023

Eu não tenho palavras para descrever o quão importante esse livro é para mim
Obra exímia, um marco para a ciência. O autor explica de forma concisa os motivos que o levam a crer nas teorias da evolução das espécies. Darwin cita inúmeros autores em sua obra, e sempre com humildade, se mostra em dívida com os seus companheiros da ciência. Darwin não ataca crenças ou religiões, apenas expõe fatos. Um livro imprescindível para que possamos entender melhor a existência biológica.

site: https://amzn.to/3lOzwFm

Guilhermo del Toró 24/04/2023

Um livro difícil de ler mas interessante por mostrar tanto a forma como Darwin via a evolução e como ele chegou nessa conclusão, com argumentações e refutando outras pesquisas, além de provas encontradas por ele e por outros cientistas

Leonardo Rosa 17/11/2011

Tema polêmico, escrito de forma sensata
Darwin esmiúça este tema tão polêmico, principalmente para a época no qual foi escrito este livro.
Desperta grande interesse ao leitor ao se deparar com relatos e curiosidades da natureza, que você acaba por se indagar: É verdade, não tinha pensado nisso!
Darwin escreve de forma bem didática e detalhista, às vezes repete a mesma conclusão mas de forma a frisar a sua teoria.
Faz todo o sentido seus argumentos.
Pra quem não é do meio a leitura poderá ser um pouco cansativa.
Mesmo assim, recomendo.

Giovanna 05/05/2023

Caras, finalmente terminei a leitura desse livro e não tive coragem de dar uma nota super baixa pois reconheço a relevância da obra pra ciência, porém foi muuuito cansativo, eu não via a hora de acabar, não consegui aproveitar os capítulos muito bem por causa de quão técnico era, mas é plausível levando em consideração que é um livro antigo e pra um público específico.

charles.franco.35 26/05/2023

Um classico de leitura obrigatória
Sua teoria da evolução por seleção natural oferece uma explicação coerente e baseada em evidências para a diversidade e a complexidade das formas de vida na Terra.

"A Origem das Espécies" estimulou debates acadêmicos e gerou uma reflexão significativa sobre a relação entre ciência, religião e sociedade. O livro teve um impacto duradouro na forma como pensamos sobre nosso lugar no mundo natural e continua sendo um texto fundamental para o estudo da biologia evolutiva.

Rodolfo | @_rodolfo92 12/12/2022

Não sou um amante ou estudante de biologia, decidi ler "A Origem das Espécies" apenas por curiosidade e foi muito difícil de entender todas as abordagens de Darwin durante a leitura, mas sinto que foi proveitoso. Mesmo sem entender os aspectos técnicos desse estudo, pude compreender que o ambiente em que cada ser vivo se encontra é que vai selecionar suas características, possibilitando que os mais aptos sobrevivam e superem as dificuldades de um determinado lugar. Assim o planeta segue seus ciclos e a evolução é constante, porém gradual.

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Para quem quer entender a origem dos seres vivos, esse livro é sensacional. Darwin foi e ainda é um visionário, com um pensamento a frente de seu tempo. Abordando e desmistificando a origem das espécies de forma magnífica.

Matheus649 06/02/2023

Simplesmente a bíblia de todo biólogo
Ultrapassado? Talvez, mas é leitura obrigatória. Darwin, nesse livro, estabelece as bases da teoria evolutiva, sendo ela hoje uma das teorias mais corroboradas da história. Quase todos os seus erros se devem unicamente ao fato de que ainda não se tinha uma concepção sólida sobre a hereditariedade, bem como a tecnologia para observarmos a evolução acontecendo de fato. Simplesmente maravilhoso!

Charline 24/11/2012

Nunca é o fim
Não o abandonei por inteiro. Apenas percebei que a leitura deste livro não se faz de forma contínua. O livro se encontra em minha estante feita de caixas de banana. Desta forma, em qualquer momento posso pegá-lo e tornar a ler por um determinado tempo, algumas páginas. Enquanto isso, vou me divertindo com outras história mirabolantes.
Aline 20/09/2017minha estante
Exatamente como eu estou fazendo. Tentar fazer leitura integral dele é massante, mas ler um capítulo por vez é interessante.

Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Oq vc achou da edição q vc leu?

cat 27/12/2021

É um livro realmente muito denso, por isso pode ser um pouco complicado manter o foco, acredito que a edição que eu escolhi também não tenha ajudado muito, tornando o livro ainda mais cansativo. Enfim, uma leitura que precisa ser feita com calma e tempo, muito interessante para quem se interessa pelo assunto.

Ana 16/11/2021

Natura non Facit saltum.
Esse livro é um clássico de não ficção lançado originalmente em 1859. Escrito pelo biólogo e naturalista Charles Darwin Relata que as espécies tanto a fauna como a flora foram evoluindo baseado num princípio que ele chama de seleção natural. Ou seja, são pequenas mudanças na estrutura dos seres que são imprescindíveis para sua sobrevivência. Mudanças que proporcionam vantagem com relação aqueles que não a desenvolveram. Por isso diz que quem sobrevive são aqueles que conseguem se adaptar melhor as condições que estão expostos. Aqueles que se tornam mais aptos são aqueles que sobrevivem, pois conseguem se reproduzir, se espalhar. E que todos os seres tem uma origem em comum. Vale ressaltar que essas mudanças levam milhões de anos e são passadas de geração em geração.
O princípio da seleção natural tem alguns elementos que são: A variabilidade dentro das espécies, A competitividade já que a população cresce num ritmo maior do que a disposição de alimento e A evolução. Ele também fala sobre a seleção artificial, que são mudanças nas espécies feita de propósito pelo homem e a seleção sexual, ou seja, aqueles mais vistosos para a fêmea se reproduz mais facilmente. Achei que seria uma leitura maçante, mas não foi o que aconteceu. Embora tenha partes muito técnicas sobre biologia, principalmente sobre as plantas, acabei gostando bastante da leitura. É interessante reparar na capa dessa edição de 2014 da Martin Claret. Os cantos são como peças de um quebra cabeças que se encaixam. É isso que Darwin defende. Que a evolução das espécies estão intimamente relacionadas e que uma não seria possível sem a outra. Como uma grande rede de relações onde tudo está conectado e uma coisa puxa a outra. Nessa edição também tem resumo no final de cada capítulo, o que torna a leitura mais didática. "A natureza não dá saltos." Adorei!!!

Rodrigo.Rodrigo 07/10/2021

O livro que revolucionou a história da humanidade. Se fomos originados por uma única célula, qual seria nosso limite na evolução?

Ranielle Cristina 02/02/2023

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury. Esse importante pesquisador, desde muito jovem, já demonstrava seu amor pela ciência, dedicando-se às suas coleções e a realizar experimentos, com seu irmão, em um laboratório de química.
Darwin ficou conhecido por sua obra A origem das espécies, que contribuiu para o entendimento da evolução e, atualmente, é considerada um dos livros acadêmicos de maior influência na história.
Darwin embarcou no Beagle em 27 de dezembro de 1831, e, durante cinco anos, coletou e observou diversas formas de vida ao redor do mundo, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies. O naturalista também coletou fósseis e fez observações geológicas que o permitiram observar a suposta evolução que as espécies teriam sofrido no decorrer do tempo.

André 10/02/2018

Neil Degrasse Tyson
"Para compreender como estamos relacionados com todos os outros seres da Terra"
Bradley 14/02/2018minha estante
tá falado.
U.U

Marcelo H S Picoli 25/04/2020

Clássico histórico fundamental para a biologia moderna
Clássico indispensável para a compreensão das bases da biologia moderna.

Interessante conhecer como Darwin fundamentou a mais famosa teoria da evolução e origem das espécies, antes mesmo do conhecimento das leis da genética e herança.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6