O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

Rafael 15/03/2010

" Esse Deus põe uma macieira no meio de um jardim e diz "vocês façam o que vocês quiserem, ah, mas não comam a maçã". Surpresa surpresa, eles comem e ele pula de trás de uma moita gritando "Peguei vocês!".
Não teria feito muita diferença se eles não tivessem comido.
Por que não?
Porque se você está lidando com alguém que tem o tipo da mentalidade de quem deixa um chapéu na calçada com um tijolo embaixo para os outros chutarem pode ter certeza que ele não vai desistir. No fim ele te pega."

Genial.
Carlos Fernandes 04/01/2013minha estante
Foi uma das melhores partes do Livro!!!!

Eldes 08/05/2013minha estante
Para comemorar o dia da Toalha, criei um logotipo (ficcional) para o restaurante: http://migre.me/eseaO

Kim 18/03/2014minha estante
Melhor parte do livro, sensacional.

Paulinha.Cardoso 15/04/2024minha estante
Cara eu ri hehehe imaginando essa conversa:')

à­¨ ðð¤ð§ð à­§ 26/04/2024minha estante
Ss cara

Li 05/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - ABRIL - FICÇÃO CIENTÍFICA *LIVRO 2*
Sinopse: A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente O Guia do Mochileiro das Galáxias, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.

Tá, tenho que admitir: Este livro é muito melhor que o primeiro! Continuo achando que teria me divertido mais com outro tipo de FC, mas vá lá, foi uma leitura ótima! Não sei se porque o mergulho inicial já foi feito e a temperatura da água não é mais tão estranha assim, achei esse livro mais lógico e normal, na medida da anormalidade proposta por Adams.

Os personagens agora andam pela galáxia sem acharem muito estranho o fato, o que me deixa mais confortável com a história, não gosto muito de me sentir na pele de pessoas que passam por mudanças drásticas, nem em livros, e Arthur é um personagem humano muito palpável... Eu ficaria louca no lugar dele. E já que estou comentando sobre personagens, Trillian é um zero a esquerda, Marvin, o andróide paranóide, é mais exemplo de humano que ela (na verdade, eu praticamente nem noto a presença dela na história)! Simpatizo com Zaphod, o ego vivo (e fico imaginando com seria bom se os dirigentes tivessem como único trabalho desviar a atenção do povo do governo real, não seria mais útil em alguns casos?!). Ford é bem diferente do que lembro do filme, é mais... normal (no filme achei ele mega bobo).

A abrangência de analogias irônicas com situações e ideologias corriqueiras da vida humana é maior e mais insinuante aqui, até sobre a existência de Deus e se este sabe, por sua vez, da existência da população Universal é tema de confabulações (e acho bastante pertinente, rs)! Outra que achei ótima foi sobre de quais seres surgiu realmente a raça humana! Grande sacada de Adams. Na verdade, ele tem muitas ideias interessantes sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais!

Observe como esta historinha sobre o planeta Oglaroon parece com a nossa de acreditar que somos tão importantes no contexto universal que não há outros seres inteligentes por aí e que nosso planetinha é o único que pode comportar vida:
“Por exemplo, num canto do Braço Oriental da Galáxia fica o enorme planeta Oglaroon, totalmente coberto por florestas. Toda a sua população “inteligente” vive permanentemente dentro de uma nogueira, razoavelmente pequena e incrivelmente lotada. É nessa árvore que eles nascem, vivem, se apaixonam, entalham minúsculos artigos na casaca da árvore especulando sobre o sentido da vida, a futilidade da morte e a importância do controle de natalidade, combatem as poucas e minúsculas guerras, e por fim morrem pendurados sob as ramagens de um dos galhos mais inacessíveis.
Na verdade, os únicos oglaroonianos que saem dessa árvore são aqueles que são banidos pelo abominável crime de imaginar se alguma das outras árvores poderia ser capaz de sustentar vida, ou até mesmo pensar se as outras árvores são algo além de ilusões provocadas por ingestão excessivas de oglanozes.”

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Viquinha 07/04/2011minha estante
Dessa vez foi bom, né? a leitura não desceu rasgando pela garganta...rs Bom, da minha parte, ainda não consigo me simpatizar muito com a trama...Manda brasa aí! Bjs

Kézia 12/04/2011minha estante
legal ler as resenhas sobre esse livro e encontrar opinioes tao diversas.... to mais curiosa! Oo

Larissa 12/04/2011minha estante
As opinioes sao diversas mesmo!!! Mas a curiosidade esta' me matando!!!!! Beijos

Evy 13/04/2011minha estante
Li!
Esse foi o que mais gostei também!
Sua resenha está ótima!
Bjss

GuiCalvin 01/07/2022

Quero comer nesse restaurante
Seguindo a ideia louco, porém bem escrita e sarcástica, o autor segura o leitor com uma história doida, mas muito fluida.
Bela 01/07/2022minha estante
Interessante hein

GuiCalvin 01/07/2022minha estante
Bastante. Leia

Bela 01/07/2022minha estante
Seus livros são muito chiques pra mim kkkkk vou ficar nos meus romances?

Ana Lyra 25/03/2013

Esperava mais
O livro é bom até determinada parte, quando finalmente chegam no restaurante fica chato...Vou insistir em ler a coleção até o final pra ver no que dá...esperava mais
Daniel Neves 13/07/2013minha estante
partilho da sua opinião: a narrativa fica meio modorrenta quando eles chegam no restaurante, e só recupera o fôlego nas últimas páginas com o Arthur e Ford...

Ana Lyra 11/09/2013minha estante
exatamente!

douglas 01/07/2015minha estante
concordo com vc.
Mas eu não sei se vale a pena começar o 3° livro,
se vc leu o restante, vale a pena ler o 3°?

Naiana 13/05/2020

Arthur Dent e seus amigos continuam suas aventuras pelo universo em busca do sentido da vida, do universo e tudo o mais, na verdade, em busca da pergunta que trará sentido à resposta que o Pensador Profundo deu a busca do sentido da Vida, do Universo e Tudo o mais, além da busca pelo homem que rege o Universo. As vezes você sente que o livro dá um nó na sua cabeça, mas nada acontece por acaso, afinal, tudo já está predeterminado e de um jeito ou de outro teremos o mesmo resultado, como o fim do Universo que é possível assistir noite após noite no fabuloso Restaurante no Fim do Universo.
Glauber 13/05/2020minha estante
Quero muito ler a coleção também.

Naiana 14/05/2020minha estante
Só não conte a Lel quando estiver for ler, ele já me deu dois spoilers ¬¬

Glauber 15/05/2020minha estante
kkkkkkk

Vitor 22/07/2022

Altamente improvável.
É incrível a capacidade do Douglas Adams de manter você preso no livro ao mesmo tempo em que não fazemos ideia do que o capítulo seguinte vai apresentar. É como se nós mesmos tivéssemos sido jogados no gerador de improbabilidade infinita da Coração de Ouro. Fascinante e divertidissimo.
Anna Sens 25/07/2022minha estante
Fascinante e divertidissimo!

Vitor 26/07/2022minha estante
será que dá pra parar

Anna Sens 26/07/2022minha estante
estou apoiando o comentarista local

Wolney.Garcias 02/08/2020

Ou eu não tenho tanta referência assim para entender o sarcasmo da obra ou realmente foi algo menos fluído que o primeiro volume.
Arrastado e sem dúvida bem fora do eixo.
Esperava mais.
Lucas Garcia 02/08/2020minha estante
O mesmo aconteceu comigo, o terceiro livro é ainda pior

Wolney.Garcias 02/08/2020minha estante
Agradeço o conselho.

pauloteixeira 30/01/2009

Coisas loucas que provam que, quanto mais louco melhor!
O primeiro livro de uma série, que lí e ao terminar senti vontade imediata de ler o subsequente. Resumindo, muito louco!
Dea Balle 09/02/2009minha estante
Na verdade, esse é o segundo livro da série... O primeiro é O Guia do Mochileiro.

pauloteixeira 10/09/2013minha estante
Tens razão Dea, comentei um livro pensando em outro... estava realmente falando do primeiro livro e não deste (segundo). Obrigado

andresam 25/11/2010

Mais do mesmo?!?!?!
Li este livro logo em seguida do Guia do Mochileiro... achei que o Adams não poderia viajar mais, mas ele realmente se supera. Só leia se você realmente gostou do primeiro.
Uma das coisas interessantes, sem escrever spoiler, é o restaurante, ele realmente está no fim do universo! rs
Samanta 26/11/2010minha estante
Acho muito legal seu cuidado em não dar spoilers nas suas resenhas! :)
Eu acho fantástico o Douglas Adams, ficção científica séria (como a do Asimov) é muito bacana, faz pensar, e - muito importante! - faz sentido. A série do Mochileiro não é exata cientificamente, mas usa essa liberdade de criação de uma forma muito engraçada. Por isso é clássica!
Seu gosto para livros só melhora, hein? ;-)

Barbara 29/08/2013

O Restaurante no Fim do Universo
Achei um livro fraco, sei lá, o livro por si já é confuso, mas as histórias não tem pé, nem cabeça, o que me deixou desanimada da leitura!

Só tenho a dizer que o livro foi uma quase desistência.
Luís Araújo 30/08/2013minha estante
É assim mesmo, o sentido fica no caos.

Sarah.Raphaele 28/09/2018

O problema maior em viajar no tempo é simplesmente gramatical.
“O Restaurante No Fim Do Universo” foi um livro que iniciei com bastante entusiasmo, pois já havia lido o primeiro volume da série e estava cheia de perguntas a serem respondidas. A sinopse (que diz tudo e não diz nada ao mesmo tempo) me fez pensar milhões de coisas e, após a leitura, me fez perceber que eu estava errada em cada uma delas!

A narrativa é em terceira pessoa, mas os diálogos são bem alternados. O enredo é bem fora do clichê e surpreende bastante. O protagonista da vez é claramente o Zaphod, mas o “restante” do pessoal também se faz presente (exceto Marvin, o Androide Paranoide, que quase não aparece). O título do livro sugere que o restaurante no fim do universo é o foco desta continuação, mas não é o que acontece. No que tange a ser uma “continuação”, deixa a desejar porque você termina com praticamente o mesmo número de perguntas que iniciou a leitura. Há episódios desnecessários para o desenrolar da história e há outros que poderiam ter sido mais bem aproveitados.

Preciso confessar: custei ler as 50 primeiras páginas (dois meses), mas devorei as outras 123 (dois dias) e terminei desejando mais. Não sei se o motivo da minha apatia foi o fato do meu personagem preferido ter “desaparecido”, contudo, o segundo livro é tão doido e tão confuso quanto o primeiro (e igualmente bom também). Assim como no primeiro volume da série, também encontramos um argumento contra Deus (apenas um reflexo da crença do autor, pois ele era ateu) que não acrescenta em nada, tão pouco contribui pra história, mas tá ali jogado né? okay. Com certeza há quem se identifique e, como disse anteriormente, é totalmente ignorável (então, cristãos, sem “mimimi”).

Um conselho? Leia o livro sem tentar prever o que vem depois, caso contrário, irá se decepcionar (ou se surpreender), pois tudo o que acontece na história é o mais improvável. O livro, bem como a série de Mochileiro das Galáxias, é altamente recomendado para quem gosta daquela comédia "somos todos idiotas", mas, de vez em quando, também te faz refletir como um “bom intelectual”. Caso espera algo sério abordando viagens, espaço, tempo, tudo e todas as coisas... Não é a leitura indicada. Mas, se está no tédio e cansado de leituras previsíveis... Seria uma ótima recomendação.
Thaisa 29/09/2018minha estante
Ficou muito boa essa resenha! hahaha

Albertos 24/01/2014

O fim do Universo no Restaurante
O livro passa-se por todo ele e todo ele se passa em torno do restaurante e suas curiosidades, em comparação com o segundo livro, achei este melhor, mais não mais que o primeiro. Enfim, é engraçado e tal, mas não é o tal.
Albertos 25/01/2014minha estante
Correção: Em comparação com o terceiro livro. Já que este é o segundo.

Mare 01/09/2012

O restaurante no fim do universo?
Sabe, a parte que eu mais achei engraçado foi quando eles pediram o cardápio do restaurante e lhes foram oferecidos o prato do dia.. Eis que, surge uma vaca, sim uma vaca falante se oferecendo para o jantar.. UHSIUHDIUASHDAUSD.. " vocês querem os ombros? são bem saborosos, ou uma alcatra" geeeente, acho que se fosse eu teria a mesma reação de Arthur e Tririllan, ficar com a face bem assim >> Õ_o
Day! 01/09/2012minha estante
sudoiausodiuasda eu lembro dessa parte ... eu fiquei com medo .. acho q se acontecesse comigo eu falaria q sou vegetariana

Lu 27/08/2014

O Restaurante no Fim do Universo
O Restaurante no Fim do Universo continua a aventura que se iniciou em O Guia do Mochileiro das Galáxias... Os Vogons estão perseguindo a nave Coração de Ouro afim de exterminar o que sobrou da Terra: Artur e Trillian. Enquanto isso Zaphod tenta entender por que apagou informações de sua própria mente e qual exatamente o objetivo da sua jornada.
Ao chegarmos no Restaurante no fim do universo, que fica exatamente no momento em que o universo chega ao seu fim (não na borda... na destruição mesmo!), entendemos que o principal problema de uma viagem no tempo é a gramática. (...) como descrever algo que estava prestes a acontecer com você no passado antes que o acontecimento fosse evitado quando você pulou para frente dois dias? E ao sairem do restaurante mais controverso das galáxias começa mais uma aventura surpreendente.
Nesse livro Douglas Adams mantém o mesmo estilo de escrita, com suas sátiras e críticas sutis que para os leitores menos atentos podem passar desapercebidas.

site: http://meumundoamador.blogspot.com.br/
Morpheus.Maddog 22/09/2014minha estante
Muito bom!
Eu vou começar a ler o Segundo livro da série nessa noite. Eu não posso dizer que gostei muito do primeiro volume, é interessante, divertido, cômico, mas é um livro para passar o tempo, faltou o "fator" CIENTÍFICO na trama. Mas aquela resposta para A Resposta para A Questão Fundamental da Vida do Universo e Tudo o Mais foi muito cômica (e muito filosófica ("...Só saberão a resposta quando souberem de fato qual a pergunta...")) . Eu queria algo no estilo Isaac Asimov ou algo parecido. Mas agora que comecei vou continuar até o final. Gostei do seu blog também. Vc pardece ser realmente uma admiradora de Douglas Adams. Eu vou assinar o seu canal, gosto de manter contato com pessoas inteligentes. Um abraço e até mais!!!