O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

P. M. Zancan 19/03/2012

(...)

Douglas Adams mantém a agilidade e a criatividade. Esta estória é marcada pela improbabilidade e imprevisibilidade, tornando surpreendente cada parágrafo. No modo como foi escrito, fica impossível prever a conclusão desta extraordinária estória.

Este livro começa no ponto onde a estória parou no livro anterior. Os Vogons, crueis burocratas galáticos, dão proseguimento ao seu trabalho de destruir a Terra com tudo o que havia nela, incluindo os dois últimos humanos a bordo da nave Coração de Ouro. (...) Cabe, então, a Zaphod Beeblebrox salvar seus companheiros com uma solução mais surpreendente que a própria nave em que estão.

Neste livro, Zaphod tem maior importância do que no livro anterior, levando-o, em dado momento, a comprovar algo que ele já tinha certeza: o universo (pelo menos um deles) gira a seu redor.

(...)

O leitor é apresentado a mundos pré-históricos, paradisíacos e pós-apocalípticos. Nesta estória é apresentada a sede do “Guia do Mochileiro das Galáxias” e ao famoso “Restaurante no Fim do Universo”, lugar onde é possível comer uma suntuosa refeição enquanto assiste Tudo acabar.

Mas nem tudo é diversão. Nossos heróis enfrentam perigos do início ao fim, (...) Por fim, fica a dúvida de como esta estória pode continuar depois de uma conclusão tão definitiva.

Resenha completa está em:

P. M. Zancan

shesmarshmallow 03/12/2010

É um...
...livro muito louco e engraçado

Wally 17/08/2009

Um livro muito bom!
Esse livro tem um final sensacional , que realmente faz você viajar. Quer dizer se o livro realmente existir.
rsrs

Gilberto 28/01/2011

O Restaurante No Fim Do Universo, escrito pro Douglas Adams, é o segundo livro da "trilogia" formada por cinco livros.

"Restaurante" começa após Arthur e seus amigos descobrirem que a Terra não era nada mais que uma supercomputador que buscava encontrar a pergunta que se encaixasse com a resposta fundamental da vida (o número 42). Arthur está de volta à Coração de Ouro e pede para uma máquina, que promete servir qualquer bebida imaginável, fazer um chá. Esse pedido tão "simples" acaba sobrecarregando o processadores da nave e a torna em estado "de espera". Só que nesse momento, a nave é ataca pelos vorgons - eles de novo! -, mas devido ao pedido feito pro Arthur, a nave não consegue se defender. No último minuto, quando o campo de força da nave já quase não resiste mais, Zaphod convoca o espiríto de seu bisavô que acaba salvando a todos. Misteriosamente, Zaphod é teletransportado para o escritório do "Guia do Mochileiro das Galáxias". Lá uma parte de seu cérebro, que ele próprio fez questão de esquecer, o lembra que precisa conversar com o editor do "Guia" que ele nem mesmo sabe quem é... Assim, começa a nova aventura de Arthur e seus amigos.

Para quem gostou do "Guia", o "Restaurante" é uma boa sequência. Os elementos encontrados em ambos livros são os mesmos, carregados de humor e de nonsense. Caso tenha gostado do primeiro, gostará do segundo também.

Nine Stecanella 04/07/2010

O Restaurante no fim do Universo
Douglas Adams foi um gênio. Não só pelos cinco livros que compõe essa série, mas pelas críticas que fez através da sua ficção bem escrita. O primeiro, confesso, foi difícil. Eram nomes de personagens e planetas e em determinado momento as coisas ficaram confusas. Mas, o segundo é sensacional.

A maioria das pessoas conhece a história do "Guia do Mochileiro das Galáxias" pelo filme que foi lançado há alguns anos. Mas, como em toda a adaptação, algumas coisas foram trocadas ou cortadas. E nesse caso, pra mim, a ordem dos fatores altera sim o produto.

Nesse segundo livro, "O Restaurante no fim do Universo", a leitura é mais rápida e flui, uma vez que você já conhece os personagens. Arthur e Ford passam por situações bizarras e as críticas, continuam lá. Ao contrário de outras séries, em que muitas vezes a sequência não segue o nível de qualidade do primeiro, Adams conseguiu, na minha opinião, melhorar as aventuras nesse livro.

A questão principal segue sendo o criador do universo e a resposta para tudo, mas, o autor introduz um outro ponto que me chama atenção: a incrível capacidade de sempre se buscar a culpa dos erros em outras pessoas e o incrível poder de discriminação que os seres (todos eles) tem.

Sigo, agora, para o terceiro livro da série: "A Vida, o Universo e Tudo Mais". Deixo a dica pra quem tem a possibilidade de comprar a coleção. Ou pegar emprestado em bibliotecas. Vale a pena.

Paulo 24/03/2012

Ago/2009

Luciana Mara 07/09/2009

Tem mais ritmo e mais coerência (dentro da incoerência da obra) que o primeiro livro.
Comecei a prestar mais atenção no Zaphod e conclui que ele é um personagem bacana. Muito doido, mas divertido.
Entretanto, acho que terminou mais viajado que o primeiro.
Como assim? 54 não é 42!!! (tentei diminuir o spoiler)
Tenho que ler o resto da série para descobrir...

Douglas 15/04/2010

Nesse volume, Adamns nos da uma experiencia mais vasta em seu maravilhoso mundo fantasia. O primeiro livro pareçe até uma introdução, para a gente se adaptar a suas loucuras. Nesse livro Arthur e Ford ficam perdidamente perdidos no infinito Universo, e claro se metem em altas encrecas. Cofesso que o primeiro é mais engraçado esse é mais inteligente.

Pandora 30/06/2010

Engraçado como Douglas Adams expõe o passado remoto da Terra, com nossos ancestrais tão completamente estúpidos e com atitudes absolutamente idênticas às que temos hoje. Deprimente hahaha

E, mais uma vez, Marvin rouba a cena =D

jackfowl 23/07/2010

Meia boca
Por tudo que li a respeito (resenhas, tweets, comentários), achei que ia ser a comédia. Não foi isso que aconteceu, o livro é chato arrastado e a única comédia se dá quanto o robô Marvin entra em cena, ou seja, duas a tres páginas no livro ... Li para não perder o dinheiro da compra.

Bruno 24/04/2010

Ainda estou lendo mas é Bom D+. Na verdade estou achando melhor do o Guia dos Mochileiros. O Marvin é D+. Todas as partes dele são engraçadas. Impossivel não rir. Douglas Adams era um Gênio.

camila 05/06/2009

falar com a própria comida?
...quase virei vegetariana de vez!

bizinhavieira 06/02/2011

O Restaurante no Fim do Universo
Neste segundo livro da saga "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Arthur ainda não se conforma com a destruição da Terra e não aceita muito bem o fato de que acreditam que em algum lugar de seus cérebro esteja a pergunta cuja resposta é 42. Mas nem por isso diminuiu o ritmo da aventura.

E entre o momento em que Zaphod precisa enfrentar o Vórtice da Perspectiva Total, uma máquina terrível que mostra o quão insignificante uma pessoa é quando comparada ao universo, e uma viagem em que descobrem a verdadeira origem dos ancestrais humanos, eles param para uma deliciosa refeição no Restaurante no Fim do Universo - o único em que não é preciso se preocupar com a ressaca no dia seguinte, simplesmente porque não há um dia seguinte! Então lembre: não entre em pânico! Relaxe e curta sua Dinamite Pangaláctica sob as luzes do apocalipse, porque todo o humor e sátira do primeiro livro continua neste segundo volume!

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Plinio 03/08/2010

Capítulo 28
O principal problema - um dos principais problemas, pois são muitos -, um dos principais problemas em governar pessoas, está em quem você escolhe para fazê-lo. Ou melhor, em quem consegue fazer com que as pessoas deixem que ele faça isso com elas.
Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.
Então esta é a situação que encontramos: uma sucessão de presidentes galácticos que curtem tanto as diversões e bajulações decorrentes do poder que muito raramente percebem que não está no poder.
E, nas sombras atrás dels - quem?
Quem pode governar se ninguém que queira fazê-lo pode ter permissão para exercer o cargo?