Descartes - A Paixão pela Razão

Descartes - A Paixão pela Razão Mario Sergio Cortella

Resenhas - Descartes - A Paixão pela Razão

Leandro Vaz de Azevedo 25/05/2020

O Homem da razão - Duvido, logo existo!
Um bom livro para iniciar o pensamento de um dos maiores filósofos que existiu. Influenciando Comte, Spinoza entre outros. Descartes além de criar o cartesiano criou a geometria analítica, um dos tantos ramos fabulosos da matemática.
Mesmo a igreja atrasando o progresso humano, Descartes foi inovador.
Parabéns ao professor Mário Sérgio Cortella por explanar (didaticamente) a obra de um dos maiores pensadores.
Vale a pena conferir.

Estelia 29/03/2020

A razão também tem emoção
Ler o primeiro livro do Cortella sempre foi uma de minhas metas literárias. E aí a amazom liberou em ebook em comemoração 30 anos de lançamento. E pós leitura digo que se eu tivesse um livro assim na minha época de escola o aprendizado de filosófia teria sido mais leve.
Recomendo a aplicação deste para quem é professor.
Além disso posso ver a razão com mais emoção.

Juliete.Freitas 07/03/2020

Filosofia
Ótimo livro, de leitura bem fácil e rápida, até para quem não estuda filosofia.
Só demorei uns dias a mais porquê me propus a fazer alguns dos exercícios que Cortella recomenda no final de cada capítulo. Explica bem os motivos de Descartes se atentar a 'razão', sem se alongar muito.

Thaís 09/02/2020

Para o ensino médio
De forma mais simples e menos enfadonha possível, Cortella desenvolveu uma apresentação de Descartes ao público juvenil, com textos complementares para reflexão e discussões em grupo.

leitorDedicado 21/09/2018

Larvatus Prodeo
Quanto mais eu leio, pesquiso e tento me informar sobre estas grandes mentes do passado, mais pessimista eu sou em relação ao todo social, matematicamente falando acredito que somente 0,1% das pessoas que existiram e que irão existir conseguiram fazer a diferença para que o mundo se tornasse melhor e mais justos, o restante passam a vida em busca de futilidades, riquezas a fim de sustentar suas próprias vaidades. E noto que este quadro vem piorando a medida que o tempo passa, hoje em dia os jovens são facilmente enganados e não buscam duvidar das certezas propostas, a única coisa que importa é a fama momentânea e nem sempre espontânea, não questionam o isso, o aquilo, apenas aceitam e gritam aos quatros cantos como se estivessem repletos de razão. Descartes tinham razão ao nos orientar a duvidar, mas Kant também tinha razão em dizer que a ignorância é uma benção.

Ronaldo 03/01/2016

o poder da razão
na era do Feudalismo que a igreja católica predominava e todos tinham q acatar sem discordar (se ñ sofriam punições severas), na era que a língua q predominava era o latim e contava nos dedos os q sabiam ler , o poder da razão mostra muito mais do q mostrar quem tem a razão, mais sim mostra q os seres humanos ñ podem ser marionetes , tem q fazer as coisas com uma opinião sensata, e ñ fazer pq tem q fazer, ter fé ñ é ter fé e ponto ,é acreditar em algo q vc tem certeza, detalhe sou católico.