Descartes - A Paixão pela Razão

Descartes - A Paixão pela Razão Mario Sergio Cortella

Resenhas - Descartes - A Paixão pela Razão

Zanza 15/09/2020

Descartes por Mário Cortela
Neste livro, Mário Cortela nos ensina, de acordo com o pensamento de Descartes, a utilizar corretamente nossa razão. Tem uma colunista e professora de processo civil que sempre fala:
? mais razão menos emoção ? (Gabriela priolli).

Marcelo 30/06/2020

Leitura Agradável!!!
Mais um livro no qual o professor Cortela nós presentea com seu bom humor, sua inteligência e seu conhecimento profundo. Ele consegue tornar a filosofia acessível a nós leigos, tornando-a agradável e divertida e nos fazendo ter o desejo de aprofundar nossos conhecimentos.

Arnaldo 31/08/2023

Livro simples.
Por ser um livro pequeno, foi apenas uma leve pincelada sobre o filósofo. Não se aprofundou, valeu pelo conhecimento, porém é bem simples.

Thaís 09/02/2020

Para o ensino médio
De forma mais simples e menos enfadonha possível, Cortella desenvolveu uma apresentação de Descartes ao público juvenil, com textos complementares para reflexão e discussões em grupo.

Estelia 29/03/2020

A razão também tem emoção
Ler o primeiro livro do Cortella sempre foi uma de minhas metas literárias. E aí a amazom liberou em ebook em comemoração 30 anos de lançamento. E pós leitura digo que se eu tivesse um livro assim na minha época de escola o aprendizado de filosófia teria sido mais leve.
Recomendo a aplicação deste para quem é professor.
Além disso posso ver a razão com mais emoção.

jordanaverissimo 16/05/2021

resenha pilula
É um bom livro para aqueles inciantes ou não-integrantes do meio filosófico, mas que desejam entender melhor a filosofia do discurso do método.

virg 11/09/2023

Meu amor por filosofia me fez ler esse livro, gosto muito das ideias de descartes e ele é um dos meus filósofos favoritos. Gostei muito do livro e li por motivos acadêmicos, Cortella fez um livro muito bem escrito e explicativo.

day 13/03/2023

Perfeito !
Cortella é o melhor que temos nos tempos de hoje.
Cada livro conhecimento em abundância.
Não consigo parar de fazer notas e reler as partes que me deixam pensativa.
Esse livro em especial é muito bom, pois nos traz um filósofo que muito contribuiu com a humanidade .
Amei a leitura.

?Decidi fazer de conta que todas as coisas armazenadas no meu espírito até aquele momento eram tão ilusórias como meus sonhos. Mas logo percebi: no mesmo instante em que pensava sobre a falsidade do meu conhecimento, era necessário que pelo menos eu, que pensava, fosse alguma coisa. Esta verdade?eu penso, logo existo?era tão firme e certa que as mais extravagantes suposições dos céticos não a abalariam. Julguei que podia aceitá-la sem receio, como o principio fundamental da filosofia que procurava. (Discurso do método, IV)?

Juliete.Freitas 07/03/2020

Filosofia
Ótimo livro, de leitura bem fácil e rápida, até para quem não estuda filosofia.
Só demorei uns dias a mais porquê me propus a fazer alguns dos exercícios que Cortella recomenda no final de cada capítulo. Explica bem os motivos de Descartes se atentar a 'razão', sem se alongar muito.

Lucianalg 08/10/2020

Necessário
Livro muito bom e fácil de compreender. Indico para todos que querem começar a entender as ciências e o pensamento filosófico.

Wesley.Sancho 03/01/2021

Caminhante Mascarado
Ótimo saber mais sobre a vida desse filósofo incrível, que conheci através da matemática e perceber toda sua complexidade. Nesse livro pude ter dimensão dos desafios da época que Descartes enfrentou para se guiar pela razão e o contexto que o influenciou. Cortella sempre incrível, uma pena o livro acabar tão rápido, gostei demais.
Larissa 09/01/2021minha estante
que legal !!!!

'akilis 16/12/2023

É uma análise
E aqui vai minha humilde opinião sobre Descartes: A paixão pela razão:

Interessante

Não sou leitor habitual de filosofia, ou coisas parecidas. Por mais que eu tenha familiaridade com alguns termos e nomes citados por causa de outras leituras, eu senti que foi meio cansado. Essa é uma leitura pra ser feita em grupo, pois sugere várias vezes para que o assunto seja debatido. Tem exercícios, textos complementares e reflexões.

Pra quem não lê muito esse gênero, vai ser difícil entender um pouco. Mas pra quem gosta e já tem certa intimidade, vai em frente, é um bom livro.

(eu mesmo preciso de alguém que manje um pouco pra esclarecer o livro todo pra mim kkkkkkk)

Clara 13/12/2021

Foi ótimo ao que se propôs!
Acredito que esse livro seja considerado uma introdução para os estudos de Descartes, contando o período histórico, um pouco da vida do filósofo, seus métodos (de forma resumida, claro) e de linguagem clara para todos entenderem, mesmo que não tenham estudado o assunto antes.

O livro foi exatamente o que eu estava procurando no momento, apesar de querer saber de uma forma mais aprofundada, eu comecei o livros sabendo mais ou menos a proposta do autor e não me decepcionei.

AndrA374 04/01/2022

? Descartes é, sem dúvida, um clássico guardião do pensamento livre. Millôr Fernandes
costuma dizer que ?clássico é um escritor que não se contentou em chatear apenas os seus
contemporâneos?. Descartes é um clássico ?

Leandro Vaz de Azevedo 25/05/2020

O Homem da razão - Duvido, logo existo!
Um bom livro para iniciar o pensamento de um dos maiores filósofos que existiu. Influenciando Comte, Spinoza entre outros. Descartes além de criar o cartesiano criou a geometria analítica, um dos tantos ramos fabulosos da matemática.
Mesmo a igreja atrasando o progresso humano, Descartes foi inovador.
Parabéns ao professor Mário Sérgio Cortella por explanar (didaticamente) a obra de um dos maiores pensadores.
Vale a pena conferir.