A Mão e a Luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Paulino 21/11/2022

Machado né?!
Sim, sou baba ovo do Machado de assis.
O fato do título ser explicado, explicitamente, na última linha é muito bom!!!!!
Fino senhores ??

taiz 15/11/2022

Digo e repito sempre: meu autor favorito
Minha segunda leitura de Machado esse ano e sempre vai ser prazeroso pra mim, independente do teor do texto, do tamanho do livro ou se é uma obra não tão aclamada dele.

Machado tem um "que" que faz tudo ficar maravilhoso, mesmo que os personagens desse livro em questão não sejam tão cativantes.

Guiomar é chata, Estevão é dramático, Jorge é sem personalidade e Luís Alves é falso. Mas, no geral, a leitura é muito gostosa, com final previsível e intrigas, que já é característico do autor.

dandelion 03/11/2022

Farofada do Machado
Resumo do livro:

Guiomar: interesseira
Estevão: c*rno
Luís Alves: talarico
Jorge: friend zone

KKKKKKKKKKK te amo Machado que me serve essa farofa gostosa de ler te amo
Dany 13/11/2022minha estante
Melhor resumo

Lubs_ 31/10/2022

Uma versão de a Seleção,porém:uma mulher e três pretendentes
Depois de ler Dom Casmurro,decidi ler mais obras de Machado de Assis, criei um gosto em ler suas obras. A história em si é sobre Guiomar,uma mulher que terá que escolher casar entre três pretendentes.
Gostei do livro, é curtinho cheguei a ler rapidinho.Com a leitura você nota que a protagonista,Guiomar, é uma mulher forte e decidida. E com o decorrer conhecemos melhor os seus três pretendentes.
Sem dar nenhum spoiler a respeito de quais são,eu direi que adivinhei de certa forma quem no final ia casar-se com ela e até achei que foi o melhor dos pretendentes.
Só de fato não dou 5 estrelas porquê senti falta daquela presença romântica que leio em outros livros,ou aquela paixão ardente como vi em Dom Casmurro.Contudo,isso não muda o fato que o livro é muito bom.

"Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem,ou não se devem fingir nunca"

Com amor,Lu ?

Kezia .Viana 26/10/2022

Machado e arte de versar sobre a "Talaricagem"
Antes de nomear o conceito, Machado de Assis já trabalhava a "talaricagem" em suas obras. Alguns exemplos disso são os contos, "A cartomante", "A causa secreta" ( contém muito sadismo neste aqui), e, não sendo exceção, "A mão e a luva".

Jéssica Dutra 22/10/2022

Um livro leve e simples, ótimo para passar o tempo. Gostei de Guiomar e do final da história. Machado é um excelente escritor.

Dani 12/10/2022

Mesmo o folhetim se passado em 1874 ainda vemos hoje em dia muitas mulheres pensando como Guiomar: qual pretendente é o perfeito pelo status que vai proporcionar? Ah claro que tem que unir o útil ao agradável que é o amor..

Paloma 02/10/2022

Valorizar nossos autores
Vejo pouca valorização nos dias atuais referente aos nosso autores brasileiros, eu mesma, me condeno por isto. Grande livro. Traz uma linguagem um pouco diferente da que utilizamos mas é ótima leitura.

Natalha Neves 28/09/2022

A mão e a luva - Machado de Assis
A mão é a luva é uma leitura breve, mas bem instigante. Amo a escrita desse autor e a forma com a qual ele retrata a sociedade brasileira de sua época.

Annali.Rocha 09/09/2022

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Marina 09/09/2022

Como sou fã de Machado de Assis, não poderia ser diferente, A Mão e a Luva é mais uma bela obra do nosso querido autor é só o que eu consigo dizer.

Anita 01/09/2022

A mão e a Luva
É um livro realmente bom, contudo é de difícil entendimento, então tive que dar muitas paradas para pesquisar nomes e palavras que não conhecia, mas no geral é uma leitura de romance básica com uma forte influência da personagem feminina que ao final decide casar com o seu melhor pretendente para época. Claro que se for comparar com os dias de hoje não faz muito sentido o casamento arranjado e forçado mas naquela época ela deveria se casar, e escolheu a sua melhor opção.

Edson Camara 30/08/2022

Guiomar, uma das mulheres fortes de Machado, domina esta trama adorável.
Uma trama típica Machadiana, Luís e Estevão, amigos inseparáveis, interessam-se por Guiomar. Uma linda moça ao redor dos 17 anos.
A trama vai se construindo, a personalidade e caráter dos personagens vão afluindo e a leitura é tão fluida e absorvente que nem vemos o tempo passar.
Estevão, se declarou, Guiomar refutou e outro personagem, Jorge, surge na trama.
Duas personagens secundárias enriquecem a história, a baronesa que cria Guiomar como sua filha e a governanta Inglesa Mrs. Oswald.
À medida que vai avançando vemos como Guiomar do jeitinho dela termina por acertar sua vidinha numa virada na história que termina em casamento, não direi com qual dos três.
Este é o segundo livro da fase romântica de Machado, e mostra com singeleza que o Bruxo do Cosme Velho era, no início de sua carreira literária, um romântico declarado.
O título do livro só é explicado na última frase do último parágrafo da história.
O enredo é ingênuo como na época em que foi escrito, mas é delicioso.