A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Satiro 17/01/2023

Primeira obra de Machado no ano... Primeira de muitas!
Enfim termino a segunda obra de Machado! Achei essa mais penosa de se ler, não pela escrita do gênio (que a diferencia dos mais comuns livros) e sim por não haver um carisma e uma simpatia pelo o que a narrativa visava explorar e seus respectivos personagens - exceto Guiomar. Ainda possui elementos muito bons que fazem a experiência ser positiva e ter a competência de ser BOA para mim. Mas esperava mais, pois de certos autores a gente quer obras-primas sempre (E Joaquim Maria Machado de Assis é um desses)!

Ingrid 14/01/2023

Amo a singularidade dos personagens machadianos. Nesse livro tem três pretendentes com personalidades completamente opostas atraídos por uma mulher que dificilmente seria comum na época da escrita, tão singular quanto. Machado é a frente do seu tempo!

Catarine 14/01/2023

não adianta, tudo que vem depois de Machado é uma quase inovação.
o maioral de todos os tempos!!!!!!

Giulia.Costa 14/01/2023

Poderia esperar menos de Machado de Assis?
Antes de ler o livro descobri que era o segundo escrito de Machado de Assis e nem fiquei com tantas expectativas pelo nível que imaginei que fosse. Mas é inegável que essa obra mereça seu reconhecimento, pois é muito bem produzida - apesar do próprio Machado dizer posteriormente em nota que não ficou lá essas coisas? fico imaginando como essa obra seria se ele desse mais aqueles toques que só ele sabe dar. No que diz respeito a própria história, é uma leitura agradável (desconsiderando a gramática um pouco mais antiga, mas nada impossível). O autor sabe muito bem como prender a atenção e usa cada capítulo curto a seu favor. É incrível a forma que Machado buscou entrelaçar os pensamentos dele como autor com os pensamentos das personagens; o diálogo que ele estabelece em certos momentos com os leitores dá um toque genial em certas partes. As lições da obra então? Nem se fala. Gostei muito de ter lido algo protagonizado por uma mulher como a Guiomar com toda sua clareza e assertividade no que dizia respeito àquilo que ela acreditava e ambicionava. O título do livro só é explicado nos finalzinho, mas é muito bom o gostinho de perceber aos poucos as pistas sutis já nas últimas partes.

Lopes 12/01/2023

Mais que perfeito
O Machado tem uma forma de prender o leitor que é indescritível.
É um romance muito surpreendente, que se desenrola muito naturalmente com o passar da história, tem personagens marcantes, muito bem construídos e que tem personalidades que conseguem por si só descrever épocas da literatura brasileira.
É super leve e até que n é acostumado com clássicos consegue ler com ""facilidade""
100/10.

Line 08/01/2023

Obra-prima
Machado sendo Machado...
Que história cativante com personagens tão bem construídos. Quantos ensinamentos em uma narrativa tão curta! Machado tem uma escrita única e carregada de referências, porém, em A mão e a luva, ele constrói um narrador que está tão envolvido na história quanto o próprio leitor, e isso só enriquece ainda mais a leitura.
Somado a isso, temos o casal protagonista da história que tem personalidades admiráveis e trazem fortes ensinamentos ao leitor. Terminei o livro querendo desenvolver em mim a personalidade de Guiomar e buscando alguém com o caráter de Luís Alves haha!
História linda! E o final, com a explicação do título do livro, pra mim, um dos mais marcantes.
Favorito da vida com certeza.
Viva Machado!!!

yasm1m_ 06/01/2023

Genial
Apesar de ter lido A Mão e A Luva há dez anos, essa segunda leitura me cativou de uma maneira completamente diferente; me parece ter sido essa a hora certa para ler um livro tão extraordinário.

A Mão e a Luva discorre sobre Guiomar, uma moça resiliente e decidida que se vê no centro das atenções de três homens: Estevão, que lhe dedicou um amor dramático e incondicional; Jorge, dono de um amor na zona de conforto, e; Luís Alves, que a amava de forma comedida, ciente e resoluto em si mesmo. Somos levados pelas contemplações da moça, em busca da decisão que transformará o futuro da mesma.

O maior diferencial da história é a escrita fluida e magistral de Machado de Assis, que me deixou completamente absorta à medida em que os personagens externavam suas ideias e sentimentos. Apesar de não ser tão fã de histórias românticas, me vi envolta nessa trama de uma forma que só Machado consegue fazer. Recomendo muito.

Vitoria 22/12/2022

não sei se li ele sendo imatura de mais, ou se não me lembro direito do livro porém ele não me cativou muito, terminei de ler na força

gabys. 20/12/2022

INCRÍVEL!
Li no momento certo. Esse livro fala muito sobre o amor, e em muitas vezes me vê em Guiomar, por isso me apaguei tanto ao livro e a história. É impressionante o quanto que Machado de Assis ainda é muito atual, e em cada leitura, eu saio maravilhada. Favoritei.

Gabriel Guterres 18/12/2022

A mão e a luva - Machado de Assis
Ler esse livro foi um desafio por inúmeros motivos sejam eles pessoais ou profissionais. Mas, no que diz respeito a obra não me impressionou, esperava bem mais. Macho de Assis é um gênio? Sim. Mas, esse romance não me desceu com facilidade. Além dos floreios e expressões difíceis que cansam a leitura, o enredo também não ajuda. Temos uma jovem chamada Guiomar que precisa escolher entre três pretendes. É basicamente o livro gira em torno disso. Todos os personagens dão nos nervos. Principalmente o otário do Estevão. Gente que pessoa chata, ele não vive ele vegeta, só pensa na Guiomar. Não, não dá. A escrita é primorosa. O talento do Machado é inegável. Mas, a combinação desses personagens odiosos com um enredo tedioso fazem da experiência de leitura um calvário.

Thaylon 14/12/2022

Romance banal, mas contada por Machado de Assis, torna-se f$
Um romance clichê que poderia ser facilmente retratado numa telenovela das 21h (na Record ainda, rsrs). Como o próprio autor ressalva no prólogo que são ?histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu?.

Mas estamos falando de Machado de Assis, senhoras e senhores?

O cara consegue agregar sentimentos (antagônicos na essência) de ambição, desprezo, solidão e solitude com uma pitada de crítica ao apego ao formalismo jurídico de forma cômica.

Chadinho de Assis - assim q o chamo, pois nós somos brother, diferente da amizade entre os personagens da obra; Luís Alves (talarico) e Estevão - foi mais uma vez foda.

4a obra que leio de Chadinho e consigno aqui a promessa de ler todos dele. Sensacional???????

Luiz Gustavo 09/12/2022

História deliciosa, simples de ler e com um final surpreendente.
Reviravoltas esperadas e inusitadas

Zefa 03/12/2022

Agradável
É o segundo livro de Machado de Assis que leio, ambos da fase romântica. É surpreendente como ele consegue nos envolver em torno de uma história, que por outras mãos, poderia ser escrita de modo desinteressante. Ao não saber explicar como ele faz isso encontramos o motivo de sua genialidade.

É impossível não reconhecer nas quatro personagens pessoas de nosso convívio, por isso criamos um certo vínculo com elas. Passei pela empatia, falta de paciência, identificação e asco...

A ambição e resolutividade das personagens permeia o livro todo e são pontualmente e claramente discutidas no capítulo final. Incrível como ainda hoje, assim como nesse romance de 1874, essas são características mal compreendidas socialmente.

Ingrid 29/11/2022

Resenha - A Mão e a Luva
“A Mão e a Luva” foi publicado em um folhetim, é o segundo romance de Machado de Assis.

A minha edição foi um brinde de uma das caixinhas da Tag, na época que eu assinava, e eu nunca tive vontade de ler, pois fugia um pouco dos clássicos. Mas, desde o ano passado que estou lendo mais clássicos, e não me arrependi nenhum pouco dessa leitura.

Nessa minha edição, temos uma introdução escrita pelo autor, onde ele comenta um pouco sobre esta não ser sua obra mais bem desenvolvida, o que diminuiu minhas expectativas para a leitura. E acho que isso tornou a leitura ainda melhor.

Esse livro acompanha Guiomar, uma bela jovem que é adorada por muitos, mas que não tinha tanto interesse em romance. Ao mesmo tempo, vemos três homens que estão interessados por ela, e a diferença entre eles.

A história começa com Estevão, o primeiro a se apaixonar pela moça. Estevão é um rapaz muito emocionado, que vive à base do amor e das paixões. Ele se apaixona por Guiomar anos antes dos acontecimentos do restante da história, e relembra de seu amor quando a reencontra.

Vale ressaltar, que Guiomar é uma moça que nasceu pobre, mas que teve a ajuda de uma baronesa durante sua vida, e após a morte de sua mãe e da morte da filha da baronesa, elas se aproximam muito e consideram que são a família uma da outra.

Dito isso, passo ao segundo pretendente, Jorge, o sobrinho da baronesa. Este é um rapaz rico, ou seja, herdeiro de pais ricos. Ele não trabalha, e vive da herança. Não é uma pessoa ruim, mas não é exatamente o que Guiomar busca no amor.

Ademais, a história não nos traz uma mocinha que busca o amor de sua vida. Ela está feliz vivendo como vive, e tem uma alma mais realista e pragmática. É muito interessante ver como ela decide seu futuro, como ela se apaixona.

Adorei esse livro, realmente não é o melhor do autor, mas vale a leitura rápida e agradável. Ótimo livro para quem gosta de romances começar a ler clássicos.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Paulino 21/11/2022

Machado né?!
Sim, sou baba ovo do Machado de assis.
O fato do título ser explicado, explicitamente, na última linha é muito bom!!!!!
Fino senhores ??