A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Kaline Bogard 16/03/2023

Machado de Assis tem um jeito único de contar histórias! E de criar personagens. Dos mesmo produtores de "Bentinho Intragável", vem aí "Estevão Emocionado"!!
Pensem num homem emocionado! Esse é Estevão, um dos pretendentes à mão de Guimar, uma mulher bonita, de genio forte e resoluto! Muito apegada à madrinha a quem acha estar em débto familiar.
Temos Jorge, primo de Guiomar com uma postura mais fria e distante que também declara seu amor à moça.
E, por fim, temos André Luiz, advogado e deputado recem eleito!
Como se não bastasse, uma governanta fica pondo lenha na fogueira e distorcendo os fatos a favor do pretendente pelo qual ela torce!!
Muito boa leitura, me conquistou!!

Lucas Ferreira 13/03/2023

Excelente!
Machado sempre manda bem em suas histórias, nessa não foi diferente, muito embora ele tenha criado um personagem canalha que finge na maior cara dura para o próprio amigo e confidente suas reais intenções. Vemos que desde tempos remotos, nós homens, nos frustramos por nossas próprias expectativas.

Não lí nessa edição que fiz o acompanhamento pelo skoob portanto nada a falar sobre a edição

Fe_Shoiti 07/03/2023

Machado para quem quer ler Machado
Enquanto muito se pede no meio escolar para que se leem Brás Cubas, Dom Casmurro ou Quincas Borba, muito se esquece da obra que serve como introdução aos livros de Machado: A Mão e a Luva. Simples, rápido e de leitura fácil, o livro possui muitos poucos personagens que servem para os seus papéis. Enquanto as obras anteriores citadas despertam o pior do ser humano como em Quincas, o leitor que se depara com o livro após a leitura dos clássicos anteriores pode se surpreender com o que há de melhor em A Mão e a Luva, sendo esse as relações de muito carinho. Além da figura maternal de Guiomar com sua madrinha, a amizade de Estevão e Luís (mesmo com toda aquela talaricagem) é extremamente real e palpável, não me emocionei tanto como em um livro de Machado quanto lendo a confissão de Luís sobre ser "o terceiro" no romance ali. Obviamente nem todo o personagem é flor que se cheire pois ainda são criações machadianas e o livro carrega consigo o pessimismo que conhecemos do autor, mas é de muito coração.

Teste de leitura 06/03/2023

Machado é o cara
Sem condições, Machado nos coloca dentro da história, podendo perceber de vários ângulos como estão os personagens, o distanciamento dos personagens, a forma pela qual os relacionamentos se dão, e principalmente da cara de pau que alguns "amigos" têm em dar em cima das pretendidas de seus amigos.

O mais engraçado é que a leitura foi muito leve e Machado nos conta uma história que, muito embora seja de 1800 e uns quebrados, se mostra muito atual.

Obs:. Não li na edição que acompanhei a leitura aqui no Skoob.

Lele ð· 02/03/2023

Então
Comecei o livro por obrigação (escola), mas depois de algumas páginas eu realmente me vi entretida. Gostei da escolha final. Foi inesperada e dramática kkkkkkkk.

Ler esse livro me deu vontade de ler apenas romances clássicos.

camila.person 28/02/2023

"A mão e a luva" ? expressão antiga para a "tampa da panela"
Gostei muito do livro! Acompanhar as diferentes realidades dos personagens e sentimentos, cada um com sua característica única, acompanhar Guiomar: uma moça muito a frente de seu tempo, com todo seu encanto... Foi cativante! Vou confessar que passei raiva com praticamente todos os personagens, e a cada página eu torcia para que Guiomar se casasse com um pretendente, até aos poucos, descobrir seus sentimentos e objetivo em relação ao casamento com a moça. Não foi uma leitura tão difícil quanto eu achei que seria.
Tive que pesquisar um pouco mais sobre o final, pois a princípio ficou muito confuso para mim. Mas no geral, gostei bastante!! E que venham mais livros do Machado de Assis para minha lista (escolhidos por livre e espontânea vontade, como este!)

Maria Rita 28/02/2023

Guiomar é a mulher que eu queria ser
Eu precisei ler A Mão e a Luva para realizar a prova de um vestibular, no começo eu estava bem desanimada porque era Machado de Assis e estava com medo de não entender nada.
Realmente, tem umas partes do livro que que ficava: ?Oque que esse cara tá falando??. Porém, na maior parte do livro eu conseguia entender com sucesso oque estava escrito, tinha alguma palavra ou outra que eu não conhecia, mas convenhamos, é Machado de Assis.

Eu achei a Guiomar um ícone, literalmente a Rihanna do século XIX.
Não existe ninguém mais dramático que o Estevão, principalmente porque ele é daquele que ?late mas não morde?.
Baronesa é a veia mais gente fina que já vi.
camila.person 28/02/2023minha estante
Jorge é um cabeça oca e Luís Alves é o meu queridinho

Robert Mizael 25/02/2023

Livro leve e gostoso de ler
Em uma narrativa simples, prática e objetiva, Machado de Assis fala sobre o amor, amizades e a sociedade da época.
Fala sobre a força da mulher como Personagem principal. Uma ideia de empoderamento através de Guiomar.
Um livro curto e super gostoso de ler. Perfeito!

Elle 24/02/2023

A mão e a luva. A luva foi feita para a mão não o contrário.
Machado em seu "período mais romântico", mais uma vez quebra padrões com mais um livro do qual a protagonista é mulher e não qualquer mulher. Machado sempre revolucionário em suas obras. trazendo sempre a imagem de uma mulher brasileira decidida forte e de grande personalidade que sabe o que quer , a frente do seu tempo, assim é Guiomar.

A história gira basicamente em torno de Guiomar e seus três pretendentes, do qual todos com características e personalidades bem diferentes distintas e peculiares, afinal qual dos cavalheiros irá conquista o seu coração?!.

Não é à toa que Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores e gênio brasileiro. Uma história cativante, rápida e bem escrita para quê maís?! Embora este livro seja do início de sua carreira já mostra pra quê veio.

fev 16/02/2023

Outra leitura que eu curti fazer. Apesar disso me entretive mais com a história de Ressureição. Machadão consegue entregar dramas amorosos de qualidade.

Maria7598 16/02/2023

Machado Nunca Desaponta
O livro tem mesmo tons de romantismo, mas um romantismo de transição, sóbrio, que parece zombar dos próprios ideais em favor da realidade. Já se torna interessante e intrinsecamente Machadiano por causa disso.

Sempre leio livros de época esperando um pouco de tédio, emoções mais brandas e revoluções que não causam onda, mal movem as águas. Machado, no entanto, está sempre pronto para surpreender, envolvendo mesmo os leitores superestimulados da nossa era, um século e meio mais tarde. Não consegui parar de ler as últimas cinquenta páginas.

A escrita é prazerosa e, apesar da ressalva do autor sobre o meio de publicação ter causado certo padecimento da narração e do estilo, conta com várias pérolas ao longo da leitura. As personagens são vivas, os diálogos essenciais. Em meio ao entretenimento, ainda consegue provocar reflexões sobre a sociedade da época, antecipando a narrativa Machadiana que estaria por vir.

P.S: a edição da L&PM, com biografia e informações sobre a sociedade da época, é ótima!

Paulo Ricardo 12/02/2023

Procure uma luva que te caiba
Ao terminar a leitura de "A mão e a luva", tudo que eu queria era conversar com alguém sobre este livro. Dá para levantar tantas reflexões sobre o amor e sobre a nossa visão romantizada/idealizada dele. A verdade é que eu não consigo colocar aqui todas as reflexões que esta história me trouxe. Para mim, foi aquele tipo de livro que você pode conversar sobre por horas com alguém.

A história tem poucos personagens, mas muito bem trabalhados. Adorei os capítulos curtos durante todo o livro. Além de ajudar a organizar melhor a história, dá uma sensação maior de progresso na leitura, o que a torna mais prazerosa.

Se fosse para eu resumir sobre o principal tema do livro, eu diria que ele fala sobre a idealização do amor romântico e como isso não faz sentido. Por que buscamos tanto (para usar o título do livro como exemplo) usar luvas que não nos cabem? Mas a história vai mais além, e dá para levantar reflexões sobre muitos outros assuntos.

Enfim, foi uma ótima leitura. Recomendo!

Marisol 08/02/2023

A mão e a luva, de Machado de Assis
“A mão e a luva” foi o segundo livro escrito por Machado de Assis, publicado em 1874, época da terceira geração do Romantismo.

A história é um triângulo amoroso entre Guiomar e três pretendentes. Ela é uma jovem pobre que fica órfã, mas tem a sorte de ser criada por uma madrinha viúva e baronesa (que perde a única filha que tinha quase a mesma idade de Guiomar).

A protagonista precisa decidir qual pretendente vai escolher: Estêvão, seu ex-namorado, ultrarromântico; Luís, um ambicioso; Jorge, ganancioso e sobrinho da baronesa. Guiomar quer tomar a decisão mais racional possível, sem desagradar e, portanto, frustrar os planos da madrinha.

O romance tem aquele estilo que gosto bastante ao ler Machado de Assis – mais satírico, crítico, sutil e elegantemente debochado, bem-humorado. O interessante do enredo é a personalidade da protagonista. Diferentemente das gerações românticas anteriores, cujos personagens principais são carregados de sentimentalismo, Machado de Assis desenha Guiomar como uma personagem mais racional, esperta e nada ingênua.

O livro foi o primeiro a ser publicado como folhetim e, nesta edição, o autor traz uma advertência, uma justificativa porque, olha só, ele não teve tempo de se aprofundar na história por conta do intervalo curto de publicação dos capítulos. Imagino se tivesse, pois a narrativa foi muito bem construída e conquistou meu coração logo nas primeiras linhas. E não só a história me conquistou, mas também a escrita. Aliás, eu sou apaixonada pela escrita de Machado.

Indico para quem quer uma história leve, mas sem ser boba, e, principalmente, para quem quer começar a ler Machado de Assis. Os capítulos são curtos, o narrador interage com o leitor (trazendo uma certa bossa à história) e um bom dicionário ao lado desvenda facilmente o significado das expressões desconhecidas – nada que comprometa a leitura.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Talaricagem
Já li faz um tempo então não lembro muito bem, mas tem tudo que a gente gosta. Tem romancezinho clichê, em que é proibido e toda aquela coisa antiquada de boas maneiras, talaricagem e reviravolta. Machado de Assis foi excelente.

Andrecruz.psi 29/01/2023

Amor e Ambição
Uma história incrível do Grande Machado de assis que fala sobre o amor com os olhos fincados na realidade, de sua época, mas que ainda é muito atual.
O que é mais importante o amor ou o status social??

Essa é uma obra merece um bis ???