A Morte de Ivan Illich

A Morte de Ivan Illich Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

kaique.lv 29/04/2024

Uma boa novela desse russo maravilhoso chamado Liev Tolstoï engraçado e ao mesmo tempo tem um tom de seriedade em breve lerei mais do autor.

Manurr 28/04/2024

Ivan Ilitch, sendo um homem que sempre superou as dificuldades das situações adversas de sua vida, vê tudo isso mudar a partir de um único evento. É interessante ver esse processo de reconhecimento da doença, que vai desde culpar os outros simplesmente por agirem diante dele e de sua enfermidade, até entender sua própria realidade e aceitá-la.

A dor, inicialmente apenas uma dor, passa a ter outros significados conforme ele vai se ligando ainda mais a ela. Ela o faz ressignificar sua própria vida e, não obstante, o propósito da existência humana. Ela o personifica ao mesmo tempo em que também ganha personalidade; na terça parte do livro, ele começa a se referir à dor como ELA.

No início é só um homem que morreu. No fim, nota-se que nunca foi só isso.

sofia 27/04/2024

E não é que ele morre mesmo
Oi faz 30 anos que não apareço mas quem é vivo sempre aparece. A morte de Ivan Illitch é um livro simples, com coisas simples mas que ao mesmo tempo é muito, ele escancara a superficialidade das relações humanas e o impacto e peso das nossas escolhas quando estamos perante a morte. Ivan foi um homem que viveu em meias verdades, uma riqueza não tão grande assim, um casamento não tão feliz, e amizades nem tão amigas. A morte de Ivan é lenta e nada piedosa, ele não definha apenas em sua doença mas também afoga-se em arrependimento. O personagem transita entre o desespero do fim e que não há nada que possa ser feito, e em raros momentos entra na apatia que o fim nos oferece; em delírios de dor Ivan se lembra de quando foi feliz, lembranças vagas que moram num passado infantil. Não há nada além de um lago raso no futuro, cheio de
coisas que não significam tanto assim. Ivan Illitch morreu infeliz em coisas supérfluas, e tudo isso foi construído pelo próprio Ivan!

Cleciano.Souza 27/04/2024

Livro sensacional, O livro narra a história de Ivan Ilitch, um juiz respeitado que, ao enfrentar uma doença terminal, reflete sobre sua vida, seus relacionamentos e o verdadeiro significado da existência. temas como a busca pelo sentido da vida, o medo da morte e a superficialidade da sociedade são explorados de uma forma muito cativante,uma otima reflexão sobre a finitude da vida humana e a importância de viver uma vida autêntica e significativa

"O importante é que Ivan Ilitch tinha um serviço. Para ele, todo o interesse da vida fora concentrado no mundo do trabalho. E esse interesse o engoliu. A consciência de seu poder, a possibilidade de destruir todo homem a quem ele quisesse destruir, a importância, mesmo exterior, de quando ele entrava no tribunal e em reuniões com os superiores e subordinados, , e, o mais importante, seu manejo magistral dos casos, tudo isso o alegrava e, junto com as conversas com os companheiros, as refeições e o uíste, preenchia a sua vida. De modo geral, a vida de Ivan Ilitch continuava a caminhar como ele acreditava que deveria caminhar: agradável e decente." Pág 29

"Como você vivia antes, bem e de maneira agradável? - perguntou a voz.
E ele começou a consultar em sua imaginação os melhores momentos de sua agradável vida. Mas - que coisa estranha - todos agueles melhores momentos de sua agradável vida não pareciam,agora, tão bons quanto antes. Tudo, exceto as primeiras recordações da infåncia. Lá na infância havia algo realmente agradável,
com o qual poderia viver, se retornasse, Porém, aquela pessoa, que havia experimentado algo agradável, já não existia: era como se a lembrança fosse de outro.
Quando começou a relembrar aquilo que fizera dele o que era naquele momento, tudo que antes lhe parecia felicidade, agora se esvaía diante de seus olhos e se transformava em algo insignificante e, muitas vezes repugnante. E, quanto mais longe da infância e mais perto do presente, mais insignificante e duvidosa era a alegria. Pág 81

the moon 26/04/2024

Uma saga do homem perante a morte
A morte de Ivan Ilitch contará a trajetória de vida do personagem principal e o seu declínio físico e psicológico devida a doença que o acometeu. A narrativa em si, explora os aspectos sociais intrínsecos à trajetória profissional de Ivan, a qual refletia-se no modo como ele e a sua família se adequavam a forma de viver na sociedade da época.
Contando os seus últimos dias, Tolstói explora os tormentos do corpo e da alma daqueles que estão à beira do precipício e compreendem que a morte está perto, viver preso às lembranças felizes do passado e questionar qual o sentido da vida que viveu. A história envolve o leitor e permite transcender as interpretações acerca do que é proposto na prosa, não é a toa que é considerada, por muitos, a maior novela de todos os tempos.
_Sam_ 26/04/2024minha estante
Muito bom! O que eu pensei quando terminei a leitura é que a morte de Ivan Ilitch se trata de todo o livro e não só do final. A grande conclusão é que Ivan nunca vivera de fato (não num sentido biológico, mas de experiência), mas estivera em todo esse tempo morto achando que vivia. Não é à toa que o final parece evitar dizer que ele morreu e sim ir num caminho de dizer que aquilo tudo estava terminando, simplesmente. Talvez eu viajei, mas fez sentido na minha cabeça ?

the moon 26/04/2024minha estante
É uma linha de interpretação interessante, já que um dos traços de Ivan Ilitch era não se ater ao estático, nunca se conformar eternamente com o que havia sido posto pela vida. "Agora está acabado" seja o estágio da vida ou o medo da morte.

liaassza 26/04/2024

LI NUM DIA
é um dos meus livros favoritos, com toda certeza. quando peguei esse livro pra ler, já tinha uma ideia que era uma boa história, mas depois que comecei a ler, não PAREI MAIS!!!! é uma história pitoresca, contando no início o que aconteceu após a morte de ivan, e ao decorrer da história, mostra como era antes dele morrer, e a cada capítulo você percebe algo novo ou satírico, de como se encaixa na atualidade, e é deprimente, mas real.

bela 26/04/2024

A morte de Ivan Ilitch
Ivan Ilitch era um homem, com uma família - um casamento ruim, filhos ok e a única coisa que gostava era do trabalho.
ao receber a notícia de que estava doente, ele ingressou nessa jornada da morte, sofreu muito fisicamente mas a dor maior era dos seus pensamentos e memórias que tinha em seu divã.

a escrita de Tolstói foi muito marcante pra mim, esse livro me curou da ressaca literária que eu estava tendo há muitos meses. Agora oque me impressionou foi o final! nunca esquecerei esse final!
extremamente bem escrito, a angústia, a dor, a raiva.. tudo ao máximo
esta novela nos torna mais inteligentes e mais humanos. um clássico é um clássico por um motivo, e hoje eu sei porque ?a morte de ivan ilitch? se tornou um livro importante na história de Tolstói, e agora na minha.

sam (?) 25/04/2024

Tolstói...
Para mim, foi uma ótima introdução do Tolstói, achei uma leitura muito fluída e organizada. Um livrinho curto porém bastante forte.
Ivan Ilitch evidentemente teve a morte, mas ele sequer teve uma vida? e se teve, foi a vida que ele desejara e almejara, e da qual pôde ter um fim lógico, um fim que apenas termina uma vida assim como se terminam todas as coisas, ou ele apenas foi interrompido injustamente em todos os seus grandes planos que tinha em Terra?
Pretendo ler outros do autor.

Beatriz.Moreira 24/04/2024

Atualizando o skoob depois de anos
Ansiosa todos os dias, me fez aquietar meus passos. Não sei se seria um alívio, talvez saiba, bater com alguma parte do meu corpo em algum lugar e ser consumida por isso

Ruliana0 24/04/2024

?Procurou seu antigo medo da morte e não o encontrou. ?Onde está? Que morte?? Não havia medo porque também não havia morte.?

wuthringheights 24/04/2024

Procurou seu habitual medo da morte e não o encontrou.
é curioso como o ivan ilitch desde seu nascimento estava envolto em um véu de previsibilidade. um homem estudado, que tinha um bom emprego, encontra uma mulher para enfim começar a posicionar os tijolos de uma família, mesmo que seus herdeiros e a própria esposa não fossem verdadeiramente amáveis com ele. no fim, podemos dizer que ele era até um pouco medíocre, vivendo mais pelos outros do que por ele mesmo. mas acho que a minha interpretação pode estar curvada. é um livro interessante, a escrita achei até que tranquila, esperava algo bem pior. será que tanko anna karenina?

ð© ð 24/04/2024

Não havia morte, havia luz.
Será q vivi a vida toda errado?

Filosofia de Kant.

É um livro de difícil leitura, tive q usar o audiobook junto

Não me arrependo, é um livro bom, realmente interessante

No começo do livro vc já sabe oq vai acontecer, ett não tem mtas novidades, é realmente uma filosofia

O Ivan desperta raiva em certos momentos, seu jeito ranzinza, mas uma forma de identificação, dó de vê ele se isolando e morrendo sozinho, mentalmente só.

Ele não soube viver, muito menos morrer

Mas é bonito a aceitação dele, se entregando a morte, encontrando nela a verdadeira paz, a felicidade q ele não teve em vida.

A angústia q da, ao vê q ele percebeu q sua vida foi desperdiçada tarde de mais

com foco no sentido da vida e da finalidade nas relações interpessoais, numa
aproximação com o pensamento de Immanuel Kant.

O sentimento q ele tinha em relação a família dele para com ele depois de doente me lembrou mto do Gregor samsa (metamorfose de franz kafka)

Kant
entende que a moralidade não pode depender de condições empíricas, como desejos,
interesses, vontades, preferências, pois as pessoas podem mudar, já que são variáveis e
contingentes ? não se prestando a servir como base para princípios morais universais ?
como direitos humanos. Enfim, nossos desejos não servem como base para a
moralidade, pois um homem feliz não significa um homem justo.

Kant lança mão da ?pura
razão prática? para alcançar o supremo princípio da moralidade. Essa pura razão prática
tem relação com a razão humana e a capacidade de liberdade

anecxavier 24/04/2024

"a morte de ivan ilitch" é uma perspectiva
da vida a partir da óptica da morte.

ler literatura russa é sempre uma *experiência*. sou meio suspeita pra falar sobre o assunto, mas esse livro teve um significado especial pra mim.
me identifiquei muito com as divagações do Ivan e li a história em dois dias, porque achei a narrativa muuito fluida e prazerosa.

(ps.: a crise existencial pós-leitura é certa)

rafa.dalmolin 22/04/2024

Morreu já
O objetivo desse livro com certeza vai te fazer refletir sobre o significado da vida e o medo da morte. O protagonista, Ivan Ilitch, é um burocrata que leva uma vida de maneira muito superficial e vazia, preocupado apenas com a imagem social e o sucesso profissional. Acredito que falta de personagens cativantes e queridos com certeza foi escolha consciente do autor para destacar a solidão e o vazio existencial de Ivan, Tolstoi faz a gente sentir compaixão de um personagem que a gente nem gosta.