Inocência

Nuzi 26/07/2021minha estante
Kkkkkkkkk o tico

Francisco.Guimaraes 26/05/2023

Deliciosíssimo romance
Nunca imaginei que encontraria um romance tão agradável entre esses clássicos mais conhecidos da literatura brasileira. Ele sabe misturar na medida certa humor, romance e ação. (Tirando o primeiro capítulo que é uma descrição monótona).

Obs: questiono muito essa nota baixa no Skoob, quando vemos a maior parte das críticas, são sempre de adolescentes (de uns 14-15 talvez) reclamando que tiveram de ler na escola.
Max 26/05/2023minha estante
Bem observado, Francisco!

Francisco.Guimaraes 26/05/2023minha estante
Infelizmente acontecesse com vários clássicos

QUEIJO460 22/08/2023minha estante
Não poderia ser diferente, a maioria dos leitores do Skoob só leem Colleen Hoover. Nada contra, mas se deve variar um pouco, não é mesmo?

Luu~ 26/04/2010

muiito ruim :/

ok. assumo, eu pulei o primeiro capitulo, e agora, to me apaixonando por esse livro! qe raiva!
Mirella 07/04/2015minha estante
O mesmo ocorreu comigo, no início estava entediante a leitura, mais adiante começou a ficar interessante.

Mateus80 27/02/2019minha estante
Comigo foi o mesmo. Achei o primeiro capítulo entediante, mas do segundo em diante eu não consegui parar de ler, e esse nem é um dos livros do tipo que eu tô habituado.

@bibliotecagrimoria 20/05/2020

Romance mais ou menos
O livro segue uma linha típica de romances de época, a mocinha do interior sob o julgo do pai carrasco que vela pela honra da família arrumando uma casamento para a filha, mas a mocinha acaba se apaixonando por um mocinho com quem nunca poderá casar e se envolve num amor proibido. O que mais despertou meu interesse é o fato da inocência (que além do nome da jovem também expõem seu caráter ingênuo frente as malícias do mundo) estar presente também no pai da moça (Pereira) que pelo zelo exagerado a imagem da filha se descuida frente a ameaça real (inclusive esse fato se torna cômico em algumas situações).
Flávio 27/03/2021minha estante
Como viviam as famílias no interior de Mato Grosso no romance histórico.

Raquel 09/12/2016

Não desista no primeiro capítulo
Não desista da leitura no primeiro capítulo. Ele é tão enfadonho, tão maçante e se arrasta tão, tão, mas tão lentamente, que a vontade é desistir da leitura. Mas não o faça; vale a pena persistir e continuar.

A verdade é que a gente fica meio traumatizado com a leitura do primeiro capítulo e acaba demorando para ler os restantes; mas, parando para analisar, os capítulos seguintes, ainda que escritos em um português de 1872 (ano de lançamento do livro), são extremamente fáceis de ler, compreender, e são até gostosos, daquele tipo que a leitura acontece facilmente, flui bem.

O livro conta a história seguindo o tempo todo o personagem Cirino, como se o narrador-observador estivesse interessado apenas em saber a história tangente à vida do Cirino. Pois bem, o tal de Cirino é um aspirante a médico que calha de ir parar na casa de Pereira, um mineiro bem tradicional (!) que tem uma filha chamada Inocência, a qual é, segundo o narrador, extremamente formosa e bela.

Inocência está doente e precisa de cuidados médicos, os quais Cirino se candidata a tratar. Daí, a história começa a se desenrolar de uma forma clichê, até o aparecimento de Meyer, um alemão naturalista que está no Brasil caçando borboletas e "ancietos" (como diria Pereira sobre insetos). Meyer é um "figurão", que é quase o "Timão e Pumba" da história. Sem ele, acho que a história seria mais sem graça, e nos remeteria bastante à literatura brasileira de amor e sofrimento que estamos acostumados.

Mas Meyer dá um toque de humor, alegria e graça na história, sempre caçando suas borboletas e expressando sua admiração pela beleza de Inocência, o que faz com que Pereira, como um bom e tradicional mineiro, vá à loucura com o nervosismo de ver sua linda filha, prometida em casamento para Manecão, sendo admirada por outro homem, ainda mais um homenzarrão como Meyer.

É uma história gostosa, mas que nos leva traumatizados o tempo todo na leitura por conta do medonhíssimo primeiro capítulo.

É uma leitura que eu recomendo; só não o faço para semana de provas. Recomendo mais para uma semana pós-prova, quando você ainda tem sinapses e neurônios funcionando bem por causa dos estudos, mas precisa relaxar um pouco com uma história "mamão com açúcar".
Henrique Fendrich 08/06/2017minha estante
Puxa, eu acabei de escrever justamente para não se assustarem com o primeiro capítulo =). E vc ainda desenvolveu bem todo o livro.

Julia G 11/10/2011

Inocência - Visconde de Taunay
“Com efeito, de volta à sala dos hóspedes, não pôde mais conciliar o sono e, sem que houvesse conseguido fruir um só momento de descanso, viu raiar a aurora. Parecia-lhe que o peito ardia todo em chamas a subirem-lhe às faces, abrasando-lhe o pensamento.
Aquele venusto rosto que contemplara a sós; aqueles formosos olhos, cujo brilho a furto percebera, aquele colo alabastrino que a medo se descobrira, aquelas indecisas curvas de um corpo adorável, todo aquele conjunto harmonioso e encantador que vira à luz de frouxa vela, fatalmente o lançavam nesse pélago semeado de tormentas que se chama paixão!”

Clássico do Romantismo brasileiro, Inocência, de Visconde de Taunay, possui todos os atributos inerentes a esse movimento literário: uma donzela apaixonada, um homem que a idolatra, demonstrando a idealização do amor e da mulher, e a valorização da natureza. Passando-se no século XIX, no interior do Brasil, a obra retrata o cotidiano simples e os modos modestos de vida, as dificuldades dos viajantes, o tratamento dispensado à mulher e o convívio diário com doenças e males que atingiam a população.

Cirino, pseudomédico, viaja pelo sertão do Mato Grosso a curar doentes. A caminho da próxima vila, depara-se com Sr. Pereira, que volta da cidade frustrado por não conseguir encontrar o remédio que sua filha precisa para as sezões (febres) da maleita (malária). Sr. Pereira mal podia acreditar em sua sorte: leva Cirino à sua fazenda, pede que se instale por lá e diz que avisará os doentes da região a fim de que venham até ele e que não precise parar de trabalhar. Pouco depois da chegada de Cirino à fazenda, surge também um novo visitante. Meyer, um alemão que está no Brasil para pesquisar insetos, abriga-se também nas terras de Sr. Pereira.

Logo que se põe a cuidar da filha de Pereira, Inocência, sob olhares fiscalizadores do pai; que não podia deixá-la sozinha com um homem, Cirino logo se vê apaixonado pela moça. Sr. Pereira, que desconfia das intenções do ingênuo Meyer, mal consegue perceber as de Cirino, que consegue furtivos encontros com Inocência. Cirino, entretanto, nada podia esperar com ela, pois já estava prometida a Manecão, e palavra é a moeda mais valiosa do sertão.

Diferente do que encontrei em Memórias de um Sargento de Milícias, Inocência não traz tantas novidades, e é até previsível. Mas não, por isso, deixa de ser uma leitura bem agradável. Claro que, por se tratar de um clássico, requer um pouco de paciência para nos adequarmos à linguagem, mas há tanta riqueza cultural nessas obras que eu acredito que valha a pena. Além do mais, depois que se acostuma à escrita, vemos como a forma de narração é bela e musical. Mesmo as expressões regionalistas utilizadas nos diálogos não causam prejuízo a essa característica.

O romance se desenvolve de maneira meio irreal, mas, como não sabemos o que era viver naqueles tempos, não há como julgar se poderia ou não ter acontecido. Não me identifiquei tanto com o casal principal, o que não me impediu de torcer por eles e tentar encontrar uma solução para o desafio dos dois.

Como todo clássico, deve-se saber apreciar. Eu mesma só comecei a gostar deles quando me livrei de certos preceitos que adotava sem perceber, e não tenho me arrependido disso. Inocência é um livro interessante de conhecer, mas não se pode esperar cair de amores.
Aline 08/04/2013minha estante
Gostei do livro, apesar de ter achado a historia parecida com muitas da literatura brasileira. Uma moça promtida a um homem que disperta o interesse de outro.

Felipe - @livrografando 12/01/2013

Romeu e Julieta do Sertão
Melhor do que Romeu e Julieta propriamente dito, Inocência é a história de um amor impossível entre ela e Cirino, um médico que cruza o caminho de Pereira, pai de Inocência. Os dois se cruzam quando Cirino caminha pela estrada e Pereira leva Cirino para sua casa, dizendo que Inocência caiu numa febre que ninguém consegue curar. Com o tempo, Inocência se recupera e se apaixona por Cirino, mas esse amor é impossível porque ela já está prometida para Manecão, mas mesmo assim continua amando-a. Em certo ponto do livro, chega Meyer, um naturalista e colecionador de borboletas, mas logo nos primeiros dias Pereira começa a desconfiar dele, pensando que ele pode estar interessado em Inocência, e Cirino fica muito enciumado. Na metade da história, Meyer volta para a Alemanha e Inocência e Cirino começam a se encontrar às escondidas. O tempo vai passando e o amor entre os dois fica desgastado em virtude da promessa que seu pai fez para Manecão casando-a com ele e ele resolve se entregar ao pai dela, contando-lhe tudo. Nas partes finais da história, finalmente Manecão chega e Inocência fica muito triste e não quer de jeito nenhum casar-se com Manecão. Essa é a única vez que ela afronta o pai. Nesse momento o pai empurra-a contra a parede e Tico vai logo ao socorro dela. Os dois ficam conversando e Tico ouve. Aproveitando a ocasião, Tico entrega Inocência e Cirino, uma vez que ele via eles conversando às escondidas. Pereira manda Manecão matar Cirino e este cumpre a promessa. Inocência também morre.
Ao contrário do que muitos dizem, o livro é muito legal, pois mostra que tem pais que gostam mais da honra que da filha, e Pereira preserva isso até o fim, valendo a morte de sua filha.
BozoDel 15/04/2013minha estante
SPOILER

Andréa 26/08/2011

O sertão revelado em sua natureza e costumes
Com riqueza de detalhes e profundo conhecimento vivenciado pelo autor, o livro permite uma verdadeira viagem ao Brasil rústico e sertanejo dos idos de 1871, quando "honra e palavra" eram os principais motivadores dos amores impossíveis. E assim acontece com Inocência e Cirino. Ela, uma jovem do interior do Mato Grosso prometida em casamento a um homem bruto acostumado à lida do sertão. Ele, um jovem farmacéutico a quem as andanças de Minas Gerais ao sertão matogrossense faz virar "doutor" e arrebatar o coração de Inocência. Entre eles, o Sr. Pereira, o pai, homem simples, hospitaleiro, mas capaz de sacrificar a própria filha em nome da sua palavra. Entre os personagens ainda temos o entomologista Guilherme Meyer, hospede de Pereira que tem seu modo espansivo de homem europeu confundido com afronta pelo sertanejo. Dessa forma o autor apresenta o sertanejo, o homem da cidade e o extrangeiro, revelando os contrastes entre cada um deles. O final como já imaginava, é triste, fatal e representa o que por muitas vezes deve ter ocorrido na época em que o livro foi escrito.
Aline 05/02/2014minha estante
Lindo romance, mas acho que a jovem Inocência de inocente não tinha nada.

Kelly 23/12/2009

Mais um....
Mais um livro obrigatório na época de escola, achei esse livro chatissimo, mais um que não consegui ler até o final.

Guilherme 09/04/2010minha estante
"Livro obrigatório". esta não é uma frase para amantes da leitura.

Donga 30/05/2009

Superficial
Achei esse livro muito superficial, a hitória fala muito pouco sobre seus personagens ,em especial a menina Inocência que aparece muito pouco atuando na história, na maior parte ela é apenas citada pelos demais personagens .( claro, isso na minha opinião )

Eduardo Virgili 23/12/2009

Este também foi lido no colégio, tive de apresentar um trabalho sobre ele. Romance clássico.

Débora 31/12/2009

Eu achei a história muito interessante.Mas realmente, pra quem não gosta desse estilo todo enrolado, o livro vai ser muito chato.

Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.

Elô 14/03/2011

O livro é bom. não queria admitir isso, pqe cismei com o professor que eu nao gosto desse tipo de livro. mas eu gostei mt da historia e da forma tao pura de amor de Inocencia e Cirino.
Só que o final me decepcionou, quem já leu provavelmente deve entender o que eu digo. mas é um lindo romance, adorei

Gláucia 19/07/2011

Inocência - Visconde de Taunay
Do Romantismo Brasileiro, o título que mais gostei, talvez por parecer ter um pezinho no Realismo e por ser Regionalista, estilo que aprecio.