Os Sobreviventes

Os Sobreviventes Piers Paul Read

Resenhas - Os Sobreviventes

Fernando.Subra 23/04/2024

Sobreviventes
Uma história impactante, um time de rúgbi uruguaio sofre um acidente de avião na Cordilheira dos Andes e ficam expostos as temperaturas congelantes da montanha, sem comida, sem remédio, sem ajuda.
Conforme os dias passam e os sobreviventes morrem, os que restam decidem tomar uma ação extrema para continuar vivos, apesar das intempéries. Decidem comer os corpos!
Essa decisão lhes dá a força necessária para continuarem esperando pelo resgate após meses de sofrimento inimaginável. Um relato chocante sobre o que o ser humano é capaz de fazer quando o único instinto que lhe resta é a sobrevivência!

Daniela.Argenta 09/03/2024

Fiquei muito feliz de encontrar o livro para venda, visto que é de 1974, e com a febre do filme da Netflix, eu não encontrava em nenhum lugar para vender. (encontrei depois de semanas na estante virtual)

Por ser um livro escrito após apenas 2 anos do acidente, senti que ele é muito rico em detalhes, comparado a outras leituras que fiz a respeito do caso.

Confesso que continuo pasma que aqueles jovens tenham conseguido sobreviver a 72 dias no meio dos Andes, sem recursos, e em meio a neve. Isso ainda é algo que me fascina!

Gostei muito da leitura e recomendo para aqueles que também se interessam pelo assunto!

Digas de León 09/03/2024

Fofocas & Babados
?Às três ou quatro da tarde, saíam novamente, e essas horas antes de escurecer eram as mais agradáveis do dia. Sentavam-se concentrados em alguma pequena tarefa, como raspar a carne de um osso ou derreter neve para fazer água, a fim de esquecer por um momento onde estavam. Então, quando o sol se punha atrás das montanhas, subiam um pouco no vale e sentavam-se em almofadas para fumar o último cigarro. Nesse momento do dia, eram quase felizes.?

(...)

É compreensível que histórias de sobrevivência, especialmente eventos intensos, possam despertar fascínio. A resiliência humana diante de situações extremas e a busca pela sobrevivência são temas poderosos. Fundamental explorar nossas próprias experiências e emoções para entender por que narrativas assim ressoam tanto na gente. Talvez as histórias de superação, de camaradagem ou a força do espírito humano que são inspiradoras. É o terceiro livro que leio sobre o acidente nos Andes em 1972. Este conta bastantes detalhes, alguns beirando o sensacionalismo que me parecem de mau gosto, mas vale a leitura.

oramauricio 04/03/2024

Fascinante!?
Uma história extraordinária, cruel e fascinante. eu fiquei impactado com os detalhes de tudo que aconteceu com os sobreviventes da tragédia/milagre dos andes. impossível sair desse livro sem aprender algumas lições de vida.

Muniz 16/02/2024

Estou fissura nesse assunto, já assisti os dois filmes, acabei o livrei em uma semana. E os detalhes são absurdos. Quero ler " a sociedade da neve " que foi escrito pelo Nando, um dos sobremesa os detalhes devem ser bem maiores
Ana Claudia Domingues 07/03/2024minha estante
Oieee.. Escrito por Nando Parrado é o livro Milagro en los Andes. La sociedad de la nieve foi escrito por Pablo Verci.

Eu estou simplesmente obcecada por essas histórias e por esses caras. Sério.

manu368 02/03/2023

Muito bom!
Faz um tempo que li esse, mas não avaliei. Gostei muito desse livro, a aflição, o alívio, o mistério, deixa tudo mais interessante ainda mais lembrando que são fatos reais.

mainvisivel 15/12/2022

Leitura difícil
A leitura desse livro é muito difícil, pois trata de um grande tabu, mesmo nas determinadas circunstâncias da história. O relato desse escritor do livro às vezes é muito cru e sincero, até detalhado a ponto de fazer o livro ser difícil de ler, mas entendo que a intenção foi mostrar a proporção de que se é difícil para quem ler, imagina para quem estava lá e teve que tomar a decisão e fazer tudo aquilo para sobreviver. Então, se você for muito sensível, melhor deixar a leitura para depois.
T+

Patricia.Cerutti 11/04/2022

Livro: Os sobreviventes dos Andes?
Autor: Piers Paul Read?
Quem me conhece, sabe que amo livros que contam histórias reais. Além dos vários livros que li sobre os horrores de Auschwitz, sobre os malucos alpinistas do Everest, lembro de ter lido este ainda na minha adolescência. E lembro de quão impactante ele foi.?
O ano era 1972, um avião argentino sobrevoava os andes com 40 passageiros e 5 tripulantes. A bordo estava uma equipe de estudantes e jogadores rugby. O avião se espatifou na Cordilheira dos Andes. E com ele, 12 pessoa morreram imediatamente e os demais sobreviventes estavam lançadas a sorte. Era preciso, para sobreviver, além da e esperar o resgate, sobreviver a temperaturas de 30° negativos e a escassez de alimentos. Até que, quando a comida acabou e pelo rádio eles ouviram que os resgates haviam sido suspensos pois não havia mais a possibilidade de se encontrarem sobreviventes, eles decidiram que a vida só dependia deles. Então, dois deles andaram por 10 dias em direção ao Chile e quando lá chegaram, 3 meses depois do acidente, foram vistos como milagres vivos. Mas a história não acabou por aqui. Na volta de todos os sobreviventes, a pior parte da história apareceu. E eles contaram detalhes dos meses passados nas montanhas geladas do Chile. Entre as histórias estava o fato deles terem que se alimentar de carne dos humanos que não resistiram ao acidente. ?
A partir desse momento a história mudou. Eles deixaram de ser os heróis sobreviventes, para serem chamados de canibais e terem uma sociedade inteira a julgá-los. Um dado interessante deste episódio é que, alguns sobreviventes que haviam aguentado por muito tempo, se negaram a comer a carne humana e acabaram por não resistir. ?
E você? O que faria no lugar deles? Você seria capaz de julga-los por tal atitude? Terias ?estômago? para uma leitura dessas??
Deixe aqui sua opinião.?
?Vamos promover um mundo mais leitor! ??
@afetoliterario @radkeroberta @patriciacerutti?
#leituraeconhecimento #livros #gostardeler #incentivoaleitura #incentivaraleitura?

Lima.Silva 11/02/2022

Uma compreensão da capacidade humana de sobrevivência
Esse romance mostra os andes como realmente é, um ambiente inóspito com capacidade de influenciar de todas as maneiras o comportamento humano. A sobrevivência vem como instinto natural, independente de conceitos sociais e morais. Essa história real nós faz refletir e despertar sobre e para o que realmente importa durante nossa estadia nesse plano de vida.

Jess 31/01/2022

Relato real sobre a tragédia nos Andes que ocorreu em 1972. O livro conta de uma maneira bem direta e sem floreios o que os sobreviventes tiveram que suportar e se submeter para sobreviverem os 72 dias que passaram presos nas montanhas geladas. Angustiante e inspirador é um relato poderoso da capacidade da fé e perseverança humana.

Ronaldo 03/01/2022

Foi uma leitura desoladora, acompanhar a fome, o desespero, a saudade da família desses sobreviventes. Alguns perderam a sanidade ao se verem perdidos longe de tudo, sob as mais desesperançosas condições. Mas também foi motivador descobrir o quanto o ser humano pode ser resistente às condições adversas. O livro trata-se de uma luta entre a vontade de sobreviver e às terríveis situações que eles têm de passar num deserto de neve, doentes, fracos, machucados. Enfrentando um frio intenso, avalanches e, principalmente, a fome. O pior de tudo é a parte do canibalismo, a ausência de alimentos os levando a se alimentarem dos cadáveres de seus companheiros, cenas repulsivas, mas que só reafirmam o fato de que fazemos o que for preciso pra sobreviver.

Moises Celestino 17/08/2020

Relato verídico...
Trata-se de impressionante relato sobre a tragédia ocorrida na "Cordilheira dos Andes". A instigante narrativa contada neste livro, enfocando até que ponto o ser humano é tocado pelo instinto de sobrevivência é extremamente impactante e visceral. Vi o filme também, mas não gostei devido ao roteiro nada brilhante e muito abaixo do esperado. O citado livro é muito mais interessante que o próprio filme.

Alana 09/07/2020

De arrepiar
Que livro, meus amigos!

Terminei ontem e estou sem fôlego. Havia assistido ao filme Vivos (1993), mas fiquei curiosa para entender os detalhes dessa tremenda história de vida. No filme não ficou muito claro para mim como ocorreu o resgate, retratado nas últimas páginas do livro com a expedição final de Parrado e Canessa. Essa foi, na minha opinião, a parte mais emocionante principalmente no que diz respeito à resiliência dos rapazes e familiares envolvidos. Cada informação foi valiosa. É muito impressionante imaginar como naquele cenário inóspito de neve nos Andes 16 pessoas com o psicológico abalado ainda conseguiram sobreviver aos desafios diários por 72 dias. Todos se baseando na organização dos trabalhos cotidianos de captação de água, reinvenção de objetos do avião para a obtenção de roupas e acessórios para enfrentar o frio (que chegava a -30ºC a -40ºC à noite), ração diária chegando ao extremo da prática do canibalismo, cirurgias com água de colônia e gilete e, sobretudo, muita fé. Sinceramente, eu me arrepiei!

Joao.Magalhaes 05/05/2020

Uma história extraordinária
O livro é um relato da tragédia dos Andes (que deu origem ao filme Vivos), escrito por um jornalista.

Ao longo da leitura, o relato ganha a forma de um romance de não-ficção, e um dos melhores que há. O sofrimento acumulado ao longo desses 70 dias que os sobreviventes permaneceram em alta altitude no meio dos Andes nos anos 70 é algo difícil de se transmitir pelo texto. Talvez só vivendo uma situação assim para saber.

É um ótimo livro, porém gostaria de ter lido o original, em inglês, ou em espanhol, pois algumas traduções de palavras específicas me incomodaram um pouco.

Enfim, a história é excelente. Agora me preparo para ler o recém publicado "Milagre nos Andes", escrito por um dos sobreviventes, para inclusive comparar a narrativa dos fatos.

É realmente uma história muito incrível, e no final, ficamos com apenas um pensamento na cabeça: temos que dar muito valor às pequenas coisas e momentos de nosso dia-a-dia, com nossas pessoas queridas.

-Lá- 04/02/2020

Uma história comovente
Narrado de forma simples e objetiva a experiência dos jovens que sobreviveram à queda de um avião na cordilheira e às situações inóspitas dos 70 dias até o resgate.