Os Sobreviventes

Os Sobreviventes Piers Paul Read

Resenhas - Os Sobreviventes

MARIANNA 07/02/2010

Loucura!!
Devorei o livro em uma semana, fui do riso ao choro, roí as unhas, me emocionei muito, é fantástico a capacidade e o instinto de sobrevivencia de nós, seres humanos.
Em seguida assisti o filme ( muito fraquinho).
Vale a pena e eu recomendo pra quem gosta de histórias veridicas.
Leandro Barros 18/12/2012minha estante
Vc já assistiu ao Documentário do History Channel? Caso não tenha, veja no youtube... É sensacional...

O livro "Milagre nos Andes - Nando Parrado é fantástico", já li... Esse "Os Sobreviventes irei ler assim quer terminar o 'Dia D, Antony Beevor'"...
Boa Semana.

dimarm 19/01/2014minha estante
Já li "Os Sobrevivente" (Ótimo), "Milagre nos Andes" (Bom) e assisti o documentário do History (Bom) e o filme. O filme é bem ruim.

Agora só me falta o livro "A sociedade da neve" e o documentário "Venho de um avião que caiu nas montanhas"

Davi.Rezende 06/12/2018minha estante
O filme "Vivos" (1993) é ótimo!

Eunice.Vilares 21/01/2009

Uma lição de vida
Adoro esse livro. É um dos que eu não consigo ficar muito tempo sem ler, sempre releio para relembrar todos os momentos... emocionante, história verdadeira. Uma lição de vida

Danilo Araujo 14/08/2010

A tragédia e a luta.
Poucos livros me emocionaram e me envolveram tanto quanto os sobreviventes. A história dos amigos que sofrem um terrível acidente de avião e ficam presos nos Andes,lutando contra o frio,fome,infeccção e desespero é um daqueles raros exemplos em que nem os melhores livros de ficcção podem superar a realidade.
Toda a história de superação associada a decisão(vital) de comer a carne dos passageiros mortos,sem contar o espetacular trecho final que envolve o plano de resgate, coloca essa história como uma das mais emocionantes já contadas no século XX.

mainvisivel 15/12/2022

Leitura difícil
A leitura desse livro é muito difícil, pois trata de um grande tabu, mesmo nas determinadas circunstâncias da história. O relato desse escritor do livro às vezes é muito cru e sincero, até detalhado a ponto de fazer o livro ser difícil de ler, mas entendo que a intenção foi mostrar a proporção de que se é difícil para quem ler, imagina para quem estava lá e teve que tomar a decisão e fazer tudo aquilo para sobreviver. Então, se você for muito sensível, melhor deixar a leitura para depois.
T+

manu368 02/03/2023

Muito bom!
Faz um tempo que li esse, mas não avaliei. Gostei muito desse livro, a aflição, o alívio, o mistério, deixa tudo mais interessante ainda mais lembrando que são fatos reais.

Patricia.Cerutti 11/04/2022

Livro: Os sobreviventes dos Andes?
Autor: Piers Paul Read?
Quem me conhece, sabe que amo livros que contam histórias reais. Além dos vários livros que li sobre os horrores de Auschwitz, sobre os malucos alpinistas do Everest, lembro de ter lido este ainda na minha adolescência. E lembro de quão impactante ele foi.?
O ano era 1972, um avião argentino sobrevoava os andes com 40 passageiros e 5 tripulantes. A bordo estava uma equipe de estudantes e jogadores rugby. O avião se espatifou na Cordilheira dos Andes. E com ele, 12 pessoa morreram imediatamente e os demais sobreviventes estavam lançadas a sorte. Era preciso, para sobreviver, além da e esperar o resgate, sobreviver a temperaturas de 30° negativos e a escassez de alimentos. Até que, quando a comida acabou e pelo rádio eles ouviram que os resgates haviam sido suspensos pois não havia mais a possibilidade de se encontrarem sobreviventes, eles decidiram que a vida só dependia deles. Então, dois deles andaram por 10 dias em direção ao Chile e quando lá chegaram, 3 meses depois do acidente, foram vistos como milagres vivos. Mas a história não acabou por aqui. Na volta de todos os sobreviventes, a pior parte da história apareceu. E eles contaram detalhes dos meses passados nas montanhas geladas do Chile. Entre as histórias estava o fato deles terem que se alimentar de carne dos humanos que não resistiram ao acidente. ?
A partir desse momento a história mudou. Eles deixaram de ser os heróis sobreviventes, para serem chamados de canibais e terem uma sociedade inteira a julgá-los. Um dado interessante deste episódio é que, alguns sobreviventes que haviam aguentado por muito tempo, se negaram a comer a carne humana e acabaram por não resistir. ?
E você? O que faria no lugar deles? Você seria capaz de julga-los por tal atitude? Terias ?estômago? para uma leitura dessas??
Deixe aqui sua opinião.?
?Vamos promover um mundo mais leitor! ??
@afetoliterario @radkeroberta @patriciacerutti?
#leituraeconhecimento #livros #gostardeler #incentivoaleitura #incentivaraleitura?

Moises Celestino 17/08/2020

Relato verídico...
Trata-se de impressionante relato sobre a tragédia ocorrida na "Cordilheira dos Andes". A instigante narrativa contada neste livro, enfocando até que ponto o ser humano é tocado pelo instinto de sobrevivência é extremamente impactante e visceral. Vi o filme também, mas não gostei devido ao roteiro nada brilhante e muito abaixo do esperado. O citado livro é muito mais interessante que o próprio filme.

oramauricio 04/03/2024

Fascinante!?
Uma história extraordinária, cruel e fascinante. eu fiquei impactado com os detalhes de tudo que aconteceu com os sobreviventes da tragédia/milagre dos andes. impossível sair desse livro sem aprender algumas lições de vida.

Fabio Vergara 24/07/2014

Dica de leitura: Os Sobreviventes – A Tragédia dos Andes (Alive: The Story of the Andes Survivors. UK. 1974)
Sinopse: Voo do Uruguai destinado a Santiago colide em ponto ermo nos Andes; 29 pessoas sobrevivem à queda.

Nota (0-10): 9.

Já assisti o filme (“Vivos”, 1993). Mas o livro é bem mais drástico. Enquanto no filme o momento mais dramático é a decisão pela antropofagia (não é “spoiler”. São fatos, vasculhando a internet você descobriria sozinho), na obra de Read, além disso, há tensão em tudo, seja uma discussão por política, seja pelo racionamento dos escassos recursos. OS-ATdA também se preocupa com os parentes dos desaparecidos, cujo desespero chegou ao ponto de recorrerem até a astrólogos. Outra coisa que o filme não traz é o pós-resgate. Houve muita polêmica sobre o canibalismo, bem como a mudança de comportamento dos 16 sobreviventes, dos quais destaco Parrado, retratado no início como introvertido, tímido, mas ao final figura como imponente, confiante. O texto é bem objetivo, e a leitura, fluida. Read fez um excelente trabalho investigativo, sem pré-julgamentos, sem omissões, sem diminuir o drama. Como todo trabalho jornalístico deveria ser.

-Lá- 04/02/2020

Uma história comovente
Narrado de forma simples e objetiva a experiência dos jovens que sobreviveram à queda de um avião na cordilheira e às situações inóspitas dos 70 dias até o resgate.

Muniz 16/02/2024

Estou fissura nesse assunto, já assisti os dois filmes, acabei o livrei em uma semana. E os detalhes são absurdos. Quero ler " a sociedade da neve " que foi escrito pelo Nando, um dos sobremesa os detalhes devem ser bem maiores
Ana Claudia Domingues 07/03/2024minha estante
Oieee.. Escrito por Nando Parrado é o livro Milagro en los Andes. La sociedad de la nieve foi escrito por Pablo Verci.

Eu estou simplesmente obcecada por essas histórias e por esses caras. Sério.

Jess 31/01/2022

Relato real sobre a tragédia nos Andes que ocorreu em 1972. O livro conta de uma maneira bem direta e sem floreios o que os sobreviventes tiveram que suportar e se submeter para sobreviverem os 72 dias que passaram presos nas montanhas geladas. Angustiante e inspirador é um relato poderoso da capacidade da fé e perseverança humana.

Simone de Cássia 17/03/2012

Emocionante!
Eu gosto muito de relatos e histórias reais. Especialmente essa... Me lembro de comentários assustados dos meus pais quando eu era pequena sobre tragédia que havia se abatido sobre essas famílias. E o que mais ressaltava em tudo aquilo, para a minha imaginação infantil, era o fato de que eles tiveram que se alimentar de carne humana. Quando tive a oportunidade de acesso a esse livro não pensei duas vezes. E não me decepcionei. É mesmo de emocionar qualquer um....
Cleuzita 25/09/2016minha estante
Gostei de sua resenha porque eu também ouvi falar dessa tragédia quando eu era criança. Esse livro está me fazendo ler em cada momento livre. Pena você ter dado zero estrelinhas pra ele.

Simone de Cássia 26/09/2016minha estante
Oi, Cleuzita! Não dei zero estrelinhas pra ele, na verdade eu não dei nada.. rs rs É que eu não tinha o hábito de avaliar os livros e só passei a fazê-lo depois de uma "bronca" de uma amiga... Mas, foi bom vc ter lembrado, vou dar agora as estrelinhas que ele merece! rs rs Bjo procê!

Cleuzita 26/09/2016minha estante
Oiii, então era isso, só um esquecimento de pontuar as estrelinhas, rsss. Estou imersa na leitura desse livro, parece que estou vendo os acontecimentos. Obrigada pela atenção, Simone. Ótimas leituras pra nós. Bjsssss

Nathy Costa 13/04/2018minha estante
Onde encontro esse livro, quero ler..

Nathy Costa 13/04/2018minha estante
Obrigado Simone ..?

Pedrita 29/01/2013

Os sobreviventes - Piers Paul Read
A tragédia dos Andes

Esse livro é simplesmente incrível!
Eu já li milhares de outros livros, que são tidos como referência, já li romances de banca aos montes, e ainda assim esse livro é a minha lembrança mais fiel. Cada detalhe que o autor descreve, cada momento acontecido, é como se eu estivesse lá. Como se fosse uma figurante, imaginando os sobreviventes tomando as decisões mais difíceis que eles jamais poderiam imaginar. É cada detalhe minucioso, cada comentário, cada cena que aparece na frente dos meus olhos, que eu quase não conseguia acreditar que era "só um livro". Parecia um filme. E eu parecia estar nele, como figurante, camera man, ou simplesmente espectadora.
E tenho que dizer, muito melhor do que o filme (Vivos). Aliás, não percam o tempo de vocês olhando à esse filme. Ler o livro é MIL vezes melhor, mesmo, de verdade, sem exagero.

Recomendo!
Aline 15/04/2013minha estante
Pra quem lê o livro e/ou assiste o documentário, o filme é mesmo muuuuito pouco e mal feito.

Joao.Magalhaes 05/05/2020

Uma história extraordinária
O livro é um relato da tragédia dos Andes (que deu origem ao filme Vivos), escrito por um jornalista.

Ao longo da leitura, o relato ganha a forma de um romance de não-ficção, e um dos melhores que há. O sofrimento acumulado ao longo desses 70 dias que os sobreviventes permaneceram em alta altitude no meio dos Andes nos anos 70 é algo difícil de se transmitir pelo texto. Talvez só vivendo uma situação assim para saber.

É um ótimo livro, porém gostaria de ter lido o original, em inglês, ou em espanhol, pois algumas traduções de palavras específicas me incomodaram um pouco.

Enfim, a história é excelente. Agora me preparo para ler o recém publicado "Milagre nos Andes", escrito por um dos sobreviventes, para inclusive comparar a narrativa dos fatos.

É realmente uma história muito incrível, e no final, ficamos com apenas um pensamento na cabeça: temos que dar muito valor às pequenas coisas e momentos de nosso dia-a-dia, com nossas pessoas queridas.